NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Ministro destaca avanços da Defesa em mensagem de fim de ano


Da Redação | Publicada em 20/12/2021 17:48

Brasília (DF), 20/12/2021 - Nesta segunda-feira (20), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, gravou mensagem de fim de ano aos civis e militares da Defesa e das Forças Armadas.

O titular da pasta ressaltou que 2021 foi um ano de desafios e que a atuação dos servidores foi fundamental para alcançar os resultados, que beneficiam a sociedade brasileira e a Nação. 

O esforço conjunto promoveu avanços nos projetos estratégicos de Defesa, garantindo maior autonomia tecnológica do setor; permitiu ampliar parcerias comerciais, alavancando a Base Industrial de Defesa, aquecendo a economia e promovendo maior cooperação internacional; viabilizou o sucesso em diversas operações militares e interagências, contribuindo para a proteção do meio ambiente e para a salvaguarda do território brasileiro.

Acompanhe, no vídeo, os agradecimentos do Ministro da Defesa por tudo isso e os votos de um feliz Natal e de um ano novo próspero e cheio de esperança.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


FAB recebe sua terceira aeronave E-99 modernizada


Agência Força Aérea | Publicada em 20/12/2021

Mais uma aeronave E-99M foi recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento de entrega aconteceu nessa sexta-feira, dia 17 de dezembro, na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Essa é a terceira unidade do avião que passa pela modernização e integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a Saab, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.

Participaram da solenidade o presidente da COPAC, brigadeiro do ar Alan Elvis de Lima; o vice-presidente de contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro; o chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC) e presidente da Comissão de Recebimento (CRA), coronel aviador Fernando Paes de Macedo; o gerente do Projeto E-99M na COPAC, tenente-coronel Aviador Marcones dos Santos Silveira; além de diretores, executivos e funcionários da Embraer e representantes das empresas parceiras.

O presidente da COPAC recordou que em meados de 2012 a FAB, fazendo valer sua tradição de manter-se atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas da aeronave E-99. “Hoje, a FAB recebe o terceiro E-99 modernizado, agora na versão mais atualizada denominada Certificado Suplementar de Tipo Provisório (CST-P), com mais de 90% das funcionalidades e requisitos implementados. Essa aeronave evidencia o progresso no projeto de modernização do E-99, inaugurando novos tempos na vanguarda da nobre missão de controle e alarme em voo, enchendo os nossos corações de esperança e realimentando o vigor que outrora fez diferença para o Brasil”, destaca o oficial-general.

O vice-presidente de contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro, ressaltou a importância da entrega de mais uma aeronave modernizada. “É um momento de esforço conjunto entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer desde a concepção do projeto no início dos anos 2000 e depois na assinatura do contrato de modernização em 2012. Esta terceira aeronave representa a coroação do trabalho de muitas pessoas e propicia à FAB um melhor desempenho para o cumprimento de uma de suas funções constitucionais, que é a proteção e o controle do espaço aéreo nacional”, comenta.

O E-99 na FAB

Quando passou a integrar a frota de aeronaves da FAB, em 2002, o vetor era então denominado R-99A, que contemplava modernos equipamentos aeroembarcados e uma capacidade expressiva para a história da Instituição. Cumpriu diversas missões, voando por quase 30 mil horas em 18 anos. Neste período, vigiou do alto todo o território nacional. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade da modernização.

Atualmente, a aeronave modernizada conta com cinco consoles atualizados no estado da arte em sistemas de comando e controle, com recursos modernos e com operação mais intuitiva. As aeronaves são dotadas com novos rádios com capacidade de comunicações seguras de voz e de dados, detecção de alvos a baixa altura e de guerra eletrônica ampliadas, além de modificações estruturais para melhor desempenho dos operadores.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. As aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.

PORTAL AEROFLAP


DECEA apresenta resultados de projeto para melhorar a pontualidade dos voos

Projeto tem como objetivo melhorar a eficiência operacional e a previsibilidade e pontualidade dos voos.

Agência Força Aérea | Publicada em 20/12/2021

O Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) reuniu, no dia 8/12, no Rio de Janeiro (RJ), a comunidade aeronáutica e apresentou os resultados do Projeto A-CDM, do inglês Airport Collaborative Decision Making, implantado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O programa tem como objetivo melhorar a eficiência operacional, a previsibilidade e a pontualidade dos voos.

O evento contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; do Assessor de Gestão Estratégica da NAV Brasil, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira; dos diretores da empresa Saipher, Luiz Tanaka e Fred Boratto; de representantes da empresa SITA, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), de companhias aéreas nacionais, concessionárias, operadoras do aeródromo e da navegação aérea, de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares subordinadas ao DECEA.

Na abertura do evento, o Brigadeiro Miguel frisou a importância da troca de experiências e da parceria necessária entre os diversos atores da comunidade aeronáutica para que o conceito A-CDM atinja os resultados esperados.

“Posso resumir em uma palavra a parte principal desse conceito: parceria. É o momento de rever o Projeto, como foi feito, conhecer um pouco mais, analisar e ver como isso pode ser projetado”, pontuou.

Em seguida, o gerente do empreendimento para implantação do A-CDM e Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, explanou sobre o processo de entrada e saída das aeronaves.

“Hoje em dia conseguimos aproveitar melhor o tempo por conta das facilidades digitais, cumprindo um maior número de tarefas em comparação com o mesmo período antigamente. O tempo é igual, mas o dinamismo é muito diferente”, afirmou.

Na oportunidade, o Oficial apresentou o histórico do Projeto e suas etapas, desde a assinatura do acordo de cooperação operacional para a implantação do conceito no Aeroporto de Guarulhos, em 2017; a adequação do modelo A-CDM EUROCONTROL às necessidades da comunidade aeronáutica brasileira, em 2018:

A validação dos indicadores no aeroporto de Guarulhos, descrição dos requisitos e concepção operacional, em 2019; o intenso treinamento dos parceiros, validação operacional, implantação do conceito e início da operação, em 2020; e a operação assistida, o desenvolvimento de indicadores de performance e entrega final do Projeto, em 2021.

“Hoje, na era da informação, a comunicação integrada entre todos os participantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) se tornou possível, por meio da plataforma ACISP (A-CDM Information Shering Plataform), gerando eficiência por meio de uma comunicação mais rápida”, destacou o Major Gladulich.

O gerente de Operações do Aeroporto de Guarulhos, Alexandre César Freire, e o Gerente da NAV Brasil responsável pela Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos, Aderley Nunes de Lima, apresentaram as fases de implantação do Projeto, bem como a importância da integração e parceria entre as partes e os benefícios observados no controle da movimentação no aeroporto desde a implantação do conceito.

Eles destacaram, ainda, a relação de previsibilidade dos voos, o desempenho da pontualidade e  redução de taxiways e de congestionamento no pátio.

“O A-CDM é um processo, não é uma ferramenta, não é um aplicativo. É um conceito, é uma cultura. Para poder colocar em prática, tivemos que passar por alguns desafios. É algo novo e tivemos que nos adaptar”, declarou Alexandre.

“Levamos o conceito para dentro da cabine de controle e foi de suma importância, tanto para os controladores quanto para o tráfego aéreo, porque facilitou o desenvolvimento e a aceitação dos procedimentos”, complementou Aderley Nunes.

Por fim, o Brigadeiro Miguel encerrou o evento agradecendo a todos que se envolveram e participaram, de alguma forma, do Projeto.

“Vamos continuar acompanhando de perto no SDOP e, como vimos, é uma quebra de paradigma muito grande e um Projeto bastante importante estrategicamente para o DECEA”, concluiu.

No Brasil, a implementação do A-CDM, por meio da CISCEA, foi viabilizada a partir de um acordo assinado entre DECEA e EUROCONTROL, em 2015. Na ocasião, foi acordada a cooperação entre as duas organizações para a otimização do intercâmbio de informações e dados operacionais de voos entre América do Sul e Europa, sobretudo no que tange à colaboração para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, tanto do lado do gerenciamento de fluxo, como dos processos operacionais das operações de chegada, turn-round e partida dos voos, mediante a tomada de decisões colaborativas.

PORTAL DEFESANET


COMARA inaugura pista de Estirão do Equador na Amazônia Ocidental

Nova pista foi ampliada para 1500m de pavimentação de concreto, além de receber pintura, novo pátio, taxiway, drenagem e cerca operacional

Agência Força Aérea | Publicada em 20/12/2021 08:00

Em meio à floresta tropical, na fronteira com o Peru e a cerca de dois mil quilômetros de Manaus (AM), está o aeródromo de Estirão do Equador, no Distrito de Atalaia do Norte (AM). Estratégica para a integração, o desenvolvimento e a segurança nacional, a pista de 1200 metros de asfalto, inaugurada no ano de 1976, foi substituída por 1500 metros de concreto, além de receber pintura, novo pátio, taxiway, drenagem e cerca operacional.

A partir do esforço integrado do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional da Aviação Civil, e do Comando da Aeronáutica (COMAER), a obra foi retomada em 2019 e concluída em dezembro deste ano.

A cerimônia de inauguração ocorreu nessa quinta-feira (16/12) e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, General de Exército Júlio César de Arruda; do Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho; do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes; dentre outras autoridades.

Para o Tenente-Brigadeiro Damasceno, a conclusão das obras é um marco estratégico em prol da integração nacional. “Hoje, é um dia muito especial para o Brasil e para o Comando da Aeronáutica, não só pela inauguração desta importante obra, mas também pelo contexto que envolve este momento. Nos dias atuais, a sociedade brasileira, assim como o mundo inteiro, tem voltado sua atenção de modo muito intenso para a Amazônia. Contudo, é importante destacar que essa gigantesca e bela região, com todas as suas riquezas e suas imensas potencialidades, tem recebido, há tempos, a contribuição de homens e mulheres, militares e civis, empenhados no fortalecimento da defesa e no desenvolvimento dessa área”, discursou.

O Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, complementou. “É uma satisfação poder cumprir a nossa missão, que é prover infraestrutura no território nacional, mesmo em lugares mais distantes, como é o Estirão do Equador. A nossa expectativa com esta pista é ampliar o acesso de serviços públicos às comunidades e, principalmente, a defesa nacional e a soberania do nosso território”, afirmou,

A pista está, aproximadamente, oito quilômetros do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército (4º PEF) e de uma vila de moradores. Portanto, o novo aeródromo terá benefício tanto militar quanto civil. Segundo o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, General Arruda, a pista contribuirá para a interoperabilidade entre as Forças Armadas. “É com muita satisfação que participamos da inauguração da nova pista feita pela COMARA. Para o Exército Brasileiro, este momento é de fundamental importância. O Pelotão depende, fundamentalmente, desta pista, que, ao longo do tempo, veio se deteriorando”, declarou.

Homenagem

Durante o descerramento da placa de inauguração da obra, o Sargento Hellyson da Rosa Soares e o civil Madsson Diego Martins Furtado foram homenageados por se destacarem como Graduado e servidor civil padrão no transcurso da obra.

Para o comariano Madsson, foi um orgulho fazer parte da missão. “Eu participei do início ao fim da obra e, ao ver este trabalho, hoje, concluído, sinto um orgulho imenso”, disse. Já o Sargento Hellyson destacou os desafios. “Ficamos longe da família por muito tempo e enfrentamos as características do clima da região. Porém, a gente se une, foca no que tem que fazer e fica orgulhoso da missão cumprida”, comemorou.

O Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro Jorge, reconheceu o esforço do efetivo. “Nesta imensidão da floresta amazônica, a possibilidade de fazer esta pista foi, principalmente, em função do profissionalismo e dedicação de militares e civis, homens e mulheres, que, se não fosse pela garra deles, certamente esta obra não poderia ser feita", concluiu.

PORTAL R3 (SP)


Programa Calha Norte beneficia mais de 15 milhões de brasileiros

Ação está presente em 442 municípios de 10 estados brasileiro

Da Redação | Publicada em 20/12/2021

O Programa Calha Norte completa 36 anos no dia 19 de dezembro. Coordenado pelo Ministério da Defesa, a ação está presente em 442 municípios de 10 estados brasileiros, abrangendo todos da região Norte, além do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. A iniciativa beneficia 15 de milhões de brasileiros e contribui para o desenvolvimento regional por meio da entrega de obras de infraestrutura, equipamentos de engenharia, viaturas, entre outros.

Entre 2009 e 2021, foram entregues 2.950 obras, como escolas, pavimentações, praças, quadras de esporte e prédios públicos. O foco do programa está no atendimento à população localizada em áreas de difícil acesso, inclusive beneficiando comunidades indígenas. Em muitas das localidades abrangidas pelo Calha Norte, o acesso só é possível por meio de embarcação ou aeronaves.

O Diretor do Programa, General de Divisão Ubiratan Poty, reforçou a importância do Calha Norte para o desenvolvimento regional. “O desafio está em fazer chegar as políticas públicas a população rural, das vilas e pequenas comunidades afastadas da sede dos municípios. A ação supera os desafios territoriais e se destaca pela capilaridade, pela abrangência territorial e pelo alcance de suas atividades”, afirmou.

FUNCIONAMENTO – A iniciativa executa as obras por meio de convênios entre o Ministério da Defesa e o Poder Legislativo, em que a Pasta recebe recursos provenientes de emendas parlamentares e fiscaliza cada etapa da execução das obras até a prestação de contas.

Em dezembro, equipe técnica do Calha Norte vistoriou 48 obras entregues no estado do Acre. Uma delas foi uma rampa de acesso, no município de Marechal Thaumaturgo, onde atracam embarcações que chegam pelo rio Juruá. Localizado em uma das regiões mais remotas do país, o acesso à cidade ocorre somente por meio aéreo ou por embarcação.

A rampa de acesso construída beneficia os cerca de 20 mil habitantes do pequeno município. O barqueiro Orleir Vasconcelos explicou que antes precisavam encostar o barco próximo a uma grande escadaria ao chegarem às margens do rio. “Aqui era só um barranco, tínhamos que encostar na frente de uma escada. Agora melhorou muito para nós, barqueiros, porque a gente traz pessoas e mercadorias”, agradeceu ele.

Ainda no Acre, no município de Porto Walter, foi vistoriada a Escola de Ensino Fundamental São José. A professora Eliana Antônia Ferreira da Silva, explica que a nova escola é mais ampla e será mais confortável para os estudantes. “Os alunos estão ansiosos para vir. A escola é importante para quem mora aqui e também para aqueles que estão em comunidades além do rio, e vem de canoa. Uma escola arrumada é mais um incentivo para virem para as aulas”, contou.

Além da vertente civil do programa, o Calha Norte também atua na execução de ações de implantação, adequação e ampliação de unidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na Região Norte. Esse trabalho é realizado com recursos provenientes dos Comandos das Forças Armadas.