NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Evento `Portões Abertos`, no Museu Aeroespacial, celebra Mês da Asa e Bicentenário da Independência

Exposição de aeronaves, demonstrações aéreas e balonismo são algumas das atrações no museu, no Campos dos Afonsos, na Zona Oeste. Evento gratuito acontece nos dias 24 e 25, das 9h às 17h.

Por Alba Valéria Mendonça | Publicada em 23/09/2022 11:03

Em comemoração pelo Bicentenário da Independência e para celebrar o Mês da Asa, o Museu Aeroespacial (Musal), no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio, realiza, neste fim de semana, o "Portões Abertos". O evento gratuito tem exposição de aeronaves, demonstrações aéreas e balonismo, entre outras atividades para toda a família.

No ar, haverá apresentações das Esquadrilha da Fumaça, Esquadrilha CEU, Associação Brasileira de Acrobacias (Acro) e do Comandante Ferrari. O público também poderá assistir a exibição dos paraquedistas da equipe Falcões, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em terra firme, os visitantes poderão apreciar aeronaves históricas e participar de oficinas educativas. Haverá ainda demonstrações do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Além de oficinas educativas e uma área de lazer com brinquedos para crianças.

O "Portões Abertos" celebra é um evento que remete ao Dia do Aviador e da FAB, representando o primeiro voo de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906.

A entrada é gratuita, mas o público poderá contribuir com um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão doados ao Instituto Casa Viva, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Musal é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul. E oferece ao público diversas atividades culturais e educacionais à população.

Portões Abertos - Museu Aeroespacial (Musal)

Bicentenário da Independência e Mês da Asa

Dias: 24 (sábado) e 25 (domingo) de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Avenida Marechal Fontenelle, 2.000 - Campo dos Afonsos
Ingresso: gratuito, com contribuição de um quilo de alimento não perecível
Programação completa: site do Musal

PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira recebe hoje, de navio, mais dois novos aviões de caça Gripen

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá mais um par de caças Gripen na manhã deste sábado (24), chegando de navio em Santa Catarina.

Redação | Publicada em 24/09/2022 06:00

Os caças fabricados na Suécia serão os de números 4 e 5 recebidos pela FAB, de um total de 36 encomendados e possíveis mais 4 outros que podem chegar à força no futuro (sem contar uma negociação em andamento para mais 26).

O desembarque se dará no Porto de Navegantes, que fica ao lado do Aeroporto Internacional da cidade, com deslocamento do cais até o hangar feito por via terrestre, onde os caças são rebocados por uma rua.

Da última vez, os caças seguiram o mesmo percurso e ficaram no Hangar das Lojas Havan em Navegantes, onde foram preparados para o voo, mas não se sabe se isso ocorrerá desta vez. O translado do porto para o aeroporto deverá ser feito na madrugada de sábado para domingo.

De Santa Catarina, os aviões vão voando até Gavião Peixoto, cidade próxima de Araraquara, no interior paulista, onde fica a sede da Embraer Defesa e Segurança e as instalações da SAAB Brasil. Lá eles serão preparados para entrar em operação.

Estes são os caças de série de número 3 e 4 de série. Além deles, há mais um que o Brasil recebeu primeiro, mas que é um protótipo e realiza voos de testes.

Os dois novos caças estão chegando a bordo do navio Minervagracht, e deverá chegar no final da manhã em Navegantes, é possível acompanhar o seu trajeto em tempo real neste link.

PORTAL AEROFLAP


FAB de olho nos jatos P-8 Poseidon e T-7 Red Hawk


Por Gabriel Centeno | Publicada em 23/09/2022 15:00

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu representantes das fabricantes Boeing e Saab na quinta-feira (22). O oficial conversou com os executivos sobre o avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e o jato de treinamento T-7A Red Hawk. 

Estiveram presentes o Diretor Regional Tim Flood, acompanhado do Diretor de Negócios Donn Yates; do Líder Regional Pablo Weltman, e dos Desenvolvedores de Negócios Tomas Karlsson e Kistian Skoog.

Pela FAB, também participaram da reunião o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, e o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

A conversa desta semana é fruto do primeiro encontro do Comandante com o diretor regional da Boeing, durante o show aéreo de Farnborough, na Inglaterra. Na oportunidade, os dois conversaram sobre as novidades do mercado de aviação. 

Segundo a FAB, a partir desse encontro, surgiu a necessidade e o interesse de se complementar informações sobre dois importantes projetos da Boeing. Um deles é a aeronave T-7A, desenvolvida em parceria com a SAAB, como um jato de treinamento avançado para substituir o T-38 Talon.

Flood e Baptista Jr. também conversaram sobre o P-8 Poseidon, principal avião de patrulha marítima em operação com a Marinha dos EUA. Desenvolvido principalmente para substituir o P-3 Orion, o Poseidon está entre os mais modernos jatos militares, adquirido por outros sete países além dos Estados Unidos. 

De acordo com o Comandante da FAB, a reunião foi de suma importância para prospectar o futuro da Aviação de Patrulha marítima no Brasil, uma vez que existe a necessidade de se discutir o substituto da aeronave P-3AM Orion, usada no patrulhamento de longo alcance.

“A aeronave P-8 é baseada na plataforma Boeing 737NG, com mais de 150 unidades em serviço. Dessa forma, tem se mostrado um projeto e um sistema d’armas muito importante, principalmente para um país como o nosso com 8.500 quilômetros de costa”, explica.

Com o objetivo de trazer inovação e desenvolvimento, o Diretor Regional da Boeing na América do Sul destacou a reunião como essencial para se discutir projetos e suas potencialidades. Assim, puderam debater sobre o desenvolvimento industrial brasileiro e a frota de aeronaves da FAB – que apresenta modelos como os A-29 Super Tucano e os F-39 Gripen – considerada uma das maiores da América Latina.

“Com essa reunião, poderemos iniciar a construção de uma parceria de desenvolvimento futuro e próspero para a Força Aérea do Brasil. Isso porque acreditamos que podemos contribuir em diversos segmentos, com o objetivo de ajudar a garantir a segurança do país”, destacou.

Flood também destacou que a reunião trouxe a oportunidade para apresentar mais informações sobre como desenvolver programas e modernizar aeronaves de forma a preservar o meio ambiente. “O P-8 é uma aeronave que poderá trazer grandes benefícios para o Brasil, atuando em diversos segmentos e sendo considerado uma das melhores do mundo”, disse.

O Comandante da FAB foi convidado para conhecer as instalações da Boeing em Saint Louis, nos EUA, e testar as capacidades da aeronave T-7A Red Hawk em um voo de demonstração. O uso de jatos de treinamento pela FAB é pauta para discussão há bastante tempo, especialmente após a baixa dos AT-26 Xavante em 2010.

A Aeronáutica avaliou o impacto da transição do A-29 para os aviões de 1ª linha (F-5M e AMX A-1), sem que os aviadores passem por um jato após a formação na Academia da Força Aérea. Em abril, Baptista Jr. voou o Leonardo M346 na Itália, um jato de treinamento avançado e caça/ataque leve.

A importância da Aviação de Patrulha

Surgida no Brasil em meio à Segunda Guerra Mundial, a Aviação de Patrulha brasileira possui a missão de vigiar e proteger, 24 horas por dia, uma área de aproximadamente 13,5 milhões de quilômetros quadrados. 

Cabe à Aviação de Patrulha, por exemplo, a vigilância da Zona Econômica Exclusiva brasileira, localizada no Oceano Atlântico, onde se encontram as maiores reservas nacionais de petróleo, entre elas a área do pré-sal. Além disso, ajuda, em conjunto com a Marinha do Brasil, a garantir a segurança das linhas de transporte marítimo, uma vez que 95% dos produtos comercializados são transportados pelo mar.

No contexto atual, o conflito na Ucrânia tem mostrado, de maneira clara, a importância de se garantir a segurança e o livre acesso a portos e rotas marítimas para o escoamento das riquezas produzidas e o abastecimento da população.

 

 

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Força Aérea faz teste militar e pousa `drone` militarizado na Capital

RQ-900 Hermes veio de Santa Maria (RS) até Campo Grande, atravessando cerca de mil quilômetros

Por Guilherme Correia | Publicada em 23/09/2022 23:41

FAB (Força Aérea Brasileira) realizou nesta sexta-feira (23) primeiro voo de traslado de uma ARP (Aeronave Remotamente Pilotada), a RQ-900 Hermes, de Santa Maria (RS) até a Capital. A distância entre os aeródromos de decolagem e pouso é de aproximadamente mil quilômetros.

Até então, missões não tripuladas conduzidas pela Força Aérea, ainda que tivessem grande alcance devido ao controle realizado por satélite, restringiam-se a decolagem e pouso sempre no mesmo aeródromo.

A operação, conduzida pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação e sob a égide do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), teve "grande complexidade".

"Isso em virtude das peculiaridades do sistema não tripulado, da suscetibilidade à meteorologia e da necessidade de múltiplas coordenações entre órgãos de controle do espaço aéreo e tripulantes, que revezaram a missão estando baseados em Santa Maria (RS), Brasília (DF) e Campo Grande".

O voo histórico decolou da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, às 2h05 (de MS). Equipe de mantenedores preparou aeronave e tripulantes realizaram controle com link em linha de visada, ou seja, utilizaram uma antena de solo apontada diretamente para a aeronave o que permitiu o comando remoto durante todas as fases da operação.

Na segunda etapa, uma tripulação assumiu o controle do RQ-900 a partir de Brasília (DF), desta vez por link satelital, executando a pilotagem remota até o aeródromo de Campo Grande, localizado a mais de mil quilômetros de distância de Santa Maria.

Já na última fase da operação, antes do início dos procedimentos de descida para pouso em Campo Grande, uma tripulação local assumiu o comando da aeronave, em linha de visada, realizando um pouso suave e com segurança em Campo Grande, a Cidade Morena.

Para o comandante do Esquadrão Hórus, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Starling Cardoso, o voo "entrou para a história como um avanço na operacionalidade da FAB com relação ao emprego de sistemas não tripulados". "Demonstrou a capacidade de mobilizar e reposicionar a aeronave para operar a partir de uma nova base de desdobramento e em um curto espaço de tempo."

Esquadrão - Grupo foi criado em 2011, na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de operar as ARPs, como também são chamados os Vant (Veículos Aéreos Não-Tripulados) na FAB, com missões de Controle Aéreo Avançado, Posto de Comunicações no Ar, Busca e Salvamento em Combate e Reconhecimento Aéreo.

A operação de uma ARP necessita de sistemas em solo que permitem o controle, a telemetria e a recepção das imagens por meio de um sistema de enlace de dados, sendo as aeronaves comandadas por aviadores com experiência em aviões e helicópteros de combate, além de conhecimentos em missões militares e regras de controle do espaço aéreo.

Em 2014, o Esquadrão passou a operar as aeronaves RQ-900 Hermes, que possuem capacidade de operação em média altitude e longa duração. Ela voa a mais de 9 mil metros de altura e tem autonomia superior a 30 horas.

Equipada com o sensor eletro-ótico e térmico DCoMPASS, com câmera colorida de alta definição, sensor de visão infravermelha e iluminador e designador de alvos a laser, essa aeronave possui também o sistema eletro-ótico SkEye, um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permite a vigilância de várias áreas simultaneamente, com transmissão de dados em tempo real.

PORTAL DEFESANET


Aeronave T-27 modernizada chega ao DCTA

Aeronave vai compor frota do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), localizado em São José dos Campos (SP)

Redação | Publicada em 23/09/2022 10:35

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, conduziu, no dia 15 de setembro, a aeronave T-27 modernizada (T-27M) de Lagoa Santa (MG) até o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em São José dos Campos (SP).

Após o pouso, bombeiros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) deram as boas-vindas com o tradicional banho de batismo, que contou com a participação do Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito. Logo em seguida, o Tenente-Brigadeiro Medeiros passou às mãos do Diretor do IPEV, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari, o livro de registro do avião, ao som de canções entoadas pela Banda de Música e diante da tropa do Instituto, composta por pilotos, engenheiros, mecânicos e técnicos que participaram do projeto desde o desenvolvimento do protótipo da aeronave modernizada.

Modernização do T-27
O voo representou a entrega da aeronave modernizada, após um trabalho sinérgico realizado entre o IPEV e o IFI, iniciado em 2020. As Organizações contribuem para o processo de modernização do T-27 com ensaios que avaliam a funcionalidade, o desempenho e a confiabilidade dos novos sistemas, que agora se apresentam em Glass Cockpit, tendo como base regulamentos aeronáuticos e técnicas especializadas.

O conceito Glass Cockpit tornou possível, nessa aeronave, voos e aproximações para pouso baseados em posição satelital e em performance, ou seja, mais diretos e precisos, além do envio e recepção de informações para o controle de tráfego aéreo por meio do Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B), que consiste em uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.

Dessa forma, utilizando do conhecimento adquirido na Escola de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), os profissionais do IPEV amparam o aperfeiçoamento da Força Aérea Brasileira (FAB), seja na incorporação de novas capacidades, seja no aprimoramento das já existentes, contribuindo para a segurança de voo, bem como para o cumprimento da missão institucional.

“Essa modernização do T-27M contribui para elevar o nível da formação dos nossos cadetes e ressalta o alto grau de competência dos integrantes do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), IPEV e IFI. Ratifica, ainda, a excelência que buscamos como instituição, provendo equipamentos de última geração, alinhados com as demandas do século XXI. De forma marcante, o T-27M retorna para o DCTA, local onde foi concebido e desenvolvido para conquistar posição de destaque como aeronave de instrução”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA.

No total, 42 aeronaves devem ser modernizadas, com o objetivo de introduzir ou alterar características técnicas e logísticas nos sistemas ou materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los, quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas da atualidade.

“No IPEV essa magnífica máquina também acompanhou várias gerações de pilotos e engenheiros que compartilharam momentos de tensão e de altíssima carga de trabalho na nobre missão de forjar as tripulações que hoje testam as modernas e recém-chegadas aeronaves da FAB, como os Gripens e o KC-390. T-27M: Seja muito bem-vindo ao IPEV e ao DCTA. Saiba que nossa ligação é anterior ao seu primeiro voo e que ainda teremos muitas horas para compartilharmos juntos na imensidão do céu, prevendo, formando e testando a Força Aérea do amanhã”, afirmou o Diretor do IPEV, Coronel Scarpari.

Sobre o T-27M

O T-27 Tucano nasceu de uma necessidade da FAB em substituir o T-37C, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea (AFA). Com um desenho avançado para a época em que foi desenvolvido e com características diferenciadas para treinadores do tipo, o Tucano tornou-se uma referência em desempenho e estabeleceu um novo padrão. Não por acaso, a aeronave foi escolhida para ser utilizada em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça e, em pouco tempo, tornou-se um símbolo brasileiro que conquistou o mundo.

Diretor-Geral do DCTA visita o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil

O objetivo da visita foi aproximar as instituições, a fim de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações de interesse comum

Redação | Publicada em 23/09/2022 10:50

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, visitou na quarta-feira (14/09), o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR), em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, o Oficial-General foi recebido pelo Diretor-Superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, General Eduardo Garrido, pelo Diretor-Administrativo Financeiro, Flaviano Masnik, pelo Diretor-Técnico Rafael Deitos e, representando o Diretor Geral-Brasileiro de Itaipu Binacional, Anatalício Risden, esteve presente o Contra-Almirante Luiz Carlos Faria Vieira.

Também estiveram presentes na visita o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA (SDA) Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral e demais autoridades.

A programação da visita institucional foi iniciada com a apresentação das soluções que são desenvolvidas pelas linhas estratégicas do Parque. A comitiva conheceu o Centro de Desenvolvimento Tecnológico que desenvolve soluções voltadas para a segurança cibernética, inteligência territorial e para o setor elétrico e de energias. O objetivo da visita é aproximar as instituições, a fim de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações de interesse comum, e que as instituições possam promover e desenvolver projetos em conjunto, integrando e transformando conhecimentos em soluções e tecnologias que possam gerar impacto, beneficiar e contribuir com o progresso da sociedade, por meio de transferência tecnológica e geração de novos negócios.

“O nosso propósito  é conhecer mais de perto o trabalho de excelência que é desenvolvido no Parque Tecnológico para que possamos somar esforços e contribuir com a expertise das nossas Organizações Militares (OM), visando o crescimento e o desenvolvimento do nosso país. E, ainda, fazer com que a tríplice hélice volte a criar oportunidades”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Sobre o PTI-BR

Sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.

O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil foi criado em 2003, a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, sua mantenedora. Desde os anos 2000, a missão da hidrelétrica é gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável, no Brasil e no Paraguai.

 

PORTAL BAND


Museu Aeroespacial comemora bicentenário da Independência do Brasil

Evento gratuito terá apresentações de paraquedistas da Equipe `Falcões` da Força Aérea

Vinicius Fernandes | Publicada em 23/09/2022 11:51

O Museu Aeroespacial realiza neste fim de semana um evento gratuito em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Mês da Asa.

O espaço cultural fica no bairro do Campos dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio.

Na programação estão apresentações de paraquedistas da Equipe "Falcões" da Força Aérea Brasileira, da Esquadrilha da Fumaça e Esquadrilha CEU.

Ao longo do evento também acontece uma exposição de aeronaves históricas e oficinas educativas.

 O MUSAL convida o público a levar um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Instituto Casa Viva.