NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Avião com candidato a deputado federal Lucas Vergilio sai da pista durante pouso em Teresina de Goiás | Goiás

Ninguém se feriu, de acordo com a assessoria do político Lucas Vergilio. Ele seguiu em campanha em outras cidades do nordeste do estado.

Vitor Santana E Edson Ferraz | Publicada em 22/09/2018 19:17 | Atualizado em 22/09/2018 21:00

O avião com o deputado federal e candidato à reeleição Lucas Vergílio (SD) saiu da pista durante o pouso em Teresina de Goiás, no nordeste do estado, neste sábado (22). Ninguém se feriu, de acordo com a assessoria do político. Ele seguiu em campanha.

Segundo informações apuradas pela TV Globo, a aeronave transportava cinco pessoas e desceu em uma pista da prefeitura, mas que fica dentro de uma fazenda. O avião, prefixo PT-VOX é um bimotor e estava em situação regular, segundo o site da Agência Nacional de Aviação Civil.

Testemunhas contaram que o avião estava muito rápido no momento do pouso e, ao pousar, derrapou e saiu da pista. A assessoria de Lucas Vergílio informou que todos os ocupantes estão bem e que a comitiva seguiu a agenda política, com carreata em Campos Belos.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que não foi notificado oficialmente da ocorrência aeronáutica.

Ursa mais triste do mundo chega a santuário em Joanópolis, SP

Transporte foi feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) em uma cabine climatizada especial. Marsha, que ganhou o apelido durante mobilização nacional para transferência dela, deixou o calor do Piauí para viver no clima ameno da região bragantina.

G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 22/09/2018 11:25

A 'Ursa mais triste do mundo', como ficou conhecida durante uma mobilização nacional para transferência dela, chegou na madrugada deste sábado (22) ao santuário ecológico em Joanópolis (SP). Marsha deixou o calor de Teresina, no Piauí, para viver no clima ameno da região bragantina, onde foi rebatizada com o nome de Rowena.

O transporte foi realizado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e a ursa foi levada dentro de uma cabine climatizada especial. A ursa fez a viagem acordada e sem uso de sedativos.

No santuário, ela ficará em um recinto provisório de 600 m² com piscina e caverna até a construção de um lar definitivo.

O caso da ursa ganhou repercussão em novembro do ano passado, quando uma petição online pedia a transferência dela, alegando que a permanência do animal no Piauí seria prejudicial à saúde devido às altas temperaturas. O movimento ganhou adesão de artistas e ativistas da causa animal.

Na época, a Justiça permitiu a transferência, mas uma decisão seguinte suspendeu o processo até ter a certeza de que a ursa suportaria a viagem. Em agosto deste ano, especialistas da Associação Brasileira de Zoológicos confirmaram a possibilidade da mudança do animal.

História

A ursa viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No local, ela comia diariamente 15 quilos de frutas e verduras e três vezes por semana era alimentada com carne. Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. O alimento era usado por veterinários para poder atrair ela de um recinto para outro.

AGÊNCIA BRASIL


PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros


Ana Cristina Campos | Publicada em 22/09/2018 09:38

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22) a Operação Nepsis para desarticular organização criminosa especializada no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial que facilitava esses crimes nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas.

Cerca de 280 policiais federais de diversos estados foram às ruas para cumprir 35 mandados de prisão preventiva, oito mandados de prisão temporária, 12 suspensões de exercício de atividade policial e 43 mandados de busca e apreensão nos cinco estados. Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da organização criminosa, encontram-se policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar e da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Segundo a PF, a organização criminosa investigada formou um consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul.

De acordo com as investigações, essa rede estava estruturada em um sistema logístico de características empresariais, com a participação de centenas de pessoas exercendo funções de “gerentes, batedores, olheiros e motoristas” e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar do esquema criminoso.

Com base na investigação, estima-se que, no ano passado, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1,2 mil carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A Polícia Rodoviária Federal participa da operação, que contou ainda com a colaboração da Receita Federal do Brasil, apoio logístico do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanhamento das corregedorias das polícias Civil e Militar.

De acordo com a PF, Nepsis reporta a um termo grego que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena, em uma alusão à vigilância necessária para combater “as sofisticadas atividades contrabandistas e no que concerne à própria atividade de fiscalização estatal no combate à cooptação integrantes de órgãos de repressão e fiscalização”.

OUTRAS MÍDIAS


TECNOLOGIA E DEFESA - O MUSAL em fotos feitas por drones da ACA (Aeromodelismo).


Roberto Caiafa | Publicada em 23/09/2018 00:17

O Museu Aeroespacial, organização militar da Força Aérea Brasileira, foi atingido, na quarta-feira de cinzas do Carnaval 2018, por uma tempestade tropical que destruiu o dirigível da Airship do Brasil, ancorado naquele aeródromo durante visita ao Rio de Janeiro, e também danificou pesadamente os hangares onde o acervo de aeronaves fica guardado (telhados).

Para realizar as obras de reconstrução e reparos, ocasião em que os pisos dos hangares também estão sendo refeitos em epoxi, foi necessário realocar aeronaves no pátio em frente dos hangares, o espaço onde tradicionalmente acontecem os shows aéreos e portões abertos do MUSAL.

Com a frota histórica alinhada lado a lado, a oportunidade para fotografar o acervo tem atraído dezenas de entusiastas.

Os aeromodelistas da ACA, frequentadores veteranos daquele espaço, registraram o acervo de aviões e helicópteros do MUSAL usando drones munidos de câmeras de alta resolução (voos devidamente autorizados e dentro das normas).

O resultado são imagens fantásticas da história da Aviação Militar Brasileira, em ângulos bem diferentes dos mais convencionais, e com uma luz espetacular.

Tecnologia & Defesa traz aos seus leitores algumas das belíssimas imagens realizadas pelos praticantes de aeromodelismo que frequentam o MUSAL a cada semana.

A Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) foi fundada em 21 de outubro de 1949 e em 1951, o então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), lançou um selo em homenagem a Semana da Asa e, especialmente, ao aeromodelismo, então muito popular no Rio de Janeiro.

A sede da ACA, situada na Avenida Marechal Fontenele, 2000 (MUSEU AEROESPACIAL, MUSAL, Campo dos Afonsos) possui completa infraestrutura para a prática do aeromodelismo, planadores, multi-rotores e helimodelismo.

As instalações incluem uma pista asfaltada com 90 x 12m para glow, com boxes cobertos de 42 x 8m e com grade de proteção; uma pista asfaltada com 70 x 6m para elétricos, com boxes cobertos de 18 x 8m e com grade de proteção; uma pista gramada com 100 x 20m para planadores; tomadas de 12VDC (baterias) nos boxes dos elétricos e glow; estacionamento para sócios mediante identificação; simulador de voo na sede.

JORNAL JOSEENSE - Anatel e ITA assinam memorando de intercâmbio e incentivo à pesquisa


Anatel | Publicada em 22/09/2018

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinaram, na tarde desta sexta-feira (21), um memorando para intercâmbio e incentivo à pesquisa. Participaram da cerimônia na sede da Agência, em Brasília, o presidente do órgão regulador, Juarez Quadros, o vice-presidente, Aníbal Diniz, e o conselheiro Emmanoel Campelo Pereira. O ITA foi representado pelo reitor Anderson Ribeiro Correia e pelo chefe da Divisão de Educação Continuada, Jesuino Takachi Tomita.

Segundo o presidente da Anatel, o memorando permitirá a ampliação das oportunidades de capacitação entre o órgão regulador e o Instituto. No evento, o reitor do ITA enfatizou a atuação de ambos os órgãos em áreas estratégicas. E Emmanoel Campelo Pereira analisou que, com os servidores da Anatel melhor capacitados, há uma melhora na identificação de cenários futuros e na qualidade da regulação.

Aníbal Diniz destacou que, por convênio já existente, 720 servidores da Anatel devem ser capacitados em 12 cursos do ITA até 2020. Jesuíno Tomita ressaltou a participação de ambas as instituições na formação dos projetos pedagógicos.

Juarez Quadros detalhou os 12 cursos que serão ministrados: Técnica de Banco de Dados; Comunicações Digitais; Internet das Coisas; Introdução a Modelos Estatísticos e Análise de Dados; Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software; Fibras Ópticas e Dispositivos Ópticos; Antenas; Medidas em RF e Antenas; Comunicações sem Fio; Sistemas Contemporâneos;  Big Data; e Machine Learning.