NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB participa da força-tarefa de ajuda à Petrópolis

Mais de 11 toneladas de alimentos, vestuários, água e itens de higiene já foram transportados às vítimas das enchentes na cidade fluminense

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 21/02/2022 17:41

Em decorrência da chuva extrema que atingiu a cidade de Petrópolis (RJ), região serrana do Rio de Janeiro, militares do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto estão no município prestando apoio à população nos últimos dias.

A Organização Militar enviou duas equipes e duas viaturas para ajudar a Defesa Civil a chegar nas localidades que necessitavam de ajuda. A cidade está tomada por lama, casas destruídas, carros danificados e diversas famílias perderam as suas residências por conta dos deslizamentos de terra.

Outras tiveram que deixar seus lares por morar em área de risco.Em função das péssimas condições, o acesso a bairros ainda isolados pelos deslizamentos, está acontecendo a pé, por motos ou veículos 4x4. O DTCEA-PCO está deslocando viaturas para a região para dar prosseguimento ao trabalho de apoio.Até o momento, já foram transportadas mais de 11 toneladas de alimentos, vestuários, água e itens de higiene. As doações foram organizadas na última sexta-feira (18/02) em um novo centro de arrecadação, localizado em Itaipava (RJ).

Ao todo são 19 militares e uma servidora civil responsáveis pela triagem e distribuição dos donativos. O outro grupo composto por cinco militares atuou em um dos centros de distribuição, recebendo, organizando e distribuindo as doações. A atuação aconteceu das 07h às 21h.

“O DTCEA-PCO segue trabalhando para ajudar a cidade de Petrópolis se reerguer, estamos de prontidão, aguardando diretrizes para auxiliar no que for necessário”, explica o Comandante do Destacamento, Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva.

 

 

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


21 de fevereiro – Dia da Inspeção em Voo

Militares do Grupo Especial de Inspeção Em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), garantem a segurança do tráfego aéreo brasileiro

Luiz Padilha | Publicada em 21/02/2022 12:01

Para garantir a segurança do tráfego aéreo brasileiro, uma equipe de militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza uma espécie de fiscalização no ar, é a missão de Inspeção em Voo. As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório, que, junto com radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxílio à navegação e luzes de orientação, proporcionam a circulação segura das aeronaves.

Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios e os Procedimentos de Navegação Aérea e integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Grupo participa da homologação e verificação periódica de aproximadamente 2.268 auxílios e procedimentos, realiza inspeções em todo o território nacional e, eventualmente, em outros países da América do Sul, visando à segurança de voo nas fases de decolagem, rota e pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.

Em dezembro de 2021, o GEIV recebeu a terceira aeronave IU-93M, proveniente do Projeto de Modernização. A plataforma da aeronave-laboratório foi atualizada com o Sistema de Display Integrado Pro Line 21, um aviônico da Rockwell Collins que facilita o voo e aumenta a consciência situacional. O sistema faz com que as informações vitais sejam facilmente acessíveis e compreensíveis, contribuindo para o dinamismo das missões de Inspeção em Voo.

Ao longo do segundo semestre de 2021, o GEIV realizou a campanha de Avaliação Operacional (AVOP) do Projeto I-X (IU-50 Legacy 500), contribuindo com relevante passo na sedimentação da implantação do projeto na FAB. “Ambos os passos, tanto a AVOP do IU-50 como o recebimento do IU-93M, colocam o GEIV na direção do futuro, tornando o Grupo capaz de inspecionar todos os tipos de auxílios e procedimentos à navegação aérea, contribuindo com a evolução do SISCEAB, conforme prevê o programa SIRIUS BRASIL”, explica o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves.

Ainda integrando o sistema de aperfeiçoamento contínuo da unidade, em 2021, os militares concluíram o Curso de Inspeção em Voo – CNS 103, dois Pilotos Inspetores e seis Operadores de Sistemas de Inspeção em Voo (OSIV).

História

No Brasil, são 63 anos desde a primeira inspeção em voo realizada, lembrada anualmente no dia 21 de fevereiro. A atividade teve seus primeiros passos no País após a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF), no ano de 1956. No ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório de matrícula nacional, o EC-47 2065 e um laboratório de aferição e calibragem.

A primeira inspeção em voo em território nacional, com aeronave e tripulação da FAB, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VOR (do inglês Very High Frequency Omnidirectional Range).

PORTAL CAVOK


FAB lança vídeo alusivo ao Dia da Primeira Inspeção em Voo realizada no Brasil

A atividade, que completou 63 anos de atuação no País em 2022, garante a segurança do tráfego aéreo brasileiro.

Fernando Valduga | Publicada em 21/02/2022 09:30

Nesta segunda-feira (21), comemora-se o Dia da Primeira Inspeção em Voo, que foi realizada pela primeira vez no Brasil em 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VOR (do inglês Very High Frequency Omnidirectional Range).

As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório e são realizadas por militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizam uma espécie de fiscalização no ar.

A Unidade Aérea, que atua como os olhos e ouvidos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), é subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios à Navegação Aérea.

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - FAB monta estação-rádio em Petrópolis (RJ) para operações


Da Redação | Publicada em 21/02/2022 20:07

Em apoio à operação de resgate às vítimas do desastre ambiental em Petrópolis (RJ), a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou efetivo e recursos tecnológicos para dar suporte e garantir a segurança das aeronaves envolvidas nas ações de busca e salvamento na região.  Entre as ações, foi providenciada a instalação de uma Unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS, do inglês Aerodrome Flight Information Service) – também conhecida como estação-rádio.

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC – Esquadrão Profeta) iniciou o deslocamento de material e pessoal para a região serrana na quinta-feira (17/02), com um caminhão e duas viaturas, onde realizou a montagem de uma AFIS. O serviço tem dado suporte às aeronaves que atuam diretamente no socorro e apoio às vítimas.

A estrutura montada na região conta com quatro toneladas de equipamentos, como gerador, antena para enlace via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de rádios de comunicação VHF, com antenas de transmissão e recepção, estação meteorológica, dentre outros.

Sob a coordenação do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), todo o suporte na comunicação entre as aeronaves é dado por  14 militares do Esquadrão Profeta e um do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ). Com o auxílio de operador de estações aeronáuticas e dois controladores de tráfego aéreo do 1º GCC, a equipe será responsável pela navegação na área do local das buscas.

 A FAB criou, ainda, uma “No Flight Zone” (uma zona de exclusão aérea) para proibir o voo de outras aeronaves que não estão envolvidas diretamente com o resgate como também os voos com drones não autorizados, afim de não afetar a segurança das operações.

O Comandante o 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Diego Ilvo Hennig, explicou que a missão tem sido essencial para colaborar com a segurança das aeronaves e os profissionais embarcados que labutam diuturnamente para resgatar e ajudar às famílias na tragédia em Petrópolis. “Os nossos militares demonstraram mais uma vez a mobilidade e, principalmente, a pronta-resposta em atender a sociedade brasileira, o mais rápido possível, instalando Sistemas de Comunicação e de Comando e Controle nos locais desprovidos desses meios”, completou.