NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Onça resgatada em queimadas no Pantanal se recupera e retorna à natureza

Curada das queimaduras e de uma grave pneumonia, a onça pintada Jou Jou recebeu alta e voltou para casa

Da Redação | Publicada em 24/01/2021 21:46

O Domingo Espetacular acompanhou de perto a volta para casa da onça pintada que se tornou símbolo da tragédia ambiental no Pantanal. Após quase três meses de tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O animal, batizado de Jou Jou, se recuperou das queimaduras e de uma grave pneumonia provocada pela fumaça dos incêndios. Confira o retorno de Jou Jou à natureza.

PORTAL G1


Dez pacientes com Covid-19 vindos de Manaus são encaminhados a dois hospitais no Recife

Cinco deles foram para o Hospital das Clínicas da UFPE e outros cinco para unidade estadual de referência em Boa Viagem, após passarem por avaliação médica. Seis foram para UTIs.

Por G1 Pe | Publicada em 24/01/2021 10:45

Dez pacientes de Manaus com Covid-19 foram transferidos para o Recife e estão, neste domingo (24), em dois hospitais da capital. Uma força-tarefa foi montada para recepcionar o grupo e avaliar pessoa a pessoa. Do total, seis foram encaminhados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e quatro para enfermaria.

As transferências ocorrem devido ao colapso no sistema de saúde em Manaus e após a Justiça Federal determinar que a União transfira, imediatamente, todos os pacientes da rede pública que possam morrer por causa da falta de oxigênio.

Os pacientes chegaram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 22h do sábado (23).

No local, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fizeram a triagem dos pacientes, que inicialmente iriam somente para o HC.

Os médicos avaliaram que seis precisariam ser internados em leitos de UTI. Com isso, quatro homens e uma mulher, com idades entre 31 e 59 anos, foram para o HC, na Zona Oeste do Recife. Um deles foi para a unidade de terapia intensiva.

Os outros cinco, duas mulheres e três homens, foram encaminhados para leitos de UTI no Hospital de Referência estadual em Boa Viagem, o antigo Alfa.

Para a transferência, além do Samu do Recife e das ambulâncias da SES, foi feita escolta com motos do Samu, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), além de carros do BPTran.

Os pacientes e as equipes de saúde que os atenderam serão monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde do Recife e do governo do estado. Segundo a SES, todos farão exames para posterior sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE.

JORNAL O TEMPO (MG)


Uberaba recebe 18 pacientes que estavam internados em Manaus com Covid-19

Transporte foi feito por meio de um avião da FAB; pacientes foram levados para internação no Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva

Por Bruno Menezes | Publicada em 24/01/2021 21:06

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu no início da noite deste domingo (24), no Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva, 18 pacientes que estavam internados com Covid-19 em Manaus no Amazonas. O transporte aéreo dos pacientes foi feito por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que saiu da capital amazonense às 14h20.

A internação dos pacientes manauaras em Uberaba ocorre após uma crise no sistema de saúde de Manaus, onde pessoas internadas chegaram a morrer devido a indisponibilidade de oxigênio nos hospitais.

Em entrevista ao canal CNN Brasil, na tarde deste domingo, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidadriedade) falou sobre a estrutura para receber os pacientes.

“Nós montamos uma operação de guerra aqui. Dentro desse trablaho foram simulados diversas situações considerando o pior cenário. Inicialmente eles viriam na condição de pacientes de enfermaria. Mas nós sabemos que ao fazerem uma viagem de avião, a situação de saúde deles pode se agravar e nós estamos preparados para recebe-los”, afirmou a prefeita.

A chefe do Executivo Municipal de Uberaba também afirmou que a escolha pela cidade para receber os pacientes de Manaus se deu por conta da infraestrutura de aeroporto e pelos índices atuais da Covid-19 estarem controlados no município.

“Nós tínhamos um enfrentamento tranquilo em relação à Covid. Desde o início do ano nós vimos que os índices começaram a aumentar e fizemos o contato com toda a comunidade, para que a gente sempre possa estar conscientizando sobre o enfrentamento à Covid”, pontuou a prefeita.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Defesa da soberania nacional


Governo Do Brasil | Publicada em 24/01/2021 18:48

Nesses dois anos de Governo Bolsonaro, o Brasil assistiu ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, do Programa de Desenvolvimento de Submarinos e de cooperações nacionais e internacionais para o trabalho de defesa da soberania nacional.

Confira o detalhamento de algumas ações:

Força Aérea Brasileira recebe a primeira aeronave multimissão KC-390

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 4 de setembro de 2019, na cidade de Anápolis (GO), a primeira aeronave multimissão KC-390.

O maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, resultado da parceria entre FAB e Embraer, firma-se como um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial. Sem dúvida um marco que impulsionará a Base Industrial de Defesa no Brasil.

Entre as capacidades operacionais da nova aeronave destacam-se: missões de transporte de carga, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo (o que aumenta consideravelmente a autonomia), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio.

As primeiras unidades da nova aeronave multimissão ficarão sediadas na Ala 2, em Anápolis (GO).

Apresentação do primeiro Gripen brasileiro

A empresa sueca SAAB apresentou, no dia 10 de setembro de 2019, em Linköping, na Suécia, o primeiro F-39 Gripen brasileiro, marcando o início da fase de ensaios em voo da aeronave. Inicialmente, os voos de teste serão feitos na Suécia e, em seguida, a campanha prosseguirá no Brasil. A entrada em operação da nova aeronave de caça, na Força Aérea Brasileira, está programada para ocorrer em 2021.

O novo avião representa, na FAB, um significativo salto tecnológico para a aviação de caça, bem como um exemplo de desenvolvimento colaborativo, baseado na transferência de tecnologia e fomento à Base Industrial de Defesa. Será uma nova ferramenta para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar o território nacional.

As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. Os aviões são desenvolvidos e produzidos com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. 

Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil. Atualmente, cinco países operam o Gripen: Suécia, África do Sul, República Tcheca, Hungria e Tailândia, e, em breve, o Brasil fará parte desse grupo.

Concursos públicos para ingresso na carreira militar

Os concursos públicos para ingresso nas Escolas Militares e os cursos de carreira das Forças Armadas, em ano de enfrentamento da Covid-19, foram mantidos em 2020 amparados pela Diretriz nº 001/SEPESD/SG/MD, de 31 de agosto de 2020.

A diretriz contribuiu diretamente para assegurar os concursos para ingresso na carreira militar, cursos de formação e de preparo dos militares para prosseguimento nas diversas carreiras dos corpos e quadros das Forças Armadas, observando todos os protocolos de saúde expedidos para o enfrentamento da Covid-19.

Entre outros benefícios para a sociedade, essa ação permitiu que não fossem frustrados os esforços dos jovens que estavam se preparando para os concursos para ingresso na carreira militar, onde são observados rígidos critérios para acesso e ascensão por mérito, observando um fluxo contínuo de carreira para oficiais e praças.

Como benefícios intangíveis para a sociedade, os militares participam diretamente na preservação das riquezas, da soberania e da Defesa Nacional, e promovem ações subsidiárias de assistência social, atendendo a comunidades carentes nos mais remotos rincões do país, ações essas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

As Forças Armadas, presentes em todo o território nacional, possuem também representações no exterior onde participam de missões de paz e cursos no exterior onde os militares complementam e mantêm um elevado nível de capacitação.

Adoção e padronização de medidas preventivas contra a Covid-19

Em um ano de enfrentamento da Covid-19, foram mantidos os cursos de formação e feitos todos os concursos públicos previstos para o ingresso na carreira militar, sempre de forma segura e responsável.

A expedição da Diretriz nº 001/2020 que, em um esforço conjunto do Ministério da Defesa com a Marinha, Exército e Aeronáutica, permitiu a divulgação, a adoção e padronização de medidas preventivas contra a Covid-19, durante os concursos públicos para ingresso nas Forças Armadas. Essas medidas, com protocolos e informações, evitaram também, além da propagação do vírus, possíveis prejuízos aos candidatos, liminares de cancelamento dos certames e, principalmente, a danosa quebra do fluxo de carreira de oficiais e graduados das três Forças.

Assim, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, com o apoio e sinergia do Ministério da Defesa, fizeram, em 2020, 26 concursos em todo o território nacional, com cerca de 356.122 candidatos inscritos, cumprindo todos os protocolos sanitários, permitindo o acesso de milhares de jovens à carreira militar.

Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional

O Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA) é resultado da cooperação entre o Ministério da Defesa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de Defesa.

De abrangência nacional, o programa tem duração de quatro anos com orçamento total de R$ 13,7 milhões. Por meio da formação de redes de cooperação acadêmica nível pós-graduação stricto sensu nacionais e internacionais, o PROCAD-DEFESA contribui para a redução das assimetrias regionais na formação de recursos humanos, na produção de conhecimento e na geração de renda para o país.

Em 2020, deu-se início à implementação de bolsas e de recursos previstos para 15 projetos de cooperação em rede, contando com mais de 50 equipes de pesquisa, com foco nos estudos estratégicos e em outros setores de interesse estratégico para a Defesa (espacial, nuclear, cibernético e de biossegurança).

Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento com Radar Orbital

O objetivo do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento com Radar Orbital (SipamSAR) é monitorar sistematicamente o desmatamento na Amazônia, no período de alta densidade de nuvens, de forma complementar ao Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A capacidade do Sistema é de 950.000 Km²/mês, e está sendo obtida por meio do Projeto Amazônia SAR, que atua em três eixos: infraestrutura, capacitação e operação.

O projeto teve início em 2015 e será concluído em 2021. O investimento é da ordem de R$ 63.923.626, com recursos de doação do Fundo Amazônia (BNDES).

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) coordena o projeto e tem como parceiros e clientes o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os resultados operacionais obtidos envolvem a análise de 1.333 imagens, com a geração e entrega de 1.226 alertas (polígonos) de incremento de desmatamento. Os maiores beneficiários dessas informações são os órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente.

Projeto F-X2

O Projeto F-X2 prevê a aquisição de 36 aeronaves de caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira. A empresa sueca SAAB é a responsável por desenvolver a aeronave em parceria com a indústria aeroespacial brasileira que, dentro de um programa de transferência de tecnologia, prepara-se para produzir partes e para montar as últimas unidades da Gripen aqui no Brasil. A entrega do primeiro lote de aeronaves está prevista para outubro de 2021.

A contribuição desse projeto é fortalecer ainda mais a defesa do espaço aéreo brasileiro e alavancar as oportunidades de negócios para a indústria aeronáutica nacional a partir da cooperação técnica e comercial entre o Brasil e a Suécia.

Avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos

No dia 13 de dezembro de 2020, foi lançado ao mar o submarino Humaitá, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O evento ocorreu no Complexo Naval de Itaguai?, no Rio de Janeiro, onde o Presidente Jair Bolsonaro acionou remotamente o elevador de navios que desceu ao mar o Humaitá.

O submarino inicia agora a fase de testes. Quando passar a operar oficialmente, contribuirá para ampliar o controle sobre a faixa litorânea brasileira conhecida como Amazônia Azul. O Humaitá é o segundo submarino de propulsão diesel-elétrica do Prosub lançado ao mar, fruto da cooperação tecnológica com a França.

Estratégias para Apoio à Saúde

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, promoveu, no dia 9 de novembro de 2020, em Macapá, no Amapá, reunião com o secretário de Saúde do estado do Amapá para tratar do apoio médico que a Marinha do Brasil ofereceu à população local, com o objetivo de amenizar os transtornos ocasionados pela falta de energia elétrica que afetou a região. Participaram do encontro o Comandante do 4º Distrito Naval e o Capitão dos Portos do Amapá.

Foram disponibilizados 31 militares da área de Saúde: médicos (clínica geral, cirurgia geral e pneumologia), cirurgiões dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas. Os atendimentos ocorreram no período de 11 a 21 de novembro, no Centro de Triagem, anexo ao Hospital de Emergência de Santana no Amapá.

Ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira

No dia 17 de julho de 2020, foi ativada a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM). Localizada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), região metropolitana do Rio de Janeiro, a base propicia um grande incremento ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), tendo o propósito prioritário de contribuir para o aprestamento dos submarinos e secundariamente prestar apoio logístico a outras unidades da Marinha. A BSIM é estrategicamente uma das mais relevantes Bases da América Latina.

Guardiã do maior Ativo da Defesa nacional, a estrutura está equipada com elevados níveis de automação e por uma complexa infraestrutura de rede de dados e centros de controle, possibilitando automatizar tarefas como a geração e distribuição de utilidades (água, óleo, energia elétrica), controle de maquinário, detecção e combate a incêndio, segurança física das instalações e proteção ambiental.

A BSIM conta com modernos recursos de tecnologia da informação e comunicação para o desempenho das tarefas, inseridos na robusta infraestrutura de segurança da informação da Marinha. Moderna, bem equipada e com efetivo bem preparado para exercer o papel constitucional de garantir a soberania do país, a ativação da BSIM representa um importante marco no processo construtivo do Prosub, elevando o patamar tecnológico e fazendo da Base Industrial de Defesa do Brasil um vetor de inovação, incorporação tecnológica e expansão da indústria nacional.

Projeto Panorama

O Panorama foi criado para organizar e disponibilizar o acervo de produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Em uma segunda etapa, dentro do contexto do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o Panorama objetiva a integração de dados de várias agências para ações de inteligência, comando e controle e a obtenção de maior consciência situacional do ambiente amazônico. Dessa forma, o Governo Federal terá a capacidade de monitorar, analisar e gerenciar, de forma integrada, as ações governamentais executadas na Amazônia Legal.

A meta é promover a sistematização, o compartilhamento e a integração de sistemas, bases de dados e informações sobre o ambiente da Amazônia Legal, visando à compatibilização de metodologias de prevenção, detecção e combate ao desmatamento, às queimadas, à extração ilegal de minerais e outras práticas ilegais.

Grupo de Integração para proteção da Amazônia

Foi estruturado um grupo multidisciplinar denominado “Grupo de Integração para proteção da Amazônia (GIPAM)” com o objetivo de apoiar as atividades de combate do desmatamento. Além de servidores do Censipam, a equipe conta com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O trabalho multidisciplinar feito a partir do Censipam baseia-se na análise detalhada de diversas informações já disponíveis em cada órgão. Com a fusão desses dados, o grupo elabora relatórios para direcionamento das ações das Forças Armadas e equipes de fiscalização.

Os relatórios trazem diversos detalhes sobre os crimes ambientais, incluindo informações sobre o tipo de degradação, localização e descrição da área. Os Comandos Conjuntos têm à disposição mapas gerais e específicos que facilitam a visualização dos pontos de interesse.

A metodologia dos analistas sediados no Censipam aplica, por exemplo, o cruzamento de alertas de desmatamento com registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para verificar se as áreas tiveram autorização para o desmate. Os relatórios contam também com uma investigação detalhada dos representantes dos órgãos policiais, que averiguam a cadeia produtiva envolvida com o crime ambiental.

Comunicações via satélite na Amazônia

O Censipam apoia órgãos e instituições parceiras fornecendo terminais de comunicação via satélite em localidades isoladas na Amazônia. Além dos pontos de internet de uso geral, o sistema também faz a comunicação de dados de estações meteorológicas de superfície e de radares meteorológicos.

A partir de 2019, foi iniciada a substituição dos pontos de internet distribuídos pela Amazônia por antenas e modems do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), gerenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Gesac utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que fornece velocidade de 10 Mbps. Os terminais apoiam comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas, pelotões de fronteira e órgãos da Justiça.

Também estão sendo contratadas antenas transportáveis. O equipamento pesa 60 kg e inclui antena, bateria com autonomia de 8 horas e modem.

Avanço do Programa Nuclear da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, por meio do Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE), em setembro de 2020, posicionou o inserto metálico da sela fixa do Bloco 40, na reprodução em terra do futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear Brasileiro, importante marco que representa a fundação para montagem do Reator desse Laboratório no protótipo da Planta Nuclear Embarcada.

Nova Estação Antártica Comandante Ferraz

A Marinha do Brasil reinaugurou, no dia 15 de janeiro de 2020, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). As novas edificações configuram uma área de aproximadamente 4.500 m² dividida em seis setores distintos: privativo, laboratórios, social, serviços, operação e manutenção e módulos isolados.

Destaca-se no projeto arquitetônico, a substancial ampliação da capacidade de pesquisa da nova estação em comparação à antiga, saindo de quatro para dezessete laboratórios no total, projetados e equipados para atender a uma multiplicidade de necessidades da comunidade científica brasileira, entre os quais: meteorologia, biociências, química, microbiologia, biologia molecular, bioensaios e de múltiplo uso.

Os fenômenos naturais do Brasil sofrem a influência direta da região antártica, afetando o clima do país em função das frentes frias e em consequência as atividades de agricultura e pecuária, e afetando a atividade de pesca, que também está ligada às variações das correntes marítimas provenientes da Antártica, que pode alterar a temperatura e a disponibilidade de alimento nas zonas pesqueiras.

Além disso, o desenvolvimento de pesquisa é condição essencial para que o país mantenha a condição de Membro Consultivo do Tratado da Antártica, possibilitando ao país ser pleno do SCAR (Scientific Committee on Antarctic Research) tendo direito a participar dos grandes projetos científicos globais, desenvolvidos em parceria internacional na Antártica.

Assinatura de Acordo de Cooperação com BNDES para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa

A Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa articulou a assinatura de um Protocolo de Intenções com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no dia 20 de fevereiro de 2020. O protocolo tem o objetivo de estudar, discutir e propor ações voltadas para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID), com foco nas empresas, incluindo, mas não se limitando, a políticas adequadas de financiamento, ao sistema brasileiro de apoio público às exportações e ao desenvolvimento de programas de nacionalização progressiva de produtos e tecnologias de defesa, considerando a natureza e especificidade de atuação da BID, nos termos do marco legal que rege o setor.

A expectativa é que a conclusão dos trabalhos ocorra em 2021. Contudo, o acordo tem vigência de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por até 60 meses.

FAB Inaugura instalações do Centro de Operações Espaciais

Operação de monitoramento de satélite brasileiro começa a ser feita em novas e modernas instalações. Uma cerimônia no dia 23 de junho de 2020, em Brasília (DF), marcou a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE).

Subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o COPE foi construído em parceria com a Telebrás com o objetivo de operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cujo uso é dual, ou seja, civil e militar. De um lado, utilizando uma banda denominada Ka, possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. E, a partir da banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental.

A inauguração das instalações do COPE representa um marco estratégico em prol da soberania nacional na área espacial. O Centro – preparado para operar não apenas o SGDC, mas todos os outros satélites que deverão ser lançados, decorrentes do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) – traz benefícios diretos e indiretos para toda a sociedade brasileira. Hoje, já funciona de forma integral, 24 horas por dia, operado por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de profissionais da Telebrás.

Construído para servir como centro de controle do SGDC e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, as instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

PORTAL CAVOK - A vantagem do Gripen no moderno espaço de batalha


Fernando Valduga | Publicada em 24/01/2021 13:59

Tendo identificado alguns dos desafios que o campo de batalha moderno terá, Jussi Halmetoja, conselheiro de operações do domínio aéreo da Saab Aeronautics e ex-piloto do Gripen, fala sobre como as capacidades do Gripen lhe darão uma vantagem na guerra moderna.

Desempenho total do sistema

“Aqui, estamos analisando o que o Gripen pode fazer em uma operação colaborativa que outras aeronaves não podem fazer”, disse Jussi Halmetoja. O Gripen possui um sistema centrado na rede que permite que as aeronaves se comuniquem perfeitamente umas com as outras, multiplicando sua força e seu poder aéreo.

Consciência situacional superior

A consciência situacional superior do Gripen significa que o piloto tem a capacidade de ver o que não é visto, tornando o design “furtivo” irrelevante. “O operador que pilota um caça furtivo vai pensar que tem a furtividade como uma vantagem, mas ele não tem mais essa vantagem. O Gripen, junto com seus sensores, tornará seu design furtivo irrelevante, de forma independente e colaborativa”, disse Halmetoja.

Suporte avançado de decisão

O Gripen fornece um vasto algoritmo de suporte à decisão que reduz significativamente a carga de trabalho do piloto. Com os dados fornecidos pelos sensores ativos e passivos, o sistema avançado de suporte à decisão do Gripen ajuda o piloto a entender um espaço de batalha moderno altamente congestionado.

“O piloto sempre é apresentado com o curso de ação que precisa ser realizado, permitindo que ele tome as decisões certas com muito mais rapidez”, diz Halmetoja.

Superior engajamento de armas

“No Gripen, você pode integrar uma ampla gama de armas que não estão vinculadas a nenhum país específico”, diz Halmetoja. O Gripen também tem uma integração completa de link duplo com o míssil Meteor, que está em operação na Força Aérea Sueca há quatro anos. O sistema de propulsão ramjet do Meteor desde então revolucionou os mísseis além do alcance visual e é considerado o melhor de seu tipo dentre os modelos de longo alcance conhecidos atualmente.