NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA EM FOCO


Comandante da FAB recebeu Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa


Agência Força Aérea | Publicada em 22/11/2022 12:00

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, em seu gabinete, em Brasília (DF), o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP), General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves e comitiva, que estão no Brasil para visitas institucionais. O encontro ocorreu na manhã dessa quinta-feira (17/11).

Para o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, receber os militares portugueses foi motivo de satisfação. “Somos Forças Aéreas que atuam de forma integrada e com muita amizade consolidada. Estamos 100% abertos para parcerias, não somente pelo KC-390 Millennium, mas para outras pautas, projetos, aviões e aviações”, disse o Comandante da FAB.

O Comandante da Força Aérea Portuguesa, que participou de um almoço com membros do Alto-Comando da Aeronáutica, também comentou sobre a visita. “Sinto-me em casa ao estar no Brasil e compartilhar conhecimentos e experiências junto com nossos Oficiais. Saibam que os senhores têm, com a Força Aérea Portuguesa, um parceiro disposto a voar e contribuir com os projetos”, ressaltou o Oficial-General.

Estiveram presentes, ainda, o Chefe do Gabinete da FAP, Major General Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira; e o Adido Aeronáutico da FAB no Brasil, o Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané.

KC-390 da FAP

Em outubro deste ano, a Força Aérea Portuguesa (FAP) apresentou a primeira aeronave KC-390, comprada por Portugal da empresa brasileira Embraer. Trata-se, inclusive, do primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção desenvolvido para a FAB. Ao todo, cinco aeronaves foram adquiridas em 2019 e irão substituir os Hércules C-130. O avião de carga e transporte será entregue à FAP em fevereiro de 2023, sendo todos entregues até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

Engenharia do Exército faz a manutenção da pista de pouso do 2º Pelotão Especial de Fronteira em Querari (AM)


Exército Brasileiro | Publicada em 22/11/2022 10:00

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No contexto do Plano de Apoio a Amazônia, cuja missão é integrar a Amazônia, transportando passageiros e cargas às comunidades e Pelotões de Fronteira da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, desde o dia 12 de novembro, a 21ª Companhia de Engenharia de Construção (21ª Cia E Cnst) com apoio da Força Aérea Brasileira (1°/9° Grupo de Aviação – Esquadrão “Arara”) está realizando a mobilização de pessoal,  equipamentos e insumos para realizar a manutenção da pista de pouso do 2º Pelotão Especial de Fronteira, localizada em Querari, distrito de São Gabriel da Cachoeira, na “Cabeça do Cachorro”.

A manutenção terá por finalidade melhorar as condições da infraestrutura e superestrutura da pista de rolamento dos aviões, de modo a manter aquele aeródromo operacional.

 

OUTRAS MÍDIAS


MIDIAMAX - Santa Casa realiza 19ª captação de órgãos que dará chance de vida para 5 pessoas no Brasil

Doadora de 46 anos estava internada no hospital; foram doados fígado, rins e córneas

Karina Campos | Publicada em 22/11/2022 11:01

Uma nova captação de órgãos e tecidos da Santa Casa de Campo Grande foram doados para cinco pessoas do Brasil. A nova oportunidade de vida aconteceram após a doação de órgãos de uma paciente que estava internada no hospital, não resistiu e faleceu, na segunda-feira (21).

Esta foi a 19ª captação do OPO (Organização de Procura de Órgãos), foram captados os rins, fígado e córneas. De acordo com a unidade, a paciente de 46 anos evoluiu para morte encefálica, após uma hemorragia cerebral e sem sucesso ao tratamento cirúrgico de reversão do caso devido à gravidade.

Em seguida, a família autorizou a doação para pessoas na fila de transplante. O fígado foi levado pela equipe de especialistas para Brasília, já ambos os rins, depois de captados pela equipe de Urologia da Santa Casa, foram encaminhados para o estado de São Paulo. Apenas os tecidos ficaram no hospital para serem usados no tratamento de pacientes

Transporte em tempo

O transporte contou com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), com logística das equipes e dos órgãos para serem transplantados em tempo nos pacientes, que aguardavam por esta chance de uma nova qualidade de vida.

Segundo os dados levantados pela OPO Santa Casa, as 19 doações feitas desde o início deste ano proporcionaram a captação de vinte rins, seis fígados e um coração. “A gente procura fazer o acolhimento da família desde a entrada do paciente, de forma a oferecer a essa família amparo e ajuda para passar por todo esse processo, a entender o que é a morte encefálica e a trabalhar este momento difícil e de luto que estão vivendo”, disse Patrícia Berg, médica coordenadora da OPO.

GIZ BR - Brasil se prepara para lançar foguete coreano em Alcântara, no Maranhão


Hemerson Brandão | Publicada em 22/11/2022 16:09

O Brasil acaba de receber as primeiras peças de uma plataforma que será usada no lançamento de um foguete da Coreia do Sul a partir do Centro Espacial de Alcântara, localizado no estado do Maranhão. A previsão é que a decolagem ocorra ainda neste ano.

O lançamento do foguete em território nacional faz parte de um acordo tecnológico entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a empresa sul-coreana Innospace, assinado em setembro passado. O documento prevê disponibilizar bens e serviços para que a empresa lance foguetes a partir da cidade maranhense de Alcântara.

Segundo a empresa logística Asia Shipping, a carga foi recebida em um terminal marítimo privado da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, antes de seguir viagem para o Maranhão. A carga inclui um conjunto de ferramentas, estruturas de elevação e veículos – pesando ao todo mais de 100 toneladas.

A expectativa é que uma próxima carga envolverá o transporte dos foguetes, que virão desmontados diretamente da península coreana para o Brasil.

Atualmente, a Innospace está desenvolvendo a família de foguetes HANBIT, um pequeno lançador de satélites movido por motores híbridos. O modelo que será lançado no Brasil será o HANBIT-TLV, que tem 16,3 metros de altura e pesa 9,2 toneladas.

O foguete fará um voo suborbital – viajando até o espaço e caindo logo em seguida, sem entrar em órbita – e terá a função de validar o motor do primeiro estágio do HANBIT-Nano – um lançador de satélite de dois estágios capaz de carregar uma carga útil de até 50 quilos.

Os motores do foguete foram desenvolvidos para serem fabricados mais rapidamente e a um baixo custo. Eles têm um design não tóxico e também não explosivo, que usa propulsores à base de oxigênio líquido e parafina. Além disso, ele usa um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica.

Durante a decolagem, o foguete sul-coreano levará o SISNAV, um sistema de navegação desenvolvido pela FAB e outras instituições brasileiras. O objetivo é verificar como ele suporta a vibração, choque e temperatura durante a decolagem e o voo pela atmosfera.

“Esperamos que a INNOSPACE entre no mercado de serviços de lançamento de pequenos satélites, com um primeiro teste de lançamento bem-sucedido do HANBIT-TLV, no quarto trimestre, no Brasil”, disse Soo Jong Kim, CEO da Innospace.

Além da Innospace, é esperado que a canadense C6 Launch Systems também realize um lançamento a partir do espaçoporto brasileiro, em 2023. De acordo com a CNN, a Virgin Orbit, do bilionário Richard Branson, também recebeu aval do governo brasileiro para usar a pista de 2,6 quilômetros de Alcântara para o seu Boeing 747 adaptado — com capacidade para lançar foguetes a partir de suas asas.