NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas: contra a Covid e pelos brasileiros há 450 dias


Soraya Brandão | Publicada em 22/06/2021 16:26

Há 450 dias, a população brasileira conta com auxilio integral das Forças Armadas, que, sem trégua, têm empregado efetivo, meios e recursos para contribuir com o Governo Federal e com o sistema de saúde pública estadual e municipal. O apoio logístico dado pelos Comandos Conjuntos (CCj) possibilitou, até a presente data, mais de 200 mil imunizações de indígenas em áreas de difícil acesso.

Nesses 15 meses de atividades diárias, já contou com o emprego de 34 mil militares das três Forças e, atualmente, envolve efetivo aproximado de 16 mil. Coordenados pelos Comandos Conjuntos (CCj), esses homens e mulheres estiveram envolvidos no apoio à vacinação em áreas urbanas e indígenas, na desinfecção de locais públicos, no transporte de pacientes e na distribuição de kits de alimentos, materiais de higiene e medicamentos, entre dezenas de outras iniciativas. Recentemente, militares do Exército arrecadaram e distribuíram 1,2 mil cestas básicas a instituições filantrópicas do Distrito Federal.

Com mais de 5.823 horas de voo, as aeronaves empregadas na Operação transportaram 29.415 toneladas de material, 7.505 cilindros de oxigênio, 205 respiradores e estruturas para montagem de quatro hospitais de campanha. A partir de janeiro deste ano, foram 399 voos, dos quais 119 estiveram empregados na remoção de 911 pacientes. Como ocorrido recentemente em Campo Grande, quando cinco pacientes em estado grave foram transferidos para a cidade de Guarulhos, em São Paulo, e a capital de Rondônia.

Em apoio direto à população, o esforço conjunto das Forças Armadas promoveu cerca de 19 mil campanhas de prevenção, a distribuição de cerca de 1,5 milhão de kits de alimentos e mais de 45 mil doações de sangue para contribuir com os hemocentros de todo o País. Nove postos de vacinação foram abertos em unidades militares, sendo sete no Rio de Janeiro, um em Belo Horizonte e um no Distrito Federal. Houve ainda a desinfecção de mais de 9,9 mil áreas públicas pelo Brasil e a capacitação de 18,9 mil pessoas para que pudessem dar continuidade ao trabalho de descontaminação.

Operação Covid-19

Deflagrada pelo Ministério da Defesa em março do ano passado, a Operação Covid-19 tem sua coordenação e planejamento a cargo do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, por meio do Centro de Operações Conjuntas (COC), localizado na sede da Pasta, em Brasília. As ações desenvolvidas em todo o território nacional são apoiadas por 10 CCj e pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), permanentemente ativado. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia.

PORTAL DEFESANET


Alunos da EEAR realizam estágio prático em Comunicações

O estágio ocorreu junto ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC)

Agência Força Aérea | Publicada em 22/06/2021 08:20

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC) - Esquadrão Profeta promoveram, de 11 de maio a 2 de junho, o Estágio Prático Supervisionado dos alunos da 4ª série do Curso de Formação de Sargentos (CFS) - Especialista Básico em Comunicações (BCO).

Eles tiveram a oportunidade de realizar uma manobra aerotática, ministrada pelo Esquadrão Profeta, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos teóricos e compartilhar experiências de exercícios operacionais.

Os alunos participaram da montagem do shelter (abrigo) e das antenas, da preparação dos equipamentos de telecomunicações e, por fim, posicionaram o estandarte do 1º/1º GCC e o Pavilhão Nacional, demarcando, assim, o local de atuação da equipe. Em seguida, o Comandante do Esquadrão Profeta, Major Aviador Carlos Eduardo Azevedo Alvares, apresentou um briefing para os alunos. O Oficial explanou sobre os equipamentos que são utilizados em campanha, bem como as novas tecnologias desenvolvidas pelos militares do Esquadrão.

Durante as instruções teóricas e práticas, foi abordado o estabelecimento de enlaces seguros em HF (High Frequency), VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency). Os alunos estabeleceram um link satelital, viabilizando a comunicação entre o local das atividades na EEAR, em Guaratinguetá (SP), e o Esquadrão Profeta, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o Instrutor do Galpão de Comunicações, Sargento BCO Pedro Henrique de Castro Antunes, o exercício possibilitou ampliar os conhecimentos sobre as operações de telecomunicações, serviço de telefonia e conexão com as redes Intraer e Internet. “A participação do 1°/1° GCC na EEAR expandiu os conhecimentos dos alunos da especialidade BCO, demonstrando a operacionalidade atual na área de comunicações de curta e longa distâncias, meios transportáveis de comunicação e alarme aerotático. O Esquadrão Profeta não somente ensinou, mas também motivou os futuros especialistas”, disse.

Atribuições

O profissional BCO opera, no solo ou em voo, sistemas e equipamentos de transmissão e recepção de dados e voz. Também identifica os equipamentos eletrônicos de detecção, localização, de combate eletrônico e de navegação, além de analisar, a bordo de aeronaves, a operação dos auxílios à navegação, de aproximação, de pouso e de radiocomunicações. 

Operar equipamentos de comunicação de campanha, realizar observação meteorológica de superfície e supervisionar e organizar os arquivos operacionais e administrativos de uma estação de telecomunicações também são funções do especialista em Comunicações.

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 87 novos Oficiais

A Turma de 2021 é formada por médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, capelães, além de Oficiais de Apoio. Os militares atuarão em diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira por todo o País

Agência Força Aérea | Publicada em 22/06/2021 08:08

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nessa quinta-feira (17), em Lagoa Santa (MG), a formatura da Turma Phenom, composta por 87 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais da Aeronáutica e do Exército Brasileiro, dentre outras autoridades militares e civis.

Foram promovidos ao posto de Primeiro-Tenente os estagiários dos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos e dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros e de Apoio da Aeronáutica. Também foram promovidos ao posto de Segundo-Tenente, os alunos do Estágio de Adaptação de Oficiais Capelães da Aeronáutica. A Turma de 2021 é formada por 41 médicos, dez dentistas, quatro farmacêuticos, 19 engenheiros, dez Oficiais de Apoio e três capelães.

O Comandante-Geral do Pessoal Interino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, destacou a importância da solenidade. "Este é um momento único para a Força Aérea, porque, cada formatura, cada vez que entregamos novos formandos, é um momento de renovação", disse. 

Já o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, durante seu discurso na cerimônia, enfatizou o foco que os novos Oficiais devem ter. "Prezados formandos, tenham em mente que a partir de hoje o trinômio Controlar, Defender e Integrar deve servir como inspiração diária para as ações de cada um de vocês", disse.

Durante 17 semanas do Curso, os estagiários receberam instruções de diversos tipos, além de um treinamento militar intensivo. O primeiro colocado da Turma Phenom, Tenente Administração Victor Rodrigues da Silva, natural do Rio de Janeiro (RJ), ingressou na Força Aérea em 2010 como Aluno da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). Após formado, seguiu carreira até a graduação de Segundo Sargento. “O caminho trilhado até aqui me ensinou bastante e certamente todo aprendizado acumulado por meio das Organizações Militares em que servi será de suma importância na minha atuação como Oficial", declarou.

O novo Oficial foi agraciado com o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa, entregue pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e com o Prêmio Força Aérea Brasileira, entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal Interino, Major-Brigadeiro Reis. O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, entregou a espada, símbolo do oficialato e realizou a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a se distinguirem nas atividades escolares.

Para o Comandante do CIAAR, Brigadeiro Max, o dia foi de extrema relevância para a Instituição. "A Força Aérea recebe agora novos oficiais que vão muito contribuir para o cumprimento de sua missão”, garantiu.

Em homenagem aos novos Oficiais, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça, sobrevoou o pátio da solenidade. Os militares, com as espadas abatidas, entoaram o compromisso à Bandeira do Brasil e, por fim, desfilaram ao som da canção Bandeirantes do Ar. Além dos cuidados praticados pelos militares presentes na cerimônia devido à pandemia da COVID-19, outra medida de prevenção foi adotada: a cerimônia foi transmitida ao vivo, por meio de um aplicativo de videoconferência, para os familiares dos formandos.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA NOTICIAS - ITA assina acordo com École CentraleSupélec


Assessoria De Comunicação Social Dcta | Publicada em 22/06/2021 09:24

No dia 17, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a École CentraleSupélec (CS) formalizaram acordo de dupla diplomação entre as instituições, o que proporcionará o intercâmbio de alunos com a obtenção de diploma válido pelas duas universidades. A cooperação acadêmica, que terá validade de 5 anos, com possibilidade de renovação, também se dará no âmbito de atividades e possíveis projetos de interesse mútuo.

O acordo é apoiado pelo Programa CAPES/BRAFITEC, o qual possibilita parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, entre instituições brasileiras e francesas. Aprovado entre ITA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o acordo disponibiliza, anualmente, 4 bolsas para alunos do ITA realizarem intercâmbio no exterior. O programa está sob a coordenação do Professor Osamu Saotome e os editais são lançados pela Pró-Reitoria de Graduação.

A CS é um instituto francês de pesquisa e ensino superior em Engenharia e Ciência, tendo sido criada após a fusão estratégica entre duas Grandes Escolas da França, a École Centrale Paris e a Supélec. A instituição conta com uma rede de 176 universidades parceiras, em 45 países, e apresenta 80 acordos de dupla diplomação. Segundo o ranking Best Global Universities, da editora norte-americana US News, a CentraleSupélec figura como primeiro colocada, na França, nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Computação. 

A cerimônia contou com a participação do Diretor da Centrale Supélec, Romain Soubeyran, do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, da Chefe da Divisão de Relações Institucionais, Sra. Solange Maia Corrêa, do Chefe da Divisão de Engenharia Eletrônica, Professor Karl Heinz Kienitz, e do Chefe da Divisão de Engenharia Eletrônica, Professor Osamu Saotome.

Durante o encontro, o Reitor Anderson destacou que “ao firmar acordos de duplo diploma, com escolas de referência no exterior, o ITA visa, principalmente, apoiar a formação das suas Divisões Acadêmicas. Portanto, ao celebrar o acordo com a CS, reforçamos a constante busca pela excelência nos nossos cursos, neste caso, os de Engenharia Eletrônica e de Computação do ITA”.

O mais novo acordo internacional se junta aos 66 atualmente vigentes com instituições de diversos países, demonstrando a importância do ITA no cenário acadêmico mundial e possibilitando aos estudantes apresentar um importante diferencial em seu currículo acadêmico.

DEFESA NOTICIAS - TJRJ e ANDES se reúnem com o Comando Aéreo Leste


Comando Aéreo Leste | Publicada em 22/06/2021 12:17

Representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e da Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES) se reuniram com o Comando Aéreo Leste (III COMAR), na manhã do dia 10 de junho, para o alinhamento de ações conjuntas em prol da eficiência jurídica na área de jurisdição.

O encontro fortalece a relação entre o Comando da Aeronáutica e a Justiça estadual e reforça a disposição de ambas instituições em continuar com o desenvolvimento dos trabalhos conjuntos, de forma cooperada.

Durante a reunião foram apresentadas as missões da Força Aérea Brasileira (FAB) e do III COMAR bem como a reestruturação ocorrida na instituição e as questões relacionadas à governança e representatividade do Comando Aéreo – os pilares da reativação da instituição.

As similaridades foram observadas também pelo presidente do TJRJ, o Exmo. Sr. Desembargador Henrique Figueira. Ele relatou a implantação de um novo conceito de governança nos tribunais que estão sob a sua jurisdição, com a racionalização de meios e novas formas de atuação.

A reunião faz parte da agenda do Comando Aéreo Leste, visando a representatividade do Comando da Aeronáutica em sua área de jurisdição, que abrange Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, integrando as instituições e mantendo a busca constante por boas práticas.

Também participaram deste encontro, os Exmos. Srs. Desembargadores do TJRJ, Milton Fernandes (presidente do TJRJ de 2017 a 2018), João Ziraldo e o presidente da ANDES, Exmo. Sr. Desembargador Marcelo Buhatem.

Este evento atendeu aos protocolos preventivos de saúde devido a pandemia da COVID-19.

DEFESA NOTICIAS - Leite recebe comandante aéreo do sul, brigadeiro Mauro Bellintani


Suzy Scarton | Publicada em 22/06/2021 17:00

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta terça-feira (22/6), a visita institucional do comandante aéreo do sul, brigadeiro Mauro Bellintani.

No encontro, Leite e Bellintani falaram sobre a nova sede da Força Aérea Brasileira no RS, o Comando Aéreo Sul, instalado em abril deste ano no município de Canoas.

O Comando Aéreo Sul tem a jurisdição e a missão de representar o Comando da Aeronáutica nos três Estados da região Sul do país.

O governador se colocou à disposição da instituição. “Assim como não nos furtaremos a procurá-los, não deixem de nos acionar quando precisarem”, destacou.