NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


ITA oferecerá formação inicial, continuada e pós a docentes do ensino básico de todo o Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 25/02/2022

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) informou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, que passará a oferecer formação inicial, continuada e pós-graduação a docentes do ensino básico de todo o Brasil.

Segundo o ITA, desde o dia 23 de fevereiro, passou a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo desenvolver e ampliar a modalidade de educação a distância (EaD) e levar a universidade pública a locais isolados do País.

Instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, a UAB se refere a um sistema composto por universidades públicas que disponibiliza cursos superiores por meio da educação à distância, prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal.

A adesão ao sistema é voluntária, sendo necessário que a instituição de ensino apresente Índice Geral de Cursos (IGC) igual ou superior a 3. O ITA mantém IGC máximo (nota 5) desde o início da mensuração em 2007.

Atualmente, o Programa conta com a participação de 121 mil alunos, em 967 polos instalados em 850 municípios brasileiros.

“Participar do UAB amplia nossa capacidade de contribuir com a educação nacional dentro do escopo de nossa missão. Estamos satisfeitos em integrar esse sistema que propicia ao ITA chegar aos mais longínquos rincões de nosso país”, afirmou o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto.

PORTAL DEFESANET


Forças Armadas auxiliam no transporte de 188 toneladas de donativos em Petrópolis (RJ)


Rayane Bueno | Publicada em 25/02/2022 11:11

A atuação dos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em cooperação com a Defesa Civil, já viabilizou o transporte e a distribuição de 188 toneladas de donativos às vítimas das enchentes em Petrópolis, no Rio de Janeiro (RJ). Em oito dias de ações conjuntas com os demais órgãos federais e locais, as Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, realizaram, também, cerca de mil atendimentos médicos em hospital de campanha e desobstruíram 30 vias públicas do município serrano.

Entre as contribuições nos últimos dias, estão o reconhecimento das áreas atingidas por deslizamentos, o vasculhamento e a busca por sobreviventes e desaparecidos, além do transporte de pessoas e o apoio na entrega de alimentos, água, roupas e medicamentos em bairros da região. Os militares foram mobilizados, ainda, em ações de contenção de barreiras, retirada de lama das vias, podas e corte de árvores.

Para auxiliar nas atividades, foram empregados, até o momento, cerca de 130 equipamentos, incluindo viaturas de transporte, ambulâncias, tratores e aeronaves. Em paralelo, foi instalado um centro de controle de tráfego aéreo, que atua na coordenação local, envolvendo, principalmente, o deslocamento de helicópteros.

Assistência

As Forças Armadas prestam apoio à Petrópolis desde o dia 16 de fevereiro, quando foi ativado o Comando Conjunto Leste, conforme Diretriz do Ministério da Defesa. Foram empregados, até o momento, 1.100 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DF - Diretoria de Investigação de Incêndio (DINVI) fazendo mais parcerias


Corpo De Bombeiros Do Distrito Federal | Publicada em 25/02/2022

No ano 2021, a Diretoria de Investigação de Incêndio (DINVI) formou duas turmas do Curso de Perícia de Incêndio (CPI), a 34ª e a 35ª turma. Das quais formaram militares dos Corpos de Bombeiros Militares do Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Acre, Paraíba, Maranhão, Força Aérea Brasileira e também Peritos da Polícia Federal.

A partir dessa interação, as militares do CBMDF, 2º Tenente Caroline e 2º Tenente Renata Dantas, juntamente o Capitão Vitório da FAB (alunos da 34ª Turma) iniciaram o projeto do Workshop de Combate a Incêndio em Aeronaves da Base Aérea Brasileira.

Assim, foi realizado neste ano de 2022 o projeto na Base Aérea. O Workshop ocorreu no auditório do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), estiveram presente a DINVI, 6º GBM e GPCIU. Ressalta-se a importância e os agradecimentos a todos os militares envolvidos, especialmente ao Tenente Coronel Carvalho, Comandante do Grupo Logístico (GLOG) da BABR, Major Evangelista, 1º Tenente Kalki, Aspirante a Oficial Marize, 3º Sargento Eduardo, 3º Sargento Cesar Vidal e Soldado Santana que receberam com tamanha excelência.

Mais uma interação ocorreu neste mês de fevereiro, foi a DINVI e a Polícia Federal. Os peritos e técnicos da DINVI (Major Luiz Leite, 2º Ten. Caroline, Subten. RRm.  PTTC Leme, SubTenente Adilson, 1º Sargento Almeida e 2º Sargento Moreira) receberam os peritos da Polícia Federal, os quais foram alunos da 35ª Turma de CPI. Essa parceria contribui especialmente na realização dos testes experimentais e nas demais elucidações de investigações de incêndio.

A Diretoria de Investigação de Incêndio parabeniza seus alunos pela proatividade e perspicácia na união do conhecimento. Que novas parcerias sejam realizadas! Investigar para prevenir! “Vidas Alheias, Riquezas Salvar”.