NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Dia do Aviador é comemorado na Epcar em Barbacena

Apresentação da banda da Epcar, com convidados especiais, será realizada na quinta-feira (24) evento aberto ao público com entrada gratuita.

Publicada em 23/10/2019 14:19

Nesta quarta-feira (23) é celebrado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Em comemoração a data, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena realiza atividades abertas à população.

Na parte da manhã, o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena participou da solenidade militar e alguns militares foram agraciados com as medalhas "Sargento Max Wolff Filho" e "Eduardo Gomes Aplicação e Estudo".

Já na quinta-feira (24), ocorre a apresentação da banda de música da Epcar, às 19h30, no Pátio das Paineiras.

A apresentação é gratuita e aberta ao público geral e conta com a participação de músicos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica de Lagoa Santa e do Rio de Janeiro, além de convidados da guarnição local e cantoras civis.

PORTAL DEFESANET


Dia do Aviador e da FAB: Conheça histórias de missões reais em todas as Aviações

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é celebrado em 23 de outubro

Agência Força Aérea | Publicada em 23/10/2019 11:55

Desde o início de sua formação, o cadete aviador conta as horas para estar pronto para o cumprimento de uma missão real. No mês em que é celebrado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), em homenagem à data em que Alberto Santos-Dumont realizou seu primeiro voo a bordo do 14-Bis, o Notaer traz relatos de militares que, assim como o Pai da Aviação, escolheram o céu como escritório de trabalho. Integrantes de diversas aviações contam experiências de acionamentos reais e a paixão pela profissão.

Asas Rotativas

“A minha primeira missão real como comandante de Black Hawk foi um acionamento para o resgate de um senhor que estava em uma embarcação a mais de 100 milhas do litoral gaúcho, no mês de maio deste ano. No momento que fomos chamados, pude perceber a importância da missão que treinamos diariamente e sentir a responsabilidade de estar preparada para decolar a qualquer momento, pois a vida de um cidadão brasileiro dependia da minha tripulação. Um sentimento como esse confirma todos os dias a minha melhor escolha: ser aviadora e, principalmente, ser piloto de helicóptero. Minha realização consiste em saber que, com meu trabalho, posso contribuir, de alguma maneira, para que a Forca Aérea Brasileira se faça presente nas situações em que a nossa Nação precisar”.

Tenente Aviadora Maria Luisa (5º/8º GAV)

Busca e Salvamento

“Em julho de 2017, estava em uma missão de apoio ao Ministério da Saúde, em São Joaquim (AM). Fomos a uma das aldeias da etnia Kuripako e a viagem até a comunidade havia sido difícil devido ao mau tempo. Enquanto ocorria a missão, tivemos que fazer uma evacuação aeromédica às pressas de um indígena com poucas semanas de vida que havia contraído uma infecção generalizada. Tivemos que ser rápidos para salvar aquela criança. Ser piloto de helicóptero da FAB proporcionou-me diversas experiências, únicas e engrandecedoras. Transformei-me como militar e profissional nas asas dos rotores da FAB”.

Capitão Aviador Agenor de Andrade Rezende Lima (2º/10º GAV)

Caça

“Ao me formar piloto de Caça, tive como principal anseio prosseguir para a Região Amazônica e servir no Esquadrão Grifo (2º/3º GAV), pois lá poderia realizar, com maior frequência, missões de combate a ilícitos e defesa da fronteira do Brasil. Com mais de 15 anos ininterruptos na Caça, voando aeronaves A-1, A-29 e AT-26, foi em 2019 que fiz uma das missões reais mais vibrantes e importantes da minha carreira, durante a Operação OSTIUM III. Na ocasião, tive a oportunidade de realizar voos de Reconhecimento Aéreo com a aeronave A-29 na região de fronteira do Sul do Brasil. Diversas movimentações ilícitas foram localizadas e apreendidas durante a realização da missão. É gratificante servir à pátria como piloto de Caça, pois tenho a oportunidade de contribuir para a soberania territorial e aeroespacial do Brasil”.

Major Aviador Engler Marcel Pereira (Ala 6)

Patrulha

“Certa vez, na costa Nordeste, cumprimos uma missão de Patrulha Marítima em apoio à Marinha do Brasil. Após algumas horas de voo, localizamos dezenas de embarcações pesqueiras não autorizadas para estarem naquela área e, mais à frente, um navio mercante de origem estrangeira. Diante da nossa presença, a embarcação se locomoveu em direção às águas internacionais. Após o pouso, fomos informados que se tratava de uma ação criminosa com prática ilegal da pesca. Os criminosos não obtiveram sucesso, pois estávamos lá cumprindo a nossa missão. A Aviação de Patrulha é multimissão e esse fator é determinante para a manutenção do nosso preparo e motivação. Sinto-me extremamente honrado em fazer parte deste seleto grupo de patrulheiros, pois tornamos a Força Aérea mais forte”.

Capitão Aviador Rodrigo Barros Aureliano Alves (1°/7° GAV)

Reconhecimento

“Voando pelo Esquadrão Guardião, tive a oportunidade de participar de uma missão de Controle e Alarme em Voo na qual, juntamente com toda a tripulação, enfrentei o desafio de detectar e controlar a interceptação de uma aeronave suspeita adentrando o nosso espaço aéreo. Depois de cumprir todos os procedimentos de identificação previstos, a aeronave foi obrigada a realizar o pouso. O resultado da nossa missão foi a apreensão de uma grande quantidade de substâncias ilícitas e os suspeitos detidos. Naquele momento, tivemos o gratificante sentimento de dever cumprido, compartilhado por todos a bordo da nossa aeronave”.

Capitão Aviador Max Ricardo Horr (2º/6º GAV)

Transporte

“Em uma ocasião, no Esquadrão Corsário (2º/2º GT), fomos acionados para apoiar o deslocamento de cinco aviões F-5 de Manaus (AM) para Canoas (RS), fazendo o reabastecimento em voo. Próximo a Campo Grande (MS), um deles informou que seguiria para São Paulo. Acompanhamos para ter a certeza de que pousaria em segurança. Ao final, recebemos a ligação de um dos pilotos informando que nosso apoio foi primordial para a tranquilidade em suas ações. Foi uma sensação incrível poder auxiliar outros companheiros naquela ocasião. Outras situações marcantes na minha carreira foram os deslocamentos de tropas para o Haiti e o transporte de mantimentos e remédios. As missões humanitárias são sempre gratificantes, porque podemos ver nas pessoas a felicidade de receber apoio em um momento tão difícil”.

Major Adriana Gonçalves Reis (2º/2º GT)

OUTRAS MÍDIAS


AVENTURAS NA HISTÓRIA - Há 113 anos, Santos Dumont realizava o primeiro voo independente do 14-bis

A principal máquina do inventor brasileiro já havia falhado e até voado com ajuda de um balão, só entraria para a História neste dia, em 1906

André Nogueira | Publicada em 23/10/2019 10:28

Originalmente, o 14-Bis era um modelo de aeroplano acoplado num balão (de número 14, dando nome à máquina), para facilitar a decolagem, cujos testes se iniciaram em julho de 1906. Neste tempo, Alberto Santos Dumont partia de experimentações para melhorar sua máquina e criar uma aeronave efetivamente autônoma e funcional, que decolasse sem auxílio de outras máquinas.

Após o teste falho realizado em agosto, Santos-Dumont relatou algumas faltas: envernizou a seda das asas, aumentando a capacidade de sustentação, tirou completamente a roda traseira, o que possibilitou uma decolagem precisa e veloz, e removeu a estrutura da hélice. Com essas modificações, era possível realizar um voo independente.

O primeiro teste promissor do voo do 14-Bis, também conhecido como Oiseau de Proie, sem a presença do balão ocorreu em 23 de outubro de 1906. No campo de Bagatelle, em Paris, o segundo protótipo do avião de Dumont decolou e percorreu 70 metros a dois metros de altura do chão. Mil espectadores assistiram à façanha.

Sob supervisão da Comissão Oficial do Aeroclube da França, o voo foi comemorado, mas seu pouso ainda foi rudimentar e brusco, danificando os trens de pouso. Porém, foi reconhecido o sucesso do inventor daquela que seria a máquina mais pesada do que o ar.

O sucesso do episódio incentivou o aviador a incrementar seu 14-Bis, possibilitando o teste de 12 de novembro, em que o aviador brasileiro quebrou o recorde, percorrendo 220 metros em 21,5 segundos. Hoje, há um monumento ao voo de Santos-Dumont no Campo de Bagatelle.

PORTAL CAVOK - DIA DO AVIADOR: Homenagem do Cavok aos aviadores brasileiros


Fernando Valduga | Publicada em 23/10/2019

O Cavok Brasil parabeniza todos aviadores pelo seu dia comemorado hoje, dia 23 de outubro.

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14 BIS, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

WEBRASÍLIA - Exposição SEMANA DA ASA no Museu Nacional da República

A data celebra o dia em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo do aparelho mais pesado que o ar.

Publicada em 23/10/2019

Em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, o Museu Nacional da República recebe, entre os próximos dias 22 e 27 de outubro, a exposição Semana da Asa.

A Força Aérea Brasileira (FAB) programou três atrações para o período. Na exposição interna, fotografias e documentários retratarão, no salão principal do Museu, a história de Santos-Dumont e o que a sua obra trouxe em benefício da sociedade brasileira.

A exposição interna também mostrará maquetes de aeronaves utilizadas pela Força Aérea Brasileira e contará com a réplica do Demoiselle, uma das aeronaves criadas pelo Pai da Aviação.

No pátio externo, será possível conhecer a réplica em tamanho real do novo Caça da Força Aérea Brasileira: o F-39 Gripen, que ficará exposto ao lado da rampa de acesso.

Já nas noites de 22 e 23 de outubro, haverá projeções de imagens tridimensionais que retratarão o conteúdo da exposição principal na parte externa na cúpula do museu.

PROJEÇÃO MAPEADA

Local: Exterior da Cúpula do Museu Nacional da República

Período: 22 a 23/10/2019.

Horário: Das 19h às 00h00.

EXPOSIÇÃO INTERNA

Local: Salão principal do Museu Nacional da República

Período: 22 a 27/10/2019.

Horário: Das 09h às 18h30.

EXPOSIÇÃO EXTERNA DO F-39 GRIPEN

Local: Pátio do Museu Nacional da República

Período: 22 a 27/10/2019.

Horário: Das 09h às 18h30.

DEFESA TV - São Paulo homenageia o Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira


Luiz Camões | Publicada em 22/10/2019 18:51

O que um caça F-5EM Tiger da Força Aérea Brasileira estaria fazendo “estacionado” na área reservada a carros da Assembléia Legislativa de São Paulo? Ao chegar na ALESP, como é conhecida a casa, parlamentares, assessores e funcionários de diversos setores depararam-se com uma aeronave, militares e uma exposição da Força Aérea Brasileira no Salão Nobre do Palácio 9 de Julho.

Com diversas autoridades militares e civis prestigiando o evento, entre Diretores e Comandantes de Organizações Militares, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades destacadas: Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury atualmente como Comandante do Comando Geral de Apoio – COMGAP, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida atualmente como Comandante do 8º Distrito Naval, Brigadeiro (r) Mauricio Pazini Brandão atual Secretário de Tecnologias Aplicadas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), General de Divisão (r) Roberto Sebastião Peternelli Júnior ocupando o cargo de Deputado Estadual de São Paulo e presidindo a mesa da solenidade, o Capitão do Exército Brasileiro (r) Humberto de Alencar Castello Branco, Deputado Estadual.

A homenagem ao Dia do Aviador foi realizada na ALESP na data de hoje devido aos inúmeros eventos e atividades que serão realizadas na data de amanhã, 23 de outubro, quando se comemora de acordo com a Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, no qual decreta que o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro!

Em um evento com quebras de protocolos e com inúmeros elogios e reconhecimentos ao Pai da Aviação, Santos Dumont, seis vídeos foram exibidos para os presentes, desde a história da Força Aérea Brasileira até os dias atuais com o desenvolvimento e equipamentos de última geração, entre eles a aquisição da Aeronave Multipropósito KC390.

Veja o vídeo institucional da Força Aérea Brasileira

BARBACENA MAIS - Dia do Aviador - Solenidade militar agraciou militares no Dia da Força Aérea Brasileira

Solenidade militar agraciou militares e, na Ordem do Dia, Comandante da Aeronáutica destacou os novos desafios para que a FAB continue a cumprir sua missão de Controlar, Defender e Integrar.

Publicada em 23/10/2019

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (23) a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

A solenidade contou com a participação de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e foi presidida pelo Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, Chefe da Divisão de Ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Estiveram presentes autoridades civis e militares da cidade e região, além de convidados e familiares dos militares agraciados.

Na oportunidade, dois militares foram agraciados com medalhas: o Suboficial Derly Vicente de Carvalho foi agraciado com a Medalha Sargento Max Wolff Filho e o Primeiro Sargento Alexandre Egídio Teixeira foi agraciado com a Medalha Eduardo Gomes

Aplicação e Estudo.

Prestes a se transferir para a reserva remunerada após 34 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), o Suboficial Derly é pertencente ao efetivo do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ). Agraciado com a medalha Sargento Max Wolff Filho, o militar descreveu a emoção do agraciamento próximo ao final de sua carreira na ativa. “Vejo que as condecorações são um reconhecimento pela dedicação e pelo trabalho dedicado à Instituição. Próximo da reserva remunerada, sinto-me realizado por, através de meus conhecimentos, haver contribuído para que as unidades da Aeronáutica onde servi pudessem cumprir suas missões. Ter servido à FAB é motivo de orgulho e sou muito grato por tudo o que alcancei em minha vida. Concluo esta fase da minha vida e da minha carreira profissional com muita emoção e com a certeza de que cumpri minha missão. Agradeço a todos que compartilharam comigo seus trabalhos ao longo da minha carreira”, afirmou o graduado.

Durante a solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica pelo Coronel Monsanto. O militar destacou que a mensagem do Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez reflete o trabalho que está sendo desenvolvido no Comando da Aeronáutica (COMAER) e reforça a importância da EPCAR na preparação dos futuros pilotos e oficiais da FAB. “Em especial, hoje, a Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica trata de pontos estratégicos para a FAB e para a continuidade do cumprimento de sua missão institucional, como o recebimento recente da aeronave multimissão KC-390, que será a espinha dorsal da aviação de transporte, assim como, na Suécia, o voo do F-39 Gripen. Desta forma, nós, na EPCAR, nos sentimos incluídos de forma indelével nesta data em que comemoramos o voo de Alberto Santos Dumont, o Patrono da Aeronáutica Brasileira, pois somos os responsáveis pela preparação do futuro cadete aviador que, num futuro próximo, pilotará e comandará estas novas aeronaves militares”, concluiu o oficial que também foi o paraninfo da solenidade.

Uma das autoridades presentes na cerimônia foi o Comandante da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major BM Maycom Elias Alfim, que parabenizou a todos pela solenidade e também pela data, enaltecendo o grande trabalho que a Força Aérea realiza em prol da Nação. “Em nome do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais quero parabenizar à Força Aérea Brasileira pela data. Como cidadão barbacenense, sinto-me orgulhoso por ter sediada em nossa cidade a Nascente do Poder Aéreo e agradecer por toda a parceria que é concretizada junto ao Corpo de Bombeiros, sempre trabalhando em conjunto. É uma data extremamente especial para o nosso país e registro aqui a nossa gratidão por tudo o que a FAB faz por nossa sociedade. Parabéns Força Aérea Brasileira! Parabéns EPCAR, Nascente do Poder Aéreo! Parabéns Brasil”, concluiu.

Durante a solenidade, os presentes entoaram o Hino dos Aviadores e assistiram ao desfile da Guarda de Honra, composta por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e de todo o efetivo das unidades que compõe a Guarnição, encerrando a cerimônia.

Para amanhã (24/10), haverá, ainda, uma apresentação da Banda de Música da EPCAR, que será realizada à noite, no Pátio das Paineiras da Escola.

A data 23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França.

Acesse a página especial alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira