NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Gripen e KC-390 Millennium voam juntos no Dia do Aviador - Prisma - R7 Luiz Fara Monteiro

Aeronaves decolarão da Base Aérea de Anápolis e sobrevoarão Brasília durante evento militar

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 22/10/2021 20:33

Os "xodós" da Força Aérea Brasileira irão se exibir sobre a capital do país nesta sexta-feira (22).

Um caça F-39 Gripen e um cargueiro multimissão KC-390 Millennium irão operar pela primeira vez juntos. As aeronaves decolarão da Base Aérea de Anápolis em direção a Brasília.

O sobrevoo das aeronaves faz parte da cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, realizada na Base Aérea da capital federal.

As datas celebradas em 23 de outubro, relembram o ano de 1906, quando Alberto Santos-Dumont - Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, realizou um voo a bordo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França, um feito histórico do desenvolvimento da aviação mundial.

A FAB completa 80 anos em 2021, tendo entre suas responsabilidades a defesa, o controle e a integração dos 22 milhões de quilômetros quadrados de território. Entre as atividades desenvolvidas pela Força Aérea estão missões de busca e salvamento, além da gestão de controle do tráfego aéreo.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Operação Saci 2021 – A Brigada Pára-quedista em ação


Paulo Roberto Bastos Jr. | Publicada em 21/10/2021

Entre os dias 9 e 15 de outubro, ocorreu a edição 2021 da Operação Saci, empregando a Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro (EB) e tendo como teatro de operações as cidades de Arraial do Cabo , Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro.

O Exercício de Adestramento Avançado representa o ápice do adestramento anual da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), e contou com o apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, com a participação de aproximadamente dois mil militares e o emprego de aeronaves KC-390 Millennium, C-130M Hercules, do C-105 Amazonas e C-95CM Bandeirante.

O aprestamento da tropa teve início com a concentração de meios na Base Aérea do Campo dos Afonsos, a partir da qual foram lançadas equipes de precursores paraquedistas, infiltradas por meio de salto livre operacional de grande altitude, dentre as principais atividades, destaca-se a realização de pouso de assalto para conquista de aeródromo e o lançamento de uma força tarefa (FT Biguá) em massa d’água na lagoa de Araruama. Por fim, a Bda Inf Pqdt, realizou a junção com a 1ª Divisão de Exército, que conduziu a substituição em posição.

Artilharia de campanha

O apoio de fogo à brigada foi fornecido pelo 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista (8º GAC Pqdt), permitindo a conquista dos objetivos impostos pela Força-Tarefa Componente, materializados por intermédio das estruturas estratégicas presentes na área de operações distribuída à brigada.

PORTAL AEROFLAP


FAB rumo ao futuro: Força Aérea promove exposição no Congresso Nacional


Da Redação | Publicada em 21/10/2021

Como parte dos eventos que marcam o Mês da Asa, alusivo ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, lembrados em 23 de outubro, a Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), realizou nesta quarta-feira (20), a abertura oficial da Exposição “FAB rumo ao futuro”, no Congresso Nacional.

Participaram da cerimônia de abertura o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, o Deputado Federal Vitor Hugo de Araújo Almeida, além de Oficiais-Generais da FAB e demais parlamentares.

A exposição “FAB rumo ao futuro” mostra, por meio de painéis fotográficos, ações desenvolvidas pela Instituição como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE); projeto que incluem desenvolvimento ou transferência de tecnologia no Brasil e em parceria com outros países; as novas aeronaves KC-390 Millennium e o F-39 Gripen; a participação de mulheres na FAB; Defesa Aérea; Controle de Tráfego Aéreo; Transporte de Órgãos; Assistência aos indígenas; Combate à COVID-19; Ações sociais e Cívico-sociais; e as Ajudas humanitárias.

O Chefe do GABAER destacou a presença da FAB, por meio da exposição, no Congresso Nacional. “Para a Força Aérea é um momento importante e estamos  felizes de estar na casa do povo, onde grandes  dirigentes nacionais podem ver nossos projetos, e que nos apoiam com cada liberação de orçamento e que processos e produtos sejam alavancados em prol da sociedade. Nosso agradecimento especial ao Deputado Arthur Lira, pelo espaço e ao Deputado Vitor Hugo, que é o requerente deste momento”, comenta. 

Conforme o Brigadeiro Pontirolli, a exposição visa mostrar ao congressistas a importância do papel desempenhado pela Força Aérea. “Os projetos estratégicos fazem mover a Força Aérea para o futuro, e que dão sustentabilidade às nossas ações”, salienta

Para o Deputado Federal Vitor Hugo, a Câmara dos Deputados tem sido parceira da Força Aérea e de todos os projetos estratégicos, como o KC-390 Millennium e Gripen, questão orçamentária e na aprovação de tratados internacionais com impactos na operacionalidade e logística, bem como no desenvolvimento e absorção de tecnologias. “Este momento, nada mais é do que o justo reconhecimento pela casa do povo do valor que Força Aérea tem para o nosso País”, finaliza o parlamentar. 

FAB promove 1ª Conferência de Armamento Aéreo


Da Redação | Publicada em 21/10/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), promoveu nesta quarta-feira (20), a 1ª Conferência de Armamento Aéreo, com o tema “A soberania da Pátria começa com o domínio dos céus!”. O encontro aconteceu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).

Participaram da conferência o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da FAB, além de Oficiais Superiores do Estado-Maior da Aeronáutica.

Foram debatidos assuntos como as ameaças e as capacidades estratégicas e da Força; as teorias dos mísseis; o preparo e o emprego operacional; os desafios e as necessidades logísticas; e as perspectivas no âmbito da ciência e tecnologia.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a Força Aérea é armada pela capacidade dos armamentos inseridos nos sistemas bélicos. “Esse entendimento tem que estar em cada um dos nossos Oficiais-Generais e esta é a importância e o motivo de reunir todos eles, atualizando-os quanto aos nossos projetos estratégicos, capacidades bélicas e necessidades futuras”, destaca.

O Chefe do EMAER explica o objetivo do evento. “Estamos enaltecendo aquilo que faz a diferença entre as Forças Aéreas no mundo, o seu armamento, principalmente no momento em que nós, ao adquirirmos a aeronave Gripen, estamos também colocando em nosso acervo novos equipamentos e armamentos. E é bom que os Oficiais-Generais e os Coronéis do Estado-Maior, aqueles que ajudam a pensar a Força Aérea, obtenham esses conhecimentos”, salienta o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

O Tenente-Brigadeiro Lourenço frisou a importância da Força Aérea em realizar a 1ª Conferência de Armamento Aéreo. “Receber uma conferência, como esta, é de vital importância, na qual estamos decidindo os rumos, onde vamos chegar e onde queremos chegar”, diz o Oficial-General.

O Palestrante e Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, abordou sobre Mísseis, teorias e capacidades. “A palestra tratou dos armamentos que temos no Gripen e nas aeronaves já em voo na Força Aérea Brasileira, e teve como objetivo igualar o conhecimento referente aos mísseis e suas capacidades, bem como suas tecnologias”, finaliza.

A expectativa é que, para o próximo ano, aconteça a segunda edição da conferência, cumprindo assim as normativas da Diretriz do Comandante.

Colaboração Real 4: Confira o treinamentos dos pilotos da FAB para voar o Gripen


Da Redação | Publicada em 21/10/2021

Estreou na manhã de hoje (21) o primeiro episódio da 4ª Temporada da websérie Colaboração Real. Nesse vídeo, a Saab introduz o treinamento dos primeiros pilotos operacionais da Força Aérea Brasileira para voar o Gripen E.

A instrução os aviadores do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, acontece em Såtenäs, na Suécia, junto ao Esquadrão Phoenix da Ala F7 da Força Aérea Sueca. 

 

FAB realiza exposição no Aeroporto Internacional do Recife


Da Redação | Publicada em 21/10/2021

O Centro de Memória do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) inaugurou na segunda-feira (18) uma mostra com peças de seu acervo no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A exibição, que permanecerá à disposição do público até a próxima sexta (22) é parte das celebrações da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) alusivas ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) de 2021, comemorado em 23 de outubro.

O Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, esteve presente no saguão de desembarque do aeroporto para o descerramento da mostra, e comentou a importância da aproximação do âmbito militar à sociedade civil.

“Para nós, é uma satisfação iniciar a Semana da Asa com uma exposição estática, que mostra um pouco do trabalho da Força Aérea aqui na Região Nordeste. Essa integração com a sociedade pernambucana e com aqueles que passarem é uma oportunidade de nós mostrarmos o trabalho da FAB, do público ver uma breve exposição da história e dos feitos da FAB, seja no controle de tráfego aéreo, na saúde, na prevenção e controle de acidentes aeronáuticos, entre outros”, afirmou o Brigadeiro Cesar.

Também estiveram presentes na exposição o Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, Enrique Martin Ambrosio; o Diretor do Aeroporto Internacional do Recife–Guararapes, Diego Moretti; o Diretor de Operações da Concessionária Aena Brasil, Felipe Cavalcanti; além de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da GUARNAE-RF.

“São exibidas peças do acervo do II COMAR, destacando o trabalho dos pioneiros da aviação e da Guarnição de Aeronáutica de Recife, como por exemplo a maquete do hidroavião Fairey F III-D no 17 Santa Cruz, utilizado na primeira travessia aérea do Atlântico Sul pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922. Além disso, as Organizações Militares sediadas no Recife também trazem ao público um pouco do seu trabalho, como equipamentos utilizados pelo Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) na Operação COVID-19, trajes operacionais utilizados pelo Grupo de Segurança e Defesa do Recife (GSD-RF) e uma console utilizada por controladores de tráfego aéreo no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III)”, descreveu o Chefe do Centro de Memória, Capitão Especialista Aristóteles Alves de Moraes.

Até o dia 4 de novembro, haverá ainda a tradicional Cerimônia Militar com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico e apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Recife (BARF). Os eventos ocorrem em consonância com as restrições devido à pandemia, adotando medidas de distanciamento social e uso obrigatório de equipamentos de proteção pessoal.

OUTRAS MÍDIAS


MAIS GOIÁS - Base área de Anápolis realiza ações na semana da aviação

Entre as áreas contempladas, estão programas de pesquisa e tecnologia, além de desenvolvimento e produção

Da Redação | Publicada em 21/10/2021 11:44

Na manhã desta quarta-feira (20), voou pelo céu de brigadeiro em Anápolis, o novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen. O caça que veio para treinamento na Base Aérea de Anápolis, estava em fase de testes em São José dos Campos-SP e deve compor o sistema de defesa brasileiro, em 2022.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen, chegou ao Brasil pelo Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), no dia 20 de setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio de Norrköping, na Suécia.

Mais duas unidades do caça devem aportar em solo brasileiro no início de 2022 e outras duas desembarcam no decorrer do primeiro semestre do ano que vem.

Desde a assinatura do contrato de aquisição, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira, a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no País.

Entre as áreas contempladas, estão programas de pesquisa e tecnologia, treinamento teórico, treinamento on-the-job, além de desenvolvimento e produção. No início de março de 2021, o caça iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil.

AÇÕES

Em comemoração a semana da aviação, a Base Aérea de Anápolis tem realizado diversas ações alusivas a data. Em um shopping da cidade, uma exposição com maquetes de aeronaves, assento ejetável (para fotos) e militares dando informações sobre FAB, chama atenção de quem passa pelo evento.

Além disso, está previsto para o próximo dia 28, às 19h, uma apresentação da Banda da Base Aérea. Os militares desenvolvem ainda uma ação solidária que permite a quem visitar o stand, doar alimentos não perecíveis.

Quem doa, concorre a uma visita na Base Aérea de Anápolis para conhecer todas as instalações e as aeronaves. “20 pessoas serão selecionadas para conhecerem os aviões” , explicou Capitão Jung, organizador da ação.