NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Pilotos de caça brasileiros fazem exigente treinamento em centrífuga humana

Militares têm que suportar forças de até 9 vezes o próprio peso

André Magalhães | Publicada em 22/11/2021 09:35

O caça Gripen F-39 têm muitas características importantes, como por exemplo, seu poder bélico, sua alta tecnologia, seus sensores de última geração, como o radar AESA Raven ES-05, ou então o sensor de buscas de alvo infravermelhos, IRST Skyward- G.

Contudo, um fator específico é aliado entre o avião e o aviador, o limite estrutural que a aeronave suporta.

O F-39 pode suportar forças Gs de -3 /+9, no entanto, o piloto tem que estar preparado para lidar com tais forças durante as missões de combate.

Para isso é utilizado o traje “anti-G”, esse sistema pressiona os membros inferiores para que o sangue não desça da cabeça. O equipamento é preso ao corpo do piloto e conectado a aeronave, que por meio do ar faz a pressão necessária, ou seja, quanto mais "gs' o piloto puxar, maior será a pressão no corpo do aviador.

Além disso, um treinamento fisiológico de respiração também é feito pelos pilotos, como podemos notar no vídeo, onde um piloto de testes da FAB faz um teste em uma centrífuga, na Suécia. 

Desde o início do contrato de venda dos 36 caças F-39 E/F para o Brasil, pilotos brasileiros estão na Suécia para aprender mais sobre o futuro vetor de caça da FAB.

O Brasil recebeu, em setembro de 2020, o primeiro caça F-39, de um total de 36. A aeronave se encontra na unidade da Embraer de Gavião Peixoto (SP), cumprindo os requisitos necessários para obter a certificação final.

Neste ano duas unidades, das quatro primeiras construídas em série, devem ser enviadas ao Brasil por via marítima. Outras duas serão enviados ao país no primeiro semestre de 2022.

Dos 36 caças 13 serão produzidos na Suécia, oito começam ser produzidos na Suécia e são finalizados no Brasil e, por fim, 15 serão totalmente construídos em território nacional.

PORTAL PODER AÉREO


Comandante da Aeronáutica vai à Suécia para receber os primeiros 4 caças F-39 Gripen operacionais da FAB - Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa


Redação Forças De Defesa | Publicada em 22/11/2021

Caros Pilotos de Caça do Brasil

Escrevo para compartilhar o privilégio e a emoção de um momento único: estou, neste momento, voando sobre o Oceano Atlântico, em direção à Suécia, para receber, em nome da nossa FAB, os 4 primeiros F-39 Gripen do Projeto F-X2.

É um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar a todos que sonharam, desde o inconcluso Projeto F-X1, com este momento tão significativo. Sonharam e trabalharam para que o sonho se concretizasse.

O futuro realmente chegou e foi graças aos esforços e prioridades dos sucessivos comandos, de inúmeros militares e civis que entenderam a necessidade de novos vetores e de cada um de nós, herdeiros de Nero Moura.

Obrigado por me permitirem representar os sonhos de todos nós, neste momento de tanta importância.

À La Chasse! Senta a Púa!

Ten Brig Baptista Jr
Comandante da Aeronáutica
Piloto de Caça Brasileiro

REVISTA AERO MAGAZINE


Militares portugueses concluem curso do KC-390 no Brasil

Pilotos passaram dois meses em base aérea no Goiás realizando cursos teóricos e voos

André Magalhães | Publicada em 22/11/2021

Militares da Força Aérea Portuguesa (FAP), concluíram o curso da aeronave KC-390 Milleinnium, na ALA-2, em Anápolis, Goiás. Em uma cerimônia realizada na base aérea, na sexta-feira (19), os militares de ambas as nacionalidades comemoram o feito.

Foram dois meses de imersão no conteúdo programático teórico da aeronave KC-390, ainda foram realizado voos nas aeronaves do 1º Grupo de Transporte de Tropas, que dispõe de quatro unidades da aeronave militar.

“Ao longo destas 10 semanas presenciamos uma formação com elevados padrões de qualidade que culminaram hoje na nossa graduação”, disse o Paulo Martins, tenente-aviador e piloto da FAP.

A FAP foi a primeira nação a adquirir a aeronave, serão cinco unidades do KC-390 Millennium fazem parte do contrato, divulgado em 2019, sendo que, o primeiro já está na linha de montagem da Embraer.

Em novembro passado a Hungria se tornou a segunda nação estrangeira e pertencente à Otan a adquirir o avião brasileiro, ao todo serão duas unidades para a força aérea húngara.

PORTAL AEROFLAP


FAB conclui curso da aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa


Pedro Viana | Publicada em 22/11/2021

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) promoveu, nesta sexta-feira (19), a cerimônia alusiva à conclusão do Curso da Aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP), resultado de um Acordo Bilateral celebrado entre o Brasil e Portugal. 

O evento contou com a presença do Comandante da Logística e Presidente da Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa KC-390 da FAP, Tenente General João Cartaxo Alves, bem como de membros da delegação portuguesa, que foram recebidos pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN), Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. 

Na ocasião, foram entregues os certificados aos novos operadores do vetor multimissão.

Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses percorreram todo o conteúdo programático teórico necessário à operação do KC-390 Millennium, bem como realizaram voos de adaptação e de treinamento em Transporte Aéreo Logístico em território brasileiro, somando mais de 60 horas voadas nas asas do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT).

PORTAL CAVOK


Primeira tripulação portuguesa de KC-390 Millennium termina qualificação

Foi concluído o curso de qualificação da primeira tripulação portuguesa da aeronave KC-390 Millennium fabricada pela Embraer.

Fernando Valduga | Publicada em 22/11/2021

Na sexta-feira, 19 de novembro, os quatro militares da Força Aérea receberam o diploma numa cerimónia de encerramento do curso presidida pelo Comandante da Logística da Força Aérea Portuguesa, Tenente-General João Cartaxo Alves, e pelo Comandante da ALA2 da Força Aérea Brasileira (FAB), Coronel Gustavo Pestana Garcez.

Recorde-se que, desde 14 de setembro, a primeira tripulação do KC-390 Millennium, composta por dois Pilotos-Aviadores e dois Loadmasters, estava recebendo formação na aeronave, em Anápolis, no Brasil.

Com a formação teórica e prática ministrada pelo 1.º Grupo de Transporte de Tropa da FAB, o Tenente-Coronel Paulo Martins, Major Miguel Pousa, Sargento-Ajudante Jorge Lima e Primeiro-Sargento Hugo Coelho estão de volta a Portugal como os primeiros portugueses qualificados no KC-390 Millennium. Portugal adquiriu cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador, em 2019, que vão equipar a Força Aérea Portuguesa num futuro próximo.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Comandante da Aeronáutica realiza palestra a Oficiais-Alunos do ECFAB


Agência Força Aérea | Publicada em 22/11/2021 18:44

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, anualmente, o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB), destinado a atualizar e ampliar os conhecimentos dos Oficiais Superiores da Aeronáutica, indicados aos cargos de Comando, Chefia e Direção das Organizações Militares e Comissões do Comando da Aeronáutica. Para marcar o encerramento das atividades, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, palestrou sobre o tema “Exercício do Comando”, a 75 Oficiais-Alunos.

A palestra aconteceu nessa sexta-feira, dia 19 de novembro, no auditório da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), no Rio de Janeiro (RJ). Estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Comandante Interino da Universidade da Força Aérea e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, esta foi uma oportunidade de estar próximos dos futuros líderes, que em breve assumirão novas responsabilidades em suas carreiras. “Vim relembrar as atividades que serão necessárias como Comandante, as características das lideranças que precisarão desenvolver, a necessidade de priorização dos recursos de toda sorte. Ou seja, é uma oportunidade gratificante para mim como Comandante e, espero que tenha sito para eles, como próximos Comandantes desse nosso biênio”, destaca.

Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB)

Participaram do ECFAB 2021, Oficiais Superiores dos Quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Médicos, Engenheiros, Dentistas, Farmacêuticos e especialistas de Aeronáutica. 

O Oficial-Aluno mais antigo do ECFAB, Coronel Aviador Renato Leal Leite, discursou em nome da turma, e destacou acerta da importância do ECFAB. “Hoje, encerramos mais uma fase de nossa preparação para assumirmos cargos de Comandantes, Chefes, Diretores e Presidentes. Foram duas semanas intensas, em que podemos enriquecer nossos conhecimentos, trocar experiências e debater com os mais experientes gestores de nossa Força Aérea”, finaliza.

 

 

 

BARBACENA ONLINE


Epcar celebra Dia da Bandeira


Redação | Publicada em 22/11/2021

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) realizou, na sexta-feira (19), uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira presidida pelo Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da Escola.

Todos os anos acontece a celebração do Dia da Bandeira, onde o Pavilhão Nacional é hasteado em horário especial, as 12h. Neste ano de 2021, a Bandeira está completando 132 anos. A Bandeira do Brasil também ocupa um lugar de destaque, sendo conduzida por um oficial da ativa das Forças Armadas. Em Barbacena, dessa vez a condução foi realizada pela Tenente Alini Trindade da Silva, enfermeira da Escola. “É difícil descrever neste momento a emoção que estou sentindo. São os mais puros sentimentos, o amor pela Pátria e a honra em servir o meu país. Tenho muito orgulho de pertencer à Força Aérea Brasileira e por ter sido a responsável por conduzir o Pavilhão Nacional neste dia. Estou realizando um sonho”, concluiu.