NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea fará voo especial do KC-390 com a Esquadrilha da Fumaça; entenda o motivo


Carlos Ferreira | Publicada em 24/03/2022 12:00

A Força Aérea Brasileira realiza, na sexta-feira (25), na Base Aérea do Galeão, uma a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Suboficiais e Sargentos da Instituição.

A data foi instituída como comemorativa pois coincide com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino localizada em Guaratinguetá (SP), que tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica. O evento será presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e marcará a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão e o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.

Visando aumentar a capacidade de operação do Esquadrão Gordo, a Força Aérea incorpora a moderna aeronave de transporte fabricada no Brasil, o multimissão KC-390 Millennium. Na cerimônia, o cargueiro sobrevoa o pátio da Base Aérea do Galeão escoltado pelas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e, ao final, recebe o tradicional batismo que marca o início de uma nova era no Esquadrão.

PORTAL AEROFLAP


Saab mostra colaboração do DCTA no projeto do Gripen E na Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 24/03/2022 12:00

A Saab publicou na manhã desta última quarta-feira (23) o nono episódio da 4ª temporada da websérie Colaboração Real. No primeiro episódio, que foi ao ar em outubro, a companhia apresentou o preparo dos primeiros pilotos operacionais para voar o F-39 Gripen, o novo caça da FAB. Desta vez a Saab mostra o trabalho do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), responsável por planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação da Força Aérea Brasileira.

 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Defesa deflagra operação de combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais no Amazonas e em Roraima


Da Redação | Publicada em 24/03/2022 14:09

Brasília (DF), 23/03/2022 – Para combater ilícitos nas fronteiras dos estados do Amazonas e de Roraima, foi deflagrada a Operação Ágata Conjunta, nesta semana. Cerca de 1,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estão envolvidos na missão, que conta com a participação da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas. A iniciativa fortalece a presença do Estado, principalmente em áreas mais remotas, assegura a soberania do país, a lei e a ordem.

A Operação Ágata, que ocorre de modo articulado com países vizinhos, estados e municípios, inclui ações preventivas e repressivas contra crimes como contrabando, descaminho e narcotráfico, além de exploração mineral e garimpo ilegais, praticados na faixa de fronteira. Também, reforça o controle aduaneiro e apoia a população mais necessitada, como indígenas e demais residentes na faixa de fronteira. Para tanto, os militares dispõem de 100 embarcações, quatro navios patrulhas, um Navio de Assistência Hospitalar e 24 aeronaves para executar as atividades.

Repressão a ilícitos transfronteiriços

A Operação Ágata é desenvolvida, ao longo do ano, em diferentes estados e períodos, por apenas uma Força Singular ou por todas em conjunto.  A Ágata Conjunta é a primeira de 2022 com a participação das três Forças Armadas. Dados da Operação, em 2021, mostram evolução de 50% na apreensão de drogas em comparação com 2020. No ano passado, foram apreendidas 27,9 toneladas de maconha, skank e haxixe, e, em 2020, 18,6 toneladas.

Assistência Social

Além das atividades de combate ao crime, as tropas atuam na assistência social aos povos ribeirinhos da região. Para isso, utilizam um Navio de Assistência Hospitalar, onde é prestado atendimento médico e odontológico. Recuperação de instalações públicas e palestras educativas e preventivas estão, também, entre as atividades planejadas visando o bem-estar social das comunidades locais.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica realiza palestra na Escola Superior de Guerra

Destinada aos alunos do Curso Superior de Defesa da ESG, a apresentação abordou os desafios da FAB para as próximas décadas

Da Redação | Publicada em 24/03/2022 15:35

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi à Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (23/03), para a realização de uma palestra sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB). A palestra com o tema “Força Aérea Brasileira e seus desafios para as próximas décadas” foi destinada aos alunos do Curso Superior de Defesa (CSD), cuja turma de 2022 iniciou o ano letivo no último dia 21, com a aula magna do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

Estiveram na palestra o Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Kative; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; e demais autoridades militares e civis.

O evento foi realizado no auditório da ESG e contou com a participação dos 174 estagiários do CSD, oriundos de cursos distintos das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

Na abertura, o Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Kative, deu especial boas-vindas ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, sobretudo por o Oficial-General ter a oportunidade de retornar à instituição, mais de dez anos depois de ter frequentado a ESG como aluno.

Durante a palestra, o Comandante da Aeronáutica expôs e explicou a visão estratégica da Força Aérea diante dos desafios contemporâneos, nas esferas nacional e internacional.  Explicou as origens que consubstanciaram a formação do então Ministério da Aeronáutica, a evolução do poder aéreo ao longo do século XX, as quatro gerações da história da FAB, a integração do sistema de controle de tráfego aéreo e a defesa aérea, os principais projetos estratégicos da Força em curso, entre outros assuntos.

Parafraseando as palavras do escritor austríaco e pai da administração moderna, Peter Ferdinand Drucker, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior encerrou a palestra abordando o futuro da FAB. “A melhor forma de prever o futuro é cria-lo. Temos de construir o futuro que a gente quer. E não é fácil fazer isso num País com tantas carências. Para isso, temos buscado fazer o melhor uso possível dos recursos que nos dão. E construíndo aquilo que está mais do centro da nossa missão que é defender o nosso País. Tenho a honra, o privilégio, de ter um Alto-Comando da Aeronáutica maduro e experiente. Tenho 68 mil militares e civis sob meu comando, todos eles cientes e comprometidos com a nossa missão. Isso facilita muito a tomar as melhores decisões, fazer as melhores escolhas para construir o nosso futuro”, destacou o Oficial-General.

No final do evento, o Comandante respondeu às perguntas da audiência e recebeu um diploma de agradecimento da instituição. “Reforço a firme convicção de que juntos somos mais fortes, não só os militares mas também os civis e isso é muito importante. Até por que serão eles os embaixadores da nossa atividade por vezes não compreendida”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Escola Superior de Guerra (ESG)

Criada pela Lei nº 785/49, a ESG é um instituto de altos estudos de política, estratégia e defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa. Destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da segurança e do desenvolvimento.

A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministério da Defesa. A Escola não desempenha função de formulação ou execução da política do País. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

OUTRAS MÍDIAS


AVIAÇÃO EM FLORIPA - Esquadrilha da Fumaça estará em Santa Catarina no próximo final de semana


Da Redação | Publicada em 24/03/2022 09:26

Nos próximos dias, três cidades catarinenses receberão a visita do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. A passagem por Santa Catarina inicia-se por Joinville no sábado (26/03), na Expoville às 16h, prossegue no domingo (27/03), em Florianópolis na Beira-Mar Continental, no mesmo horário e encerra-se no Sul do Estado, na cidade de Tubarão, com a apresentação agendada para segunda-feira (28/03), às 15h junto ao Memorial Aeroporto Anita Garibaldi. A equipe ficou quase dois anos longe do público, devido aos protocolos sanitários impostos pela pandemia.

O retorno às demonstrações oficiais da Esquadrilha da Fumaça ocorreu no início deste mês de março com três apresentações em municípios do interior paulista. Este ano o grupo completa 70 anos de criação, tornando-se ao longo deste período, uma das mais conhecidas e respeitadas esquadrilhas militares acrobáticas do mundo. Quem estiver presente em um dos locais agraciados com o espetáculo aqui no Estado certamente verá um show de técnica, arrojo e precisão no céu, proporcionado pelos pilotos da equipe e seus sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores nacionais. O Circuito Sul como está sendo chamado, ainda terá duas apresentações no Rio Grande do Sul. Na sequência a Esquadrilha da Fumaça segue para o Chile, onde participará do maior evento aeronáutico da América Latina, a FIDAE, Feria Internacional del Aire y del Espacio.

DEFESA EM FOCO - Centro de Medicina Operativa da Marinha realiza adestramento para militares da Força Aérea Brasileira


Marinha Do Brasil | Publicada em 24/03/2022 18:00

O Centro de Medicina Operativa da Marinha recebeu em suas instalações 17 militares oriundos da Base Aérea dos Afonsos (BAAf) e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, entre os dias 14 a 18 de março, para adestramento em Suporte Básico de Vida, Suporte Básico de Vida no Trauma, controle de hemorragias, afogamento e transporte de feridos.

Os adestramentos contaram com atividades teóricas e práticas, com o objetivo de preparar os socorristas para prestarem os primeiros atendimentos às vítimas de um acidente aeronáutico em pista de aeródromo, sendo capazes de preservar a vida e utilizar as técnicas de remoção dos feridos até local onde seja possível prestar atendimento em saúde especializado.

Ao longo deste ano, estão programados outros três adestramentos para militares da BAAf, apoiando a formação de socorristas daquela Base Aérea, permitindo a troca de experiências e contribuindo para a interoperabilidade entre as Forças Singulares.