NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeo – Walkaround no F-39E Gripen FAB4102


Por Luiz Padilha E Guilherme Wiltgen | Publicada em 23/04/2022 14:36

Para os artistas (plastimodelistas), fizemos esse walkaround do F-39E FAB 4102, pois sabemos da importância dos detalhes para quando os mesmos forem montar seus kits com a maior precisão possível.

Para os não plastimodelistas, temos certeza de que existem vários ângulos interessantes a serem observados, como também muitos questionamentos sobre outros detalhes.

Esperamos que esse walkaround possa contribuir de alguma forma aos nossos leitores, sejam eles plastimodelistas ou não.

Dia da Aviação de Caça: Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica


Guilherme Wiltgen | Publicada em 23/04/2022 09:12

Ao iniciar a Ordem do Dia deste marcante 22 de abril de 2022, gostaria de realizar um especial agradecimento ao Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Mesmo contrariando sua ordem de não o agradecer por ações que fazem parte de suas responsabilidades, arrisco cometer uma leve indisciplina para deixar registrado que sua presença aqui nesta cerimônia não somente abrilhanta as comemorações alusivas ao Dia da Aviação de Caça, como também comprova a valorização de nossas Forças Armadas pelo nosso atual Comandante Supremo.

Como Comandante da NOSSA Força Aérea Brasileira – sim, da minha Força Aérea; da FAB de todos os brasileiros que assim desejarem, lamento que o último Presidente da República a comparecer a esta solenidade tenha sido há exatos 32 anos. Possivelmente aqueles que não compareceram não tenham aquilatado adequadamente os valores que celebramos nesta data, que estão relacionados à luta pela liberdade e pela democracia, razão pela qual nossos verdadeiros heróis nacionais combateram o nazifascismo no teatro de operações europeu, de onde muitos não voltaram.

Hoje, nos reunimos para exaltar um grande feito produzido por um jovem e seleto grupo de brasileiros, voluntários, que compunham o 1º Grupo de Aviação de Caça nos céus da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

O fim do conflito se aproximava e as robustas linhas do front alemão, localizadas ao Norte da Itália e conhecida como Linha Gótica, começavam a ser finalmente quebradas. A fim de evitar um recuo organizado das tropas inimigas, as Forças Aéreas presentes na região concentraram esforços para executar, em larga escala, missões de interdição e ataque contra as forças alemãs, entre os dias 21 e 24 de abril de 1945.

Nesse cenário de abnegação e foco total no objetivo, os valentes JAMBOCKS realizaram, naquele 22 de abril, um hercúleo número de missões de guerra, que jamais foi suplantado durante toda a campanha. A convivência com uma indesejada baixa cadência de recompletamento e com uma quantidade de pilotos inferior à metade do número mínimo previsto para um Esquadrão Aliado, valorizam ainda mais o feito dos nossos heróis.

O 1º Grupo de Aviação de Caça foi composto por militares selecionados pelos líderes da Unidade. E, por essa razão, fez-se possível formar um Esquadrão coeso e bem integrado, de quase quinhentos homens unidos, que se respeitavam e que eram motivados pelo ideal comum, mesmo que resultasse no sacrifício de suas próprias vidas.

Neste dia, representando, em vida, todos os integrantes daquele seleto Grupo, rendo honras ao Major Especialista João Rodrigues Filho e ao Cabo Heitor Tider, bem como a todos os familiares dos nossos saudosos veteranos de guerra, muitos aqui presentes, os quais reverencio nesta data. E foi assim, forjado em combate, que se originou o espírito da Aviação de Caça brasileira. Os exemplos de coragem e a liderança aguçada do Brigadeiro Nero Moura, eterno Comandante do Grupo de Caça, fizeram-se fundamentais para a construção da doutrina desta aguerrida aviação.

“Exerceu o comando sem usar somente os galões. Comandou com o exemplo. A liderança era exercida em terra e no voo. Quando nos comandava no ar, tínhamos a certeza de chegar ao alvo no minuto certo. Expunha-se ao fogo antiaéreo igualzinho a seus tenentes.” Com essas palavras, o veterano de guerra Brigadeiro Rui Moreira Lima, em seu livro “Senta a Púa”, resume bem as caraterísticas do Patrono da Aviação de Caça Brasileira, as quais serviram de pilares para a construção e a consolidação desta aviação. Não por acaso, uma das principais comendas da FAB – a Medalha Nero Moura, imposta nesta formatura, leva o nome do JAMBOCK 01 e é concedida a todos aqueles que têm o privilégio de comandar uma das Unidades Aéreas da nossa Força.

E essa é uma Força que recebeu como legado a garra e a fibra daqueles brasileiros destemidos que combateram nos céus italianos. Seus próprios ensinamentos eram pautados no entendimento de que somente homens adequadamente treinados e suportados, operando meios modernos e atualizados, são capazes de realizar a defesa de uma Nação.

Tais preceitos são rotineiramente comprovados nos diversos conflitos ocorridos na era moderna. Somente os países expoentes em investimentos na área de defesa, capacitados a desenvolver e utilizar o Poder Aeroespacial em sua plenitude, reúnem condições de proporcionar a liberdade para o seu povo.

A priorização no uso dos recursos da nação na área de defesa requer maturidade e comprometimento. Mesmo um país em desenvolvimento, que possui inúmeras carências nas áreas de desenvolvimento humano, precisa equilibrar seus investimentos, sem jamais preterir o seu bem mais precioso: a SOBERANIA.

E é por essa razão, que ressalto a incorporação operacional das primeiras aeronaves F-39 GRIPEN à Força Aérea. Este momento aponta para a inadiável retomada da capacidade dissuasória do Estado Brasileiro. O elevado grau tecnológico incorporado nessa aeronave, colocará o Brasil, novamente, na vanguarda de defesa aeroespacial, no cenário mundial.

Nesse sentido, agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro pela autorização para que o contrato de aquisição do F-39 – Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves, o que nos possibilitará iniciar os estudos necessários para a implantação destes vetores em mais uma localidade, a ser decidida oportunamente pelo Alto-Comando da Aeronáutica.

Em paralelo, iniciaremos estudos preliminares para a aquisição de um segundo lote dessas aeronaves, a fim de garantir que a desativação das aeronaves de caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa pátria.

Assim, invoco nossos pilotos de caça a preservarem o espírito combativo herdado dos nossos heróis de guerra, bem como manterem o preparo e o desenvolvimento das novas doutrinas, táticas e técnicas necessárias para a operação plena deste novo vetor.

Nobres caçadores, mantenham-se inabaláveis!
A prontidão permanente manterá incólume nossa soberania e garantirá a liberdade para nosso povo.
Senta a Púa! Brasil!

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida BAPTISTA JUNIOR
Comandante da Aeronáutica

77 anos da Aviação de Caça: Imagens do Desfile Aéreo e Apresentação Operacional


Guilherme Wiltgen | Publicada em 23/04/2022 12:27

Os 77 anos da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) foi comemorado em terra e no ar, ontem na cerimônia militar na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Destacado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o evento, uma das datas mais importantes para a FAB, voltou a contar com a presença de um Presidente da República após 32 anos.

Além das novidades com relação ao acréscimo de quatro caças Gripen E ao primeiro lote e o anúncio dos estudos para aquisição de um segundo lote, houve um desfile aéreo das aeronaves de caça da FAB, composto pelos A-29 Super Tucano, F-5EM/FM e A-1M, além dos dois novíssimos F-39E Gripen.

A-29 Super Tucano

    

F-5EM/FM

F-39E Gripen

  

Apresentação Operacional

No stand de tiro da Base Aérea de Santa Cruz, as aeronaves de caça da FAB realizaram uma Apresentação Operacional, empregando diversos tipos de armamentos. as aeronaves realizaram o lançamento de bombas, de foguetes, tiros de metralhadora e lançamentos de flare.

 

A-29 Super Tucano

A-1M

 

PORTAL AEROIN


Com Bolsonaro e batismo de champanhe, novos caças Gripen da FAB são entregues no Rio


Juliano Gianotto | Publicada em 23/04/2022 14:47

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na sexta-feira (22), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. A solenidade marcou a imposição da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” e a incorporação das duas aeronaves F-39 Gripen, que chegaram recentemente ao Brasil, à FAB. 

O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebidos pelo Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira. Também participaram do evento o Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.

Durante a cerimônia, os F-39 Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. O ponto alto da celebração foi o anúncio feito pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior da aquisição de mais unidades do F-39 Gripen para a FAB.

“Agradeço ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves F-39 Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores e mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de Caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, discursou.

Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira. “Desde a sua criação a Aviação de Caça brasileira esteve em um patamar muito elevado e em função de dificuldades a gente não conseguia mais manter o mesmo nível das outras forças aéreas. Com a incorporação dos Gripen na sua configuração de combate, isso nos coloca novamente no mesmo patamar das melhores forças aéreas do mundo voltando à modernidade”, destacou.

A solenidade contou ainda com voo de formação das aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também foi realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, que lançaram bombas no estande tático da base, além de visitação aos F-39 Gripen.

Reconhecimento

A “Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”, instituída em 2010 com o enfoque de enaltecer a figura do líder e do Comandante operacional, foi entregue a cinco militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) que exerceram ou exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea e aos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da FAB. 

Para o Tenente-Coronel Aviador Juarez Bessa Leal é uma honra ter esse reconhecimento nesse momento especial em que é Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. “Eu estando hoje na posição do patrono da Aviação de Caça,77 anos depois ocupando a cadeira que ele ocupou é uma alegria imensa e um agradecimento enorme à FAB por ter me escolhido para comandar o Grupo de Caça”, disse.

Além disso, dez pilotos de caça mais bem avaliados em 2021 nos quesitos Desempenho em Missões Operacionais de Ataque Ar-Solo; Combate BVR e WVR; Conhecimento de Inteligência Operacional e Percepção Visual de Objetivos (PVO) foram agraciados na solenidade com o “Troféu de Piloto Mais Eficiente”. 

Histórico

Há exatos 77 anos, no dia 22 de abril de 1945, os Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia. Em um esforço quase sobre-humano, aquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros estabeleceu uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira, Aviação que agora conta com o aumento do poder de combate da FAB, por meio da incorporação das modernas aeronaves F-39 Gripen.

Hangar Zeppelin 

Inaugurado em 1936, o chamado Hangar do Zeppelin localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. 

Atualmente é um dos últimos hangares de dirigíveis existentes e um dos mais bem conservados do mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O hangar apresenta grandes dimensões: 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura.

Esquadrilha da Fumaça escreve no céu uma frase que só pode ser dita na Bahia


Carlos Ferreira | Publicada em 23/04/2022 14:54

O dia 22 de abril marcou o aniversário de 522 anos do Descobrimento do Brasil pelos portugueses e, por isso, a cidade de Porto Seguro (BA), local aceito como aquele onde os europeus aportaram pela primeira vez no país, recebeu uma demonstração especial da Esquadrilha da Fumaça.

Com uma bela tarde de sol, os baianos se reuniram em peso na orla para assistir às manobras dos experientes pilotos da Força Aérea Brasileira, a bordo das aeronaves A-29 Super Tucano, um caça leve e manobrável, desenvolvido no Brasil e usado pela FAB e mais algumas forças aéreas mundo afora.

Escrita no céu

Como parte do seu set de manobras, os pilotos do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (nome oficial da Esquadrilha da Fumaça) também escreveram no céu, algo que apenas é possível quando não há nuvens e o contraste entre a fumaça expelida e o azul celeste permite ler o que está sendo escrito.

A frase escolhida para o dia, “O Brasil Nasceu Aqui”, somente poderia ser dita naquele lugar da Bahia, por motivos óbvio.

“Porto Seguro parou para comemorar os 522 anos do nosso país e para ver as manobras da Esquadrilha numa belíssima tarde de sol que sem dúvida ficará marcada na nossa história. Só temos a agradecer pelo carinho e alegria com que fomos recebidos. Esperamos retornar em breve à Bahia”, disse a Esquadrilha em suas redes sociais.

As próximas apresentações da Esquadrilha são:

– 23 de abril – Ipatinga (MG)
– 28 de abril – Lençóis Paulista (SP)
– 29 de abril – Santa Rosa (RS)
– 30 de abril – Balneário Camboriú (SC)
– 1 de Maio – Ponta Grossa (PR)

PORTAL AEROFLAP


Vídeo: Veja como foi a comemoração do Dia da Aviação de Caça


Da Redação | Publicada em 23/04/2022 21:00

O Dia da Aviação de Caça foi comemorado nesta sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ) com uma cerimônia militar.

A comemoração contou com a participação de diversas autoridades e demonstrações operacionais feitas pelos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), além da incorporação dos F-39 Gripen à FAB e o anúncio da aquisição de mais quatro destas aeronaves.

Durante a cerimônia, os F-39 Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril.

“Agradeço ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves F-39 Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores e mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de Caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A solenidade contou ainda com voo de formação das aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também foi realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, que lançaram bombas no estande tático da base, além de visitação aos F-39 Gripen.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO RIO - Réplica do caça F-39 Gripen, da FAB, fica em exposição na FGV até dia 29

F-39 Gripen é um dos caças mais modernos do mundo e coloca o Brasil no seleto grupo das Forças Aéreas mais desenvolvidas do planeta

Patrícia Lima | Publicada em 23/04/2022 06:00

Foi prorrogada até o dia 29 de abril, a exposição da réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizada na esplanada da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O caça é de última geração e insere o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, colocando o país à altura das Forças Aéreas mais modernas do mundo. A exposição acontece, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados e domingos das 8h às 18h.

A réplica do F-39 Gripen, que é o mais novo integrante da frota de caças brasileira, é feita de fibra de vidro, madeira e metal e tem15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura. Militares da FAB estarão na exposição para esclarecer as dúvidas dos visitantes, que terão acesso à cabine e ainda poderão tirar fotos e conhecer a aeronave, que possui tecnologia revolucionária e funcionalidades estratégicas.

O F-39 Gripen é diferente de qualquer outra aeronave já operada pela FAB. O avião foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, operando sob quaisquer condições meteorológicas.  O F-39 Gripen é considerado um dos caças de combate mais ágeis da atualidade.

Os interessados em conhecer a réplica do caça terão que fazer um agendamento prévio no site da FGV: https://evento.fgv.br/gripenfab/

RÁDIO CIDADE - Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Balneário Camboriú


Plantão Cidade | Publicada em 23/04/2022 08:33

No próximo sábado dia 30 de abril, as 15h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecida como Esquadrilha da Fumaça fara uma apresentação em Balneário Camboriú.

A apresentação será realizada no meio da orla da Praia Central, nas proximidades da Ilha das Cabras, na altura da Rua 2.000. O evento é em comemoração aos 70 anos de história da Esquadrilha da Fumaça, que é comemorado em 2022.

A Esquadrilha da Fumaça retomando suas demonstrações após um breve período sem agenda pública por conta das restrições geradas pela pandemia do novo coronavírus. A equipe retornou às atividades de rotina, manutenção das aeronaves e treinamentos ao final de janeiro e, após estrear o ano com 3 demonstrações no interior paulista, encontra-se apta para um novo circuito de demonstrações em diferentes Estados e na América do Sul.

“Retornar às atividades é imprescindível para um esquadrão de demonstração aérea. Desde o fim de janeiro a equipe tem trabalhado com empenho para estar pronta para esse momento”, disse o comandante do Esquadrão, tenente-coronel Daniel Garcia Pereira.

DEFESA EM FOCO - Força Aérea Brasileira confirma a compra de mais 4 caças Gripen


Redação Defesa Em Foco | Publicada em 23/04/2022 19:25

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, disse durante o discurso do Dia da Aviação de Caça, que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a modificação do contrato de aquisição dos caças, para inclusão de mais 4 aeronaves.

Durante o discurso, disse que “este momento aponta para a inadiável retomada da capacidade dissuasória do Estado Brasileiro. O elevado grau tecnológico incorporado nessas aeronaves colocará o Brasil novamente na vanguarda da defesa aeroespecial no cenário mundial. Neste sentido, agradeço novamente ao presidente Bolsonaro pela autorização, para que o contrato de aquisição das aeronaves Gripen seja alterado, no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves, o que nos possibilitará iniciar os estudos para a implantação desses vetores em mais uma Base Aérea a ser decidido oportunamente pelo Alto Comando da Aeronáutica”.