NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Portugal fecha contrato para compra de cinco super cargueiros militares da Embraer


Publicada em 22/08/2019 13:26

O governo de Portugal assinou nesta quinta-feira (22) o contrato para a compra de cinco aviões KC-390. O cargueiro militar KC-390 é o maior avião já produzido no Brasil e essa é a primeira venda concluída dele para um governo estrangeiro. As entregas começam em 2023.

A Embraer não divulgou o valor da negociação, mas no começo de julho o ministro da Defesa Nacional de Portugal, João Gomes Cravinho, afirmou que a negociação supera 800 milhões de euros - e contempla também serviço de suporte das aeronaves.

A frota comprada nesta quinta vai substituir a do modelo C140 do país, que está no limite do uso. O cargueiro da brasileira é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), podendo de operar em pistas não pavimentadas ou danificadas.

A fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. A aeronave, cuja produção ocorre na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), pode ser reabastecida em voo.

O governo português informou também em julho, que as aeronaves terão duplo uso - militar e também civil - sendo usada por exemplo em ações de combate a incêndios. O ministro disse ainda que as entregas estão previstas para até 2027.

O KC foi desenvolvido pela Embraer para atender a Força Aérea Brasileira. Foram 28 unidades vendidas em 2014, sendo que a primeira entrega está prevista para o próximo mês.

O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil em 2018 e está em plena produção seriada. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB) e mais entregas esperadas no decorrer do ano.

Paciente do DF recebe transplante de coração vindo de Santa Catarina

Trajeto de mais 1,1 mil quilômetros durou 1h45 minutos. Avião da FAB e helicóptero dos bombeiros foram utilizados.

Afonso Ferreira | Publicada em 22/08/2019 15:51

Uma mulher de 44 anos, internada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), recebeu na manhã desta quinta-feira (22), um novo coração. O órgão veio de um doador de 24 anos, de Joinville, em Santa Catarina.

O trajeto, de mais 1,1 mil quilômetros, foi feito em 1h45. O tempo máximo que um coração pode ficar fora do peito, até ser transplantado, é de quatro horas.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e um helicóptero do Corpo de Bombeiros do DF ajudaram no transporte.

A cirurgia durou cerca de três horas. DE acordo com o hospital, a paciente passa bem.

Referência em transplantes

O Instituto de Cardiologia do DF é referência em alta complexidade cardiovascular e transplantes na região Centro-Oeste. O hospital é o único que realiza transplante cardíaco no Distrito Federal.

Segundo a assessoria de imprensa do ICDF, em 10 anos de existência, o instituto realizou 258 transplantes cardíacos.

Transplante de coração

O transplante de coração é indicado quando as medidas clínicas e cirúrgicas para o tratamento de insuficiência cardíaca foram esgotadas e a expectativa de vida do paciente não ultrapassa dois anos. Para receber o órgão, o potencial receptor deve estar inscrito em uma lista de espera.

A ordem de inscrição, a compatibilidade e a gravidade de cada caso são levadas em consideração na hora de eleger quem vai receber o órgão. A lista é única, organizada por estado ou região e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes e por órgãos de controle federais.

Se existe um doador elegível (com morte encefálica confirmada), após a autorização da família para que ocorra a retirada dos órgãos, a Central de Transplantes emite a lista dos potenciais receptores e informa às equipes de transplante que os atende.

No DF, são realizados transplantes de coração, fígado, rins e córneas de doadores falecidos. Também são feitos transplantes de medula óssea, que seguem outro protocolo para a doação: pode ser realizado com células do próprio paciente, de doador aparentado ou de doador anônimo, cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Esquadrilha da Fumaça é atração de domingo na Base Aérea de Campo Grande


Gabriel Neris | Publicada em 22/08/2019 17:32

Os portões da Base Aérea de Campo Grande serão abertos à população no próximo domingo (25). A Esquadrilha da Fumaça será uma das atrações da abertura do calendário do segundo semestre de eventos organizados pela FAB (Força Aérea Brasileira).

A Ala 5 da FAB é sede de seis organizações militares, dentre elas o Esquadrão Onça, o Esquadrão Pelicano, o Esquadrão Pelicano, o Esquadrão Flecha, além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento.

Durante o evento, o público poderá conhecer de perto as aeronaves e equipamentos, como o C-105 Amazonas, o H-60 BlackHawk e o A-29 Super Tucano em versão camuflada.

Às 15h será a vez da Esquadrilha da Fumaça iniciar a demonstração com as sete aeronaves A-29. A entrada é franca.