NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
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NOTIMP 026/2022 - 26/01/2022
FAB e AEL Sistemas completam testes de voo de integração no caça F-5M do rádio definido por software E-LynX
Da Redação | Publicada em 25/01/2022
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da Elbit Systems, principal contratada do programa estratégico brasileiro Link-BR2, concluíram com sucesso uma série de testes de voo para a integração do Rádio Definido por Software E-LynX a bordo de dois F-5M aeronaves.
O programa Link-BR2 brasileiro visa fornecer recursos de datalink nacional seguro, habilitar a conectividade digital de todas as plataformas aéreas entre si e estabelecer a interoperabilidade Multi Domínio. A próxima fase de integração será a bordo das aeronaves Gripen NG da SAAB, enquanto o roteiro do programa Link-BR2 inclui a integração dos recursos do Sistema a bordo de todas as aeronaves da FAB.
As funcionalidades que foram demonstradas durante os voos recentes incluem o fornecimento de consciência situacional multidomínio, permitindo ligações de dados baseadas em Rede Ad Hoc Móvel (MANET) (ar-ar e ar-terra), facilitando a transmissão de aplicações aéreas por longos alcances incluindo áudio e dados simultâneos e exibição de uma imagem operacional comum que é compartilhada entre todos os membros da rede – segmentos aéreos e segmentos terrestres.
Demonstrando a capacidade de transmissão multicanal simultânea, o Link-BR2 permitiu que forças aéreas e terrestres realizassem interceptação de alvos, recebimento de informações de radares terrestres e fechamento rápido de loops sensor-atirador, como parte da arena multidimensional. O programa estratégico Link BR2 levará as Forças Armadas Brasileiras a operar no conceito NCW, uma tecnologia disruptiva que traz uma enorme vantagem no cenário operacional local.
A família E-LynX de SDR foi projetada em uma abordagem de arquitetura aberta, apresentando formas de onda exclusivas e permitindo a adoção de formas de onda europeias e da OTAN. A solução E-LynX SDR foi selecionada pela Força de Defesa de Israel, bem como por várias Forças Armadas em toda a Europa, incluindo Suécia, Suíça, Espanha e outros países da OTAN. Os rádios E-LynX são desenvolvidos e fabricados em três Centros de Engenharia de Rádio da Elbit Systems em todo o mundo: em Israel, na Alemanha pela Elbit Systems Deutschland e no Brasil pela AEL.
Sobre a Elbit Systems
A Elbit Systems Ltd. é uma empresa internacional de alta tecnologia envolvida em uma ampla gama de programas de defesa, segurança interna e comerciais em todo o mundo. A Companhia, que inclui a Elbit Systems e suas subsidiárias, atua nas áreas de sistemas aeroespaciais, terrestres e navais, comando, controle, comunicações, computadores, vigilância e reconhecimento de inteligência (“C4ISR”), sistemas de aeronaves não tripuladas, eletro-óptica avançada, sistemas espaciais eletro-ópticos, suítes EW, sistemas de inteligência de sinais, links de dados e sistemas de comunicação, rádios, sistemas cibernéticos e munições. A Companhia também se concentra na atualização de plataformas existentes, desenvolvendo novas tecnologias para defesa, segurança interna e aplicações comerciais e fornecendo uma gama de serviços de suporte, incluindo sistemas de treinamento e simulação.
AFA realiza primeiro voo de instrução com o T-27 Modernizado
Gabriel Centeno | Publicada em 25/01/2022 12:00
A Academia da Força Aérea (AFA) iniciou na segunda-feira (24) os primeiros voos de instrução de cadetes com o T-27 Tucano Modernizado, designado T-27M. O evento marcou o começo de uma nova era na formação de novos aviadores militares no país.
Os cadetes-aviadores do 4º ano da AFA, a Turma Anúbis, são os primeiros a experimentar o Tucano após o processo de modernização. O primeiro voo com o T-27M, FAB 1446, foi realizado pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso junto do Cadete Aviador Yuri Nunes Bitar, que também é líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e primeiro colocado da Turma Anúbis.
Os quatro primeiros T-27M, matrículas 1383, 1426, 1446 e 1439, foram levadas à AFA no dia 09 de dezembro. O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., pilotou um dos aviões.
A Força Aérea Brasileira quer modernizar 42 Tucanos até dezembro de 2022, a fim de nivelar a instrução dos cadetes com a tecnologia presente nas aeronaves atuais. O trabalho de atualização é realizado pelo PAMA-LS em conjunto com a empresa Albatross.
A modernização do T-27 inclui um novo sistema de comunicação, glass cockpit, voo baseado em performance, envio e recepção de informações para o controle de tráfego através do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão (ADS-B) e uma nova pintura, que os próprios cadetes ajudaram a escolher.
O Embraer T-27 Tucano entrou em serviço na FAB em 1983. A aeronave é empregada na instrução avançada dos cadetes do 4º ano, último ano de formação dos futuros oficiais da FAB na AFA. Esta tarefa é realizada pelo 1º Esquadrão de Instrução Aérea da Academia da Força Aérea, o Esquadrão Cometa. Antes de voar o Tucano, os cadetes voam o T-25 Universal.
O T-27 também foi empregado pela Esquadrilha da Fumaça como aeronave de demonstração aérea. Outras unidades da FAB empregaram o Tucano em missões de ligação, observação, ataque, voos de teste e outros.
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