NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Terceira remessa de oxigênio chega a Rondônia

O avião da FAB com 180 cilindros, totalizando 1.800 m³ de oxigênio, pousou em Porto Velho por volta de 17h30 (horário local).

Por Rede Amazônica | Publicada em 23/03/2021 20:39

O estado de Rondônia recebeu, na tarde desta terça-feira (23), a terceira remessa de oxigênio medicinal. O avião da Força Aérea Brasileira com 180 cilindros, totalizando 1.800 m³ de oxigênio, pousou em Porto Velho por volta de 17h30 (horário local).

O oxigênio será distribuído entre os 52 municípios de Rondônia, conforme as demandas das unidades de saúde. Segundo informado por um representante do Ministério da Saúde, uma logística é preparada para que esse oxigênio seja "encaminhado da melhor maneira possível" para os municípios.

O envio do oxigênio para Rondônia acontece diante de colapso enfrentado na saúde pública local por causa da pandemia. Os hospitais estão há dois meses com lotação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e, segundo a empresa fornecedora, o atual estoque de oxigênio iria acabar na quarta-feira (24).

Diante da pressão do Ministério Público Federal (MPF) e Procuradoria-geral da República (PGR), que vinham alertando sobre o risco de faltar oxigênio, o Ministério da Saúde anunciou no fim de semana que vai ofertar o produto medicinal diariamente ao estado de Rondônia.

O Ministério da Saúde informou, de acordo com a Procuradoria-Geral da República, que seis estados estão em situação crítica para falta de oxigênio hospitalar: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte.

Números no estado

Rondônia teve mais 50 mortes por Covid-19 registradas nesta terça-feira (23), segundo informações do boletim diário da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O estado já soma 3.777 vítimas fatais da doença.

Nas últimas 24 horas o estado também teve 1.445 novas pessoas detectadas positivamente com o coronavírus. Dos casos confirmados para a doença, desde março do ano passado, já são 177.652 rondonienses que tiveram ou têm o novo coronavírus.

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


Pilotos de Caça da FAB realizam o primeiro voo de instrução no Gripen D


Guilherme Wiltgen | Publicada em 23/03/2021 13:02

Quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram sua primeira missão de instrução a bordo da aeronave Gripen, denominada de JAS-39D, pertencente à Força Aérea Sueca e alocadas no Esquadrão Wing F-7. Tal ação, realizada na primeira semana de março, em Såtenäs, na Suécia, objetiva qualificar os Oficiais Aviadores para que possam atuar na implantação da aeronave no Brasil.

Os pilotos, pertencentes ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, fazem parte da equipe designada pelo Comando de Preparo (COMPREP) para realizar o primeiro Curso Operacional do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira fase do curso, denominada Conversion Training, é destinada a verificar a condição fisiológica do piloto, por meio de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G” (de gravidade). Além disso, os tripulantes brasileiros participam de aulas e realizam provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização.

Os pilotos também realizam missões com os instrutores suecos focados na operação da aeronave. Os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do vetor. Neles são realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.

Para o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, a aeronave Gripen na versão Sueca (C/D) impressiona pelo alto nível de tecnologia embarcada. “Diversos sistemas são controlados por computadores, o que reduz bastante a carga de trabalho do piloto em comparação com o F-5M. Um bom exemplo é o sistema de controle de voo, que atua nas superfícies de comando de maneira mais eficiente possível evitando cargas excessivas e perdas de controle. Assim, é possível direcionar a atenção para a execução tática da missão”, explica.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comenta sobre o início dos voos de instrução. “Esta etapa permite aos pilotos conhecerem de perto as capacidades e potencialidades do Sistema Gripen, que no futuro próximo atuará na manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro”, disse.

Enquanto os pilotos da FAB se aperfeiçoam na Suécia, a Ala 2, em Anápolis (GO), continua a preparação para o recebimento, ainda neste ano, das primeiras aeronaves F-39 Gripen, bem como dos simuladores e equipamentos de apoio. Com isso, o GT-FOX do COMPREP – um grupo de militares escolhidos para prestar assessoria no que diz respeito às atividades de implantação operacional da aeronave – visitaram as instalações da Organização Militar.

PORTAL AEROFLAP


KC-390 Millennium transporta 19 toneladas de oxigênio para o Amapá (AP)


Da Redação | Publicada em 23/03/2021 09:00

Na madrugada dessa segunda-feira (22), uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o Estado do Amapá (AP).

O FAB 2854 decolou às 03h25 (horário de Brasília), da Base Aérea de Belém (BABE), com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que corresponde a 19.572 quilos de carga. O pouso, em Macapá (AP), ocorreu às 04h15 dessa segunda-feira (22). A missão ocorre em apoio à Operação COVID-19.

Estamos contando com todo o apoio da Força Aérea tem nos dado para que esse material chegue ao estado do Amapá e seja encaminhado aos pacientes nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento”, disse o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Estado do Amapá, Roberto Bauer.

Na madrugada desta terça-feira (23) foram transportados mais 257 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para o Estado do Amapá.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas transportam 19 toneladas de oxigênio para o estado do Amapá


Da Redação | Publicada em 23/03/2021 18:41

  • Brasília, 23/03/2021 - No contexto da Operação Covid-19, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o estado do Amapá (AP) nesta segunda-feira (22). O avião cargueiro KC-390 Millennium partiu da Base Aérea de Belém às 03h25, no horário de Brasília, com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que equivale a 19.572 quilos de carga, e pousou, em Macapá (AP), às 04h15.

Em Porto Alegre (RS), militares do Exército do Comando Militar do Sul auxiliaram a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre na vacinação contra a COVID-19 na capital gaúcha. A ação imunizou idosos com mais de 75 anos no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os militares apoiaram com triagem e orientação aos que chegavam no posto de vacinação no sistema drive-thru.

Em Natal (RN), o Hospital Giselda Trigueiro, referência no atendimento de doenças infectocontagiosas no estado, recebeu da Marinha três ventiladores de suporte respiratório do tipo Inspire. Os equipamentos são fabricados por meio de parceria do Centro Tecnológico da Marinha e da Universidade de São Paulo (USP). Além do apoio técnico e das montagens dos respiradores, os militares fazem o apoio logístico do transporte terrestre dos aparelhos.

PORTAL DEFESANET


Pilotos de Caça realizam o primeiro voo de instrução na aeronave JAS-39D Gripen

Os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira

Capitão Jung E Capitão Oliveira Lima | Publicada em 23/03/2021 10:10

Quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram sua primeira missão de instrução a bordo da aeronave Gripen, denominada de JAS-39D, pertencente à Força Aérea Sueca e alocadas no Esquadrão Wing F-7. Tal ação, realizada na primeira semana de março, em Såtenäs, na Suécia, objetiva qualificar os Oficiais Aviadores para que possam atuar na implantação da aeronave no Brasil.

Os pilotos, pertencentes ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, fazem parte da equipe designada pelo Comando de Preparo (COMPREP) para realizar o primeiro Curso Operacional do novo vetor de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A primeira fase do curso, denominada Conversion Training, é destinada a verificar a condição fisiológica do piloto, por meio de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G” (de gravidade). Além disso, os tripulantes brasileiros participam de aulas e realizam provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização.

Os pilotos também realizam missões com os instrutores suecos focados na operação da aeronave. Os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do vetor. Neles são realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.  

Para o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, a aeronave Gripen na versão Sueca (C/D) impressiona pelo alto nível de tecnologia embarcada. "Diversos sistemas são controlados por computadores, o que reduz bastante a carga de trabalho do piloto em comparação com o F-5M. Um bom exemplo é o sistema de controle de voo, que atua nas superfícies de comando de maneira mais eficiente possível evitando cargas excessivas e perdas de controle. Assim, é possível direcionar a atenção para a execução tática da missão”, explica.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, comenta sobre o início dos voos de instrução. “Esta etapa permite aos pilotos conhecerem de perto as capacidades e potencialidades do Sistema Gripen, que no futuro próximo atuará na manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro”, disse.

Visita de integração na Ala 2, em Anápolis (GO)

Enquanto os pilotos da FAB se aperfeiçoam na Suécia, a Ala 2, em Anápolis (GO), continua a preparação para o recebimento, ainda neste ano, das primeiras aeronaves F-39 Gripen, bem como dos simuladores e equipamentos de apoio. Com isso, o GT-FOX do COMPREP - um grupo de militares escolhidos para prestar assessoria no que diz respeito às atividades de implantação operacional da aeronave - visitaram as instalações da Organização Militar.

 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA.COM - DECEA » Torre de Controle de Pirassununga conta com sistema modernizado pela CISCEA - Defesa


Agência Força Aérea | Publicada em 23/03/2021 16:13

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), localizado na Academia da Força Aérea (AFA), agora conta com um Sistema Integrado de Torre de Controle (SITC) totalmente revitalizado e modernizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O recebimento do sistema foi realizado com êxito pela Divisão Técnica da Comissão, no período de 08 a 12 de março.As Torres de Controle (TWR) têm por atribuição a prestação de serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos.

A implementação da atualização do SITC traz aos controladores de tráfego aéreo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller) uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças, proporcionando significativo aprimoramento e simplificação do ambiente da TWR e a consequente otimização da carga de trabalho dos ATCO.

O SITC integra os auxílios de rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nos aeródromos, disponibilizando essas informações nos monitores dos controladores, que passam por treinamento operacional deste novo sistema.

Nesse projeto de modernização, um novo hardware foi instalado e o software foi atualizado na versão i6, que incorpora ao sistema novas características e funcionalidades, incrementando significativamente seu desempenho. Também foram modernizadas as instalações da TWR, com a substituição das consoles e outros itens de infraestrutura.

“Mais uma vez, a implementação de um projeto da CISCEA intervindo em um sistema operacional, com todos os desafios de ser executado em meio a pandemia, foi coroado de êxito, respeitando-se as normas sanitárias e procedimentos adotados para seu enfrentamento”, declarou o engenheiro Renato Di Iulio, responsável pelo projeto na CISCEA.

Para o presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a modernização das TWR, com tecnologia de ponta de Sistemas Integrados de Torre de Controle, em cumprimento ao Planejamento Estratégico do DECEA, proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de tráfego aéreo e representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).”

O SITC foi implantado e se encontra operacional em 29 TWR no Brasil. O programa de atualização tecnológica do SITC vem sendo executado pela empresa ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems e sob a coordenação da CISCEA.

Nesta primeira fase contempla a revitalização de 11 TWR. A próxima a ser modernizada será a do Aeroporto Internacional Rio Galeão / Tom Jobim, prevista para abril de 2021, concluindo a primeira fase do programa de modernização conduzido pela CISCEA.

Diário Digital - Forças Armadas e de Segurança iniciam Operação Ágata Oeste na região de fronteira

Militares do Comando Militar do Oeste, do 6º Distrito Naval e da ALA 5 estão empregados nas operações de caráter interagências

Thays Schneider | Publicada em 23/03/2021 12:50

Teve início na segunda-feira, 22 de março, a Operação Ágata Oeste 2021. A ação, que tem como principal objetivo conter crimes transfronteiriços, acontece de forma simultânea nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

Coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), está sendo executada pelo Comando Conjunto Oeste (C Cj O) e tem como foco apoiar os órgãos de Segurança Pública e Agências de Fiscalização (OSPF) no combate aos delitos na região de fronteira, incluindo ambientais.

Militares do Comando Militar do Oeste, do 6º Distrito Naval e da ALA 5 estão empregados nas operações de caráter interagências. A operação também ganha reforço dos órgãos de segurança: Força Nacional, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

As fiscalizações são realizadas em todas as áreas de Corumbá e Ladário, principalmente as que dão acesso à região de fronteira, como no Posto Esdras, que fica na divisa entre os dois países, bem como estradas vicinais e também o posto de fiscalização Lampião Aceso, que fica às margens da BR-262.

A operação

Desde 2017, a operação Ágata realiza uma nova formatação de atuação. Nas edições anteriores, a operação era desencadeada em nível nacional e simultaneamente em todas as fronteiras brasileiras. Hoje, segundo o Ministério da Defesa, elas são pontuais, sem datas previstas para ocorrer e sem prazo determinado.

A coordenação ressalta que medidas preventivas para a não propagação da covid-19 nas localidades assistidas estão sendo tomadas por parte das organizações militares empregadas nesta operação, que não tem data para acabar.