NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Operação Ágata - Em um ano, Forças Armadas apreendem 50% a mais de drogas na faixa de fronteira

O objetivo é prevenir e reprimir crimes transfronteiriços e ambientais, o que contribui para a defesa da soberania nacional

Da Redação | Publicada em 24/02/2022 14:27 | Atualizado em 24/02/2022 14:27

As Forças Armadas, em ações conjuntas com os órgãos municipais, estaduais e federais de Segurança Pública, apreenderam 50% a mais de drogas em 2021, em comparação com 2020, por meio da Operação Ágata. Em 2020, foram apreendidas 18,6 toneladas de cocaína, maconha, skank e haxixe e, no ano passado, 27,9 toneladas.  A Operação Ágata é coordenada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Defesa e emprega militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica em ações inter agências em todo país. O objetivo é prevenir e reprimir crimes transfronteiriços e ambientais, o que contribui para a defesa da soberania nacional - uma das missões constitucionais das Forças Armadas.

O General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, subchefe de operações, explica como se deu o aumento no número de apreensões. “A sinergia entre as agências governamentais de nível federal, estadual e municipal e as Forças Armadas contribui para o sucesso do governo brasileiro no combate aos crimes transfronteiriços. Especificamente no ano de 2021, houve um aumento significativo na apreensão de drogas fruto desse trabalho integrado, tanto na fronteira terrestre, como na marítima, por onde escoam 90% das exportações do país, estando sujeita a uma maior quantidade de tentativas de envio de drogas ao exterior”, destaca.

Planejamento

No mês de fevereiro, representantes do Ministério da Defesa, das três Forças e de agências governamentais realizaram reunião com o objetivo de planejar as ações da Operação Ágata para o segundo trimestre de 2022. Ao longo do ano, a mobilização ocorre em diferentes estados e períodos, prezando pelo fator surpresa para prevenir e reprimir delitos.

Além de drogas, a operação também tem como resultados a apreensão de cigarros, minério e madeira extraídos ilegalmente, além de instrumentos e meios utilizados pelos criminosos; como armas, munições, veículos, embarcações e aeronaves. 

Atuação

Além da atuação integrada, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica participam de operações singulares, nas quais atuam, no momento, 20 mil militares. A capilaridade das Forças Armadas permite a ampla proteção de regiões consideradas sensíveis e alcança a fronteira marítima, que possui mais de 7 mil quilômetros de extensão; a demarcação terrestre, que possui, aproximadamente, 17mil quilômetros; e a área de cerca de 22 milhões de km² do espaço aéreo.

PORTAL AEROFLAP


Força Aérea Brasileira abre 159 vagas para pessoas com Ensino Superior


Da Redação | Publicada em 24/02/2022 16:39 | Atualizado em 24/02/2022 16:40

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou seis editais, com 159 vagas ao todo, para os Exames de Admissão ao Curso de Médicos (CAMAR), de Dentistas (CADAR) e de Farmacêuticos (CAFAR), além dos Estágios de Adaptação de Engenheiros (EAOEAR), de Capelães (EIAC) e do Quadro de Apoio (EAOAP).

As inscrições estarão disponíveis no site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), de 21 de fevereiro até as 10 horas (horário de Brasília) do dia 13 de março. A taxa de inscrição é de R$ 130,00. 

Para participar dos exames de admissão de Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Engenheiros, os candidatos não podem ter completado 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2023.

Já para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio, os inscritos deverão possuir no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2023.

E, para o Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães, é necessário que se tenha entre 30 e 40 anos de idade até 31 de dezembro de 2023.

No Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR), são ofertadas 11 vagas para as especialidades de Estomatologia, Implantodontia, Odontogeriatria, Prótese Dentária, Periodontia e Radiologia Odontológica e Imaginologia. Já o Curso de Adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) oferece cinco vagas para as especialidades de Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar.

Além disso, o Curso de Adaptação de Médicos (CAMAR) tem 100 vagas disponíveis e distribuídas nas especialidades de Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hemoterapia, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Urologia.

Ainda, para o Curso de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP), há dez vagas nas especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social.

Já o Curso de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR) disponibiliza 30 vagas para as especialidades de Cartográfica, Civil, Computação, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Química e Telecomunicações. Por último, o edital de Capelães conta com três vagas para Sacerdote Católico Apostólico Romano.

Os processos seletivos são compostos de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral (somente para médicos, dentistas e farmacêuticos), procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As provas escritas estão previstas para o dia 12 de junho de 2022. Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso/estágio no CIAAR, em Lagoa Santa (MG), durante aproximadamente 17 semanas. Após a conclusão com aproveitamento, o aluno será nomeado Segundo-Tenente – no caso dos capelães –, e Primeiro-Tenente – nas demais especialidades.

Para obter mais informações, consulte o edital na página: www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/ingresse-na-fab

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL COMANDO MILITAR DO LESTE- Mais de 1000 militares do Comando Conjunto Leste atuam em Petrópolis


Da Redação | Publicada em 24/02/2022 16:18

Rio de Janeiro (RJ) - O Ministério da Defesa determinou o emprego das Forças Armadas, por meio do Comando Conjunto Leste, no socorro às vítimas das fortes chuvas que assolaram a cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, desde o último dia 16 de fevereiro.

Desde então, vêm sendo mobilizados pelas Forças Armadas diversos meios material e pessoal, como gerador, viaturas, ambulâncias, motosserras, bote, trator, retroescavadeiras, equipamentos de comunicações, helicópteros, assim como profissionais de diversas aéreas, incluindo engenheiros e equipes de saúde.

No total, são mais de 1000 militares e 130 equipamentos empregados na Operação Petrópolis, incluindo máquinas pesadas de Engenharia, viaturas e aeronaves.

Em 7 dias, já foram desobstruídas mais de 15 vias públicas principais e secundárias, realizados mais de 520 atendimentos médicos e começaram a ser prestados os apoios para distribuição de donativos que chegam à região de diversas localidades. 

Por meio do Comando Conjunto Leste, militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira estão sendo empregados em ações que englobam o apoio às buscas, desobstrução de vias de acesso, remoção de escombros, controle de trânsito e do espaço aéreo, doação e distribuição de donativos, reconhecimento especializado de engenharia, atendimentos médicos, entre outras atividades operacionais e assistenciais.

Desde as primeiras horas do dia 16, quando o Destacamento de Resposta Imediata da 4º Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda inf L Mth), localizado em Juiz de Fora (MG), apoiado pelo 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth) sediado em Petrópolis, foi acionado, os militares do Comando Conjunto Leste atuam na região em coordenação com os órgãos da Defesa Civil nas instâncias municipal, estadual e federal.