NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL O POPULAR (GO)


Prazo para inscrição no processo seletivo com mais de 500 vagas da FAB termina nesta quinta (24)

Oportunidades são para nível médio técnico e para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2023; remuneração gira em torno de R$ 5 mil

Da Redação | Publicada em 23/11/2022 10:19

O prazo final para inscrição no processo seletivo da Força Aérea Brasileira (FAB) termina nesta quinta-feira (24). São mais de 500 oportunidades para candidatos com nível médio técnico para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2023. Ao ser aprovado, o voluntário será declarado como Terceiro-Sargento, cuja remuneração gira em torno de R$ 5 mil. Além de formação na área pretendida, os candidatos precisam ser brasileiros, ter idade máxima de 40 anos de idade na data da incorporação e cumprir os requisitos do edital. 

Os aprovados serão lotados em diversas Organizações Militares (OM), localizadas em algumas capitais brasileira, além de outras cidades como Anápolis (GO), Barbacena (MG), Confins (MG), Guaratinguetá (SP), Guarujá (SP), Juiz de Fora (MG), Lagoa Santa (MG), Pirassununga-(SP) e São José dos Campos (SP). 

Dentre as oportunidades, há vagas para as áreas de Administração, Comunicações, Desenho, Eletricidade, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Laboratório, Logística, Mecânica de Aeronaves, Metalurgia, Música, Nutrição e Dietética, Obras, Produção de Áudio e Vídeo, Processos Fotográficos, Radiologia, Saúde Bucal e Topografia. 

O tempo de serviço irá ocorrer por períodos de até 12 de meses, podendo ser prorrogado por até 96 meses, respeitando-se a idade limite de 45 anos para permanência no serviço ativo. 

O processo será realizado em nove etapas, sendo elas: Entrega de Documentos (ED); Validação Documental (VD); Avaliação Curricular (AC); Concentração Inicial (CI); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Avaliação Psicológica (AP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Concentração Final (CF) e Habilitação à Incorporação (HI). 

O edital pode ser acessado aqui e as inscrições devem ser feitas no site da FAB.

PORTAL PODER AÉREO


Assim nasce um ‘fumaceiro’


Guilherme Poggio | Publicada em 23/11/2022

Sim, voos com os A-29 são sensacionais. Sim, as acrobacias filmadas a partir das próprias aeronaves são de tirar o fôlego. Sim, as imagens do A-29 voando com o T-6 são memoráveis. Mas o que faz o terceiro episódio do documentário “Fumaça 70” realmente único é o fator humano.

Fumaceiro não é uma patente. É um título que se conquista. Ser ‘Fumaceiro’ é único na Força Aérea e por este motivo a escolha e o nascimento de um piloto de acrobacia de alta performance é diferenciado.

O terceiro episódio não se resume aos pilotos. Ele aborda também a seleção dos “Anjos da Guarda”, os especialistas da FAB responsáveis pela manutenção das aeronaves e pelas funções administrativas do esquadrão.

O Poder Aéreo teve a oportunidade de assistir a uma prévia do que será exibido hoje, no canal do YouTube da Hunter Press. Assim como os episódios anteriores, trata-se de uma produção de alta qualidade.

Hoje, às 20h00, o terceiro episódio estará disponível para o público em geral no canal do YouTube da Hunter Press. Não perca este vídeo.

REVISTA AERO MAGAZINE


Piloto brasileiro abatido na II Guerra recebe homenagem na Itália

Itália prestou homenagem ao piloto brasileiro John Richardson Cordeiro e Silva, que foi abatido e morto na II Guerra

André Magalhães | Publicada em 23/11/2022 11:55

O piloto brasileiro John Richardson Cordeiro e Silva foi abatido em combate durante a 2º Guerra Mundial, e agora, quase 80 anos depois, foi homenageado pela prefeitura da cidade italiana de Pianoro.

O tenente era aviador do 1º Grupo de Aviação de Caça, conhecido como Senta Púa, a unidade da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial entre meados de 1944 e o final da guerra no ano seguinte.

Na homenagem, estavam presentes a prefeita da cidade, Franca Filippini, o adido Exército do Brasil na Itália, coronel infantaria Sérgio Alexandre de Oliveira; o adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e Eslovênia, coronel aviador Luciano Cantuária Pietrani; dentre diversas outras personalidades civis e militares.

Durante a cerimônia foi hasteada das bandeiras do Brasil e da Itália, além do toque de silêncio em homenagem póstuma ao jovem aviador.

“Agradeço à Senhora Franca Filippini pela manutenção da memória de guerra e pelo fortalecimento da histórica relação de amizade entre o Brasil e a Itália” disse o coronel aviador da FAB.

Saiba Mais...

Na 2º Guerra Mundial o Brasil atuou na Itália com os lendários P-47 Thunderbolt. Os pilotos brasileiros ganharam fama pela atuação nos momentos finais da Guerra. Uma das ações em específico entrou para a história da aviação de caça brasileira.

Em 22 de abril de 1945, o pequeno grupo de aviadores brasileiros realizou impressionantes 44 missões de combate em um único dia. A deta foi escolhida para ser o Dia da Aviação de Caça no Brasil.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


HRTM realiza a décima captação de órgãos para transplante em 2022


Da Redação | Publicada em 23/11/2022 15:35

Na última terça-feira (23), o Hospital Regional Tarcísio Maia (HTRM), em Mossoró, realizou a sua décima captação de órgãos para transplante em 2022. Desde a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em 2016, já se somam 42 captações de órgãos.

A doadora foi uma paciente do sexo feminino, de 59 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mediante a autorização da família, foram encaminhados para transplante em Recife os rins e o fígado, e as córneas para Natal.

A equipe responsável pela captação chegou a Mossoró às 9h30, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O procedimento, coordenado pelo cirurgião-geral de Recife-PE, o médico Bernardo David Sabat, iniciou às 10h30, sendo finalizado às 13h30.

De acordo com Susana Mendes, enfermeira coordenadora da CIHDOTT/HTRM, "o HRTM vem sendo destaque no trabalho de captação de órgãos, com a equipe da CIHDOTT empenhada em fazer um trabalho educativo junto aos órgãos de imprensa local e do Estado, no intuito de esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos, tema que ainda tem muito tabu na sociedade".

 

 

BARBACENA ONLINE


É de Barbacena o primeiro lugar masculino no concurso da Epcar para 2023


Da Redação | Publicada em 23/11/2022

Foram pouco mais de 15 mil candidatos em todo o Brasil disputando uma das 130 vagas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPcar) para o ano de 2023, sendo 110 do sexo masculino e 20 feminino. O primeiro lugar masculino tem apenas 15 anos e é de Barbacena. Matheus Barreto Ferreira dos Santos cursou todo o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, na Escola Estadual Adelaide Bias Fortes.  No primeiro semestre de 2022, já no 1º ano do Ensino Médio, estudou na Escola Estadual Henrique Diniz e no segundo semestre transferiu-se para o Colégio Tiradentes. Para se preparar para um dos concursos mais concorridos do brasil, o da Epcar, estudou em cursinhos particulares.

Os pais, Crislaine Barreto Ferreira dos Santos e Luciano Ferreira dos Santos, não escondem a alegria e o orgulho do filho. “Matheus é extremamente humilde. Os amigos o amam pela alegria, humildade e ajuda que ele compartilha. É extremamente focado. Determinado, persistente. Filho de família simples e nunca teve luxo e fez do estudo sua motivação para vencer. Diminuiu as horas de sono, aumentou as horas de estudo, abriu mão de muitos eventos para alcançar o sonho de ser aluno da FAB / EPCAR”, destacou Crislaine.

E o esforço foi recompensado. A partir de 14 de janeiro de 2023, Matheus será o aluno 01 do curso Preparatório de Cadetes do Ar, que prepara jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).