NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Jato Embraer KC-390 da FAB leva mais 19 toneladas de oxigênio para o Amapá


Fabio Farias | Publicada em 24/03/2021

Na madrugada de segunda-feira, 22, uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o Estado do Amapá (AP).

O FAB 2854 decolou às 03h25 (horário de Brasília), da Base Aérea de Belém (BABE), com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que corresponde a 19.572 quilos de carga. O pouso, em Macapá (AP), ocorreu às 04h15 dessa segunda-feira (22). A missão ocorre em apoio à Operação COVID-19.

“Estamos contando com todo o apoio da Força Aérea tem nos dado para que esse material chegue ao estado do Amapá e seja encaminhado aos pacientes nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento”, disse o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Estado do Amapá, Roberto Bauer.

Na madrugada desta terça-feira (23) foram transportados mais 257 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para o Estado do Amapá.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

PORTAL PODER AÉREO


KC-390 Millennium transporta 19 toneladas de oxigênio para o Amapá (AP)


Alexandre Galante | Publicada em 24/03/2021

O avião realizou o transporte na madrugada dessa segunda-feira (22)

Na madrugada dessa segunda-feira (22), uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o Estado do Amapá (AP).

O FAB 2854 decolou às 03h25 (horário de Brasília), da Base Aérea de Belém (BABE), com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que corresponde a 19.572 quilos de carga. O pouso, em Macapá (AP), ocorreu às 04h15 dessa segunda-feira (22). A missão ocorre em apoio à Operação COVID-19.

“Estamos contando com todo o apoio da Força Aérea tem nos dado para que esse material chegue ao estado do Amapá e seja encaminhado aos pacientes nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento”, disse o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Estado do Amapá, Roberto Bauer.

Na madrugada desta terça-feira (23) foram transportados mais 257 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para o Estado do Amapá.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Operação Covid-19, FAB atinge 5.000 horas de voo


Paulo Roberto Bastos Jr. | Publicada em 25/03/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) completou, nesta quarta-feira, dia 24, 5.000 horas de voo realizadas no envolvimento das ações de combate ao novo Coronavírus.

A FAB iniciou as missões em março de 2020, com o acionamento de duas aeronaves VC-2 para o resgate de 34 brasileiros, na China, em apoio à Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Em seguida, duas aeronaves C-130 Hércules resgataram 100 pessoas no Peru, impedidos de regressarem ao Brasil em razão do fechamento das fronteiras, já em apoio à Operação Covid-19.

Com o envolvimento das aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, VC-2, C-99, VC-99, C-97 Brasilia, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, H-60L Black Hawk, dentre outros aviões, a FAB atingiu, em aproximadamente 12 meses, um total de 5.000 horas de voo em cumprimento de diversas missões, que correspondem a cerca de sete meses ou 210 dias de voo ininterruptos.

Para atender as demandas que se tornaram crescentes, as Forças Armadas iniciaram ações de apoio aos órgãos públicos e à sociedade com foco no enfrentamento ao novo Coronavírus. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a FAB começaram a atuar coordenados em função do Centro de Operações Conjuntas (COC), acionados pelo Ministério da Defesa, localizado em Brasília (DF). Foram ativados, também, dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente.

Nas missões de Transporte Aéreo Logístico a FAB contabiliza um total de quatro mil toneladas de cargas já transportadas. Entre as missões, foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, respiradores hospitalares, vacinas, além de profissionais de saúde.

Com o agravamento do sistema de saúde na região Norte, em janeiro de 2021, passaram a ser transportados cilindros de oxigênio, usinas e tanques de oxigênio líquido. Pessoas internadas em hospitais do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) foram transferidas, por meio dos aviões da FAB, a outras regiões do Brasil, com o objetivo de disponibilizar leitos para pacientes com Covid-19. Outros internados também foram transportados para demais hospitais da região Norte. Com isso, já foram removidos 766 pacientes.

Além das missões operacionais, a FAB esteve presente nas ações sociais, como o envolvimento do efetivo na Campanha de Doação de Sangue “Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!”, contribuindo para o abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil; na montagem de Hospitais de Campanha (HCAMP); na entrega de refeições aos caminhoneiros; na distribuição de kits de alimentação para famílias de crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP); na descontaminação de espaços públicos; e, também, na confecção de máscaras.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a Força Aérea não mede esforços para atender todas as demandas e necessidades da população brasileira. “A integração com a sociedade foi, é e sempre será um papel importante das Forças Armadas Brasileiras. Além de ser uma vocação, esta característica consta no arcabouço constitucional que estabelece suas atribuições. O ano de 2020 mais que representou o que a FAB pode fazer pela sociedade nas asas de suas aeronaves e neste ano de 2021 não será diferente. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana para levar apoio e ajuda aos que mais necessitavam e ainda necessitam de nossas asas que protegem o país”, destacou o oficial-general.

PORTAL AEROFLAP


FAB transporta concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte (RN)


Pedro Viana | Publicada em 24/03/2021

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV) – Esquadrão Arara, transportou para Natal (RN), nessa segunda-feira (22), 70 concentradores de oxigênio.

A carga, pesando 2.130 quilos, foi levada de Manaus (AM) e será usada como alternativa aos cilindros, uma vez que sua função é manter os níveis de oxigênio dos pacientes acima de 90%.

Os insumos foram fornecidos pelo Governo do Amazonas, com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Defesa (MD).

Os equipamentos chegaram à Base Aérea de Manaus (BAMN) por volta das 13h30. Ao finalizar o carregamento, a aeronave decolou às 14h10 (horário de Brasília). Após aproximadamente sete horas de voo, o C-105 Amazonas pousou na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), por volta das 21 horas. De acordo com a Coordenadora de Administração e Infraestrutura da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Francisca Zilmar de Oliveira Fernandes, os concentradores serão distribuídos a 12 municípios do Estado, incluindo Natal.

“Nesse momento de crise que estamos vivendo, principalmente pela dificuldade logística para abastecer os municípios, os equipamentos chegam em boa hora”, disse.

A Superintendente Regional do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Midya Emily Gurgel de Souza Targino, explica que a Organização tem atuado na integração de entidades e do poder público na tentativa de facilitar a aquisição de equipamentos necessários ao tratamento da COVID-19.

“Essa ação é uma forma do Governo do Amazonas demonstrar gratidão ao estado do Rio Grande do Norte, visto que já que recebemos em nosso estado 55 pacientes amazonenses, que foram tratados e alguns já retornaram aos seus lares”, afirmou.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde.

O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Operação Verde Brasil 2 prossegue com inspeções e aplicação de multas


Por Isabela Nóbrega | Publicada em 24/03/2021 14:11

Brasília (DF), 24/03/2021 - Durante inspeções da Operação Verde Brasil 2, militares do Comando Conjunto Norte participaram de ações de fiscalização de madeireiras em Tucuruí, no Pará, nesta terça-feira (23). Na ação, foram apreendidos 1.081 metros cúbicos de madeira em tora, 517 m³ de madeira serrada e outros 199 m³ de madeira em lascas. Também foram confiscados R$ 460 mil em bens e aplicada multa no valor de R$ 776 mil reais.

Os militares prestaram apoio logístico aos integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar do Estado do Pará, do IBAMA, e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tucuruí, além de executarem a segurança no transporte do material apreendido.

No sábado, o Comando Conjunto Amazônia apreendeu 5 mil metros cúbicos de madeira ilegal, confiscou R$ 411,6 mil em espécie e aplicou multa no valor de 193 mil reais. No mesmo dia, os Comandos Conjuntos Amazônia, Norte e Oeste inspecionaram 165 embarcações, autuaram 10, apreenderam quatro e notificaram oito. Houve ainda a vistoria de 32 veículos e a apreensão de duas motos e dois tratores.

Os militares, ainda, desenvolveram combate a delitos ambientais no município de Alto Alegre, em Roraima, na sexta-feira (19). Nas proximidades da Estação Ecológica de Maracá funcionava um garimpo ilegal, que poluía o Rio Uraricoera e a própria estação.

Na ação, foram apreendidos materiais de garimpo, geradores de energia, aparelhos eletrônicos, duas motocicletas e uma caminhonete. Os militares do Comando Fronteira Roraima/ 7º Batalhão de Infantaria de Selva e da Força Aérea Brasileira atuaram em apoio à Polícia Federal e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Em patrulhamento fluvial em Cametá, no Pará, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte interditou um posto de gasolina flutuante. A embarcação não possuía documentação e os materiais de salva-vidas estavam incompletos.

As bombas de combustível foram lacradas e os inspetores navais proibiram o uso da embarcação até a regularização junto aos órgãos responsáveis. 

A Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. A GLO foi renovada até 30 de abril de 2021, por meio do decreto presidencial 10.539.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

 

Pacientes curados da Covid-19 retornam a seus lares com apoio das Forças Armadas


Viviane Oliveira | Publicada em 24/03/2021 19:43

As Forças Armadas coordenam ações de norte a sul do país para atender às necessidades da população brasileira no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Entre os dias 16 a 21 de março, os esforços investidos na Operação Covid-19 incluíram o transporte de insumos, oxigênio e pacientes, doações de sangue e desinfecção de locais públicos.

Oito pacientes recuperados da Covid-19 retornaram para casa com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles foram transferidos de Rondônia para o Espírito Santo para continuar o tratamento contra o novo coronavírus e voltaram ao estado de origem no último domingo (21). Outros 18 pacientes infectados pela Covid-19 seguiram de Porto Velho e Rio Branco para Manaus. As Forças Armadas asseguraram o deslocamento de mais de 750 pacientes entre os estados para minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte.

A FAB também prestou apoio logístico no transporte de 293 cilindros de oxigênio líquido de Belém para o Amapá na segunda-feira (22) e mais 257 unidades na terça-feira (23). Ao todo, foram transportadas 19 toneladas de carga.

Em outra frente, especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear fizeram a higienização de espaços comuns nos estados do Ceará, Pará e Piauí. Militares do Comando do 4º Distrito Naval, da Marinha, atuaram em sete unidades básicas de saúde e na colônia de pescadores do município de Barroquinha, no Ceará, e em órgãos públicos e três unidades do Corpo de Bombeiros Militar em Belém, no Pará.

Já o Exército desinfectou as unidades dos Correios da capital piauiense e as instalações do Hospital Geral de Fortaleza, do Santuário de Padre Cícero, a Delegacia da Polícia Federal, instalações dos Tiros de Guerra, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e outras áreas estratégicas de grande fluxo de pessoas do estado.

Em paralelo, o 8° Regimento de Cavalaria Mecanizado auxiliou profissionais de saúde durante a vacinação contra a Covid-19, no município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A ação no posto “drive-thru" foi coordenada pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Enquanto, o 37º Batalhão de Infantaria Leve e o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército participaram de campanhas para ampliar o número de bolsas de sangue dos hemocentros de Maceió, em Alagoas, e no município de Jaú, no estado de São Paulo.