NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL BEMPARANÁ


Avião de caça da Segunda Guerra completa cinquenta anos em Curitiba


Da Redação Bem Paraná Com Assessoria | Publicada em 24/10/2019 22:25

A Legião Paranaense do Expedicionário e a Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, com o apoio do Museu do Expedicionário, prepararam uma programação especial para celebrar o Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro. Nessa mesma ocasião, também comemorarão os cinquenta anos da colocação do avião P 47 na Praça do Expedicionário.

Quem for à Praça no sábado (26), poderá conferir a programação, que inclui exibição de filmes e documentários a respeito do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e da Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de exposição de Viaturas Militares Antigas e visitação ao Museu. As atividades são gratuitas e estão abertas ao público a partir das 9 horas, estendendo-se até às 17 horas.

A Praça do Expedicionário é guardiã de um ilustre veterano de guerra, o Republic P-47 Thunderbolt, um dos principais caças da Força Aérea dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial, sendo utilizado também por outras Forças aliadas durante o conflito, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB).

RÁDIO CBN


Cindacta II controla espaço aéreo brasileiro há mais de 20 metros abaixo do solo


Vanessa Fernandes - Cbn Curitiba | Publicada em 24/10/2019

Controlar o espaço aéreo do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio de janeiro, Espírito Santo, e parte de São Paulo, esta é uma das funções do Centro Integrado de defesa aérea e controle de tráfego aéreo (CINDACTA II), localizado há mais de 20 metros sob o solo do Bacacheri.

À época da construção, em 1985, devido a ocorrência da Guerra das Malvinas e das atenções militares para região, a organização foi instalada em uma construção hexagonal e abaixo da terra como forma de proteção.

O Cindacta II, através de seus mais de dois mil profissionais, entre civis e militares, é responsável pelo controle de tráfego aéreo de uma região de intensas movimentações, que representam mais de 30% do movimento aéreo nacional. Mas o controle de tráfego e a defesa aérea não são as únicas funções do Cindacta II, além disso todas as informações aeronáuticas, a meteorologia aeronáutica, as telecomunicações, assim como as ações de busca e salvamento fazem parte das atribuições destes profissionais como explica o tenente coronel Marcelo, responsável pela comunicação social do órgão.

Além do controle aéreo realizado pelo Cindacta II, outro que controla o tráfego de aeronaves é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Curitiba (DTCEA-CT) através da torre de controle localizada no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Lá através de um software brasileiro, aproximadamente 2.700 pessoas controlaram mais de 49 mil voos até este mês de outubro. O tenente coronel Marcelo ressalta a seriedade dos jovens profissionais que realizam a função de controladores de voo.

Toda a função da segurança aérea civil e militar já seriam por si só suficientes para destacar a importância do CINDACTA II e todos os órgãos e departamentos correlatos da Força Aérea Brasileira, não fossem estes órgãos, bem como as companhias aéreas parceiras, responsáveis pelo transporte de órgãos para transplante. A Força Aérea Brasileira, e empresas de aviação fazem o transporte de mais de 90% de órgãos e tecidos no país através do programa Asas do Bem. Por essa razão o tenente coronel Marcelo garante que todas as pessoas que utilizam a aviação podem ter a certeza de sair e chegar em segurança.

OUTRAS MÍDIAS


AEROMAGAZINE - FAB recebe aviões da Embraer produzidos nos Estados Unidos

Dois primeiros Phenom 100EV foram destinados ao 6° ETA de Brasília

Edmundo Ubiratan | Publicada em 24/10/2019 12:00

Força Aérea Brasileira recebeu seus dois primeiros Phenom 100EV, em solenidade que coincidiu com o dia do Aviador. As aeronaves designadas como U-100 serão empregadas pelo 6° ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), conhecido como Esquadrão Guará.

Os aviões família Phenom atualmente são produzidos pela Embraer apenas na planta de Melbourne, nos Estados Unidos, visto que a maior parte dos operadores e potenciais clientes para os modelos são norte-americanos. Ainda assim, as estruturas são montadas no Brasil, em Botucatu, onde são enviadas para montagem final nos Estados Unidos.

O Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, destacou a importância da escolha de um projeto nacional e o esforço da FAB em fortalecer a indústria de defesa brasileira. “A cada decolagem dos nossos U-100, consolida-se a esperança em uma Força Aérea pujante, moderna e atuante, equipada com uma aeronave de transporte desenvolvida para estabelecer novos padrões de desempenho na sua categoria”, afirmou.

Os aviões devem ampliar o alcance das missões do 6° ETA, unidade que realiza mais de 40% das missões da FAB de transporte de órgãos e de equipes médicas para transplante. De acordo com o comandante do 6º ETA, tenente-coronel aviador Rodrigo Goretti Piedade, os novos aviões eleva a capacidade operacional do esquadrão, oferecendo ganhos tecnológicos importantes para o cumprimento das missões. “No ano em que o 6º ETA e a Embraer completam seus 50 anos de criação, a entrada em operação do U-100 na FAB trará ainda mais flexibilidade e pronta resposta às demandas do COMAE [Comando de Operações Aeroespaciais], destacando-se o cumprimento de missões de transporte de órgãos e equipes médicas para transplantes”, ressaltou.

PORTAL AEROFLAP - Força Aérea Brasileira apresenta exposição de aviação no Museu Nacional da República


Anne Flores | Publicada em 24/10/2019 12:03

Foi realizada, nesta terça-feira (22/10), a abertura da exposição em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília (DF), que recebe, entre os dias 22 e 27 de outubro, a “Semana da Asa”.

O evento celebra o feito de Alberto Santos-Dumont em 23 de outubro de 1906, na França, com o primeiro voo do aparelho mais pesado que o ar.

Abertura

A abertura oficial da exposição contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, do Ministro do Superior Tribunal Militar Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; do Diretor de Ensino da Aeronáutica e Presidente do Clube de Aeronáutica de Brasília, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; do Diretor da SAAB no Programa Gripen Brasil, Bengt Janér; do Secretário Substituto de Estado de Cultura e Economia Criativa, Cristiano Vasconcelos; e do Diretor do Museu Nacional da República, Charles Cossac, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Bermudez disse que é uma oportunidade ímpar de referenciar a Força Aérea Brasileira. “Ao preservamos e cultuarmos a nossa história, estamos assentando bases sólidas para atingirmos o futuro almejado”, destacou.

Ainda segundo o Comandante da Aeronáutica, o objetivo desta exposição é celebrar a data de 23 de outubro de 1906, dia em que Alberto Santos-Dumont registrou seu nome nas páginas da história mundial, ao fazer o mundo assistir ao voo do 14-Bis.

De acordo com o Oficial-General, é uma oportunidade também de apresentar os trabalhos realizados pelas aviações da FAB. “É importante  mostrar os projetos estratégicos da FAB, com destaque para a aeronave multimissão KC-390 e para o Caça inteligente Gripen”, concluiu o Comandante da Aeronáutica.

O Diretor da SAAB no Programa Gripen Brasil falou sobre a importância da exposição. “Eu trabalho com os projetos da Força Aérea desde 1992, e, durante todos esses anos, aprendi a admirar a fidalguia no relacionamento com os Oficiais da FAB. Para mim, é um privilégio estar aqui hoje à noite”, frisou Janér.

O Diretor do Museu Nacional comentou sobre essa parceria com a Força Aérea Brasileira. “É um presente para o Museu e, principalmente, para Brasília. Eu, na condição de funcionário da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF), agradeço todo o esforço da FAB, pois é uma oportunidade de comungar esta exposição conosco”, observou Cosac.

A FAB programou três mostras para o período. Na exposição interna, fotografias e documentários retratarão, no salão principal do Museu, a história da vida de Santos-Dumont e o que a sua obra trouxe em benefício da sociedade brasileira. Entre as atrações estão maquetes de aeronaves utilizadas pela Força Aérea e a réplica do Demoiselle, um dos modelos de aeroplano construídos pelo Pai da Aviação.

Já no pátio externo, é possível conhecer a réplica, em tamanho real, do novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen, que fica exposta ao lado da rampa de acesso. Também serão exibidas, durante a noite desta quarta-feira (23), projeções de imagens tridimensionais na parte externa da cúpula do museu.

O Procurador do município de Porto Alegre (RS), João Elpídio de Almeida Neto, que passou por Brasília, se encantou com a exposição. Segundo ele, sempre é bom que todo mundo saiba o quanto o país tem de tecnologia aplicada, feita por brasileiros. “Isso traz muito alegria para nós, brasileiros, ver todo esse esforço, inteligência e perseverança para construir tanta coisa importante”, relatou o turista.

Visitação
A exposição é aberta ao público, de acordo com as normas de visitação do  Museu da República, e estará montada no salão principal do acervo, até o dia 27 de outubro. Os visitantes externos podem conhecer a mostra de terça a domingo, das 9h às 18h30.

Serviço

Projeção Mapeada

Local: Exterior da Cúpula do Museu Nacional da República

Período: 22 e 23/10/2019

Horário: Das 19h à 00h00

Exposição Interna

Local: Salão principal do Museu Nacional da República

Período: 22 a 27/10/2019

Horário: Das 09h às 18h30

Exposição externa do F-39 Gripen

Local: Pátio do Museu Nacional da República

Período: 22 a 27/10/2019

Horário: Das 09h às 18h30 - Clique aqui e assista ao vídeo da exposição