NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


ITA oferece cursos gratuitos em EAD especializados em tecnologia da informação

Cursos serão ministrados online e garantem o certificado aos alunos inscritos

Graziella Almeida | Publicada em 22/12/2021 15:25

O ITA (Instituto Tecnológico da Aeronaútica) abriu vagas para nove cursos gratuitos e em EAD, voltados a conhecimentos técnicos e de tecnologia da informação. As aulas serão ministradas on-line e pela plataforma Coursera, no qual os alunos inscritos também vão receber certificados pelo tempo de estudo. 

Os cursos são gratuitos e disponibilizados para pessoas de qualquer idade, além de abranger todo Brasil.  As aulas serão dadas por professores do ITA e do Instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER). As disciplinas ofertadas se baseiam em introdução de sistema tecnológico, conhecimentos tecnológicos, voltados a tecnologia da informação e operacionais da rede. Além disso, podem ser conferidos aqui. 

Os interessados devem entrar no site do ITA para se inscrever no curso desejado e aguardar as demais fases do processo. 

PORTAL R7


FAB e Força Aérea Americana realizam exercício militar na Amazônia

Americanos compartilharam experiência no Afeganistão. Em contrapartida, conheceram técnicas de sobrevivência e vida na selva

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 22/12/2021 18:37

O Esquadrão Grifo (2º/3º GAV), localizado na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), em Rondônia, sediou um intercâmbio de especialistas (Subject Matter Expert Exchange – SMEE). O evento, que ocorreu de 6 a 16/12, contou com militares do 81st Fighter Squadron, da United States Air Force (USAF), bem como pilotos dos Esquadrões Escorpião (1º/3º GAV), Flecha (3º/3º GAV) e Guias Aéreos Avançados do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS). A comitiva do 81st Fighter Squadron contou com dois pilotos e dois graduados americanos, bem como um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB), que se encontra atualmente em intercâmbio naquela Unidade da USAF.

Com um legado iniciado em 1942, o 81st Fighter Squadron já operou diversas aeronaves, incluindo P-40, P-47, F4, F-16 e A-10, entre outras, além de ter participado de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial até os mais recentes, como as Guerras do Kosovo, Iraque e Afeganistão. Atualmente, os pilotos do Esquadrão são qualificados na aeronave A-29 e a Unidade tem como principal missão prover treinamento e assessoramento (Air Advising) para Forças Aéreas de países parceiros, com interações recentes com a Força Aérea Afegã e Nigeriana.

No período de intercâmbio, os militares americanos puderam compartilhar sua experiência em combate adquirida durante as surtidas no Afeganistão, por meio de aulas teóricas e voos de treinamento de Apoio Aéreo Aproximado e Emprego Ar-Solo nos moldes da USAF. Em contrapartida, puderam aprender técnicas de sobrevivência e vida na selva; realizaram as missões no layout utilizado pela FAB; e realizaram voos de combate, nos quais a USAF não utiliza o Super Tucano.

O treinamento combinado entre os militares brasileiros e americanos, na mesma esquadrilha, proporcionou aos pilotos um elevado ganho operacional com a utilização do A-29, como plataforma d’armas em um cenário de conflito simulado. Foram realizadas 18 surtidas, totalizando 28 horas de voo, nas quais se aplicaram, na prática, os fundamentos testados em combate.

Na percepção do Major Aviador Feliz Luis de Oliveira Vilela, Oficial da FAB que está atualmente trabalhando junto ao 81st Fighter Squadron, o intercâmbio foi bastante positivo para todos os envolvidos. "Além dos conhecimentos específicos, mutuamente compartilhados, a atividade permitiu o estreitamento dos laços entre a FAB e a USAF com vistas a novas interações semelhantes no futuro”, disse.

O Comandante do 2º/3º GAV, Tenente-Coronel Aviador Thiago Fernandes Silva, também falou da importância do intercâmbio. “A interação com eles foi de grande valia para a nossa Unidade Aérea, visto que foi possível trocar experiências com pilotos que empregaram o A-29 no Afeganistão. As lições aprendidas poderão ser utilizadas para desenvolvimento de novas táticas, técnicas e procedimentos”, comentou.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


PF e FAB celebram acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações institucionais

O acordo prevê o planejamento de projetos e ações de interesse comum entre as Instituições.

Da Redadação | Publicada em 22/12/2021 16:41 | Atualizado em 22/12/2021 18:18

Brasília/DF – A Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram nesta manhã (22/12), em Brasília/DF, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum entre as duas Instituições. O documento que celebra o compromisso foi assinado pelo Diretor-Geral da PF, Paulo Gustavo Maiurino, e pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior. 

Em seu discurso, o Diretor-Geral da Polícia Federal enalteceu a importância da assinatura do acordo no combate à criminalidade. “A cooperação entre as polícias, os órgãos de controle e os órgãos de defesa nacional é o único caminho viável para fazermos frente ao avanço do crime organizado e, mediante esforço e ações coordenadas, derrotá-lo”, afirmou ele.  Maiurino destacou ainda que a parceria firmada possibilita a interação entre os órgãos signatários e seus servidores, viabilizando o desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum. Além disso, será possível compartilhar recursos logísticos, tecnológicos e informações e permitir o treinamento em conjunto de recursos humanos.

 O Comandante da Aeronáutica celebrou a cooperação com a Polícia Federal. “Procuramos reforçar a parceria, por meio da institucionalização da nossa cooperação, que visa a realização de ações conjuntas, por meio do intercâmbio de manutenção, do aprimoramento de logística e da capacitação técnica”, salientou. 

Participaram, ainda, do ato o Diretor Executivo da PF, Sandro Torres Avelar; o Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Luis Flávio Zampronha; o Diretor de Inteligência Policial, Rodrigo Carneiro Gomes; o Diretor Técnico-Cientifico, Nivaldo Poncio; o Diretor de Gestão de Pessoal, Oswaldo Paiva Da Costa Gomide; o Diretor de Administração e Logística Policial, André Viana Andrade; e o Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação, Alessandro Moretti, além de Oficiais-Generais e autoridades convidadas.

O compartilhamento/transferência de contratos entre a PF e a FAB  e suas vantagens

- Manutenção de aeronaves - permitindo maior disponibilidade de voo para a PF em razão do uso de softwares especializados de gestão da FAB;

- Possibilidade de realização de manutenção em determinados níveis com estrutura e mão de obra, melhorando o custo das mesmas;

- Aumento no número de localidades para pronto abastecimento e reduzindo em torno de 15% o custo por litro em razão do ganho em escala, quando compartilhado com a FAB;

- Exames médicos de pilotos e tripulantes;

- Treinamento de pilotos e tripulantes, permitindo a formação a um custo menor;

- Alimentação em voos;

- Cartas aeronáuticas e softwares de navegação, cujo ganho pode advir da escala e conhecimento que possui a FAB, permitindo contratos de performance e evitando indisponibilidade de voos por ausência destes requisitos;

- Hangaragem temporária em localidades que a PF não tem hangar próprio;

- Contratação de seguros de aeronaves, com redução dos valores, tendo em vista a contratação em maior escala pela FAB;

- Modernização e retrofit de aeronaves a custos inferiores, em razão do nível de conhecimento técnicos da FAB.

Estima-se que, quando todos estes contratos estejam ajustados, a PF reduza em torno de 15% os custos de operação, em razão da otimização dos modelos de contratação.

Com esta parceria a PF poderá focar os esforços logísticos em aprimoramento e padronização, bem como permitirá o emprego da força de trabalho em outros processos de interesse da PF, gerando menores custos e otimização dos recursos públicos destinados à Polícia Federal.

PORTAL AEROIN


Com avião ‘no dorso’, comando da Fumaça é passado em pleno voo, veja em vídeo


Juliano Gianotto | Publicada em 22/12/2021

Mais uma vez, o pátio da Academia da Força Aérea foi palco de um evento muito importante para o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Na última quarta-feira, dia 15 de dezembro, ex-integrantes, autoridades civis, militares, convidados e amigos da Esquadrilha da Fumaça puderam acompanhar a Cerimônia de Passagem de Comando do Esquadrão, que acontece de uma forma muito interessante, com o atual Comandante em voo de dorso liderando a formação até deixá-la sob a tutela do novo líder, conforme você poderá assistir em vídeo logo abaixo nesta matéria.

Após dois anos como Comandante, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues passou o comando para o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares que, coincidentemente, também foi Comandante da Fumaça em 2005 e 2006.

Na ocasião também estiveram presentes o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, além de outras autoridades militares e civis da região.

A Passagem de Comando

Ao contrário do normal de passagens de comando no cenário militar, em que a troca é realizada em solo, o Esquadrão realiza o ato em voo, com todas as aeronaves em formação a pouco menos de dois metros de distância umas das outras.

A interessante e emocionante ocasião aconteceu quando o Tenente-Coronel Franklin, em voo invertido (de cabeça para baixo), conduziu outras sete aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente-Coronel Garcia, que assumiu como novo líder da formação.

Através do rádio, todos os presentes na cerimônia puderam ouvir as palavras do novo Comandante: “Assumo, em voo, a liderança do Esquadrão de Demonstração Aérea!”. Veja o vídeo abaixo:

Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de um A-29 Super Tucano da Fumaça, despedindo-se diante da plateia presente. Após o pouso, as aeronaves, perfiladas frente ao público, foram ligando suas fumaças, uma a uma, conforme o piloto passava à sua frente, como forma de homenagem ao ex-líder do Esquadrão.

Na sequência da Solenidade, o ato de Passagem de Comando foi presidido pelo Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita. Emocionado durante suas palavras de despedida, o Tenente-Coronel Franklin fez agradecimentos especiais à sua família e aos integrantes do Esquadrão por todo apoio e amizade.

Dirigindo-se ao novo Comandante, desejou “todo o sucesso e sorte nessa empreitada. Terá grandes desafios, como já conversamos, mas tenho certeza que saberá contorná-los com facilidade, dada sua alta capacidade profissional”.

O novo comandante

Natural de Taubaté/SP, o novo Comandante, Tenente-Coronel Garcia, integrou a equipe da Fumaça entre 2012 e 2018, tendo voado nas posições #5 (ala esquerda externa), #6 (ala direita externa) e #7 (isolado).

Em dezembro de 2019, o oficial retornou para chefiar o Setor de Operações e realizar o revezamento da posição #1 com o Tenente-Coronel Franklin. Por fim, em 2021 foi designado para o atual cargo.

“Uma grande honra e sentimento de gratidão à Força Aérea Brasileira pela oportunidade concedida e confiança em mim depositada”, comentou o novo Comandante. Além disso, acrescentou também: “Entendo a responsabilidade da função e estou bastante motivado para cumprir, da melhor maneira possível, a missão do Esquadrão”.

Com anos de experiência na Fumaça e no voo de demonstração, o Tenente-Coronel Garcia possui mais de 4000 horas de voo e um total de 109 demonstrações aéreas na Esquadrilha da Fumaça.

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


Misiles Iris-T para los aviones de combate Gripen NG de la Fuerza Aérea de Brasil

Misiles Iris-T para los aviones de combate Gripen NG de la Fuerza Aérea de Brasil

Javier Bonilla | Publicada em 22/12/2021

La Fuerza Aérea Brasileña (FAB) firmó un contrato el  17 de diciembre para la compra de un nuevo lote del misil aire-aire de corto alcance Iris-T. El nuevo armamento está programado para su uso en los aviones de combate Saab Gripen F-39E / F.

El misil Iris-T tiene características como alta maniobrabilidad, gracias a su empuje vectorial, sistema de búsqueda por infrarrojos, resistencia a contramedidas electrónicas, capacidad de rastrear el objetivo con integración en las miras del casco del piloto. Su alcance aproximado es de 25 km y  velocidad de Mach 3.

Además, se caracteriza por zonas de disparo significativamente mayores, rango de adquisición mejorado y mayor precisión de golpe. Estas características permiten la participación exitosa del objetivo durante las operaciones de combate en un entorno con interferencia masiva de contramedidas electrónicas.

Uno de los aspectos más destacados del Iris-T es que puede ser utilizado por cualquier avión que ya sea capaz de utilizar el AIM-9, ya que tiene una interfaz similar a la del misil estadounidense. Actualmente se utiliza en los cazas F-5E Tiger II, F-16 Fighting Falcon, Saab Gripen, Eurofighter Typhoon y F / A-18 Hornet. Este programa de armas reunió originalmente a varios países de la OTAN y Suecia como socios.

Los respectivos porcentajes de participación de las industrias nacionales, lideradas por la empresa alemana Diehl Defense GmbH, en el desarrollo del IRIS-T son:

Alemania 46%

Italia 19%

Suecia 18%

Grecia 13%

4% dividido entre Canadá y Noruega.

Otro país que firmó un contrato para adquirir lotes del misil Iris-T fue Hungría, sin embargo, los húngaros usarán el armamento en sus aviones de combate Saab JAS 39 Gripen C / D.

 Con la adquisición de este nuevo misil aire-aire, se amplía el arsenal de armas de la Fuerza Aérea Brasileña, pues recientemente la FAB recibió el segundo lote del misil Meteor de MBDA. Mientras que el misil Meteor tiene capacidad contra objetivos de largo alcance, el IRIS-T tiene un uso de corto alcance, hasta 30 kilómetros. La combinación de las dos armas, por tanto, aumentará el poder de combate y las posibilidades de éxito contra posibles oponentes. (Javier Bonilla) 

PORTAL SPUTNIK BRASIL


FAB e Força Aérea dos EUA fazem intercâmbio de experiências em combate aéreo


Da Redação | Publicada em 22/12/2021 19:10

Treinamento serviu para os militares norte-americanos compartilharem suas experiências em combate, adquiridas durante as guerras no Afeganistão e no Iraque.

Em evento que aconteceu entre os dias 6 e 16 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um intercâmbio de experiências em combate aéreo com a Força Aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês).

O Esquadrão Grifo, localizado na base aérea de Porto Velho (BAPV), em Rondônia, participou do treinamento que contou com militares do 81st Fighter Squadron, da USAF, e pilotos dos esquadrões Escorpião, Flecha e guias aéreos avançados do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS).

A comitiva do 81st Fighter Squadron contou com dois pilotos e dois oficiais graduados norte-americanos, bem como um piloto da FAB que se encontra atualmente em intercâmbio de treinamento na unidade da USAF.

No período dos treinamentos e simulações de combate, os militares dos EUA puderam compartilhar sua experiência adquirida durante as surtidas no Afeganistão, por meio de aulas teóricas e voos de treinamento de apoio aéreo nos moldes da USAF. Em contrapartida, eles puderam aprender técnicas de sobrevivência e vida na selva; realizaram as missões no layout utilizado pela FAB; e realizaram voos de combate, nos quais a USAF não utiliza o Super Tucano.

De acordo com a FAB, o treinamento combinado entre os militares brasileiros e norte-americanos "proporcionou aos pilotos um elevado ganho operacional com a utilização do A-29, como plataforma de armas em um cenário de conflito simulado".

Foram realizadas 18 surtidas, totalizando 28 horas de voo, nas quais se aplicaram, na prática, os fundamentos testados em combate.

Com um legado iniciado em 1942, o 81st Fighter Squadron operou diversas aeronaves, incluindo P-40, P-47, F4, F-16 e A-10, entre outras, além de ter participado de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, os pilotos brasileiros são qualificados na aeronave A-29, e a unidade tem como principal missão prover treinamento e assessoramento para forças aéreas de países parceiros, com interações recentes com o Exército afegão e nigeriano.