NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Comandante da Força Aeronaval visita Parque de Material Aeronáutico de São Paulo


Guilherme Wiltgen | Publicada em 21/06/2022 07:51

O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, visitou o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), na cidade de Santana, nos dias 26 e 27 maio.

O Almirante Fonseca Junior, acompanhado do Comandante do Grupo Aéreo Naval de Manutenção, Capitão de Mar e Guerra Guilherme Conti Padão, conversou com militares da Marinha que lá estão e conferiu detalhes sobre a manutenção da aeronave UH-15A do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (H225M), que ocorre naquela unidade.

Em aproveitamento da visita, o Comandante da Força Aeronaval participou da cerimônia de 81 anos de criação do PAMA-SP, organização responsável pelo apoio logístico nas áreas de suprimento, manutenção, engenharia e assistência técnica aos sistemas, subsistemas e itens de material aeronáutico do Comando da Aeronáutica. Na ocasião estreitou laços com os Comandantes de unidades do setor de material da FAB, na busca por melhoras para o funcionamento do Centro Integrado de Manutenção de Aeronaves.

PORTAL AEROFLAP


Milésimo Radar de Vigilância de Tráfego Aéreo da Thales é entregue para operação no Brasil


Da Redação | Publicada em 21/06/2022 13:00

A Thales entregou o milésimo radar de vigilância de tráfego aéreo no mundo, um Radar Primário LP23SST NG, produzido pela Omnisys – subsidiária da Thales no Brasil – e um Radar Secundário RSM970S, destinados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil (DECEA).

Um céu seguro significa trânsito seguro através de um determinado número de espaços aéreos. Para isso, os Operadores de Controle de Tráfego Aéreo (ATCO) devem estar cientes da posição das aeronaves em seu espaço aéreo o tempo todo, para oferecer um Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) eficiente.

Os sistemas de vigilância são os “olhos” do ATCO. Isso significa contar com uma ampla rede de radares em terra que permite tal coordenação para que a segurança e a pontualidade possam andar de mãos dadas. Significa também a capacidade de detecção de aeronaves não cooperativas, desempenhando um papel importante na vigilância aérea.

Desde a primeira entrega feita nos anos 70, o portfólio da Thales contribui para a segurança aérea com uma gama completa de radares para gerenciar a vigilância desse espaço e controlar as áreas de aeroportos e terminais de bases aéreas. 

A amplitude dessa cobertura compreende radares primários de aproximação, como o STAR NG e radares primários de controle de rota, como o LP23SST NG, que detectam aeronaves não cooperativas, sem transponders ou com transponders defeituosos das mais diversas dimensões.

A elevada capacidade de detecção desses radares, com alcances da ordem de 460 km, permite que os mesmos operam em ambientes hostis, com elevados níveis de interferência de solo, em condições meteorológicas adversas e em cenários complexos como, por exemplo, nas proximidades de campos eólicos.

O portfólio também inclui radares de vigilância aérea secundária como o renomado RSM970S e sua mais recente inovação, o RSM970S NG (tanto para controle de aproximação quanto para controle de rota) para detectar e identificar aeronaves cooperativas da aviação comercial ou militar.

Na vanguarda das novas tecnologias, investindo em P&D e capitalizando em 50 anos de experiência em ATC, a Thales introduziu muitas inovações de ponta em segurança do espaço aéreo para acompanhar a evolução das necessidades operacionais nos segmentos civil e militar, além de garantir o cumprimento das mais recentes regulamentações de segurança de voo de forma a proporcionar uma vigilância segura e precisa tanto nas operações de aproximação quanto em controle de rota.

As atualizações e inovações incluem uma família de radares com maior desempenho, especialmente para precisão e detecção; desenvolvimento de novas características, como medidas de proteção eletrônica, 3D, detecção de aeronaves de velocidade zero (como helicópteros), aeronaves de alta velocidade/alta manobrabilidade (como caças) ou fusão do modo S tradicional com a detecção ADS-B, para melhorar o desempenho do sistema, além de uma estação radar sustentável alimentada com energia solar.

“A milésima referência mundial do radar de vigilância de tráfego aéreo da Thales é uma demonstração da confiança dos clientes e do histórico da empresa em detecções ininterruptas que garantem a segurança e a vigilância aérea. Somos gratos a todos os nossos parceiros pela confiança. Com mais de 130 radares de vigilância aérea instalados no Brasil, e um relacionamento de 20 anos entre a Omnisys (subsidiária da Thales no Brasil) e o DECEA, estamos orgulhosos de compartilhar o marco 1000 desse tipo de radar no Brasil. Esse número é prova da qualidade dos radares de vigilância de tráfego aéreo da Thales Air Systems, que possuem uma sólida reputação de desempenho e confiabilidade”, afirma Lionel de Castellane, Vice-Presidente para o segmento de radares civis da Thales.

“No momento em que a Força Aérea Brasileira incorpora mais um radar para a defesa e controle do espaço aéreo brasileiro, a empresa Thales comemora a produção e instalação do seu milésimo equipamento, na localidade de Forte Príncipe da Beira. Essa é mais uma aquisição que demonstra a preocupação da FAB em controlar os 22 milhões de quilômetros quadrados do nosso espaço aéreo bem como defender nossas fronteiras. Trata-se de um equipamento de extrema importância, uma vez que irá possibilitar a identificação e interceptação de aeronaves não-colaborativas”, declara o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

FAB passa a contar com 389 novos Sargentos Especialistas de Aeronáutica


Publicada em 21/06/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB), a partir dessa segunda-feira (20/06), passa a contar com 389 novos militares especialistas em suas fileiras.

Os Terceiros-Sargentos serão distribuídos pelas Organizações Militares (OMs) de todo o Brasil, a fim de cumprirem suas missões nas mais distintas áreas de atuação, as quais se formaram pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), instituição que é considerada o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul.

A Cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Gripen e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Millennium foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de demais autoridade civis, militares e familiares dos formandos.

A EEAR tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica. Ao dirigir-se aos formandos, o Comandante destacou que o dia é especial não apenas para os jovens, mas para a FAB, que recebe os novos militares.

“Caros formandos das Turmas Gripen e Millennium, ao deixarem esta Escola, agora como Sargentos da FAB, vocês cruzarão os mesmos portões que os viram aqui adentrar, agora prontos para uma nova e instigante etapa que se inicia em suas vidas, uma caminhada repleta, não apenas de desafios, mas também de muitas e inesquecíveis realizações. Persigam seus objetivos com a mesma garra, dedicação e honestidade de propósito que os fizeram chegar até aqui. Tenham convicção de que vocês receberam nestes históricos galpões as ferramentas e os conhecimentos essenciais ao exercício diligente de suas funções e reflitam sobre a responsabilidade de manter forte e operacional a Força Aérea que lhes foi legada pelos valorosos especialistas que aqui passaram. Mantenham os princípios basilares da hierarquia e da disciplina como norte para suas atitudes, confiem na experiência e sabedoria dos mais antigos e, sempre liderem pelo exemplo”, discursou o Oficial-General.

Para o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que foi aluno da Escola de Especialistas, o momento é de alegria e sentimento de missão cumprida a cada turma que se forma na escola.

“Realmente é uma honra muito grande participar desse momento da formação desses Sargentos e fazemos de tudo aqui, para entregar os melhores profissionais para a nossa Força”, salientou.

Destaques das Turmas Gripen e Millennium

O Sargento Especialista em Eletrônica Pedro Mendes da Silva Junior conquistou a primeira colocação no EAGS. O militar disse que esta é a concretização da felicidade por poder servir o país.

“Ser o primeiro colocado do curso revela o meu amor e a dedicação à profissão. Agradeço a Deus, familiares, amigos e a Escola de Especialistas por tornar este sonho realidade”, enfatizou.

A agora Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Ingrid Kelle da Silva Vidal, foi a primeira colocada da 254ª turma do CFS. Para ela, ter se tornado militar e Especialistas de Aeronáutica é motivo de realização imensurável.

“Tive a honra de concluir o curso como primeira colocada, algo que estava além do que eu poderia imaginar. Sou grata a Deus por ter colocado as pessoas certas no meu caminho para chegar até aqui, desde os meus familiares e amigos até os instrutores, sargenteantes e comandante”, disse ela.

Pelas conquistas, os militares receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira, concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral dos Cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos da Aeronáutica.

Além deste, receberam também o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. Recebera, ainda, a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, que destina-se a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares, classificando-se como primeiro colocado em um dos seguintes cursos: da EEAR: Curso de Formação de Sargentos; Curso ou Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos; Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos; e do Curso de Estudos Avançados para Graduados.

Homenagens

Os formandos das Turmas Gripen e Millennium escolheram como Patrono o Segundo-Tenente Especialista em Armamento, Eronides João da Cruz, que faleceu em fevereiro deste ano, aos 99 anos, em Curitiba (PR). 

O militar ingressou na FAB aos 20 anos de idade, para servir por dois anos, no Primeiro Regimento de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1942, faltando quatro meses para o fim de seu período de serviço militar, o Brasil declarou guerra ao eixo e voluntariou-se para integrar as fileiras da Força Aérea, na Itália. 

Já o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, que de 2018 a 2020 comandou a EEAR, foi escolhido Paraninfo das turmas.

Ao final da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma apresentação aos formandos e familiares, com manobras especiais, em homenagem a conclusão do curso e estágio.

OUTRAS MÍDIAS


OQFZR: Arraiá: Festa Junina da Aeronáutica acontece neste fim de semana em Brasília

A festa que já se tornou tradicional na capital federal, acontece neste fim de semana, na Praça de Esportes dos Oficiais da Base Aérea de Brasília, a partir das 19h

Da Redação | Publicada em 21/06/2022 16:56

Para alegria dos fãs brasilienses, uma das melhores festas juninas do DF está de volta!

Nos dias 24 e 25 de junho (sexta e sábado), a capital federal vai receber a 32ª edição da tradicional Festa Junina da Aeronáutica, que vai acontecer na Praça de Esportes dos Oficiais da Base Aérea de Brasília.

O evento vai contar com duas praças de alimentação com cerca de 45 barracas com comidas típicas, atrações musicais, brinquedos infláveis para a criançada, animação com locutor, sorteios de brindes, dentre outras ações que caracterizam o festejo de São João.

As atrações musicais ficarão por conta da banda Sound Machine, além de DJ e uma quadrilha de dança caipira para não deixar ninguém parado.

Os ingressos custam R$ 20 + 1kg de alimento não perecível (meia-social) e estarão à venda no local do evento. Portanto, somente é possível adquirir presencialmente, não há nenhuma plataforma digital para venda de ingressos.

Como chegar ao local do evento?

Saindo da rotatória/balão do Aeroporto, segue sentido Polícia Federal pela direita, onde se entra pela área militar sentido Base Aérea de Brasília e, dessa forma, mais à frente, chega ao local da Festa (Praça de Esportes dos Oficiais da Base Aérea de Brasília – Clubinho).

SERVIÇO:

Data: 24 e 25 de junho
Local: Praça de Esportes dos Oficiais da Base Aérea de Brasília (Clubinho)

Horário: A partir das 19h