NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Aviação de caça da FAB celebra 77 anos de história

Data ganha um novo significado com a chegada, em 2022, das duas primeiras aeronaves F-39 Gripen

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 22/04/2022 15:16

Ao longo de 77 anos de história, completados no dia 22 de abril, a Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB) traz em sua trajetória uma extensa jornada que ganha mais um capítulo com a chegada, em 2022, das primeiras aeronaves F-39 Gripen ao País. Com a junção de um dos mais modernos aviões de caça do mundo com os inteligentes mísseis IRIS-T e Meteor, a FAB passa a ter um sistema de defesa game changer nunca visto antes, isto é, um divisor de águas, pois vai aumentar o poder de dissuasão e oferecer inquestionável superioridade aérea para os pilotos na defesa do território nacional.

Para a utilização do F-39 Gripen, a FAB realizará treinamento na Base Aérea de Anápolis, durante os quais os militares passarão por uma familiarização das atividades em solo, para que estejam prontos para operar os Gripen assim que a certificação militar for concluída. Essa fase vai permitir que a Força Aérea inicie a avaliação operacional, importante etapa para os voos de emprego real dos caças. A expectativa é que, quando as aeronaves estiverem em Anápolis, a capacidade operacional inicial esteja concluída. “Muitos foram aqueles que, com trabalho e esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que se iniciou em 2014, após processo de desenvolvimento de sete anos, e, em breve, essas aeronaves estarão chegando em nosso País”, destacou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A aeronave, que é desenvolvida pela Saab, empresa sueca de defesa e segurança, foi encomendada para a renovação da frota de combate brasileira. Ela possui armas para todos os tipos de ações, a exemplo dos mísseis de longo alcance ar-ar.

O míssil Iris-T tem grande capacidade de manobras, graças a seu empuxo vetorado, além de um sistema de busca infravermelha, resistência a contramedidas eletrônicas e capacidade de acompanhar o alvo com integração na mira do capacete do piloto. Além disso, tem alcance aproximado de 25 quilômetros e velocidade Mach 3 (superior aos 3.000 km/h). É, ainda, caracterizado por zonas de tiro significativamente aumentadas, alcance de aquisição aprimorado e maior precisão de acerto. Essas características proporcionam o engajamento com sucesso de alvos durante operações de combate em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas.

Outro míssil adquirido, e com o primeiro lote também entregue à FAB, é o Meteor, que tem como principal característica a ação além do alcance visual (BVR, sigla em inglês para Beyond-Visual-Range) e que pode destruir alvos como caças, drones, demais aeronaves e até mísseis de cruzeiro. Uma das facilidades que os dois mísseis têm em comum é que já estão integrados na aeronave de caça F-39 Gripen.

A formação do piloto de caça da Força Aérea Brasileira começa na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), onde o cadete recebe diversas instruções durante quatro anos, entre elas as de pilotagem nas aeronaves de treinamento T-25 Universal e T-27 Tucano.

Após a conclusão do curso na AFA, o cadete se torna Aspirante a Oficial e segue para Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), onde permanece recebendo instruções por um ano. Durante dois meses, o piloto passa pelo Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão (CPROE), realizado no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), quando aprende os princípios teóricos para atuar em combate e recebe orientações que o preparam para assumir as responsabilidades como Oficial da FAB.

Em seguida, são direcionados para o Esquadrão Joker (2°/5° GAV), também em Parnamirim (RN), para receberem instruções no Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA). É nesta etapa que eles aprendem a operar o A-29 Super Tucano. Com a conclusão do CEO-CA, os Oficiais se tornam pilotos de combate e prosseguem para os esquadrões localizados em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS). Nesse período, além de defenderem o espaço aéreo brasileiro e as fronteiras do País, recebem instruções importantes de Liderança de Elemento, Esquadrilha e Esquadrão, podendo, na sequência, ser transferidos para os Esquadrões de primeira linha, localizados em Anápolis (GO), Santa Cruz (RJ), Santa Maria (RS) e Canoas (RS), onde irão operar as aeronaves F-5M, A-1M e, futuramente, o F-39 Gripen.

Atualmente, esses militares atuam nos Esquadrões Joker (2°/5° GAV), localizado em Parnamirim (RN); Jaguar (1° GDA), em Anápolis (GO); Jambock e Pif-Paf (1° GAVCA), no Rio de Janeiro (RJ); Poker (1°/10° GAV) e Centauro (3°/10° GAV), em Santa Maria (RS); Pampa (1°/14° GAV), em Canoas (RS); Escorpião (1°/3° GAV), em Boa Vista (RR); Grifo (2º/3º GAV), em Porto Clique aqui para baixar a imagem originalVelho (RO); e Flecha (3º/3º GAV), em Campo Grande (MS).

O Dia da Aviação de Caça relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) - Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos no norte da Itália.

A FAB produziu um vídeo de homenagem ao Dia da Aviação de Caça. A data marca o esforço quase sobre-humano daquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros que estabeleceram uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira. O vídeo destaca a história e evolução, desde essa conquista, até a chegada de uma nova era, com a incorporação à FAB das aeronaves F-39 Gripen, que chegaram este ano ao Brasil.

AGÊNCIA BRASIL


Caças Gripen comprados pelo Brasil recebem batismo operacional

Aeronaves fazem parte de um lote de 36 adquiridas pela FAB

Cristina Indio Do Brasil | Publicada em 22/04/2022 16:58

Os caças Gripen FAB 4101 e FAB 4102 foram apresentados hoje (22) na Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Os dois primeiros aviões Gripen E, dos 36 contratados pelo Brasil, receberam o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira.

A apresentação fez parte da cerimônia militar pelo Dia da Aviação de Caça, que marcou ainda a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e teve a entrega pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, do prêmio de piloto mais eficiente aos que se destacaram nos esquadrões de caça.

Os dois aviões, desenvolvidos pela empresa sueca de defesa e segurança Saab, chegaram ao Brasil no dia 1º de abril, e a previsão da Força Aérea Brasileira (FAB) é que outras quatro aeronaves sejam entregues até o fim deste ano. Conforme o contrato, em 2027 todos os 36 aviões estarão no Brasil. Como o acordo é também de transferência tecnológica, parte dos caças comprados serão fabricados na planta da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo.

Agora, os caças vão passar pelo processo de certificação militar para receberem a licença de operação inicial no país. Os testes serão feitos por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab, no Centro de Ensaios em Voo, em Gavião Peixoto. De acordo com o piloto de ensaio, major Abdon Rezende de Vasconcelos, do Instituto de Pesquisas e Ensaio de Voo da FAB, que é um dos três habilitados para operar o caça até agora, os aviões devem entrar em operação no segundo semestre.

Para o piloto, que está no projeto do caça desde 2018, a aquisição da aeronave representa um salto tecnológico da Aeronáutica no Brasil, que vai resultar na soberania do espaço aéreo do país. “É uma aeronave multimissão, executa missões em ar e em solo de reconhecimento com equipamentos mais modernos dos que temos e também novos sensores estão sendo incorporados”, explicou.

“Isso permite com que o piloto tenha maior consciência situacional em combate e, com isso, ele consegue empregar os seus armamentos de forma mais eficiente. No final, o que a gente procura com esta aeronave é eficiência”, disse, acrescentando que inicialmente as aeronaves irão para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para o Esquadrão Jaguar.

Na visão do comandante da Força Aérea Brasileira, o elevado grau tecnológico das aeronaves colocará o Brasil novamente na vanguarda da defesa aeroespacial do cenário mundial. O brigadeiro disse que uma alteração no contrato autorizada pelo presidente vai permitir a aquisição de mais quatro aeronaves.

“Nos possibilitará iniciar os estudos para implantação desses vetores em mais uma base aérea a ser decidida oportunamente pelo alto-comando da Aeronáutica. Em paralelo, iniciaremos estudos preliminares para a aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, disse.

Após a cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro visitou duas torres instaladas na Base de Santa Cruz e acompanhou demonstrações militares de aviões com lançamento de artefatos em alvos.

CORREIO 24 HORAS (BA)


Porto Seguro: Esquadrilha da Fumaça participa das comemorações do descobrimento

A cidade recebe a esquadrilha da fumaça pela sexta vez, a última foi em 2003

Da Redação | Publicada em 22/04/2022 07:54

 A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, se apresenta nesta sexta-feira (22), às 16h, na Praça das Pitangueiras, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A demonstração aérea será feita em alusão às comemorações dos 522 anos do descobrimento do Brasil. Porto Seguro recebe a Fumaça pela sexta vez, a última foi em 2003, ainda com os antigos T-27, aviões utilizados no período de 1983 e 2013.

Nesta edição, a Fumaça comparecerá com os sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil. De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, será um prazer retornar a cidade demonstrando com os Super Tucanos ainda não vistos no céu de Porto Seguro. "Fazer uma apresentação representando a Força Aérea Brasileira em comemoração aos 522 anos do descobrimento do Brasil é motivo de orgulho para toda a equipe do Esquadrão – pilotos, anjos da guarda e demais militares envolvidos. Estaremos de volta à cidade para mais uma demonstração, e agora com aviões mais modernos podendo apresentar manobras diferenciadas ao público”, finaliza o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira.

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Dia da Aviação de Caça – Entrevista com o piloto de Gripen, Major Aviador Abdon


Luiz Padilha | Publicada em 22/04/2022 17:29

Durante a cerimônia do Dia da Aviação de Caça, ocorreu a chegada dos 2 caças F-39E Gripen e entrevistamos um dos pilotos, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, Piloto de Ensaios em Voo do IPEV.

“Agora são 40” – FAB receberá mais 4 caças F-39E Gripen


Luiz Padilha E Guilherme Wiltgen | Publicada em 22/04/2022 17:29

Durante as comemorações do Dia da Aviação de Caça na base Aérea de santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, informou que o Presidente Jair Bolsonaro autorizou a inclusão de mais 4 caças F-39E Gripen, dentro do contrato inicial. Por lei a FAB pode aumentar em até 25% seu valor, o que feito e anunciado em seu pronunciamento.

Paralelamente, se encontram em estudos a aquisição de um 2º lote (36 ou 40?) de caças F-39E Gripen, para a implantação dos caças em mais de uma base aérea. A medida vem no momento em que a Força Aérea Brasileira iniciou a desativação dos caças F-5M/F, reduzindo assim o impacto na capacidade operacional da FAB.

Depois do tradicional desfile com as velhas águias e com passagens baixas de elementos de A-29 Super Tucano e F-5M/F, era chegada a hora das estrelas do dia. Os dois caças F-39E Gripen, FAB 4101 e 4102 fizeram uma passagem baixa sobre a pista antes de pousarem pela primeira vez na BASC.

Após o corte dos motores, o Presidente da República, Jair Bolsonaro junto com o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Batista Jr., realizam o batismo das aeronaves.

PORTAL AEROIN


Força Aérea dá início a estudo para compra de segundo lote com dezenas de caças Gripen


Carlos Ferreira | Publicada em 22/04/2022

Durante cerimônia em celebração ao Dia de Aviação de Caça do Brasil, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, sinalizou que a FAB trabalha para aumentar proximamente a quantidade de caças Gripen. Segundo o comandante, o presidente Jair Bolsonaro já aprovou a alteração do contrato, o que levaria a um aumento na quantidade de aeronaves adquiridas de 36 para 40 unidades.

Além disso, o Brigadeiro comentou que estudos foram iniciados visando à aquisição de um segundo lote de aeronaves de caça, que poderia chegar a trinta unidades, como antecipado no mês de dezembro passado.

“Em paralelo, iniciamos estudos preliminares para a aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação de aeronaves mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, disse Baptista Junior.

Em dezembro, o Comandante, disse que o foco é “buscarmos a contratação de um segundo lote de Gripen […] de 30 aeronaves, ainda não detalhadas entre as verões E (um piloto) e F (dois pilotos)”.

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL PODER AÉREO


Força Aérea Brasileira incluirá mais 4 caças Gripen no primeiro lote


Da Redação | Publicada em 22/04/2022 11:00

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em pronunciamento durante a cerimônia do Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, disse que o Presidente Jair Bolsonaro autorizou a modificação no contrato de aquisição dos caças Gripen, para a inclusão de mais quatro aeronaves.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, isso permitirá o início dos estudos para implantação das aeronaves em mais uma base aérea.

O Brigadeiro Baptista Junior disse também que, em paralelo, serão iniciados estudos preliminares para aquisição de um segundo lote de caças Gripen, para que não se reduza a capacidade operacional com a desativação de aeronaves de caças mais antigas.

REVISTA AERO MAGAZINE


Caças Gripen são incorporados à FAB em data histórica

Cerimônia da aviação de caça ainda teve o anúncio da aquisição de mais quatro caças Gripen

André Magalhães | Publicada em 22/04/2022 16:25

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, a cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, na base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do comandante da Aeronáutica, Baptista Junior, do ministro da Defesa, Paulo Sérgio e de demais autoridades do alto comando das forças armadas e convidados civis.

Durante o evento, foram feitas premiações aos pilotos da FAB que mais tiveram destaque em 2021. Além disso, houve a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, famoso piloto brasileiro que lutou durante a 2º Guerra Mundial. 

O momento de maior destaque foi a incorporação dos dois primeiros F-39E Gripen à FAB. Os caças, que chegaram ao Brasil no começo do mês, realizaram sobrevoos na base aérea juntamente com caças F-5EM – que serão substituídos gradualmente pelos Gripen.

Após os voos, os Gripen pousaram e receberam o batismo (banho de champanhe) pelo presidente, pelo comandante da aeronáutica e pelo ministro da defesa, marcando assim o início da incorporação à aviação de caça.

Na data 22 de abril, se comemra o Dia da Aviação de Caça – isso pelo motivo que pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (baseado em Santa Cruz) realizaram impressionantes 44 surtidas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Fechando a cerimônia, teve uma apresentação operacional de aeronaves A-29 Super Tucano, F-5EM e A-1M AMX. Os caças empregaram táticas de ataques ar-solo em alvos, utilizando bombas de 250 kg e tiro de seus canhões.

Futuro dos Gripen na FAB:

Um anúncio surpresa foi feito no evento, durante o discurso do comandante Baptista Junior, foi revelado que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a aquisição de mais quatro Gripen, elevando assim de 36 para 40 unidades.

Os primeiros F-39E estão em testes em Gavião Peixoto, São Paulo, tendo em vista que irão obter o Certificado de Tipo Militar, isto será feito por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab.

Com este certificado os F-39E terão a licença operacional inicial e irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás. Na base do planalto central os aviões serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar.

Em um acordo, assinado em 2014, foram comprados 36 caças F-39E/F. Sendo que serão 28 modelos F-39E (monoposto) e oito F-39F (biposto).

Um dos destaques deste acordo é a participação do Brasil no desenvolvimento das aeronaves, tanto que os modelos bipostos serão montados em território nacional.

PORTAL AEROFLAP


Gripen: FAB recebe autorização de Bolsonaro para comprar mais quatro caças


Gabriel Centeno | Publicada em 22/04/2022 10:00

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr., revelou nesta manhã (22) que o contrato de aquisição dos caças F-39 Gripen será modificado para contemplar mais quatro aeronaves. 

O Brigadeiro afirmou a compra das aeronaves adicionais durante seu discurso na cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, realizada na Base Aérea de Santa Cruz (RJ). Baptista Jr. agradeceu o Presidente Jair Bolsonaro por autorizar a modificação do contrato de 36 aeronaves, adicionando outras quatro. 

“Neste sentido, agradeço novamente ao Presidente Jair Bolsonaro pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves Gripen seja alterado, no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves, o que nos possibilitará iniciar os estudos para implantação desses vetores em mais uma base aérea, a ser decidida oportunamente pelo Alto Comando da Aeronáutica. Em paralelo, iniciaremos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves, a fim de garantir que a desativação das aeronaves de caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da Pátria.”

O contrato original cobria a aquisição de 36 aeronaves F-39E/F Gripen fabricadas pela Saab na Suécia e pela Embraer no Brasil, sendo 28 da versão F-39E de um assento e oito da versão F e dois assentos (esta última adquirida exclusivamente pela FAB). O Ten. Brig. Baptista Jr. já havia falado anteriormente sobre os estudos para em segundo lote de 30 caças, reforçando que apenas 36 aeronaves não são suficientes. 

A aeronave foi selecionada em dezembro de 2013 durante o Governo da Presidente Dilma Rousseff, tendo seu primeiro contrato assinado em outubro de 2014. 

PORTAL DEFESANET


FAB lança vídeo em homenagem ao Dia da Aviação de Caça

O vídeo destaca a incorporação das aeronaves F-39 Gripen à Força Aérea Brasileira

Da Redação | Publicada em 22/04/2022 10:10

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo de homenagem ao Dia da Aviação de Caça, celebrado em 22 de abril.

A data marca o esforço quase sobre-humano daquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros que estabeleceram uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira.

O vídeo destaca a história e evolução, desde essa conquista, até a chegada de uma nova era, com a incorporação à FAB das aeronaves F-39 Gripen, que chegaram este ano ao Brasil.

PORTAL BAND


Caças supersônicos são batizados em cerimônia da FAB no Rio

Em alusão ao dia nacional da aviação de caça, dois caças `F39 Grippen` foram incorporados à Força Aérea Brasileira na Base de Santa Cruz

Felipe De Moura | Publicada em 22/04/2022 16:39

Os dois primeiros caças supersônicos "F39 Grippen" foram oficialmente incorporados à frota da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta sexta-feira (22), na Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia de batismo aconteceu em alusão ao dia nacional de aviação de caça, que é comemorado hoje (22).

O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e de outras autoridades.

"Essa aeronave é de uma geração diferente da que nós temos. Isso representa um salto tecnológico quando a gente fala sobre os sistemas embarcados da aeronave, o que no final vai resultar em eficiência do nosso espaço aéreo", disse o Major Abdon Vasconcelos, piloto da FAB.

O gripen é uma aeronave multimissão, o que possibilita realizar missões pelo ar, pelo solo e de reconhecimento. Outra vantagem operacional do grippen é a capacidade de decolar em pistas de dimensões reduzidas, de até 800 metros de extensão, três vezes menos do que precisam os caças de gerações anteriores.

"Eu não preciso de um aeroporto com grande estrutura para poder passar a operar a partir dali. E ainda vislumbro a possibilidade de operações via rodopista. Nós temos um país com dimensão continental", afirmou o Major.

A previsão é que essa aeronave chegue até às unidades da Força Aérea na metade do segundo semestre desse ano. Outros quatro grippens devem ser entregues ainda este ano - serão 36 até 2027. O acordo assinado com a empresa sueca Saab, em 2014, ao custo de 5 bilhões e meio de dólares, prevê ainda a transferência de tecnologia, para que o grippen possa ser produzido no Brasil.

"No final, o que a gente procura nessa aeronave é eficiência. Eficiência desde a manutenção dela no solo até o momento do pouso. A sensação é de gratidão, de realização profissional e realização pessoal como piloto de ser um dos poucos que esteve nessa aeronave até agora. É um prêmio", concluiu o piloto.

PORTAL CAVOK


No Dia da Aviação de Caça, FAB anuncia compra de mais 4 aeronaves F-39 Gripen

Durante a solenidade o Comandante da Aeronáutica anunciou a aquisição de mais quatro F-39 Gripen pela FAB e a possibilidade de mais um lote dessas aeronaves

Fernando Valduga | Publicada em 22/04/2022 18:03

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça, onde foi anunciado a compra adicional de quatro caças F-39 Gripen da Saab.

A solenidade marcou a imposição da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” e a incorporação das duas aeronaves F-39 Gripen, que chegaram recentemente ao Brasil, à FAB.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que foram recebidos pelo Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira. Também participaram do evento o Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.

Durante a cerimônia, os F-39 Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. O ponto alto da celebração foi o anúncio feito pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior da aquisição de mais unidades do F-39 Gripen para a FAB.

“Agradeço ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves F-39 Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores e mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de Caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”,discursou.

Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira. “Desde a sua criação a Aviação de Caça brasileira esteve em um patamar muito elevado e em função de dificuldades a gente não conseguia mais manter o mesmo nível das outras forças aéreas. Com a incorporação dos Gripen na sua configuração de combate, isso nos coloca novamente no mesmo patamar das melhores forças aéreas do mundo voltando à modernidade”,destacou.

A solenidade contou ainda com voo de formação das aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também foi realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, que lançaram bombas no estande tático da base, além de visitação aos F-39 Gripen.

Reconhecimento

A “Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”, instituída em 2010 com o enfoque de enaltecer a figura do líder e do Comandante operacional, foi entregue a cinco militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) que exerceram ou exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea e aos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da FAB.

Para o Tenente-Coronel Aviador Juarez Bessa Leal é uma honra ter esse reconhecimento nesse momento especial em que é Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. “Eu estando hoje na posição do patrono da Aviação de Caça,77 anos depois ocupando a cadeira que ele ocupou é uma alegria imensa e um agradecimento enorme à FAB por ter me escolhido para comandar o Grupo de Caça”, disse.

Além disso, dez pilotos de caça mais bem avaliados em 2021 nos quesitos desempenho em missões operacionais de ataque ar-solo; combate BVR e WVR; conhecimento de inteligência operacional e percepção visual de objetivos (PVO) foram agraciados na solenidade com o “Troféu de Piloto Mais Eficiente”.

Histórico

Há exatos 77 anos, no dia 22 de abril de 1945, os Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia. Em um esforço quase sobre-humano, aquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros estabeleceu uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira, Aviação que agora conta com o aumento do poder de combate da FAB, por meio da incorporação das modernas aeronaves F-39 Gripen.

Hangar Zeppelin

Inaugurado em 1936, o chamado Hangar do Zeppelin localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. Atualmente é um dos últimos hangares de dirigíveis existentes e um dos mais bem conservados do mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O hangar apresenta grandes dimensões: 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura.

REVISTA FORÇA AÉREA


FAB anuncia mais quatro F-39 elevando o 1º lote para 40 Gripens


Da Redação | Publicada em 22/04/2022 12:00

FAB anuncia mais quatro F-39 elevando o 1º lote para 40 Gripens. Durante a cerimônia dos 77 anos do dia de Aviação de Caça, realizada nesta manhã (22/04) na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, disse que o Presidente Jair Bolsonaro autorizou um aditamento no contrato original de aquisição dos Gripen junto a Saab, para a inclusão de mais quatro aeronaves. Com isto, o primeiro lote passaria de 36 aeronaves para 40 F-39E/F.

Segundo ainda o Ten.-Brig. do Ar Baptista Junior, isso permitirá que o Comando da Aeronáutica (COMAER) inicie os estudos para implantação do F-39 em uma segunda base aérea. Não foram dados mais detalhes, mas é provável que nos novos quatro novos Gripens sejam todos monoplaces (F-39E). Quanto a futura segunda base de F-39 as prováveis e naturais candidatas são Santa Cruz (BASC), Santa Maria (BASM) e Canoas (BACO).

Em seu pronunciamento o Tenente Brigadeiro Baptista Junior também anunciou que o Brasil já iniciou os estudos preliminares para aquisição de um segundo lote de caças Gripen, já antevendo a saída dos caças F-5M e A-1M. Originalmente era previsto um segundo lote com mais 36 aeronaves, mas é provável que este número gire em torno de 30 Gripens.

Durante as festividades os dois primeiros F-39E FAB 4101 e 4102 participaram do desfile aéreo, marcando assim, a sua primeira participação em um 22 de abril na BASC.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - No Dia da Aviação de Caça, Força Aérea Brasileira recebe mais 4 aeronaves F-39 Gripen


Força Aérea Brasileira | Publicada em 22/04/2022 18:23

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. A solenidade marcou a imposição da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” e a incorporação das duas aeronaves F-39 Gripen, que chegaram recentemente ao Brasil, à FAB.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que foram recebidos pelo Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira. Também participaram do evento o Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.

Durante a cerimônia, os F-39 Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. O ponto alto da celebração foi o anúncio feito pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior da aquisição de mais unidades do F-39 Gripen para a FAB.“Agradeço ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro pela autorização para que o contrato de aquisição das aeronaves F-39 Gripen seja alterado no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores e mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de Caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, discursou.

Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira. “Desde a sua criação a Aviação de Caça brasileira esteve em um patamar muito elevado e em função de dificuldades a gente não conseguia mais manter o mesmo nível das outras forças aéreas. Com a incorporação dos Gripen na sua configuração de combate, isso nos coloca novamente no mesmo patamar das melhores forças aéreas do mundo voltando à modernidade”,destacou.

A solenidade contou ainda com voo de formação das aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também foi realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, que lançaram bombas no estande tático da base, além de visitação aos F-39 Gripen.

Reconhecimento

A “Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”, instituída em 2010 com o enfoque de enaltecer a figura do líder e do Comandante operacional, foi entregue a cinco militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) que exerceram ou exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea e aos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da FAB.

Para o Tenente-Coronel Aviador Juarez Bessa Leal é uma honra ter esse reconhecimento nesse momento especial em que é Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. “Eu estando hoje na posição do patrono da Aviação de Caça,77 anos depois ocupando a cadeira que ele ocupou é uma alegria imensa e um agradecimento enorme à FAB por ter me escolhido para comandar o Grupo de Caça”, disse.

Além disso, dez pilotos de caça mais bem avaliados em 2021 nos quesitos desempenho em missões operacionais de ataque ar-solo; combate BVR e WVR; conhecimento de inteligência operacional e percepção visual de objetivos (PVO) foram agraciados na solenidade com o “Troféu de Piloto Mais Eficiente”.

Histórico

Há exatos 77 anos, no dia 22 de abril de 1945, os Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia. Em um esforço quase sobre-humano, aquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros estabeleceu uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira, Aviação que agora conta com o aumento do poder de combate da FAB, por meio da incorporação das modernas aeronaves F-39 Gripen.

Hangar Zeppelin 

Inaugurado em 1936, o chamado Hangar do Zeppelin localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. Atualmente é um dos últimos hangares de dirigíveis existentes e um dos mais bem conservados do mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O hangar apresenta grandes dimensões: 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura.