NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeronaves e soldados dos EUA chegam a MS para simular `cenário de guerra`

Chamado de Exercício Conjunto Tápio 2021, os treinamentos entre o efetivo norte-americano e a Força Aérea Brasileira (FAB) devem durar até o dia 3 de setembro, em Campo Grande

José Câmara | Publicada em 21/08/2021 16:34

Duas aeronaves, do tipo C-17 Globemaster (uma das maiores do Mundo), da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), aterrissaram em Campo Grande, neste sábado (21). Os aviões transportaram dois helicópteros e soldados norte-americanos, que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021, que simulará cenário de guerra, em treinamentos.

Conforme nota divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB), as forças dos Estados Unidos (EUA) vieram ao Brasil para "uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário [...], contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU)", detalharam.

Ainda de acordo com as informações da FAB, as simulações e os exercícios ocorrerão até o dia 3 de setembro. Ao todo, serão empregadas 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria para o treinamento em Campo Grande.

O principal objetivo da FAB com os exercícios é realizar treinamentos para uma possível participação da em missões de paz da ONU, "contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária", descreveram em nota.

Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras.

O diretor do exercício e comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica que a mudança visa demonstrar a importância para a defesa no Brasil.

“Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, completa.

Terremoto no Haiti: Ministério da Defesa anuncia envio de mais de sete toneladas de materiais em ajuda humanitária

Voo levará medicamentos e equipamentos de emergência, segundo governo federal. Partida está prevista para este domingo (22), de Brasília.

Carolina Cruz, G1 Df | Publicada em 21/08/2021 21:39

O Ministério da Defesa anunciou, neste sábado (21), o envio de cerca de sete toneladas de materiais de emergência para Porto Príncipe, no Haiti. O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) está previsto para decolar na manhã deste domingo (22), de Brasília, e também levará três toneladas de medicamentos, de acordo com a pasta.

A ajuda humanitária do governo brasileiro ocorre após o Haiti ser atingido por terremotos desde o último sábado (14), além de um ciclone tropical na segunda-feira (17). Mais de 2,1 mil pessoas morreram.

De acordo com o ministério, os equipamentos de emergência são do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Uma equipe de 32 militares também deve embarcar.

Já os medicamentos e insumos estratégicos são uma doação do Ministério da Saúde. A colaboração inclui macas, colares cervicais e biombos. Segundo o governo federal, a quantidade é suficiente para atender até dez mil pessoas.

Terremoto

No último sábado (14), o Haiti sofreu um terremoto de magnitude 7.2, maior que o registrado no terremoto há 11 anos, que teve intensidade 7 e matou mais de 200 mil pessoas.

O epicentro do fenômeno estava no sudoeste do país, na ponta da península Tiburon, cerca de 130 mil pessoas vivem na área. Ao todo, 2,8 mil edificações ficaram destruídas e outras 5, 4 mil danificadas.

No domingo (15), outro tremor atingiu o país, desta vez de magnitude 5,9. Já na quarta-feira (18), houve mais um, de magnitude 4,9.

Ainda nesta semana, na noite de segunda-feira (16), o Haiti foi atingido pelo ciclone tropical Grace, que levou fortes chuvas e rajadas de vento de até 75 km/h ao Haiti. A região sudoeste do país, a que mais sofreu com o terremoto, foi justamente a mais atingida pelo ciclone.

PORTAL R7


Brasil leva medicamentos e bombeiros ao Haiti neste domingo

Missão faz parte da ajuda humanitária em resposta ao terremoto que atingiu o sul daquele país

Maurício Ferro | Publicada em 21/08/2021 17:54

A Força Aérea Brasileira (FAB) envia neste domingo (22) a Porto Príncipe, capital do Haiti, militares do Corpo de Bombeiros, materiais e equipamentos de emergência, medicamentos e insumos estratégicos para atendimento de saúde. A ação é coordenada por cinco ministérios (Justiça e Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores, Saúde e Desenvolvimento Regional) e faz parte da ajuda humanitária ao Haiti, em resposta ao terremoto que atingiu o sul daquele país no último dia 14 de agosto.

O governo brasileiro, por meio de uma nota conjunta interministerial, já tinha informado na última quinta-feira (19) que enviaria ajuda ao Haiti. Mais de 2 mil pessoas morreram na tragédia e outras 12 mil ficaram feridas.

Por ocasião do primeiro anúncio de ajuda humanitária, o governo disse que a missão que iria ao Haiti deveria ter “equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com "kits" de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial”.

O governo brasileiro acrescentou que a configuração da missão poderia “ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.”

A FAB vai usar no transporte a aeronave KC-390 Millennium, que realizará sua segunda missão de assistência humanitária internacional. O mesmo avião ajudou no transporte de insumos ao Líbano em meados de agosto de 2020, por causa da explosão no Porto de Beirute.

Itamaraty manifesta solidariedade

O Itamaraty, sede das Relações Exteriores do Brasil, emitiu uma nota na data em que ocorreu o terremoto e manifestou “solidariedade ao povo haitiano”. Disse ainda que “reafirma seu firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária prestada àquele país.”

O Itamaraty também informou que, até o momento, não há registro de brasileiros vitimados pelo terremoto. De acordo com a pasta, “a comunidade brasileira no Haiti é estimada em 50 pessoas, a maioria de religiosos.”

DEFESA AÉREA & NAVAL


Forças Armadas realizam Assalto Aeromóvel empregando o H225M com o uso de OVN

Segunda Fase da Operação Ricardo Kirk envolve Exército, Marinha e Aeronáutica atuando em conjunto.

Guilherme Wiltgen | Publicada em 20/08/2021 19:04

No dia 18 de agosto, ocorreu o dia “D” da operação Ricardo Kirk com a participação dos operadores dos helicópteros H225M das três Forças, quando foi realizado um Assalto Aeromóvel com voo assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN), visando a padronização de técnicas e emprego.

No final de Julho, os militares já haviam iniciado a preparação para esta operação, quando o 1º Batalhão de Aviação do Exército recebeu, no Forte Ricardo Kirk, sede do Comando de Aviação do Exército, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), da Marinha do Brasil, e o 3º/8º Grupo de Aviação, da Força Aérea Brasileira, para que houvesse ao nivelamento doutrinário de técnicas e táticas.

As unidades aéreas compartilham da mesma aeronave, o helicóptero de médio porte H225M (ex-EC725), fabricado pela Airbus Helicopters através da Helibras, sua subsidiaria no Brasil.

A aquisição do H225M se deu dentro do Projeto H-XBR do Ministério da Defesa e coordenado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que adquiriu 50 unidades para as três Forças singulares e para uso da Presidência da República, em uma parceria estratégica assinada entre o Brasil e a França em 2008. Até o momento foram entregues 38 aeronaves, sendo 11 para Marinha, 13 para o Exército e 14 para Força Aérea Brasileira.

O objetivo do programa é padronizar um único vetor para as Força Armadas Brasileira visando um processo gradual de interoperabilidade de seus meios, gerando uma compra com um quantitativo considerável, que tornou o Brasil o maior operador militar desse modelo, com transferência de tecnologia, compensações comerciais (Offset), melhorando a logística e o custo de manutenção das aeronaves.

Preparação para Operação Ricardo Kirk

Na terça-feira (17) foi realizado um treinamento no período diurno para que as tripulações pudessem se ambientar com a Zona de Pouso de Helicópteros (ZPH) e a Zona de Desembarque (Z Dbq), que estavam localizadas nos municípios de Cachoeira Paulista e Lorena, ambas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A Força de Helicópteros foi composta por cinco aeronaves, sendo um HA-1A Fennec armado com duas metralhadoras axiais .50, um HA-1A Fennec SOA (Sistema Olho da Águia), ambas da Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque do 1º BAvEx, e três helicópteros H225M, sendo o HM-4 Jaguar EB5011 (EB), UH-15A Super Cougar N-7202 (MB) e o H-36 Caracal FAB8510 (FAB). Os três H225M também estavam armados com duas metralhadoras MAG 7.62mm, uma em cada bordo.

Dentre as atividades que precederam o Assalto Aeromóvel está a utilização dos simuladores de voo, para que as três tripulações participassem do preparativo da missão realizando um voo nos simuladores da Divisão de Simulação de Voo do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

O voo simulado reproduz de forma muito próxima da real todas as etapas do voo, possibilitando aos tripulantes padronizarem os procedimentos e adaptações ao voo assistido por OVN. Tendo em vista que as três estações de simulação estão integradas, é possível colocar todas voando juntas e simular o voo em formação, demonstrando o nível tecnológico e o estado da arte em termos de simuladores para helicópteros a disposição da AvEx. Esses simuladores de voo são utilizados em diversos cursos e estágios ministrados pelo CIAvEx.

KC-390 Millennium da FAB decola amanhã com ajuda humanitária ao Haiti

Em ação interministerial, Forças Armadas levam ajuda humanitária ao Haiti após terremoto

Guilherme Wiltgen | Publicada em 21/08/2021 21:25

Brasília (DF), 21/08/2021 – Neste domingo (22), o avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti. A iniciativa é um esforço dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa (MD), Relações Exteriores (MRE), Saúde (MS) e Desenvolvimento Regional (MDR), em decorrência do terremoto de magnitude 7.2 que atingiu aquele país no sábado (14).

O voo sairá de Brasília às 8h (horário de Brasília), com parada para abastecimento em Cachimbo, no Pará, e em Boa Vista, Roraima. A previsão de desembarque na capital haitiana é às 19h25 (horário de Brasília). A aeronave segue transportando um representante do MDR, 32 bombeiros militares e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, do Corpo de Bombeiros do DF, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Além desses, mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do MS, que incluem cinco kits de 250 kg cada. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até dez mil pessoas por unidade. Entre os insumos também estão presentes materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do SUS, como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.

O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para segunda-feira (23), com parada em Boa Vista e chegada em Brasília às 08h20.

EXCON TÁPIO: Dois C-17 da USAF descarregam os helicópteros HH-60G Pave Hawk que vão operar com a FAB


Guilherme Wiltgen | Publicada em 22/08/2021 00:49

Na tarde desse sábado (21/8), duas aeronaves de transporte C-17 Globemaster III da USAF pousaram na Base Aérea de Campo Grande transportando dois helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021.

A principal missão do helicóptero HH-60G Pave Hawk é conduzir operações diurnas ou noturnas de Combat-SAR (C-SAR) em ambientes hostis. O HH-60G também tem a missão de realizar operações de busca e salvamento civil, evacuação aeromédica, resposta a desastres naturais, assistência humanitária e comando e controle.

Todos os HH-60G têm sistema de piloto automático, cockpit compatível com uso de Óculos de Visão Noturna e FLIR,  que melhora muito as operações noturnas a baixa altura. Além disso, o Pave Hawk possui radar meteorológico e um sistema Anti-ICE do motor/pás do rotor.

O Pave Hawk  também possui uma sonda retrátil de reabastecimento em voo (REVO), tanques de combustível auxiliares internos, duas metralhadoras de calibre 7.62 mm ou .50, e um gancho de carga com capacidade de 8.000 libras (3.600 kg). Para melhorar a capacidade de transporte aéreo e as operações a bordo, todos os HH-60G possui o rotor principal com dobragem das pás.

A presença de nações amigas nesse tipo de treinamento é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da FAB, contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da UN.

PORTAL AEROIN


Maior avião já feito no Brasil voará para o Haiti em ajuda após o terremoto


Juliano Gianotto | Publicada em 21/08/2021

Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto.

A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte Embraer KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), o maior tipo de avião já projetado e construído no Brasil, prevista para partir em direção a Porto Príncipe neste final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.

A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com “kits” de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.

A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.

Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado na última quinta-feira, dia 19 de agosto, o Governo do Brasil reiterou a sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano e reafirmou seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.

No ano passado, a Força Aérea Brasileira, em resposta ao desastre da grande explosão no porto da capital Beirute, no Líbano, enviou dois de seus aviões fabricados pela Embraer, sendo um deles o cargueiro multimissão KC-390 Millennium e o outro, o E190 VC-2.

Já no Brasil, o grande cargueiro tem desempenhado as mais diversas missões de ajuda ao combate da COVID-19, como no começo deste ano, quando transportou toneladas de equipamentos para Manaus, diante da crise severa que atingiu o estado do Amazonas.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Aviões gigantes da Força Aérea dos EUA desembarcam na Capital para intercâmbio


Gabriela Couto - Credito: Campo Grande News | Publicada em 21/08/2021 13:48

Um dos maiores aviões do mundo desembarcou em Campo Grande por volta das 13h40 deste sábado (21), com um helicóptero  Sikorsky MH-60 Pave Hawk dentro. O Boeing C-17 Globemaster III da USFA (Força Aérea dos Estado Unidos) também está carregado com cerca de 50 militares norte americanos que vieram para a Ala 5 da FAB (Força Aérea Brasileira) treinar situações de busca e salvamento de pessoas em áreas hostis.

Uma segunda aeronave do mesmo modelo e com um outro helicóptero dentro deve chegar na Capital nos próximos minutos. Esta é a primeira vez que o treinamento de militares brasileiros recebe a integração dos homens dos EUA (Estados Unidos).

O exercício  faz parte da 4ª edição da Operação Tápio, Exercício Conjunto com a Força Aérea Brasileira e a Marinha, que já começou no dia 16 de agosto e segue até o dia 3 de setembro.

Os americanos vão ficar em Mato Grosso do Sul até o dia 29 de agosto. Os treinamentos serão realizados basicamente na região de Aquidauana. "É um dual entre as duas forças. Somos referência aeromédica covid e em outros níveis. Por isso o interesse em fazer o intercâmbio de informações aqui", explicou o Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto.

Nos próximos dias será comum os moradores do interior do Estado acompanharem paraquedistas e diversas aeronaves sobrevoando a região. A FAB informou que a população foi avisada sobre o exercício.

Operacional Tápio - Com o objetivo de simular um cenário de guerra não convencional, o treinamento já começou com exercícios em Dois Irmãos do Buriti (Oeste da Capital) e no Campo de Instrução de Betione.

O Exercício de adestramento prevê o efetivo de mais de 900 militares, focados no Cenário de Guerra Irregular contra as forças paramilitares, conhecidas popularmente como milícias, atuando no território nacional. Está previsto o apoio do Centro de Coordenação de Operações, da 9ª Região Militar, do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, do 9º Batalhão de Engenharia de Combate e do emprego de três Grupos de Exploradores da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, podendo ser complementado por outras organizações militares do CMO (Comando Militar do Oeste).

A ação se dará com a mobilização de satélites de comunicação e imageamento, com infiltração de tropas especiais para executar o Guia Aéreo Avançado e facilitar o Apoio Aéreo Aproximado, além de cumprir diversas missões de Resgate em Combate, com mobilização de meios aéreos para resgatar e evacuar feridos militares ou civis de interesse, em áreas hostis.

Cerca de 30 aeronaves, 16 Unidades Ae?reas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento. Sa?o 48 militares so? do efetivo do Comando de Operac?o?es Especiais, sendo 12 militares do 1º Batalha?o de Forc?as Especiais, 21 do 1º Batalha?o de Ac?o?es de Comandos e 15 do Batalha?o de Apoio a?s Operac?o?es Especiais. Essas Organizac?o?es Militares sa?o todas de Goia?nia (GO), mas e? va?lido salientar a participac?a?o de militares do Exe?rcito de va?rias regio?es do pai?s.

Ocorrerão capacitações teóricas e práticas sobre logística, presença de força oponente, missão conjunta ou singular e demais ações, tais como simulações estratégicas, atividades aeroterrestre, incluindo salto livre diurno e noturno, instrução de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, avaliações de atuação, operações táticas e diversos adestramentos.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Em ação interministerial, Forças Armadas levam ajuda humanitária ao Haiti após terremoto


Mariana Alvarenga | Publicada em 21/08/2021 19:45

Neste domingo (22), o avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola levando ajuda humanitária para Porto Príncipe, capital do Haiti. A iniciativa é um esforço dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa (MD), Relações Exteriores (MRE), Saúde (MS) e Desenvolvimento Regional (MDR), em decorrência do terremoto de magnitude 7.2 que atingiu aquele país no sábado (14).

O voo sairá de Brasília às 8h (horário de Brasília), com parada para abastecimento em Cachimbo, no Pará, e em Boa Vista, Roraima. A previsão de desembarque na capital haitiana é às 19h25 (horário de Brasília). A aeronave segue transportando um representante do MDR, 32 bombeiros militares e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, do Corpo de Bombeiros do DF, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Além desses, mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do MS, que incluem cinco kits de 250 kg cada. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até dez mil pessoas por unidade. Entre os insumos também estão presentes materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do SUS, como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.

O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para segunda-feira (23), com parada em Boa Vista e chegada em Brasília às 08h20.

Apoio humanitário

Em 2020, o Brasil apoiou o Líbano com seis toneladas de materiais de saúde e alimentos, após explosão que destruiu o Porto de Beirute. Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), um KC-390 Millennium e um Embraer-190 (VC-2), seguiram para o país, em operação interministerial que contou com as pastas da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

Em 2010, as Forças Armadas também levaram ajuda humanitária em razão do terremoto que devastou a capital haitiana. Um voo da FAB seguiu para Porto Príncipe com quatro toneladas de medicamentos, luvas, pastilhas de purificação de água e outros materiais de prevenção à cólera e atendimento a enfermos.

Além disso, durante 13 anos, de 2004 a 2017, o Brasil apoiou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), junto com outras nações amigas. Na ocasião, as tropas brasileiras contribuíram para a manutenção do ambiente seguro e estável naquele país e cooperaram com as atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais.

PORTAL CAVOK


C-17 da USAF pousa em Campo Grande trazendo dois helicópteros MH-60 Pave Hawk


Fernando Valduga | Publicada em 21/08/2021 22:04

Na tarde de hoje (21/8), duas aeronaves C-17 Globemaster da Força Aérea dos EUA (USAF) pousaram na Base Aérea de Campo Grande transportando militares e dois helicópteros Sikorsky MH-60 Pave Hawk que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021.

A presença de nações amigas nesse tipo de treinamento é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da FAB, contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da ONU.

A aeronave C-17 Globemaster III recentemente foi amplamente divulgada na imprensa por participar da evacuação de milhares de pessoas do Afeganistão. Em apenas um voo foram transportadas mais de 800 pessoas.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Comandante da Aeronáutica trata de cooperação operacional em visita aos EUA


Redação | Publicada em 21/08/2021 11:00

Nessa sexta-feira (20), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou o Pentágono americano, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Washington (EUA). O Comandante se encontrou com o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos, General Charles Q. Brown Junior. O americano é ex-comandante das forças aéreas centrais e ex-vice-Comandante do Comando Central estadunidense. A reunião visou estreitar laços institucionais.

Ainda em visita ao país americano, o Comandante da Aeronáutica participará, em Colorado Springs, do Space Symposium, principal encontro da comunidade espacial global. 

A cooperação bilateral entre os dois países é antiga e remete à Segunda Guerra Mundial. O objetivo da parceria é abrir caminho para que as duas forças aéreas desenvolvam futuros projetos conjuntos alinhados com o mútuo interesse das partes, abrangendo a possibilidade de aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.

Dentre os assuntos tratados, os Oficiais-Generais abordaram a cooperação operacional, aumentando a interoperabilidade entre os países, que deve ser ampliada com a chegada das primeiras unidades do novo caça brasileiro, o F-39 Gripen. O avião poderá participar, quando já operacional, da Red Flag, um avançado exercício de emprego do Poder Aéreo, realizado pela Força Aérea Americana, com países amigos, voltado para o treinamento no nível de Unidades Aéreas.

As autoridades também abordaram a possibilidade de aumentar a interconexão e o intercambio de pessoal, como a atuação conjunta de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), além de assuntos relacionados às áreas de ciência & tecnologia, e aeroespacial.

Exercício Conjunto (EXCON) Tápio – Um exemplo de cooperação entre as duas Forças Aéreas ocorrerá durante o EXCON Tápio. Neste sábado (21), duas aeronaves C-17 Globemaster da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) têm previsão de pousar na Base Aérea de Campo Grande (MS). Os aviões transportam dois helicópteros e efetivo americano que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021. A presença de nações amigas neste tipo de treinamento é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da Força Aérea Brasileira (FAB), contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Militares do Exército de diversas regiões participam da Operação Tápio em Campo Grande (MS)


Tenente Anunciação | Publicada em 21/08/2021 20:05

O Comando Militar do Oeste está participando da 4ª Edição da Operação Tápio, um exercício conjunto entre a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, que iniciou no dia 16 de agosto e vai até 3 de setembro, na Base Aérea de Campo Grande, no município de Dois Irmãos do Buriti (Oeste da Capital) e no Campo de Instrução de Betione.

O Exercício de adestramento prevê o efetivo de aproximadamente 900 militares, focados no cenário de guerra irregular contra forças paramilitares, conhecidas popularmente como milícias, atuando no território nacional. Está previsto o apoio do Centro de Coordenação de Operações (CCOP), da 9ª Região Militar, do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, do 9º Batalhão de Engenharia de Combate e do emprego de três grupos de exploradores da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, podendo ser complementado por outras organizações militares da guarnição, conforme demanda.

A ação se dará com a mobilização de satélites de comunicação e imageamento, com infiltração de tropas especiais para executar o guiamento aéreo avançado (GAA) e facilitar o apoio aéreo aproximado (ApAA), além de cumprir diversas missões de resgate em combate, com mobilização de meios aéreos para resgatar e evacuar feridos militares ou civis de interesse, em áreas hostis.

Cerca de 30 aeronaves, 16 unidades aéreas e de infantaria foram deslocadas para o treinamento. São 48 militares só do efetivo do Comando de Operações Especiais (CopEsp), sendo 12 militares do 1º Batalhão de Forças Especiais, 21 do 1º Batalhão de Ações de Comandos e 15 do Batalhão de Apoio às Operações Especiais. Essas organizações militares são de Goiânia (GO), mas conta com a participação de militares do Exército de várias regiões do país.

Ocorrerão capacitações teóricas e práticas sobre logística, presença de força oponente, missão conjunta ou singular e demais ações, tais como, simulações estratégicas, atividades aeroterrestres, incluindo salto livre diurno e noturno, instrução de atendimento pré-hospitalar tático (APH T), avaliações de atuação, operações táticas e diversos adestramentos.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BARBACENA MAIS - Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça assume o comando da EPCAR nesta terça (24)

Após dezoito meses à frente da EPCAR, o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes seguirá para a capital federal, Brasília, onde atuará no Ministério da Defesa

Redação | Publicada em 21/08/2021 18:27

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), terá um novo Comandante a partir do dia 24 de agosto de 2021: o Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça. A cerimônia militar de passagem de cargo está prevista para ocorrer às 10h 30min e contará com a presença do novo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira, que presidirá o ato de passagem.

A solenidade não terá a presença de público e convidados, respeitando-se os protocolos previstos para o atual momento de pandemia. Após dezoito meses à frente da EPCAR, o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes seguirá para a capital federal, Brasília, onde atuará no Ministério da Defesa.

Antecedendo a solenidade militar de passagem de cargo de Comandante, no Salão Nobre da Escola, haverá o descerramento da fotografia do comandante substituído na galeria de Comandantes da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola Preparatória.

O oficial-general deixa o Comando da EPCAR sendo elogiado por seus superiores, principalmente na condução e liderança das atividades da instituição militar frente a COVID-19, destacando-se que os protocolos adotados no quartel foram objeto de referência para diversas escolas de formação da Aeronáutica e também da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

O Brigadeiro Silva Mendes também teve destacado entrosamento com as autoridades e instituições da cidade, mesmo com a atual situação pandêmica, sendo homenageado pelos Escoteiros, Prefeitura Municipal e pela 13ª Região de Polícia Militar, além de atuar diretamente nas campanhas sociais da Escola.

SOBRE O NOVO COMANDANTE

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o Coronel Daniel retorna a Barbacena após exatas duas décadas, visto que serviu na EPCAR entre os anos de 1997 e 2001, onde exerceu funções no Corpo de Alunos (CA) e no Comando, destacando-se o cargo de Ajudante de Ordem do Comandante.

Ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em março de 1987, aqui na EPCAR e, após 34 anos de serviço ativo e já indicado para a promoção a Brigadeiro do Ar, o oficial deixou o cargo de Adido do Exército e Aeronáutico, junto à Representação Diplomática do Brasil na República Portuguesa, com sede em Lisboa, para comandar a unidade que conta com a tropa mais jovem da Força Aérea.

Piloto da aviação de transporte, o militar atuou também em missões de busca e salvamento e já comandou unidades como o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) e a Base Aérea de Campo Grande (BACG), ambas no Mato Grosso do Sul (MS).