NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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PORTAL G1


Pesquisadores do ITA desenvolvem ‘barco voador’ para transporte de pessoas e cargas na Amazônia

A princípio, o veículo será utilizado na região amazônica como solução de logística local.

Jefferson Santos | Publicada em 21/01/2023 13:00

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), estão desenvolvendo um veículo inédito no país. O chamado Barco Voador é um tipo de aeronave que irá decolar e pousar sobre rios. A princípio, o protótipo será utilizado no transporte de pessoas e cargas na região amazônica.

O Veículo de Efeito Solo, como é chamado tecnicamente, irá sobrevoar a cinco metros do nível da água, o que o tornará 40% mais econômico e eficiente se comparado a uma aeronave tradicional. Isso acontece devido ao efeito solo, fenômeno que, basicamente, reduz a força que é gerada ao movimento de um avião. Esse tipo de atrito torna-se muito maior quando uma aeronave sobrevoa a uma altitude acima dos cinco metros.

Inicialmente, o barco voador será movido a combustão com a utilização de gasolina, já que a região amazônica, onde o veículo irá operar, carece de estações de abastecimento de aeronaves, como explica Lucas Guimarães, de 28 anos, co-fundador da AeroRiver, startup responsável pelo projeto.

“Nesse primeiro momento, como é uma solução nova, a gente quer que seja implementada da melhor forma possível. A região amazônica é predominante na utilização de postos de combustíveis flutuantes. Então, vamos aproveitar esses postos para fazer o abastecimento do veículo, já que não tem [em grande escala] pontos de abastecimento de aeronaves”, contou.

O veículo terá capacidade para transportar até 10 pessoas ou uma tonelada de carga. A velocidade máxima chegará a 150 km/hora, o que tornará as viagens sobre os rios ainda mais rápidas.

Em uma viagem com distância aproximada de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo, o custo médio de combustível por pessoa será em torno R$ 25,14, quando, atualmente, o transporte por lancha na região amazônica nessa mesma distância é realizado a R$ 28,57 dependendo da localidade.

Hoje, o protótipo de sub escala está apenas um sexto do tamanho original do veículo. Para se ter ideia, a envergadura total do barco voador é de 18 metros, já o protótipo tem apenas três. Ao todo, 11 pessoas participam da execução do projeto e a expectativa do grupo, composto por doutorandos e mestrandos, é de que o veículo fique pronto no final de 2024.

Solução para amazonenses

Segundo Lucas Guimarães, a ideia de desenvolver o barco voador surgiu em conjunto com outros três amigos que, assim como ele, são da região do Amazonas e conhecem bem a deficiência no transporte local.

“A região amazônica tem um problema logístico como um todo, sendo deficitária em termos logísticos. O transporte é feito majoritariamente por barcos e a cadeia logística acaba ficando comprometida por se tratar de um transporte lento. Isso impacta diretamente na economia no geral e os negócios locais não conseguem se desenvolver”, explica.

O caminho mais óbvio, de acordo com Guimarães, seria apostar em aviões. Entretanto, como a região é formada por grandes rios, com cidades distantes uma das outras e aeroportos precários, esse tipo de transporte tornaria o projeto caro e pouco resolutivo.

“Estamos utilizando o barco voador para resolver o problema logístico da água. Ele decola e pousa na água, logo não precisa de aeroporto, contando apenas com os rios”, completa.

Novos mercados

Com investimentos iniciais que superam R$ 1,5 milhão, a expectativa dos idealizadores é tornar o veículo elétrico a partir de 2030. Além disso, o grupo de pesquisadores planeja oferecer o transporte como meio de locomoção para petroleiros que precisam ir às plataformas no meio do mar.

Os pesquisadores defendem que o veículo será muito mais seguro do que o transporte por helicópteros, já que contará com sensores que indicarão possíveis objetos em seu entorno.

A equipe está ainda desenvolvendo junto com a Marinha uma certificação especial para pilotos terem licença legal a fim de utilizarem a aeronave.

DEFESA EM FOCO


FAB abre 242 vagas para o Curso de Formação de Sargentos


Marcelo Barros, Via Agência Força Aérea | Publicada em 21/01/2023 11:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para ingresso em janeiro de 2024. As inscrições começam no dia 23/02/2023 e terminam no dia 15/03/2023. Para se inscrever, basta acessar o site. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais).

As 242 vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo cerca de 20% destinadas aos candidatos negros (lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014), que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas. Para serem habilitados à matrícula na primeira turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2024), o candidato não deve possuir menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31/12/2024, e ter concluído, até a data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.

As vagas na Opção 01 são destinadas às seguintes especialidades: Mecânico de Aeronaves (BMA) – 60 vagas; Material Bélico (BMB) – 15 vagas; Eletricidade e Instrumentos (BEI) – 16 vagas; Estrutura e Pintura (BEP) – 10 vagas; Equipamento de Voo (BEV) – 12 vagas; Suprimento (BSP) – 14 vagas; Guarda e Segurança (SGS) – 30 vagas. Já a Opção 02 inclui somente uma especialidade – Controle de Tráfego Aéreo (BCT) – 85 vagas.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental. As Provas Escritas ocorrerão no dia 04/06/2023.

Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, no dia 07/01/2024, para habilitação à matrícula no Curso que terá duração de dois anos. Após a conclusão do Curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do COMAER, localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Para obter mais informações, consulte o edital na página: www.fab.mil.br/eear