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PORTAL G1


Círio 2021 terá participação da Esquadrilha da Fumaça; veja a programação completa

Programação do Círio terá adaptações novamente em 2021, mas procissões oficiais seguem suspensas.

Por G1 Pa | Publicada em 24/09/2021 13:15

A Diretoria da Festa do Círio de Nazaré realizou coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24) para esclarecer o formato do evento neste ano.

Segundo o coordenador da festa, Albano Martins, havia uma previsão de programação um pouco mais extensa para este ano, contudo, ainda por questões de prevenção à Covid-19, foram necessárias novas adaptações.

Para o traslado rodoviário, paradas da imagem e acesso às partes internas dos municípios de Ananindeua e Marituba foram retirados da programação.

O percurso foi definido junto com a Polícia Rodoviária Federal e terá 60 km ao todo. O caminho deve ser percorrido com velocidade de pelo menos 15km e deve ser feito em quatro horas.

A grande novidade deste ano será a homenagem que será prestada pela Esquadrilha da Fumaça à Nossa de Nazaré no sábado (09) à tarde.

“Não é um show de acrobacias porque ainda não está permitido, mas será uma passagem sobre a Basílica, a Sé, e depois regressará ao aeroporto”, informa o coordenador.

No mesmo dia haverá a descida da imagem original do glória, missa da trasladação no Colégio Gentil, sem acesso ao público, e transmissão da decoração da berlinda na noite de sábado.

No domingo (10), haverá a missa na Catedral da Sé, às 07h, mais uma homenagem da esquadrilha da fumaça, e sobrevoo da imagem peregrina sobre a Região Metropolitana de Belém, e também sobre o percurso do Círio e missa solene na Basílica Santuário.

“A gente sabe que as pessoas irão às ruas, como foram ano passado, mas a gente pede que se o fizerem, que afaçam com cautela, que atendam as demandas dos órgãos de saúde, que estejam vacinados”, recomenda o coordenador da festa.

Martins pede que os fieis fiquem em casa e acompanhem pelos canais que transmitirão a programação. “O ideal é que assistam pelas redes sociais ou pelos veículos de comunicação, cumprindo essa etapa com disciplina. Vamos tentar voltar com as procissões no ano que vem”.

O acesso às missas será controlado e haverá cobrança do comprovante de vacinação para as duas doses a todas as pessoas que irão participar, seja para acompanhar, seja para trabalhar.

Sobre o esquema de segurança, os órgãos de segurança informaram que ainda estão definindo o planejamento.

Veja a programação completa:

Eventos Prévios e Paralelos

01/10/2021 a 26/10/2021: Abertura do Arraial de Nazaré, no Estacionamento da Basílica Santuário, com aproximadamente 30 estandes e um palco para apresentações musicais.

11 a 23/10/2021: Exposição da Berlinda na Praça Santuário com visitação da Imagem Peregrina, de 08 às 21hs; e Projeto LUZ QUE NOS GUIA 2021 – iluminação e decoração da Praça Santuário.

24/10/2021: Missa de Encerramento na Basílica Santuário e Espetáculo de Encerramento c/Vídeo Mapping na fachada da BSN e fogos de artifício (18h).

25/10/2021: Subida da Imagem Original ao Glória e Missa alusiva ao Recírio (07h).

Semana do Círio

05/10: Missa solene de Abertura do Círio 2021 na Basílica Santuário, seguida de concerto musical com a Amazônia Jazz Band na Praça Santuário (18h).

07/10: Missa solene na Basílica Santuário para Apresentação do Manto 2021 (18h).

08/10: Missa solene na Basílica Santuário (06h) e Traslado da Imagem Peregrina para Marituba e Ananindeua, em Carro Berlinda sob a condução da Polícia Rodoviária Federal, com retorno a Belém por volta das 12h.

09/10: Pregação na Basílica Santuário (10h30); Descida da Imagem Original do Glória (11h30); Homenagem da Esquadrilha da Fumaça a Nossa Senhora de Nazaré (16h30); Missa da Trasladação no Colégio Gentil (18h - fechada ao público); e Live de Decoração da Berlinda (19h30).

10/10: Missa solene na Catedral da Sé (07h); Homenagem da Esquadrilha da Fumaça a Nossa Senhora de Nazaré (08h); Sobrevoo da Imagem Peregrina sobre a cidade (08h30); Percurso do Círio em sobrevoo (11h); e Missa Solene na Basílica Santuário (12h).

 

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Um ano do voo do Gripen no Brasil: retrospectiva e futuro


João Paulo Moralez | Publicada em 24/09/2021 15:26

Há um ano, do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC), numa tarde de sol entre nuvens e temperatura amena de aproximadamente 24ºC, o primeiro caça F-39E Gripen do Brasil ganhava o céu do país em seu voo inaugural.

Com camuflagem em dois tons de cinza e a bandeira brasileira estampada no estabilizador vertical, o piloto de teste chefe da Saab, Marcus Wandt, conduziu a aeronave num voo de aproximadamente uma hora de duração até a unidade da Embraer em gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo, escoltado pelo F-5EM FAB 4844 e pelo F-5FM FAB 4807, ambos do 1º/14º GAV “Esquadrão Pampa”.

No espaço de um ano a aeronave já atingiu importantes marcos na continuação do desenvolvimento do programa, enquanto agora a FAB espera receber os quatro primeiros exemplares para operação no 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO).

Translado

O caça que vai guarnecer a defesa do espaço aéreo brasileiro pelas próximas décadas chegou totalmente montado a bordo do navio de cargas Elke AG, de bandeira de Antígua e Barbuda, apenas sem as rodas do trem de pouso principal e o assento ejetável, um procedimento normal adotado pela empresa em várias outras ocasiões num transporte deste tipo.

Depois de ter sido preparado no próprio porto, na madrugada do dia 22 de setembro o Gripen foi transportado sob forte escolta de militares do Grupo de Segurança e Defesa da Força Aérea Brasileira (FAB) composto por efetivos de Florianópolis (SC), Canoas e Santa Maria (RS), entrando no aeroporto por um acesso próximo à cabeceira 07 da pista.

Nos dois dias seguintes, o Gripen E de registro 4100 (c/n 39-6001) passou por uma série de testes e preparação para a decolagem, incluindo o acionamento do motor e o táxi da aeronave.

GFTC – seu primeiro lar

Considerado ainda um exemplar de desenvolvimento para a campanha de ensaios em voo e certificação do programa do Gripen E/F, Gripen E 4100 será entregue daqui a alguns anos para a FAB, quando completar os testes e depois de passar por um processo de padronização com os demais caças em operação da frota.

Até que esteja operacional numa unidade de caça, a sua base de operações é em Gavião Peixoto, no Gripen Flight Test Centre (GFTC), um local que possui uma estrutura de pilotos e engenheiros de ensaios em voo, mecânicos, peças sobressalentes para manutenção da aeronave e escritórios com profissionais que apoiam na execução da campanha de ensaios em voo.

No local estão brasileiros – da Embraer e da FAB, e suecos da Saab. Apesar de serem civis e militares, de nacionalidades distintas, todos atuam de forma integrada, como um time, sendo a interação natural ao longo das tarefas diárias.

O GFTC é um dos muitos pontos de transferência de tecnologia da Saab para o Brasil no âmbito do programa do Gripen e o seu início de operação aconteceu em novembro de 2020. A partir de então o local foi conectado de forma virtual com a estrutura da Saab na Suécia, de forma que todos possam acompanhar cada passo da campanha de ensaios em voo, incluindo as preparações de cada missão de teste, o voo em tempo real, os dados obtidos via telemetria, as análises etc.

Por se tratar de um programa conjunto, Brasil e Suécia dividem as tarefas da campanha, ou seja, o que é feito num país não é repetido no outro.

O Gripen está ensaiando no Brasil tanto os itens que são específicos da variante da FAB, como o pilone da ponta das asas que possui formato diferente da versão sueca e os armamentos a serem adotados pela FAB, quanto segmentos que irão atender aos dois países.

Em 2021, duas campanhas conduzidas pelo GFTC servem de exemplos. Na primeira foram os voos em regime supersônico para ensaiar os pilones de ponta de asa.

Já na segunda, pelo fato de Gavião Peixoto ser um aeródromo de uso exclusivo da Embraer, sem dividir as atividades com um aeroporto civil, a Saab realizou o teste de spray de água. Num local específico da pista, a Embraer alagou uma área com determinada lâmina de água. O Gripen passou por ela, várias vezes, em diferentes velocidades checando a quantidade de água que atingia a parte de baixo da aeronave e, principalmente, as entradas de ar do motor

Assim, esse teste serviu tanto para os exemplares brasileiros quanto para os suecos e os futuros operadores do Gripen.

Antes de cada missão real, os pilotos realizam no simulador de voo de engenharia (S-Rig), instalado no Gripen Design and Development Network (GDDN, Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen) o teste que será feito posteriormente com a aeronave.

Como em qualquer campanha de testes, os voos dependem de alguns fatores para serem realizados, como a própria meteorologia em si.

Atualmente, com o suporte de cálculos em computador e avançados modelos de simulação, a equipe do GFTC consegue prever o comportamento da aeronave em cada missão. Entretanto, campanhas dessa natureza podem atrasar caso ocorra algum fator imponderável, como incidentes, por exemplo, ou se os resultados obtidos em determinadas etapas exigirem alguma modificação na aeronave, seja estrutural, de hardware ou software, com a necessidade de novos voos para concluir a validação.

No GFTC, o Gripen é voado por suecos da Saab e brasileiros da FAB e da Embraer e a campanha no Brasil deve abranger, aproximadamente, 900 voos de ensaios.

Giro pelo Brasil

Depois do seu primeiro voo, o Gripen já passou por algumas cidades brasileiras. Em missões de aproveitamento para a campanha de ensaios em voo, a aeronave fez, em 23 de outubro de 2020, a sua primeira aparição pública, no Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília.

Em dezembro, a aeronave sobrevoou os principais pontos do Rio de Janeiro e finalmente, em abril de 2021, participou do Simpósio das Aviações, organizado pelo Comando de Preparo (COMPREP), voltado para os cadetes do 4° ano da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), com o objetivo de suprir os futuros Oficiais da FAB de informações sobre as Unidades Aéreas Operacionais.

Exemplares operacionais

Na fábrica da Saab em Linköping, na Suécia, os dois primeiros exemplares operacionais do Gripen da FAB estão prontos e devem ser embarcados para o translado em navio em novembro próximo.

Com a pintura em dois tons de cinza e as marcações da FAB, incluindo as estrelas na fuselagem e a designação brasileira F-39 no estabilizador vertical, a previsão é que os aviões cheguem em janeiro de 2021 e sigam para o GFTC, onde continuarão a campanha de ensaios em voo como o objetivo de certificar militarmente o caça. No primeiro semestre de 2022, mais dois aviões serão embarcados para o Brasil.

A Aviação de Caça da FAB entrará numa nova era, com aeronaves equipadas com o que existe de mais moderno para o segmento hoje no mundo. Além de avançados sensores de guerra eletrônica, capacidade de voo supersônico sem utilizar pós combustor (economizando combustível e aumentando o raio de ação), tem a capacidade de utilizar armamentos muito avançados como o míssil ar-ar MBDA Meteor, radar de varredura eletrônica ativa Raven ES-05, sensor de busca de alvos por infravermelho Skyward-G, cockpit equipado com head-up display de grandes dimensões, capacete com mira montada (HMD) e painel com display único.

A possibilidade de pousos em pistas curtas e a baixa necessidade de infraestrutura de solo coloca à disposição da FAB uma série de aeródromos na faixa de fronteira com os demais países da América Latina, criando um efeito dissuasório sem precedentes.

O primeiro contrato do Brasil com a Saab inclui 28 Gripen E, de um assento, e oito Gripen F, com dois assentos sendo o Brasil o único operador dessa variante no momento.

Com a proximidade da desativação dos caças Northrop F-5EM/FM e Embraer AMX e um território de dimensões continentais, fica clara a necessidade de mais lotes do Gripen para o Brasil. Previsões anteriores estimavam em torno de 100 exemplares, mas o planejamento baseado em capacidades da FAB deverá determinar, com maior precisão, essa quantidade.

PORTAL AEROFLAP


Há exatamente um ano o Gripen voava pela primeira vez no Brasil


Gabriel Centeno | Publicada em 24/09/2021

O dia 24 de setembro de 2020 entrou para a história da aviação militar brasileira: pela primeira vez o Saab F-39E Gripen decolava no Brasil. O caça de matrícula FAB 4100 decolou de Navegantes (SC), onde chegou quatro dias antes de navio, com destino às instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

A jornada do 4100 ao Brasil começou no dia 29 de agosto, quando o navio cargueiro Elke saiu da Suécia transportando o novo caça da Força Aérea Brasileira. A embarcação chegou ao Porto de Navegantes em 20 de setembro, com o jato supersônico sendo descarregado no mesmo dia. À noite, a aeronave então foi rebocada pelas ruas da cidade catarinense até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, sob uma forte escolta de militares da Infantaria da Aeronáutica, bem como a imprensa e curiosos. 

Em 23 de setembro, o motor General Electric F414-GE-39E, capaz de gerar um empuxo de 22 mil libras em pós-combustão, foi acionado em solo brasileiro pela primeira vez, quando a aeronave realizou testes de táxi e parâmetros às vésperas do grande dia. 

Chega então a quinta-feira, 24 de setembro. Um dia de sol e céu azul brindava os militares, funcionários da Saab, a imprensa, mídia especializada e spotters que foram até o aeroporto de Navegantes para presenciar o momento histórico.

Enquanto isso, em Florianópolis, caças F-5EM e F-5FM Tiger II do Esquadrão Pampa (1º/14º GAv) decolavam para interceptar e escoltar o novo membro da Aviação de Caça brasileira. Não por acaso, os dois pilotos mais tarde foram transferidos para o 1º GDA, o Esquadrão Jaguar, a primeira unidade da FAB que irá receber o F-39. 

Exatamente às 14h04 local, Marcus Wandt, piloto de testes chefe da Saab,, empurrou a manete e, segundos depois, puxou o manche do avião. Os inputs foram recebidos com sucesso pelo computador de voo, que acionou as superfícies de comando do caça. Fly-by-wire. Pela primeira vez, o Gripen decolava e voava em espaço aéreo brasileiro. Pela primeira vez, cidadãos brasileiros puderam sentir a potência do motor turbofan levar aos céus o avião que foi anunciado como vencedor do Projeto FX-2 no final de 2013. 

Durante o voo, os caças do Esquadrão Pampa se reunirão com o novo vetor. Na nacele traseira do F-5FM estava o então Sargento Johnson Barros, fotógrafo do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), que registrou imagens do F-5EM e do F-39 em formação nos céus brasileiros. A decolagem de Navegantes foi registrada pela Sargento Bianca Viol, enquanto a chegada do avião na Embraer foi coberta pelo Soldado Wilhan Campos. 

Às 15h07, o F-39E Gripen FAB 4100 tocou a pista da planta da Embraer em Gavião Peixoto, e lá está até os dias de hoje. O 4100 é uma aeronave de pré-produção e desde então vem sendo empregada pelo Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) na campanha de certificação do modelo, onde a aeronave é usada em vários testes. Mais Gripens também estão sendo usados na Suécia para esses trabalhos. 

Agora, os próximos Gripens já estão cada vez mais perto de chegarem ao Brasil. No dia 16 de setembro, Mikael Franzén, Vice-Presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, revelou que os dois primeiros caças de produção da FAB já estão prontos na sede da Saab em Linköping. Eles serão enviados ao Brasil no final de novembro, novamente por via marítima, devendo chegar aqui no mês seguinte. Após, voarão para Gavião Peixoto, onde passarão por certificações finais e repassados ao 1º GDA. Outras duas aeronaves estão em fase final de produção. 

Por trás de tudo isso ainda há os trabalhos de transferência de tecnologia, onde técnicos e engenheiros brasileiros de diversas empresas trabalham junto com a Saab no desenvolvimento de uma série de componentes do caça. Por enquanto foram adquiridas 36 aeronaves: 28 do modelo F-39E de apenas um assento e oito F-39F de dois assentos, sendo que a versão F é exclusiva da FAB. Todavia, o Comandante da Aeronáutica confirmou que existe o desejo de ter pelo menos 70 aeronaves.