NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB celebra 126 anos do Marechal do Ar Eduardo Gomes

Seu trabalho pioneiro como impulsionador do Correio Aéreo Nacional (CAN) foi reconhecido e, em 1984, recebeu o título de Patrono da Força Aérea Brasileira

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 20/09/2022 17:14

Reviver a história do Marechal do Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), é uma oportunidade ímpar de cultivar os mais relevantes valores de uma sociedade por meio do sentimento patriótico e da cidadania sempre presentes em seus atos. Nascido em 20 de setembro de 1896, na cidade de Petrópolis (RJ). Foi aviador, militar e político brasileiro, além de Ministro da Aeronáutica nos governos de Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco.

Em 1916, ainda com 19 anos, ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro (RJ), tendo se formado dois anos depois como Aspirante a Oficial do Exército na Arma de Artilharia. Desde essa época, já buscava envolvimento com a Aviação.

A primeira turma de observadores aéreos do Exército Brasileiro (EB) formou-se em 1921 e teve como observador “01” o Tenente de Artilharia Eduardo Gomes, que mais tarde foi incorporado à Força Aérea Brasileira. Ao longo dos anos, a experiência dos observadores aéreos do Exército evoluiu, mas foi com o surgimento da Segunda Guerra Mundial e com a criação da FAB, que ocorreu o mais importante capítulo dessa especialidade militar que tanto auxiliou no combate ao inimigo, garantindo a segurança dos aliados e a vitória.

Em maio de 1931, cerca de dez anos antes da criação do Ministério da Aeronáutica, o então Major Eduardo Gomes comandou o Grupo Misto de Aviação, criado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). Os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, da Aviação Militar, decolaram para uma viagem histórica. A bordo de um avião Curtiss Fledgling, de matrícula K-263, levaram a primeira mala postal do Correio Aéreo Militar (CAM), mais tarde denominado Correio Aéreo Nacional (CAN), importante ferramenta de integração até os dias de hoje.

Honrarias e homenagens

O Marechal do Ar Eduardo Gomes morreu em 13 de junho de 1981. Seu trabalho pioneiro como impulsionador do CAN foi reconhecido nacionalmente no dia 12 de dezembro de 1972, quando foi proclamado Patrono do Correio Aéreo Nacional pelo Congresso Nacional. Em 1984, recebeu o título de Patrono da Força Aérea Brasileira.

A cidade do Rio de Janeiro o homenageou dando o nome oficial de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes ao aterro do Parque do Flamengo, já que este fica em frente ao Edifício Seabra, onde morou. Em Brasília (DF), o 11º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro tem a denominação histórica Grupo Brigadeiro Eduardo Gomes em homenagem Clique aqui para baixar a imagem originalao Patrono da Força Aérea Brasileira.

A condecoração "Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo" foi destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Brigadeiro Baptista Junior participa de Conferência com Chefes de Forças Aéreas


Guilherme Wiltgen | Publicada em 20/09/2022 08:03

Entre os dias 15 a 17 de setembro, aconteceu em Washington, capital dos Estados Unidos da América (EUA), mais uma edição da Conferência Internacional de Comandantes de Forças Aéreas (do inglês, International Air Chiefs Conference). O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, esteve no encontro, que fez parte das celebrações alusivas aos 75 anos de criação da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Prestigiaram, também, a Conferência, Comandantes de outras 48 Forças Aéreas. Fortalecer e forjar novos relacionamentos entre as Forças Aéreas estavam entre os objetivos do evento, que aconteceu ao longo de três dias, com a realização de paneis de debates.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior comentou acerca da participação no encontro. “Ter a oportunidade de nos encontrarmos com 48 Comandantes foi excepcional. Discutimos, entre várias pautas, sobre o futuro das Forças Aéreas no mundo, além de estreitarmos as relações pessoais e institucionais entre seus Comandantes”, disse o Oficial-General.

Durante o período em que esteve nos Estados Unidos, o Comandante da FAB participou dos eventos que celebraram mais um aniversário de criação da USAF. Como forma de demonstrar o carinho, o respeito e a admiração pela Força amiga, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior presenteou o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos, General CQ Brown Jr., com um quadro, contendo a pintura do Gripen sobrevoando o Rio de Janeiro (RJ).

“Para nós, da Força Aérea Brasileira, foi de extrema importância estarmos presentes nos Estados Unidos, para juntos celebrarmos mais um ano da USAF, que tem sua data de criação muito próxima da nossa FAB, além de nossas histórias terem sido traçadas juntas, quando dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Desde então, nos tornamos grandes parceiros. Por isso, é uma honra estar aqui, como Comandante, representando a nossa Força e o Brasil”, finaliza o Comandante.

FONTE: FAB

PORTAL AEROIN


Mais de 90 mil pessoas: Portões Abertos na Base Aérea de Brasília tem recorde de público


Juliano Gianotto | Publicada em 20/09/2022 12:00

Após três anos sem receber o tradicional evento de Portões Abertos, a Base Aérea de Brasília reuniu, no último domingo (18), apaixonados pela aviação e pelos esportes aéreos, em mais uma edição de seu evento, com recorde de público. Cerca de 90 mil pessoas, 30 mil a mais que o Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea, compareceram ao evento, que teve entrada gratuita e também marcou as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.

Quarenta e um expositores participaram desta edição dos Portões Abertos, que contou com a exposição de 28 aviões militares, 17 aeronaves civis de aeroclubes, particulares e escolas de aviação.

Na ocasião, o público pode conhecer de perto várias aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o multimissão KC-390 Millennium, os aviões de transporte C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan, C-97 Brasília e VC-99; de reconhecimento E-99M e R-99; os caças F-5 e A-29 Super Tucano; os helicópteros VH-35 e VH-36, dentre outras aeronaves.

A Marinha do Brasil esteve presente expondo um AF-1B Skyhawk (A4), avião de ataque naval especialmente desenvolvido para operar a partir de porta-aviões. Além disso, a aviação civil também somou na programação do evento com a participação de aeronaves da empresa Gol Linhas Aéreas, da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (ACRO Brasil) e de particulares. Outras aeronaves, como da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da Polícia Civil do Distrito Federal também foram destaque.

E a programação não parou por aí: houve demonstração da Esquadrilha Fox, de paraquedismo, de aeromodelismo, de paramotores e, ainda, muitas outras atrações. Além do AF-1B Skyhawk (A4), a Marinha do Brasil expôs uma viatura, uma moto, uma lancha e uma moto aquática. Já o Exército Brasileiro expôs três viaturas Astros II, que é um sistema de lançadores múltiplos de foguetes capaz de lançar munições de diferentes calibres a distâncias de até 300 km.

Por meio da campanha de doação de mantimentos, foram arrecadadas 4,2 toneladas de alimentos que serão distribuídos para unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Distrito Federal.

Esquadrilha da Fumaça

Uma das atrações mais esperadas do dia foi a Esquadrilha da Fumaça, que começou o espetáculo no início da manhã, com sobrevoos no Plano Piloto, nos bairros Asa Sul e Asa Norte. À tarde, na Base Aérea, a apresentação da Esquadrilha aconteceu com sete aeronaves A-29 Super Tucano, presenteando o público com cerca de 50 acrobacias, em aproximadamente 40 minutos de manobras aéreas.

Em 2022, a Esquadrilha da Fumaça completou 70 anos, tendo realizado quase quatro mil apresentações no Brasil e no mundo, com a missão de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB), valorizando o espírito patriótico, despertando a vocação aeronáutica e demonstrando a alta capacidade da FAB.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, destacou a emoção de participar da reabertura de uma das maiores festas da aviação do país.

“Para nós é de fato um privilégio estarmos de volta aos Portões Abertos da Base Aérea de Brasília, um dos grandes eventos do Brasil e com um público extremamente expressivo. Isso porque a missão da Fumaça é projetar a Força Aérea Brasileira, mostrar o profissionalismo da FAB e um pouco do que é um dos seus Esquadrões, no caso a Esquadrilha da Fumaça. Neste evento, tivemos looping, voo de dorso, manobra coração, que é muito querida do público, e a surpresa, com a fumaça colorida, trazendo ainda mais patriotismo a todos os presentes“, comentou. 

Orquestra Sinfônica da FAB

Na ocasião, também houve apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), que é a única Orquestra das Forças Armadas do país e conta com 125 músicos militares. Na tarde deste domingo, o repertório foi marcado pelo ecletismo, com obras bem conhecidas do público. 

Segundo o Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva, o encontro integra as iniciativas da Força Aérea Brasileira para estreitar os laços com a população regional. Além disso, o público pôde conhecer mais sobre as ações não só da FAB mas também das outras Forças Armadas e Auxiliares.

“Nesse grande evento, tivemos a oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da sociedade, mostrar realmente qual é o nosso trabalho. E isso é muito importante porque é também uma oportunidade para despertarmos vocações para que outros jovens possam ingressar nas fileiras da Forças“,  ressaltou o Oficial.

Uma das visitantes, a vendedora Taís Nunes de Lima, esteve pela primeira vez nos Portões Abertos e conheceu de perto o KC-390 Millennium. “É a primeira vez que vim. Visitei por dentro o avião, vi também paraquedistas, a Esquadrilha da Fumaça, os helicópteros, aviões decolando e pousando, fazendo acrobacias. Foi bem legal: o ambiente, as pessoas, a comida. O evento todo está muito bacana. E, das próximas vezes, com certeza virei novamente”, afirmou.

Outras presenças marcantes no Portões Abertos foram das crianças. Uma delas foi o estudante André Luiz Souza Rodrigues, de nove anos, que, segundo ele, quando estiver adulto será um piloto de aeronaves “bem grandes”. “Estou achando muito top o evento. Estou gostando muito. Vim aqui hoje para ver os aviões subindo e me alegrar, com o meu avô e minha avó”, completou.