NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Alice, o primeiro avião comercial totalmente elétrico

Nesta semana, a empresa israelense Eviation apresentou a aeronave na feira de aviação Paris Air Show e disse que ela poderá transportar nove passageiros em uma viagem de até 1.040 km de distância.

Publicada em 23/06/2019 10:11

As empresas aeroespaciais estão unindo forças para tentar lidar com a crescente contribuição da indústria para as emissões de gases do efeito estufa.

E, diante desse problema, os motores elétricos são vistos como uma possível solução.

Mas será suficiente para compensar a crescente demanda por viagens aéreas por parte da população?

O Salão Internacional da Aeronáutica e Espaço de Paris-Le Bourget, também conhecido como Paris Air Show, apresentou nesta semana o primeiro avião de passageiros comercial totalmente elétrico do mundo, ainda que seja um protótipo.

A empresa israelense Eviation diz que a aeronave, chamada Alice, poderá transportar nove passageiros em uma viagem de até 1.040 km de distância e a 440 km/ h.

Espera-se que a aeronave esteja pronta para entrar em serviço em 2022. Alice tem uma aparência pouco convencional.

Conta com três hélices viradas para trás, uma na cauda e duas na ponta das asas para neutralizar os efeitos do arrasto. Ela também tem uma fuselagem inferior plana para ajudar sua sustentação.

"Este avião não é assim porque queremos construir um avião genial, mas porque é elétrico", disse o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay.

Economia de combustível

A Eviation já recebeu seus primeiros pedidos. A companhia aérea regional americana Cape Air, que opera uma frota de 90 aeronaves, fez um acordo para comprar "dois dígitos" de aeronaves.

A empresa está usando a Siemens e a magniX como fornecedoras dos motores elétricos. De acordo com o diretor da magniX, Roei Ganzarski, o potencial de negócios para aviões elétricos de pequeno porte é evidente se você levar em conta as 2 bilhões de passagens aéreas vendidas por ano para voos a menos de 400 km de distância.

E, além disso, a eletricidade é muito mais barata que o combustível convencional.

Um avião pequeno como um turboélice Cessna Caravan pode gastar US$ 400 (cerca de R$ 1.500) em combustível convencional para um voo de 160 km, disse Ganzarski. Mas com a eletricidade, esse custo "ficará entre US$ 8 e US$ 12 (de R$ 30 a R$ 45), o que significa custos muito menores por hora de voo", disse ele.

"Não somos uma empresa ambiental. A razão pela qual fazemos isso é porque faz sentido comercialmente", disse ele.

A MagniX está atualmente trabalhando com a companhia aérea Harbour Air, com sede no Canadá, para começar a converter sua frota em uma elétrica.

O futuro também parece otimista no caso de voos de médio alcance - até 1.500 km.

Ao contrário de Alice, as aeronaves que visam essa faixa utilizariam uma combinação de energia obtida a partir de combustível convencional e elétrica, o que permitiria reduzir significativamente as emissões de CO2, ligando o componente elétrico de sua propulsão em pontos-chave do voo, como decolagem e aterrissagem.

Primeiros resultados positivos

Vários projetos em fase de testes estão mostrando resultados positivos.

Por exemplo, a Rolls-Royce, Airbus e Siemens estão trabalhando no programa E-Fan X, que instalará um motor elétrico de dois megawatts em um jato BAE 146. Estima-se que ele possa voar em 2021.

"Há um enorme esforço envolvido nisso. A engenharia é absolutamente inovadora e nosso investimento em sistemas elétricos está crescendo rapidamente", disse o diretor de tecnologia da Rolls-Royce, Paul Stein.

A United Technologies, que inclui a fabricante de motores Pratt & Whitney, está trabalhando em seu Projeto 804, um demonstrador elétrico híbrido projetado para testar um motor de 1 MW e os subsistemas e componentes necessários.

A empresa diz que ele deve gerar uma economia de combustível de pelo menos 30%. Ele deve fazer seu primeiro voo em 2022 e estar pronto para as companhias aéreas regionais em meados da próxima década.

A Zunum Aero, empresa apoiada pela Boeing, usa uma turbina de motor da francesa Safran para acionar um motor elétrico para uma aeronave híbrida.

E a operadora de baixo custo EasyJet, que está trabalhando com a Wright Electric, diz que começará a usar aviões elétricos em seus serviços regulares em 2027. É provável que eles sejam usados em voos de curta distância, como Londres a Amsterdã, a segunda rota mais usada da Europa.

"Os vôos elétricos estão se tornando realidade e agora podemos prever um futuro que não dependa exclusivamente de combustível para jatos", disse Johan Lundgren, diretor executivo da EasyJet.

Sua declaração é apoiada por um relatório do banco de investimento UBS, que prevê que o setor de aviação rapidamente vai optar por aviões híbridos e elétricos para viagens regionais com uma possível demanda de até 550 aeronaves híbridas de passageiros por ano entre 2028 e 2040.

E voos de longa distância?

As perspectivas de voos elétricos de longa distância não são tão otimistas.

Embora os motores elétricos, os geradores, a distribuição de energia e os controles tenham avançado muito rapidamente, a tecnologia das baterias não mudou muito.

Mesmo supondo que houvesse grandes avanços nessa tecnologia, com baterias 30 vezes mais eficientes e "densas em energia" do que as atuais, só seria possível pilotar uma aeronave A320 por um quinto de seu alcance e com apenas metade de sua carga máxima, de acordo com a diretora de tecnologia da Airbus, Grazia Vittadini.

"A menos que haja uma mudança radical de paradigma e ainda que inventem um armazenamento de energia melhor, vamos contar com combustíveis de hidrocarbonetos num futuro próximo", disse o diretor de tecnologia da United Technologies, Paul Eremenko.

O grande problema é que 80% das emissões da indústria da aviação vêm de voos de passageiros de mais de 1.500 km, uma distância que nenhuma aeronave elétrica poderia voar.

No entanto, o Reino Unido tornou-se um dos primeiro países ricos a aceitar a meta de zero emissão líquida de carbono até 2050. É um desafio para o setor de viagens aéreas, com 4,3 bilhões de pessoas voando neste ano e até 8 bilhões previstos para 2037.

As agências reguladoras também estão aumentando a pressão.

A Agência Européia de Segurança da Aviação diz que começará a classificar as aeronaves de acordo com suas emissões de CO2. Noruega e a Suécia pretendem fazer voos de curta distância em seu espaço aéreo com aviões elétricos até 2040.

Então, por lógica, abandonar os voos de longa distância é a única solução?

Isso, obviamente, não é uma proposta atraente para o setor. Paul Stein, da Rolls-Royce, acredita que o mundo estaria em um "lugar sombrio" se parássemos de viajar.

Em uma economia global "onde há uma coexistência pacífica quando as pessoas viajam e se entendem, eu me preocupo muito com o fato de que, se nos afastarmos disso, não é a direção em que a humanidade deve seguir", concluiu

Comemorações do aniversário de Rio Claro tem show com Edson e Hudson e Esquadrilha da Fumaça

Programação nesta segunda-feira tem ainda desfile e apresentação da Banda da Polícia Militar.

Publicada em 23/06/2019 18:03

As comemorações do Aniversário de 192 anos de Rio Claro (SP) têm show com Edson e Hudson e Esquadrilha da Fumaça, na segunda-feira (24).

As atrações começam pela manhã com desfile cívico no Jardim Público com mais de 2,3 mil pessoas.

O cortejo também terá a participação da viatura histórica VW Fusca, utilizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo na década de 1970.

Em seguida haverá apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar em frente ao coreto do Jardim Público. O repertório é composto de músicas militares e populares.

À tarde, a festa acontece na área atrás das Três Fazendas, na Avenida 61 com a Rua 20, no Jardim Itapuã, com entrada gratuita a partir das 14h.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça começa às 16h e as apresentações musicais começam logo em seguida com as duplas Andres e Leandro, Francisco e Fernando e com Edson e Hudson.

Doação de alimentos e livros

Quem quiser pode contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao atendimento do Fundo Social de Solidariedade às famílias carentes.

As pessoas que doarem receberão um número para concorrer a sorteios durante a programação da festa.

A arrecadação de alimentos será realizada em caminhão que ficará estacionado ao lado do palco montado para as apresentações, a partir das 14 horas, horário em que serão iniciadas as atividades.

Também é possível doar um livro novo ou usado. O material arrecadado será encaminhado para a iniciativa Doe um Livro. O ponto de coleta é a praça ao lado da igreja Santo Expedito e o recolhimento será feito das 14h às 17h.

A campanha “Doe um Livro” nasceu em 2009 de maneira informal, através das redes sociais, tendo como objetivo principal a conscientização da importância da leitura. Em 2018 a campanha fechou parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o recolhimento de livros durante as apresentações da Esquadrilha da Fumaça ao longo do ano, ação que está sendo repetida neste ano. Os livros arrecadados são doados a entidades/ONGs, comunidades carentes, e bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Aniversário de Rio Claro - Programação:

9h - desfile cívico

12h - apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar

16h - apresentação da Esquadrilha da Fumaça

17h - apresentação de Andres e Leandro

18h - apresentação de Francisco e Fernando

19h30 - Show com a dupla Edson e Hudson

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em evento da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no RJ

Atração faz parte da programação do Portões Abertos que ocorre no dia 3 de agosto.

Publicada em 23/06/2019 16:27

A Esquadrilha da Fumaça fará demonstrações de acrobacias aéreas durante o evento "Portões Abertos", promovido pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. O evento ocorrerá no dia 3 de agosto, das 8h30 às 17h30.

O evento é organizado pela Marinha do Brasil com a Força Aeronaval para marcar os 103 anos da Aviação Naval.

Além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a Esquadrilha do Céu, que participou da edição de 2018, também se apresentará.

A programação do "Portões Abertos" ainda terá exposições de viaturas anfíbias, apresentação de cães adestrados dos fuzileiros navais, paramotores de Saquarema e shows musicais.

Haverá também exposições de carros antigos e motos, área reservada para food trucks, beertrucks e recreação infantil. Os visitantes também irão receber orientações médicas e odontológicas.

A expectativa para 2019 é de que 60 mil pessoas passem pelo evento. Na edição de 2018, 45 mil pessoas estiveram presentes e foram arrecadados mais de quatro mil toneladas de alimentos que foram distribuídas para instituições filantrópicas da região.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Como foi o 53° Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace 2019


Yam Wanders | Publicada em 23/06/2019 15:00

O Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace (SIAE) é sem duvida, o evento que reúne características únicas no mundo em vários fatores; o  “glamour” da realização do evento em um aeroporto que é um dos mais antigos do mundo, e também, pelo grande número de expositores e aeronaves participantes.

Esta é a  edição de número 53, o que coloca o SIAE em uma posição muito privilegiada, sendo o 2° maior evento do mundo e o 1° mais antigo dentro do segmento do mercado aeronáutico.

O objetivo principal do evento como salão de negócios, é demonstrar a capacidade da indústria de aeronaves e equipamentos civis e militares para seus potenciais consumidores institucionais.

O SIAE é uma gigantesca feira de negócios, com produtos e serviços dos mais variados possíveis, e é organizada pelo Groupement des Industries Françaises Aéronautiques et Spatiales (GIFAS), que reúne as indústrias e demais empresas aeroespaciais francesas, assim como suas parceiras estrangeiras.

O evento exclusivo ao público profissional do setor, jornalistas e convidados terminou na sexta-feira (21), com o sábado e domingo reservados ao grande público em geral.

Segurança e eficiência para o público

O SIAE demonstrou mais uma vez ser de grande competência na organização e  na segurança, que começou desde os arredores das estações de metrô e trem que são próximas ao parque de exposições, e também chegando ao interior do evento, onde equipes atenciosas bem orientavam à quem precisava e procediam às checagens de segurança em pelo menos “três camadas” antes da entrada ao interior do evento.

A estrutura dedicada para a imprensa foi muito boa, com uma sala dedicada enorme e confortável, com um sistema de WiFi e computadores de livre uso, o que atendeu as necessidades de todos e principalmente pelo café variado e gratuito!

Os números impressionam muito

A área do evento esse ano é de 324 mil metros quadrados e estão presentes 150 aeronaves para exposição e participação em demonstrações diversas. São 7 dias de evento, com 2.453 expositores de 50 países, expectativa de recebimento de 350 mil visitantes, 300 delegações oficiais e 3.450 jornalistas de 67 países estiveram presentes ao evento.

Foram montados também 26 pavilhões nacionais de países participantes que possuem empresas e instituições consideradas de grande importância para o mercado aeroespacial e de defesa, assim como 150 “start ups” desses países.

As cifras em valores são impressionantes ao extremo, com a declaração oficial de negociações que envolvem 65 bilhões de euros, sendo essas cifras divididas em 77% para o mercado civil e 23% para o setor de defesa.

Na parte politico/Institucional o Salão recebeu no dia de sua abertura o impressionante número de 9 ministros (incluindo o primeiro ministro da França) e secretários de estado da França, 160 delegações internacionais oficiais de assuntos de defesa de 86 países.

Quatro organizações (NATO/OTAN, ONU, OCCAR e UE), 16 ministros estrangeiros, 40 chefes de estado maior, 20 vice-ministros, 110 delegações civis e institucionais estrangeiras e 21 delegações oficiais europeias diversas, bem como o Presidente da França acompanhado de seu estado maior das Forças Armadas.

Os destaques do evento

Muitas aeronaves e expositores poderiam ser citadas de acordo com a afinidade pessoal ou profissional de cada um, afinal são mais de 2.000 expositores.

Mas dois estandes chamaram muito a atenção: A dos japoneses com o Mitsubishi MRJ90 e o Kawasaki C2 que são os concorrentes mais “próximos” do Embraer KC-390 e do E195-E2 “Profit Hunter“.

Outras aeronaves da mesma categoria estão presentes na exposição, mas a boa colocação dos estandes dos concorrentes brasileiros e japoneses proporcionou um bom destaque para ambos, porém a vantagem ficou com o Embraer KC-390 que efetuou voos de performance e assim conseguiu atrair mais ainda a atenção do público em geral.

Ainda dentro da categoria de aeronaves de transporte militar, estavam presentes na exposição um Airbus A-400M da Armée de l’Air, dois Lockheed Martin C-130 (Lockheed Martin – C-130H e um Lockheed Martin – C-130J (ambos USAF).

Também próximos estavam as estrelas da aviação de caça, o Boeing F-15 Strike Eagle, e o Lockheed Martin F-35 Lightning II, além de um helicóptero de ataque Boeing AH-64 Apache.

As aeronaves presentes

Realmente são muitas as aeronaves presentes, no total mais de 150! E algumas não foram finalmente citadas na lista oficial disponibilizada no site do evento.

As demonstrações aéreas

As demonstrações aéreas durante os dias de “meeting & bussines” (segunda à quinta) não foram o ponto forte do evento, já que o mesmo é voltado em sua prioridade para os negócios.

Os voos são reservados para os principais expositores, mas nem todos efetuaram demonstrações, já que a retirada de qualquer aeronave de sua posição estática para o pátio de manobra e pista acabava por desenrolar uma operação complicada para afastar o público e rebocar a aeronave.

A área aonde as aeronaves efetuam suas performances é um tanto distante do local de onde o grande público pode visualizar as mesmas, e, somente os convidados  Vip’s das empresas que possuiam “chalés” com vista para a pista é que puderam apreciar as performances de posição privilegiada.

Como poucas aeronaves efetuaram performances durante o período de segunda à quinta, o destaque continua até o momento para o caça Dassault Rafale, os helicópteros Eurocopter Tigre e NH-90 Caymam e o avião de combate  à incêndio Beriev BE-200.

Na quarta-feira, logo ao final do evento, a surpresa foi um voo do clássico Douglas C-47 “That’s All Brother“, que veio dos Estados Unidos especialmente para participar das muitas comemorações dos 75 anos do “Dia D” no Reino Unido, França(Normandia) e na semana passada na Alemanha, em comemoração ao aniversário de 70 anos da Ponte Aérea de Berlim.

Para o final de semana, quando o evento será aberto ao grande público, existe a expectativa de voos de demonstrações de aeronaves antigas e clássicas, assim como de alguns caças e helicópteros militares, entre outros, que prometem uma exibição mais emocionante para os presentes.

Já na sexta-feira (21) o show começou com força e qualidade, ocorrendo exibições de diversas aeronaves civis e militares, incluindo a prestigiada Patrouille de France! E como show, foi bem interessante, ocorrendo após o meio dia, quando se apresentaram aeronaves diversas como;

– ZAKLAD REMONTOW I PRODUCJI SPRZETU – SWIFT S1

– Pipistrel – Pipistrel MOD 167 Alpha Electro

– AIRBUS HELICOPTERS – EC665 TIGRE

– NHIndustries – NH90 CAÏMAN

– AVIAT aircraft – PITTS S2B

– APEX CEAPR – CAP 222

– EXTRA – Extra 330SC

– Dassault Aviation – Falcon 8X

– Dassault – RAFALE

– Dassault Aviation – FLAMANT MD-311

– Airbus – A330neo

– Airbus – A380

– Dassault – Patrouille de France (10 AlphaJet)

– Airbus – A400M

– Pakistan Aeronautical Complex Kamra – JF-17 Thunder

– Hawker – HURRICANE

– North American Aviation – Mustang P-51D

– DOUGLAS – C-47 SKYTRAIN THAT’S ALL BROTHER

– YAKOVLEV – YAK 3

– Vought – CORSAIRE F-4U

– POTEZ AVIATION – Fouga Magister CM170

– Lockheed Martin – Fighting Falcon F-16

– Breguet Aviation – ATL2

– Extra Aircraft – Extra330 Equipe de Voltige de l’Armée de l’Air

– STOLP – STOLP STARDUSTER SA300

– TURKISH AEROSPACE INDUSTRIES, INC. – ATAK T129 HEL

– Beechcraft – Bonanza F33

– Supermarine Spitfire MK3

O Show à parte da EMBRAER

A feira é a primeira participação da EMBRAER em um evento internacional depois da transação com a Boeing. Além disso, o salão também é um marco importante  dos 50 anos da fabricante.

Para comemorar, a indústria brasileira levou ao SIAE o cargueiro KC-390, a maior aeronave já fabricada no Brasil. O primeiro de uma série de 28 aviões encomendados pela Força Aérea Brasileira (FAB) deve ser oficialmente entregue ao retornar ao país, nas próximas semanas, em uma compra estimada em R$ 7,2 bilhões. Trata-se da aeronave mais tecnológica já elaborada pelo fabricante.

“A produção está em dia. Na linha de montagem, já temos até o FAB número 7, em diferentes estágios”, explica Valter Pinto Junior, vice-presidente dos programas de Defesa e Segurança da EMBRAER.

“Nesse ano, teremos mais uma para ser entregue além dessa, e o contrato são 28 aeronaves até 2026. A forma e a cadência que iremos entregar por ano é uma informação confidencial do governo brasileiro, que envolve questões estratégicas de como ele está se emparelhando.”

Os KC-390 poderão transportar cargas e veículos militares, como um blindado médio, transportar até 80 soldados ou 66 paraquedistas completamente equipados, realizar operações humanitárias ou de salvamento, além de capacidade de  abastecer aeronaves da aviação de caça/ataque (REVO).

O setor representa uma grande oportunidade para o fabricante: aos poucos, os  antigos C-130 Hércules da FAB serão substituídos por estes novos cargueiros. Com a vitrine do salão de Paris, a EMBRAER espera emplacar novos contratos mundo afora, embora tenha preferido manter sigilo sobre potencias compradores devido à grande concorrência internacional.

“O produto levantou a barra e trouxe um novo patamar para a indústria, não só para a Força Aérea Brasileira (FAB), mas também para todo o mercado. É um produto que trouxe tecnologias que, para essa categoria, você não encontra”, argumenta Pinto Junior. “As últimas aeronaves que foram desenvolvidas para a categoria de transporte médio militar são plataformas antigas.”

O novo jato executivo Praetor 600 e jato comercial E195-E2 são as outras duas grandes estrelas entre os produtos da EMBRAER no evento, marcado por fortes pressões sobre a Boeing, que não perdeu oportunidades de se desculpar pelas problemáticas envolvendo seus 737 MAX.

A companhia americana enfrenta turbulências pela suspensão do modelo em vários países, inclusive nos Estados Unidos. A guerra comercial entre os americanos e os chineses não colabora para melhorar a situação – a China é o maior mercado de jatos comerciais da EMBRAER e também já se aplica no desenvolvimento de aeronaves similares para a concorrência no mercado.

A área de defesa não foi incluída na joint venture com a Boeing, à exceção justamente do KC-390. A fabricante brasileira espera que, a influência e a tradição da Boeing poderão ajudá-la a conquistar novos clientes em países onde a construtora brasileira é menos conhecida.

Um pouco de história

Na parte histórica, o evento nasce em 1909, utilizando o Grand Palais (centro de Paris) como local de exposição, com a concepção dos pioneiros André Granet e Robert Esnault–Pelterie. Mas somente em 1951 o Salão teria seu lugar no Aeroporto Internacional de Le Bourget (arredores de Paris) .

Em 1969 (50 anos atrás) o Salão adquire sua primeira dimensão internacional com a participação de 14 países e apresenta as duas maiores inovações da aviação da época; o Concorde e o Boeing 747.

Em 1997 o Salão bateria o seu primeiro recorde, com 1860 expositores de 46 países e aproximadamente  230 aviões presentes. Em 1999 outro recorde de expositores, com 1895 expositores de 41 nações em uma área de exposição de 192.000 metros quadrados.

Porém em 2011 foi a edição de todos os recordes, com a participação  de 2110 expositores  e a presença do primeiro avião a energia solar do mundo, o “Solar Impulse” que efetuaria somente em 2016 a sua circunavegação do globo.

Em 2017 o Salão continua na vanguarda mundial, sendo o primeiro a inovar com a apresentação de um espaço de empresas “start ups” e laboratórios de inovação tecnológica voltada para a aviação em geral.