NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA CÂMARA


Câmara homenageia policiais e bombeiros militares em sessão solene


Redação | Publicada em 23/04/2019 19:11

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (23) sessão solene em homenagem ao Dia do Policial e do Bombeiro Militar.

Em discurso lido na solenidade, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelas corporações. “A coragem e a determinação de policiais e bombeiros inspiram todos nós, especialmente os nossos jovens”, destacou.

Ele acrescentou que o aumento de deputados policiais e bombeiros militares eleitos em 2018 sinaliza o prestígio da categoria. O mesmo fato foi salientado pelo deputado General Peternelli (PSL-SP).

Riscos
A deputada Policial Katia Sastre (PR-SP), uma das requerentes para a realização da homenagem, enalteceu a vocação histórica das polícias militares brasileiras e relembrou a origem da corporação. “Os registros mostram que em 1530 surgiu a polícia brasileira, com o intuito de promover a organização dos serviços e da ordem pública”, declarou. Ela lamentou que o Brasil seja o país onde mais morrem policiais: são mais de 400 mil mortes por ano. “Desejo homenagear a memória de todos aqueles que deram suas vidas em defesa da sociedade”, frisou.

“É preciso valorizar mais os policias e bombeiros, além de aumentar o investimento em segurança pública”, acrescentou o deputado Capitão Alberto Neto (PRB-AM). Ele afirmou que defenderá o tratamento diferenciado previsto na reforma da Previdência (PEC 6/19) para os militares em razão dos riscos envolvidos nas atividades executadas por eles.

Brumadinho
O coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, relembrou as últimas grandes atuações dos bombeiros, em especial em Brumadinho (MG). Ele destacou o preparo físico e psicológico dos profissionais que participaram do resgate de vítimas na tragédia ocorrida em janeiro.

Por sua vez, o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) demonstrou apoio a propostas em tramitação na Casa que buscam aperfeiçoar os códigos penal e de processo penal militar.

Altruísmo
A coronel Sheyla Sampaio, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, disse ser gratificante fazer a diferença na vida do outro, apesar dos riscos que se apresentam. “A rotina de policiais e bombeiros militares é esta: desejar que tenhamos o dia seguinte para contribuir com a melhoria da nossa cidade.”

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Cerimônia marca giro do motor de aeronave da Segunda Guerra Mundial


André Magalhães/ Fotos: Cb André Feitosa/cecomsaer | Publicada em 23/04/2019 09:46

O Museu Aeroespacial (MUSAL), ligado ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), realizou nesta segunda-feira (22/04) a cerimônia do giro do motor do Republic P-47 Thunderbolt, aeronave de caça utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial.

Realizada no MUSAL, no Campo dos Afonsos (RJ), a solenidade ocorreu em alusão ao Dia da Aviação de Caça, celebrado em 22 de abril, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Para o Comandante da Força, o vetor é um marco dos primórdios da Aviação de Caça no Brasil.

“Pilotos de caça de ontem, de hoje, e futuros pilotos prestigiaram o evento para ouvir o roncar do avião que, para nós, é o ‘Trator Voador’. Ele traz o simbolismo, a lembrança e, logicamente, uma significativa e merecida homenagem àqueles que nos antecederam, os veteranos do 1º GAVCA, que voaram nos céus da Itália e, depois, o trouxeram para o Brasil”, destacou o Comandante.

A restauração da aeronave foi promovida pelo Projeto Quatro Setinho, criado com o objetivo de recuperar e manter o propulsor de uma das aeronave pertencentes ao acervo do MUSAL.

Foi realizada uma completa revisão dos seus sistemas operacionais com a participação da FAB, da Associação de Amigos do MUSAL, da Helisul Táxi Aéreo e de outros colaboradores. A última vez que o motor do P-47 havia sido acionado foi em 2016.

De acordo com o Diretor do MUSAL, Brigadeiro da Reserva Luiz Carlos Lebeis Pires Filho , quando foi idealizada a reforma do motor, era inevitável que o giro ocorresse no Dia da Aviação de Caça.

“Um dia, apareceu um piloto comercial, Fernando Crescenti, e Gilson Campos, da Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial, com a ideia de fazer voltar a girar o motor do P-47, que não acontecia desde 2016 por questões de segurança. Quando me perguntaram se havia um dia especial para que isso acontecesse, eles acharam estranho eu responder na mesma hora: 22 de abril. Não existe outra data para girar esse avião que não o Dia da Aviação de Caça. Foi muito prazeroso concluir esse projeto”, disse.

 

O Republic P-47 Thunderbolt, foi o maior e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna. Durante a Segunda Guerra, foi um dos principais aviões de caça utilizados pela Força Aérea dos Estados Unidos e por outras Forças Aliadas, incluindo a FAB no 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). Equipado com quatro metralhadoras calibre .50 em cada asa, foi empregado pelo Brasil como caça-bombardeiro. Seu peso podia chegar a oito toneladas e tinha uma velocidade máxima de 704 km/h.

O exemplar de matrícula FAB 4184 foi entregue ao MUSAL em 1987. Em 1990, a pedido do Comandante do 1º GAVCA durante o conflito, Brigadeiro do Ar Nero Moura, foi pintado para representar o B4 do Tenente Luiz Lopes Dornelles, piloto abatido e morto na Itália quando executava sua 89ª missão, em 26 de abril de 1945.

O Dia da Aviação de Caça é celebrado em 22 de abril em alusão à mesma data em 1945, quando uma grande ofensiva do 1º GAVCA contabilizou 44 decolagens em 11 missões em um único dia. Ao fim do dia, o Grupo destruiu mais de 100 alvos. Foi o maior número de missões de combate despachadas em um mesmo dia durante a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial.

 

O VALE - Conselho elege Francisco Gomes Neto novo presidente da Embraer

Presidente fez carreira na indústria automotiva; desafio será tocar Embraer sem o segmento da aviação comercial

Redação | Publicada em 24/04/2019 01:35

O Conselho de Administração da Embraer aprovou a eleição de Francisco Gomes Neto como novo diretor-presidente da companhia, com início de mandato em 1º de maio, na próxima quarta. Gomes Neto foi presidente da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo.

O executivo foi anunciado pela companhia no começo de abril, em sucessão a Paulo Cesar de Souza e Silva, que deixa o comando da Embraer após três anos no cargo.

A partir de agora, segundo a Embraer, Souza e Silva atuará como "sênior advisor" do Conselho de Administração no "processo de integração do novo presidente e no acompanhamento da segregação de ativos e recursos da aviação comercial até a conclusão do negócio com a Boeing".

Além de Gomes Neto, os conselheiros elegeram Daniel Moczydlower como vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia, no lugar de Mauro Kern Junior.

Fabiana Leschziner permanecerá como vice-presidente executiva Jurídica, assim como Jackson Schneider continuará como vice-presidente executivo de Negócio de Defesa e Segurança e Nelson Salgado, como vice-presidente executivo e de Relações com Investidores.

Os mandatos aprovados terão duração de dois anos.

O Conselho de Administração determinou ainda que Salgado acumule o cargo de diretor-presidente até 30 de abril.

CURRÍCULO.

Graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Administração de Empresas e MBA em Controladoria e Finanças, Gomes Neto desenvolveu sua carreira na indústria automotiva em posições de CEO nos últimos 20 anos, no Brasil e nos EUA. Desafio será comandar a Embraer sem a aviação comercial..