NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Acordo assinado para que os EUA usem a base de Alcântara deve trazer novas possibilidades ao Brasil


Jovem Pan | Publicada em 25/03/2019 06:18

O acordo de Salvaguardas Tecnológicas, assinado entre Brasil e Estados Unidos para o uso comercial do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão, gerou polêmicas e aprofundou o debate sobre a soberania nacional.

O termo permite ao governo norte-americano e a outras nações lançar satélites no local, desejado pelo mundo inteiro pela posição estratégica e privilegiada. O objetivo é que os países compartilhem tecnologias e que as receitas com a exploração internacional financiem o programa espacial brasileiro.

O professor de propulsão espacial do curso de engenharia aeroespacial da Universidade Federal do ABC, Annibal Hetem Júnior, destacou os pontos positivos da parceria para o Brasil: “certamente traz mais coisas de positivo do que o custo. Vamos estar recebendo aluguel caro pelo só da base. Mas com certeza vai ter, pelo menos, o uso do espaço no Brasil, que é coisa que estava parada”.

Annibal Hetem Júnior lembrou do acidente com o primeiro veículo Lançador de Satélites brasileiro, em 2003, que deixou 21 mortos e levou à estagnação do setor no país. No mesmo ano, o Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou um acordo com a Ucrânia, que gerou grande prejuízo.

Na semana passada, durante a transmissão ao vivo realizada às quintas-feiras nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o fracasso: “o Governo da esquerda preferiram fazer acordo com a Ucrânia, que estava ‘de bem’ com a Rússia. Depois tiveram problema e esse acordo não foi para frente”. Jair Bolsonaro destacou que materiais de outros países também poderão ser lançados da base de Alcântara.

No ano 2000, o Congresso Nacional barrou outro acordo com os Estados Unidos. Diferentemente daquele documento, desta vez, autoridades brasileiras, como policiais e bombeiros, terão acesso às áreas restritas onde os técnicos estrangeiros vão trabalhar. Esse entendimento corrige a possibilidade de uma cessão de território no Brasil, como foi interpretado há 19 anos.

Para o professor Annibal Hetem Júnior, ter um ex-astronauta no Ministério da Ciência e Tecnologia facilitou a assinatura do novo acordo: “o ministro Marcos Pontes foi um astronauta e tem afinidade com os americanos por sua presença na NASA”. Annibal Hetem Júnior acredita que o acordo também deve trazer frutos para a educação brasileira.

Entre os problemas a serem resolvidos pelo Governo Federal está a situação das comunidades quilombolas que reivindicam áreas da base de Alcântara.

Para que entrem em vigor, os termos assinados entre Brasil e Estados Unidos ainda precisam passar por aprovação do Congresso Nacional.

FOLHA DIRIGIDA (RJ)


Concurso Aeronáutica: no Dia do Especialista saiba como se tornar um

Comemorado nesta segunda, 25, o Dia do Especialista é celebrado pela Aeronáutica, que explica a como se tornar um, por meio dos concursos

Juliana Goes | Publicada em 25/03/2019 14:44

Nesta segunda-feira, 25, comemora-se o Dia do Especialista. Para celebrar esta carreira tão importante para a Força Aérea Brasileira (FAB), FOLHA DIRIGIDA separou os principais concursos para a área e como ingressar na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), mais conhecida como o "Berço dos Especialistas".

Criada em 1941, na Ponta do Galeão, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro), a EEAR atua há 78 anos preparando militares para diversas funções. Para se tornar um especialista na Aeronáutica, no entanto, só existem dois meio de ingresso: o concurso para o Curso de Formação de Sargentos (CFS), para candidatos com nível médio; e o concurso para Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), para o nível médio técnico. 

Ao todo, a Escola de Especialistas de Aeronáutica oferece 27 diferentes áreas profissionais, sendo algumas não tão conhecidas, mas consideradas muito importantes para o cumprimento da missão da FAB. Confira abaixo algumas dessas especialidades, que unem a profissão técnica à carreira militar.

Estrutura e Pintura

A especialidade de Estrutura e Pintura está entre as 27 oferecidas pela EEAR. O especialista nessa área executa reparos, reforços e substituições de peças e elementos de estruturas em metal, plásticos e similares, de aeronaves e turbinas. Além de:

  • Inspecionar peças e definir seu reaproveitamento;
  • Moldar partes metálicas;
  • Supervisionar e inspecionar a lavagem e a limpeza de aeronaves;
  • Fabricar peças e executar estampagem e dobragem;
  • Operar ferramentas especiais e equipamentos de galvanoplastia;
  • Tratamento térmico e a frio em ligas metálicas, selagem e rebitagem.

Conforme informações da FAB, o sargento Eduardo Oliveira exerce essa especialidade no Grupo Logístico (GLOG), da Ala 8, em Manaus. Ele atua há cinco anos, com retoques de pintura nas aeronaves (F-5, C-98, C-97, UH-60 e C-105), repintura de algumas peças que se desgastam, reparos em fibra e resina em carenagens e pás dos aviões.

"A especialidade é bastante importante para a manutenção da aviação, visto que atuamos na prevenção de desgaste e corrosão de peças e carenagens (com a lavagem e a pintura) além de atuar na parte de reparos estruturais ou até mesmo a confecção de uma peça nova, mantendo assim as aeronaves prontas para realizarem as missões", explica o militar".

Serviço de Informações Aeronáuticas

O Serviço de Informações Aeronáuticas é outra especialidade. Nesta área, segundo a FAB, o militar é responsável por todas as tarefas de prestação de serviços de informações aeronáuticas, de acordo com normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).

O militar deste setor é quem coleta, seleciona e compila os dados necessários à atualização de publicações, contendo informações aeronáuticas. Além disso, ele prepara boletins de informações prévias e planos de voo e propõe as correções necessárias para garantir a regularidade, a eficiência e a segurança dos voos.

De acordo com a FAB, a sargento Jéssica de Almeida é uma das especialistas em Informações Aeronáuticas. Ela atua no Centro de Informações Aeronáuticas (C-AIS), no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTECEA-EG), em Manaus (AM).

"Nosso serviço é de extrema importância, pois é onde se inicia todo o planejamento para que os voos sejam realizados. Nós filtramos todas as informações que são encaminhadas aos órgãos de tráfego aéreo, que repassam aos pilotos durante os voos", conta a sargento em depoimento à FAB.

Meteorologia

De acordo com a FAB, o especialista em Meteorologia é responsável pelo planejamento das missões aéreas e a coordenação do tráfego aéreo. O profissional dessa especialidade, após a formação, trabalha em estações de observação meteorológica, de radar meteorológico e de recepção de imagens de satélites.

Em entrevista à FAB, o aluno Caio de Castro, que cursa a terceira série da EEAR, na área, deu detalhes sobre as outras atividades executadas por especialistas em Meteorologia.

"O especialista repassa as informações para o piloto, para que ele siga a rota planejada com segurança ou possa refazê-la devido às condições climáticas. Essa especialidade também apoia os órgãos de busca e salvamento, quando ocorre algum acidente aéreo”, detalhou o aluno.

Conheça os concursos para especialistas

A EEAR reúne o maior complexo de ensino técnico da América Latina. Localizada no Vale do Paraíba, em Guaratinguetá, a 176 km da cidade de São Paulo, a Escola abre todos os anos cerca de 750 vagas para jovens que já possuem diploma de nível técnico ou que desejam cursar uma das 27 diferentes áreas profissionais.

Uma das formas de ingresso para especialistas na FAB é o concurso para o Curso de Formação de Sargentos. Este ano, as inscrições foram aceitas até o dia 19 de março. Ao todo, foram oferecidas 227 vagas, em diversas especialidades, para jovens de ambos os sexos com idade entre 17 e 24 anos.

A segunda forma de ingresso é por meio do concurso EAGS. A seleção este ano teve as inscrições encerradas no dia 12 de fevereiro. Foram oferecidas 183 vagas, em diferentes especialidades, para candidatos de ambos os sexos, com nível médio técnico e idade entre 17 e 24 anos.

Durante os cursos de formação, em ambos os concursos, os alunos contam com um soldo de cerca de R$1.066 (valor referente a 2019). No entanto, os ganhos iniciais para os especialistas podem chegar a R$3.825, conforme a promoção à graduação de terceiro sargento.

PORTAL DEFESANET


Força Aérea Brasileira celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica


Luiz Camões | Publicada em 25/03/2019 10:30

Nesta segunda-feira (25), diversas unidades da Força Aérea Brasileira, espalhadas pelo país estarão com solenidades militares em comemoração ao Dia do Especialista de Aeronáutica. Além da comemoração referente ao dia, serão concedidas as medalhas Bartolomeu de Gusmão e Medalha Militar de Tempo de Serviço.

No dia 25 de março, comemora-se o Dia do Especialista. A data marca a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941 na Ponta do Galeão, Ilha do Governador (RJ). Há 78 anos o Berço dos Especialistas prepara militares para as mais diversas funções. Existem duas formas de ingresso: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), direcionado para o candidato com ensino médio completo, e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS).

MEDALHA BARTOLOMEU DE GUSMÃO – A condecoração leva o nome do padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação, com trabalhos no campo da aerostação, e que representa a dedicação, zelo e amor à Aeronáutica. A medalha foi criada em julho de 1971 e é uma distinção concedida aos militares e civis pelos destacados serviços prestados à Força Aérea.

MEDALHA MILITAR – A “Medalha Militar” tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou um vídeo em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica, comemorado em 25 de março. No vídeo, é possível conhecer algumas especialidades exercidas por esses profissionais, como controle de tráfego aéreo, mecânica de aeronaves e pavimentação. Veja o vídeo abaixo:

Existem duas formas de ingresso: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), direcionado para o candidato com ensino médio completo, e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS).

Fonte: Força Aérea Brasileira