NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Últimos dias de inscrição no Programa de Especialização em Engenharia da Embraer


Pedro Viana | Publicada em 24/08/2021 15:51

Termina no próximo dia 31 de agosto o prazo para inscrição no Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer. 

Realizado em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que oferece o título de mestrado profissional, o programa é a principal porta de entrada para quem deseja atuar na engenharia da Embraer.

O processo seletivo desse ano oferece 30 vagas para engenheiros formados a partir de 2019. Toda a formação é ministrada por profissionais da Embraer, professores do ITA e consultores.

O programa já formou mais de 1.600 engenheiros de 100 universidades desde sua criação em 2001 e é reconhecido como um dos mais longevos modelos corporativos de desenvolvimento intelectual e tecnológico do Brasil.

Para fazer a inscrição e saber quais são os pré-requisitos, acesse: https://embraer.com/pee

Esquadrilha da Fumaça sobrevoa pontos turísticos de Curitiba


Gabriel Centeno | Publicada em 24/08/2021 16:12

Na última semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, popularmente conhecido por Esquadrilha da Fumaça, chamou atenção de quem estava em Curitiba (PR), ao sobrevoar pontos turísticos da capital paranaense. 

Em aproveitamento a sua participação no VIII Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, realizado no Aeroparque Aldeia da Serra (Palmeira/PR), a Esquadrilha sobrevoou pontos famosos de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Parque Tanguá e  Parque Barigui e outros, chamando a atenção de quem estava no local. As sete aeronaves A-29A/B Super Tucano decolaram do Aeroporto de Bacacheri, na capital, na última sexta-feira (20) e no sábado (21). 

As acrobacias do EDA foram realizadas apenas em Aldeia da Serra. Para evitar aglomerações em meio a pandemia de COVID-19, a Esquadrilha realiza rápidas passagens pelos locais, como foi realizado no aniversário da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em maio, sem demonstrar as tradicionais manobras realizadas em apresentações no país. 

As aeronaves do EDA também chamaram a atenção de moradores da cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo, quando retornavam para a Academia da Força Aérea, sede do esquadrão, em Pirassununga (SP). 

EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Missão humanitária brasileira chega ao Haiti


Gabriella Noronha | Publicada em 24/08/2021 12:31

A equipe brasileira que desembarcou no Haiti vai ficar, pelo menos, três semanas por lá.

Um avião da Força Aérea levou o grupo e transportou medicamentos e insumos.

A repórter Gabriella Noronha acompanhou a viagem e conta os detalhes para gente, direto de Porto Príncipe.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Santa Casa capta órgãos e tecidos para fazer transplantes em dois dias

Ao todo, hospital conseguiu 10 doações de órgãos e tecidos destinados a pacientes

Vinicius Costa | Publicada em 24/08/2021 17:18

A Santa Casa de Campo Grande conseguiu nos últimos dias realizar captações de órgãos e tecidos que foram suficientes para dois transplantes. Todo esse processo é primado pela humanização do hospital e foi levado adiante pelo OPO (Organização de Procura de Órgãos).

A primeira situação aconteceu no sábado passado, dia 21 de agosto, e na oportunidade foram doados fígado, rins e córneas. Na segunda (23), a outra doação entregou fígado, rins e córneas para o hospital que totalizou a quantidade de 10 órgãos e tecidos em dois dias.

O fígado da primeira captação foi encaminhado para Brasília com apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para o transporte. Um dos rins doados foi levado para Belém, no estado do Pará, em voo comercial. O outro rim da doadora permaneceu na Santa Casa e foi implantado em uma paciente de 23 anos moradora de Aquidauana. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital, que passarão por análise e, posteriormente, disponibilizadas para implante.

Na captação desta segunda-feira, o fígado também foi encaminhado para o Distrito Federal, contando com o transporte da FAB para levar a equipe e órgão até o seu destino. E devido a não compatibilidade de receptores em Mato Grosso do Sul, um dos rins foi para Goiânia e o outro para Belo Horizonte, ambos em voo comercial, ajudando um paciente que aguardava por transplante renal. Além disso, as córneas doadas foram para o Banco de Olhos.

A realização de um acolhimento familiar humanizado é primordial, sanando todas as dúvidas referentes ao processo. Assim, os familiares conseguem entender que a doação de órgãos e tecidos é um ato de amor”, afirmou a enfermeira Paola Costa Buhler.

PORTAL DEFESANET


Exercício Conjunto em Campo Grande (MS) atinge a marca de 200 horas de voo

Primeiros pousos e decolagens o treinamento que simula guerra irregular tiveram o objetivo de nivelamento entre esquadrões e integração dos quase 900 militares envolvidos

Da Redação | Publicada em 24/08/2021 08:08

Em atividades operacionais complexas, como Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, é exigido que os participantes sejam capazes de formar consciência situacional a respeito do cenário em que irão operar. As primeiras 200 horas de voo do treinamento promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), alcançadas neste sábado (21), a partir da Base Aérea de Campo Grande (MS), foram marcadas pela sinergia entre os esquadrões de diversas aviações e de Infantaria, além do nivelamento de ações entre os quase 900 militares envolvidos.

As cerca de 30 aeronaves empregadas no EXCON Tápio já se deslocam para missões que simulam um cenário de guerra irregular, quando há um conflito contra forças insurgentes e paramilitares. Os primeiros pousos e decolagens do exercício são voltados para o reconhecimento do cenário e suas evoluções. Assim, os componentes podem analisar as possibilidades de execução da missão designada e verificar as capacidades para explorá-las. .

Na Aviação de Caça, aeronaves A-29 Super Tucano fizeram suas primeiras surtidas, por exemplo, em ações de Apoio Aéreo Aproximado e Escolta CSAR. Na primeira, o exercício simula uma situação em que as forças insurgentes tentam impedir a progressão das tropas amigas no terreno, quando então os caças são acionados e auxiliam na neutralização dos inimigos ao solo. Já na segunda ação, as aeronaves atuam como componente de apoio direto aos helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk que resgatam combatentes em território hostil.

Além dessas missões, caças A-1 AMX cumprem, também, aquelas de Controle Aéreo Avançado, que consistem em empregar aeronaves para coordenar o ataque ou o Apoio Aéreo Aproximado contra alvos oponentes, previamente localizados e identificados, a fim de neutralizá-los ou destruí-los. Já as aeronaves E-99 e R-99 demonstram a operacionalidade dos vetores nas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

As aeronaves SC-105 Amazonas são intensamente empregadas no lançamento de homens paraquedistas. Militares de Operações Especiais das Forças Armadas estão integrados na execução de diversas Ações de Força Aérea, como Guiamento Aéreo Avançado, Infiltração por meio de salto livre operacional, Exfiltração de ambiente hostil e Ação Direta. As missões envolvem componentes do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais (Tonelero) da Marinha do Brasil; do Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro; e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) da FAB.

Elevação operacional

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, que nesta sexta-feira (20) visitou as instalações do EXCON Tápio, disse que as atividades são importantes para a defesa do País, considerando que são combinadas e conjuntas, uma vez que envolve o trabalho da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e, ainda, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). “Ao final, teremos o treinamento de nossas tripulações, a consolidação da nossa doutrina no mais alto padrão internacional de exercícios táticos e que fazem com que a Força Area Brasileira atinja o seu ponto mais alto”, completou.

O Diretor do Exercício e Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, reforça que as missões do EXCON Tápio estão diretamente ligadas à atuação da Organização Militar. “A segunda fase do treinamento é focada justamente no Search and Rescue (SAR, Busca e Salvamento em português), que tem aplicações tanto civis quanto militares. Nas simulações, no local onde há um conflito, buscamos alguém ferido. Essa pessoa tem o primeiro atendimento médico, situação que é um reflexo do que fazemos no dia a dia. Então usamos dessa similaridade de processos para também fazer o nosso treinamento", completa.

Para quem está sendo treinado, o Exercício refletirá na elevação operacional das tripulações. É o caso do Tenente Aviador Fernando Lima Da Silva Ribeiro, piloto do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV). Ele opera o H-36 Caracal e diz que um dos maiores desafios é a coordenação exigida para empregar o vetor em conjunto com as aeronaves de asa fixa no cumprimento das missões. “Essa é uma excelente oportunidade de realizar esse treinamento, que é único e demanda um elevado grau de adestramento das tripulações”, declara.

O Tenente Aviador Danyel Costa Barbosa Abdala, do Esquadrão Centauro (3º/10º GAV), fala que, para as tripulações do A-1, o resultado esperado é o alcance máximo do adestramento das equipagens. "Que estejamos preparados para o pronto emprego para executar essas missões em prol da nossa Pátria", conclui.

O exercício

A primeira fase do EXCON Tápio ocorreu de 10 a 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo. Já a segunda fase, é realizada na capital sul-mato-grossense. As atividades operacionais ocorrem até o dia 3 de setembro e simulam um cenário de guerra. A FAB emprega no Exercício aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas.

São treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária.

Assim como na edição do ano passado, o EXCON Tápio implementa o plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Dentre as principais medidas estão a utilização de máscaras, manutenção do distanciamento social e uso de álcool gel. Além desses procedimentos usuais, haverá testes para detecção do novo Coronavírus antes e durante o exercício para os militares que, porventura, não estejam vacinados, como medidas adicionais de controle, dentre outras.

RÁDIO CBN


FAB está com inscrições abertas para o exame de admissão ao curso de formação de sargentos


Da Redação | Publicada em 24/08/2021 13:07

A FAB – Força Aérea Brasileira está com inscrições abertas para o concurso para admissão ao curso de formação de sargentos da Aeronáutica.

No total são 314 vagas e o curso, com duração de dois anos, terá início no segundo semestre de 2022.

Os candidatos devem ter devem ter entre 17 e 24 anos e concluído o ensino médio até o final da seleção, entre outros requisitos.

O processo seletivo é composto de provas escritas, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

As inscrições vão até o dia 1º de setembro e devem ser feitas pela internet, no endereço ingresso.eear.aer.mil.br.

Acesse: Instruções específicas para o exame de admissão ao curso de formação de sargentos da Aeronáutica

BARBACENA ONLINE


Museu de artigos aeronáuticos é inaugurado no Ceará. Imóvel reproduz fachada da Epcar


Da Redação | Publicada em 24/08/2021 17:01

No dia 16 de agosto foi inaugurado em Guaramiranga, município localizado a 120km de Fortaleza (CE), o Museu das Turmas de 1973 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e de 1976 da Academia da Força Aérea (AFA). 

O projeto de montagem teve iniciativa pela turma de 1973. Após, foi concretizada a construção pelo ex-aluno da Epcar, Joaquim Caracas. Segundo ele, o museu é a representação de uma grande amizade que teve a oportunidade de construir. A entrada do local foi feita com as mesmas características da fachada da Epcar e conta também com uma aeronave AT-26 Xavante e um simulador de voo. No local, o visitante encontrará exposições de uniformes, fotografias e artigos relacionados à aviação. 

No evento, estiveram presentes diversos integrantes, sendo eles o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, do Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, do Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Coronel Aviador Alex Pereira de Souza, dos integrantes das turmas, além de autoridades civis e militares.

A importância de destacar a memória da Força Aérea Brasileira foi destacada pelo Tenente-brigadeiro Botelho, aluno da turma de 1973. “Esse museu é uma memória para a FAB. É muito importante manter viva toda a história e tradição da nossa Instituição e esse acervo representa a continuidade de nossa trajetória”, afirmou. 

PORTAL INFODEFENSA


La FACh y la FAB intercambian técnicas de instrucción de vuelo - Noticias Infodefensa América


óscar E. Aránguiz | Publicada em 24/08/2021 18:04

Instructores de vuelo de las escuelas de aviación de la Fuerza Aérea de Chile (FACh) y de la Força Aérea Brasileira (FAB) participan en el intercambio de técnicas empleadas en los procesos de formación de los alumnos en los aviones de instrucción Enaer T-35B Pillán de la FACh y Embraer T-27 Tucano (EMB-312) de la FAB.

Según la FACh, en el marco del trabajo conjunto que realizan ambas Fuerzas Aéreas, un oficial instructor de la Escuela de Aviación Capitán Manuel Ávalos Prado se traslada hasta la Academia da Força Aérea (AFA) para realizar instrucción básica a los cadetes que están en su curso de vuelo, misma labor que cumple el instructor de Brasil en Chile. El objetivo principal de este intercambio es conocer, asimilar e intercambiar técnicas de instrucción, además de procedimientos y medidas de seguridad de vuelo, para que las escuelas vayan mejorando progresivamente en ambos sentidos, al compartir doctrinas y filosofías diferentes de vuelo.

Desde enero de 2020 se encuentra en Chile el mayor de la FAB Bruno Belani, quien es parte de la instrucción de vuelo en la aeronave T-35 Pillán de los subalféreces Rama Aire que se encuentran en su último año de formación en la Escuela de Aviación.

“La experiencia ha sido excelente, ya que la posibilidad de volar en otro país y el intercambio de conocimientos entre instructores de vuelo han aportado mucho a mi carrera. Aquí he tenido la oportunidad de vivir una experiencia distinta a la instrucción de vuelo en Brasil”, señala el oficial.

En la AFA, donde regresará a fines de 2021, además de hacer instrucción de vuelo, también trabaja en la gestión de seguridad de vuelo y en el entrenamiento militar de cadetes. “Esta misión es una gran oportunidad para intercambiar conocimientos entre ambas Fuerzas Aéreas, así como para fortalecer los lazos y la excelente relación entre Chile y Brasil”.

Instructor chileno en la AFA

De la misma manera, desde comienzos del año 2020 el teniente Miguel Azabache de la FACh se encuentra en la AFA, impartiendo instrucción a los cadetes de cuarto año que realizan su curso de vuelo en la aeronave T-27 Tucano.

“Ha sido una experiencia muy enriquecedora. He aprendido y conocido las diferentes técnicas de instrucción de vuelo que les enseñan a los cadetes acá, los procedimientos y las técnicas de seguridad de vuelo que se aplican en la Academia”, indica el instructor. Dentro de las actividades que realiza, y que finalizan el 31 de diciembre de 2021, también se encuentran la instrucción a nuevos instructores que llegan a la Academia en su readaptación al T-27.

Además en las aulas teóricas de sistemas de aeronaves se imparten materias sobre el motor del avión de instrucción; los sistemas de asiento de eyección, de combustible y otros temas relacionados con la aeronave y con la aeronáutica; además de estar a cargo de dos cadetes como instructor titular, a quienes guía, orienta, enseña y acompaña durante todo su curso de vuelo.

El teniente Azabache destaca "la confianza que depositaron la Escuela de Aviación y la FACh para representar a mi institución y a mi país en el exterior, en una misión tan importante como es la instrucción de vuelo. Asimismo, el inmenso cariño e integración que ha demostrado la Academia de la FAB para conmigo, al integrarme completamente en sus actividades”.

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


RENOVA MÍDIA - FAB treina soldados para atuar contra grupos paramilitares

As atividades do Excon Tápio 2021 ocorrem até o dia 3 de setembro.

Da Redação | Publicada em 24/08/2021 17:55

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no Mato Grosso do Sul uma operação que simula um cenário de guerra contra grupos paramilitares. 

Trata-se de mais uma fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, na Base Aérea de Campo Grande (BACG).

O objetivo é treinar militares do Brasil para atuarem em missões de paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) contra grupos paramilitares e para executar ações de ajuda humanitária para regiões em crise, como no caso do Haiti.

Foram empregadas nos exercícios as aeronaves das aviações de caça, transporte, reconhecimento e asas rotativas. 

As primeiras 200 horas de voo do treinamento foram alcançadas no último sábado (21).

O comandante de preparo, tenente-brigadeiro do ar, Sérgio Roberto de Almeida, afirmou:

“Ao final, teremos o treinamento de nossas tripulações, a consolidação da nossa doutrina no mais alto padrão internacional de exercícios táticos e que fazem com que a Força Aérea Brasileira atinja o seu ponto mais alto.”

Roberto ainda destacou a importância da atividade conjunta, que conta com o trabalho da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e, ainda, da Força Aérea dos Estados Unidos.

As atividades do Excon Tápio 2021 ocorrem até o dia 3 de setembro, destaca a emissora TV Cultura.

 

 

 

BARBACENA MAIS - Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça é o novo comandante da EPCAr

Coronel Daniel iniciou sua vida militar em Barbacena, no ano de 1987 e agora assume o cargo de comandante da Instituição que conta com a tropa mais jovem da FAB. Brigadeiro Silva Mendes segue para o Ministério da Defesa, em Brasília.

Da Redação | Publicada em 24/08/2021

Na manhã desta terça-feira (24/08), ocorreu, em Barbacena (MG), a solenidade militar de passagem de cargo de Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), do Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes ao Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça. Presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, a cerimônia contou com a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB), dentre elas, o último Diretor de Ensino, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad e o recém-empossado no cargo, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, que presidiu o ato de passagem de comando. Antecedendo a cerimônia militar, ocorreu no Salão Nobre da Escola, o descerramento da foto na galeria de comandantes da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. Devido ao atual momento de pandemia, somente o público interno participou dos eventos.

Após dezoito meses à frente da EPCAR, o Brigadeiro Silva Mendes seguirá para a capital federal, Brasília, onde atuará no Ministério da Defesa como Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Mesmo vivendo em seu comando um dos momentos mais difíceis na história da Escola, em função da pandemia instalada, o militar fez um balanço positivo de sua passagem enquanto comandante, atestando que mesmo diante a uma rotina tão alterada, a dedicação, o comprometimento e a entrega do efetivo fez com que a missão não fosse alterada. “Esse período de comando foi particularmente especial porque com os desafios que tivemos que enfrentar em função da pandemia, exigiu-se uma grande interação profissional, por mais que a pandemia nos impedisse de termos maiores interações sociais, mas a interação profissional teve que ser mais forte para que justamente pudéssemos vencer esses desafios. Saio desse comando completamente realizado por tudo o que o efetivo da EPCAR teve condições de realizar, que foi muito mais, muito além do que aquilo que a gente, efetivo, gostaria de fazer quando chegamos no início do comando. Vim cheio de projetos, de ideias e nada disso pude realizar ou muito pouco, mas a pandemia mostrou que aquilo era realmente muito pequeno, pois tínhamos muito mais coisas para fazer além desses planos e projetos. Resumiria esse comando em uma palavra: realização. Sou muito grato a todos do efetivo por tudo o que conseguimos realizar e acho que todas as dificuldades só vieram para engrandecer nossa capacidade como homens e mulheres da Força Aérea”, disse o oficial-general deixando um recado para Barbacena e para os barbacenenses nessa sua segunda passagem pela cidade. “Tempos difíceis precisam realmente fortalecer as parcerias e fortalecer a compreensão das necessidades e limitações das instituições. Agradeço demais pelo convívio! A importância da Escola para a cidade é a mesma da cidade para a Escola! Esse entendimento, esse respeito mútuo, essa compreensão mútua e essa parceria tem que perdurar durante muitos anos, como sempre foi até aqui”, finalizou.

 “Prezado Brigadeiro Silva Mendes, todos aqui foram testemunhas do quanto as suas atribuições exigiram do senhor, como profissional e como ser humano. Mesmo assumindo a DIRENS recentemente, pude constatar que foi um profissional incansável e cumpridor de suas atribuições com eficiência e eficácia. Receba o nosso profundo e sincero agradecimento por compartilhar conosco esta jornada de conhecimento e de aprendizado em prol do ensino da Força Aérea Brasileira”, discursou o Diretor de Ensino da Aeronáutica durante suas palavras na solenidade, destacando a importância da EPCAR para o cumprimento institucional da missão da FAB, preparando os futuros líderes de uma Força Aérea que se moderniza a cada dia. Após enaltecer o comando realizado pelo Brigadeiro Silva Mendes, o Diretor de Ensino desejou êxito ao novo Comandante, Coronel Daniel. “O senhor enfrentará muitos desafios, porém não temos dúvida de que os gerenciará da melhor maneira possível, com a competência que o tem distinguido durante as missões profissionais para as quais têm sido designado. A EPCAR é uma verdadeira escola da vida. Conte comigo e com todos os integrantes da Diretoria de Ensino”, encerrou.

O Coronel Daniel iniciou sua carreira na EPCAR, no ano de 1987 e, entre os anos de 1997 a 2001, já como oficial, atuou, dentre outras funções, como Ajudante de Ordem do Comandante da Escola. Oriundo de Portugal, onde estava como adido militar, o oficial frisou que a adaptação a cidade não será um fator complicador, visto nunca haver perdido os laços locais, e que ter sido aluno e oficial, na instituição, trará experiências que o favorecerão a adotar sempre as melhores escolhas, tanto quanto para o efetivo como para assessoramento aos superiores. “O aluno começa a aprender na EPCAR e é onde você assimila todos os conhecimentos básicos necessários para trilhar e seguir o seu caminho. O aluno conhece a Escola de dentro pra fora e esses são sentimentos que permanecem vivos naquele militar. Já o tenente, é a oportunidade que você tem de começar a enxergar de fora para dentro, mas de participar nessa formação e com um olhar de um aluno que um dia foi. Hoje voltar, um pouco mais a frente, tendo vivido isso tudo, é um outro olhar e uma outra gerência e tenho certeza que contribuirá demais na missão. É um momento ímpar que estamos vivendo e devemos manter o foco, os protocolos e todos os cuidados para nós consigamos atravessar essa fase, com foco na missão, mas principalmente mantendo e, dentro do possível, aprimorando os protocolos que já foram implantados pelos nossos órgãos superiores”, destacou o militar, versando também sobre os protocolos sanitários adotados nas dependências do quartel para evitar a propagação da COVID-19. O novo Comandante da EPCAR também enfatizou sua emoção por retornar a Barbacena, terra natal de sua esposa e cidade onde iniciou sua carreira militar, há 34 anos. “Foi difícil me conter, pois me lembrava de março de 1987, quando, ainda menino, entrei pelos portões desta Escola e com meu pai a meu lado. Meu maior sentimento foi de orgulho porque eu realmente sempre nutri esse sonho. Posso dizer que o aluno Daniel e o Tenente Daniel vibrou e cantou junto com a tropa e se sentiu muito realizado, muito emocionado, mas acima de tudo muito honrado pela oportunidade e pela confiança que o Alto Comando depositou nesse oficial”, concluiu.

Após o ato de passagem, o novo Comandante desfilou em revista à Guarda de Honra do Corpo de Alunos da EPCAR e, encerrando a solenidade, os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) entoaram seus respectivos gritos de guerra em homenagem ao Brigadeiro Silva Mendes e ao Coronel Daniel e desfilaram em continência ao novo Comandante da Escola, que também assume o Comando da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).