NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


FAB reabre Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento


Pedro Viana | Publicada em 24/05/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) revogou a portaria que suspendeu o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2022 (IE/EA EAGS 2022) e divulgou novas datas para a etapa de provas escritas e etapas subsequentes, por meio da Portaria DIRENS nº 87/DCR, de 17/05/2021.  As provas escritas ocorrerão no dia 06 de junho.

Candidatos inscritos no certame devem ficar atentos às novas datas, bem como aos locais de realização das provas escritas, tendo em vista que alguns municípios poderão sofrer alterações.

Nova data

As provas escritas ocorrerão no dia 06/06/2021. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 16/01/2022, para habilitação à matrícula no curso, que terá duração de um ano.

Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

O Exame de Admissão

São 231 vagas destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções. Para ser habilitado à matrícula no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), não pode ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2022, além de ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio. Há vagas para as seguintes especialidades: Eletrônica (BET); Administração (SAD); Enfermagem (SEF); Eletricidade (SEL); Informática (SIN); Laboratório (SLB); Obras (SOB); Pavimentação (SPV); Radiologia (SRD); e Topografia (STP).

O processo seletivo é composto de Provas Escritas; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Prova Prática da Especialidade (PPE); Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e Validação Documental.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ITA celebra aniversário de 71 anos

Ministro Ozires Silva é destaque em cerimônia de aniversário do Instituto

Da Redação | Publicada em 24/05/2021 17:08

No dia 20 de maio, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou cerimônia festiva para celebrar os 71 anos de sua criação. Na comemoração, restrita a poucos convidados e transmitida simultaneamente pela internet por conta da pandemia de COVID-19, estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, oficiais generais, comandantes, chefes e diretores das organizações militares da Aeronáutica em São José dos Campos, representantes de empresas parceiras e da Prefeitura Municipal, além de dirigentes do Instituto.

O evento iniciou com uma mensagem do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, transmitida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacando os feitos realizados pelo ITA durante suas sete décadas de existência, os quais possibilitaram a transformação da instituição em uma referência internacional na formação de engenheiros do mais alto nível.

Em seguida, foi apresentada a temática escolhida para a comemoração do 71º aniversário, a diplomação do Ministro Ozires Silva como Doutor Honoris Causa pelo ITA neste ano em que completou 90 anos de vida. O título honorífico é outorgado pelo Instituto a pessoas que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e pela realização de feitos significativos. Durante a cerimônia, foram exibidos vídeos com o momento da entrega do diploma, realizada em 19 de abril, pelas mãos do Diretor-Geral do DCTA e do Reitor do ITA; e com declarações do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e do colega de turma de graduação, Engenheiro Cláudio Câmara.

Como surpresa e presente de aniversário, foi proporcionado aos convidados conhecer uma canção feita em homenagem ao Instituto, música dos 1º Sargentos Músicos André Luiz Jesus dos Santos e Leandro Otávio da Rosa, com letra e arranjo do 2º Tenente Músico Betovem Dias, executada pela Banda de Música do DCTA.

Em seguida, foram anunciados os militares agraciados com medalhas por reconhecimento aos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira, durante 30, 20 ou 10 anos, e as homenagens aos militares transferidos para a reserva e aos servidores com mais de 35 anos de serviço dedicados ao ITA. Na sequência, foi exibido um vídeo com mensagem do professor do Departamento de Física, Doutor José Silvério Edmundo Germano, representante dos homenageados com mais de 35 anos de serviço, com o relato de suas atividades desenvolvidas ao longo de todos os anos de colaboração junto ao ITA.

Finalizando a celebração, o Professor Anderson Ribeiro Correia, proferiu a Ordem do Dia parabenizando o Instituto pelos seus 71 anos de existência, o que o torna uma das instituições mais antigas em engenharia do país, pioneiro no setor aeroespacial e suporte para criação de entidades como CTA, INPE, Embraer. O reitor informou que o 71º aniversário possibilitava concretizar eventos não realizados em 2020, em virtude da pandemia, e finalizar as festividades dos 70 anos, citando o lançamento do livro comemorativo da instituição, desenvolvido em colaboração com a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), e o início da exposição sobre o Instituto, em 06 de junho, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos-SP. Ainda destacou que o ano de 2021 é marcado por diversas comemorações, como a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Engenheiro Ozires Silva, os 80 anos da Força Aérea Brasileira, os 60 anos do programa de Pós-Graduação do ITA, os 20 anos do Programa de Especialização em Engenharia ITA-Embraer (PEE), os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Espaciais (CTE).

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Oficiais-Generais da FAB são agraciados com Medalha Militar


Da Redação | Publicada em 24/05/2021 21:37

Cinco Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, na última sexta-feira (21), em Brasília (DF), da cerimônia de imposição de Medalha Militar por completarem 40 anos de serviço ativo. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior presidiu a cerimônia.

A Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo. Na ocasião, a Medalha de Ouro, com passador de platina, por terem completado 40 anos de bons serviços prestados, foi imposta aos seguintes Oficiais-Generais: Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento; Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto; Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres; Brigadeiro Intendente Alexandre Santana Nogueira; e Brigadeiro Intendente Luiz Antonio Pontes.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, enalteceu a atuação dos Oficiais-Generais, atentando ao histórico de grandes feitos realizados ao longo das carreiras. “Esta merecida distinção é o reflexo de todo o esforço transcendente do fator quantitativo do tempo de serviço, e vincula-se ao trabalho de excelente qualidade, ratificado por impecável desempenho profissional. Estejam certos de que continuar contando com a ativa permanência dos senhores significa preservar nosso maior tesouro, os homens e as mulheres da Força Aérea”, finalizou o Comandante.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Hospital de Urgência e Emergência realiza a 2ª cirurgia de captação de órgãos neste ano, em Cacoal


Da Redação | Publicada em 25/05/2021 04:32

Pela segunda vez em 2021, foi realizada mais uma cirurgia de captação de órgãos, ocorrida no último domingo (23), no Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), no município de Cacoal. O Governo de Rondônia tem buscado fortalecer os serviços na área de saúde e as cirurgias realizadas no interior do Estado comprovam a estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao descentralizar o atendimento da área de alta complexidade em Rondônia.

Desta vez, a autorização para a doação de órgãos veio do irmão e das filhas do doador, um homem de 49 anos, da cidade de Jaru. Após ser constatada a morte encefálica devido a um traumatismo crânio encefálico, o desejo da família pela doação de órgãos possibilitou a captação dos rins, fígado e córnea.

A cirurgia contou com o apoio de uma equipe médica de Rondônia e outra de Brasília (DF). Ao todo, atuaram na captação três cirurgiões, um anestesista, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Três destes profissionais compõem o quadro de servidores do próprio Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. O transporte dos órgãos contou com o suporte da Força Aérea Brasileira (FAB). Conforme detalhou a responsável pela Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Complexo Hospitalar de Cacoal, Leiri Bonet, a logística para o transporte de fígado é usar a aeronave da FAB, pois o tempo de isquemia deste órgão é entre 6 e 12 horas. “Portanto requer agilidade e o que torna inviável o uso de voos comerciais”, explica Leiri Bonet.

O fígado do doador já tinha destino certo: salvar uma vida em Brasília. “O receptor foi um homem de 60 anos de idade”, destaca Leiri que reforça todo o trabalho que vem sendo realizado. Segundo explica, desde a implantação do serviço pelo Governo de Rondônia em Cacoal, 22 cirurgias de captação de órgãos já foram realizadas, sendo 10 procedimentos feitos no Hospital Regional de Cacoal e 12 no Heuro.

COMISSÃO 

Segundo explicação da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), em todo o Brasil, para a doação de órgãos, não é necessário deixar nada por escrito. É preciso apenas conversar com a família, deixando bem claro esse desejo. Cabe aos familiares se comprometerem e autorizar o procedimento após a morte do doador. É neste processo, que a Comissão tem um papel de extrema relevância, com profissionais que identificam o potencial doador. Neste procedimento ocorrido em Cacoal, ao acompanhar o desfecho do diagnóstico de morte encefálica, foram esses profissionais que fizeram a abordagem junto à família, oferecendo o direito da doação. A equipe de cirurgiões é acionada somente após essa etapa, para a captação e a distribuição dos órgãos doados.

“Esse é um momento muito frágil a todos os familiares e temos ainda um índice muito alto de recusa. Muitos não conseguem tomar essa decisão em um momento tão difícil. Por isso a importância de informar esse desejo em vida. Quando a família sabe que era desejo do ente à doação de órgãos, a decisão é muito mais fácil”, destaca a responsável pela comissão, Leiri Bonet.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Ala 12 celebra o Dia da Aviação de Patrulha


Da Redação | Publicada em 25/05/2021 00:29

A Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), localizada no Rio de Janeiro (RJ), celebrou, nesta segunda-feira (24), o Dia da Aviação de Patrulha, em uma Cerimônia Militar presidida pelo Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes, acompanhado do Graduado-Master Suboficial Maurício George Rosa Lima da Silva. Durante a cerimônia, houve imposição da Medalha Nero Moura e aposição floral no busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay.

Um dos agraciados com a honraria, o Comandante do Esquadrão Orugan (1º/7º GAV), Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Carvalho Trope, declarou ser uma honra receber a medalha que leva o nome do Brigadeiro Nero Moura. “Foi alguém que se destacou por sua liderança e capacidade de extrair o melhor de seus comandados durante a mais complexa situação existente: a guerra!”, disse. O Oficial ainda parabenizou os patrulheiros. “Parabéns aos homens e mulheres que se dedicam à nação brasileira na nobre missão de Patrulhar nossas águas territoriais”, declarou.

Dia da Aviação de Patrulha

O Dia da Aviação de Patrulha é comemorado em 22 de maio, por conta da ação de pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial quando, a bordo de uma aeronave B-25 Mitchell, atacaram o submarino italiano Barbarigo, que quatro dias antes havia lançado torpedos contra o navio marcante brasileiro Comandante Lyra. Nesse momento, a história da Patrulha é marcada pela abnegação e profissionalismo de integrantes de ontem e de hoje que lutaram por um ideal de nação.

Para patrulhar uma área de aproximadamente 3,5 milhões de Km2, a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com três Esquadrões de Patrulha: Esquadrão Orungan (1°/7° GAV), Phoenix (2°/7° GAV) e Netuno (3°/7° GAV). Além da patrulha marítima, esses Esquadrões desenvolvem diversas outras ações de Força Aérea como, por exemplo, missões voltadas para a Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, e também de Busca e Salvamento.

Dentro da diversidade operacional da Ala 12, o Esquadrão Orungan é o representante da Aviação de Patrulha. Neste ano, a aeronave P-3AM completa dez anos de chegada ao Esquadrão, motivo de orgulho para os patrulheiros, que com muita dedicação e profissionalismo cumprem sua missão diuturnamente.

BARBACENA ONLINE - Epcar celebra aniversário com entrega de Medalha Militar de Tempo de Serviço


Da Redação | Publicada em 24/05/2021

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) celebrou, sexta-feira (21),72 anos de atividades em Barbacena atuando na formação de novos cadetes aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). A escola iniciou suas atividades em 1949 e já formou mais de 17 mil alunos.

Para celebrar a data foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha Militar de Tempo de Serviço, durante solenidade somente com a participação dos agraciados, oficiais superiores e alguns alunos.