NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Forças Armadas treinam uso de helicópteros com Óculos de Visão Noturna em Taubaté


Juliano Gianotto | Publicada em 20/08/2021 16:10

Pilotos e tripulações das Forças Armadas em voo a bordo de helicópteros adaptados para o emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN). Este é o cenário da segunda fase da operação inédita denominada Ricardo Kirk. A ação ocorre desde o dia 16 até hoje, 20 de agosto, no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, São Paulo.

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a atividade visa potencializar a capacidade operativa da Marinha, do Exército e da Aeronáutica em atuar com meios aéreos de forma conjunta, numa mesma missão de incursão de tropa. Auxilia, ainda, no planejamento de futuras operações e de possíveis ações de emprego em combate.

No 1º Batalhão de Aviação do Exército, 25 militares, entre pilotos e tripulações, compartilham e padronizam procedimentos em missões aéreas realizadas à noite, com o emprego do OVN. Os helicópteros empregados, modelo H225M, constituem plataforma multimissão e podem ser utilizados em situações de calamidade pública, resgate e transporte logístico. Essas aeronaves integram projeto estratégico do Ministério da Defesa. O efetivo da operação é composto por militares do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx), do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha (HU-2) e do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da Força Aérea (3°/8° GAV).

O Subchefe de Operações do Ministério da Defesa, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, ressalta a importância da integração desenvolvida durante o treinamento. “Propicia interoperabilidade entre as três Forças Singulares, por meio da padronização de procedimentos”, enfatizou.

Destinada ao nivelamento doutrinário de técnicas e táticas, a primeira etapa da operação ocorreu entre 25 e 30 de julho. Na fase em curso, são executadas atividades em incursão aeromóvel no período noturno, no contexto de uma situação tática preestabelecida.

Trinta militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve, localizada em Caçapava, São Paulo, também integraram o exercício. Com armamento individual, efetuaram ações de embarque e desembarque nos helicópteros H225M, além de aprimorarem procedimentos durante a situação simulada em voo noturno.

Lotado no 3º/8º GAV, em Santa Cruz (RJ), o Capitão Aviador da Força Aérea André Afonso Vidal participa pela primeira vez do treinamento. Além do aprendizado, ele destaca a oportunidade de compartilhar conhecimentos. “A participação das três Forças nesse adestramento conjunto é essencial para integração das doutrinas especificas de cada Força, buscando explorar, ao máximo, as capacidades das nossas aeronaves”, disse o piloto da FAB.

O Capitão de Corveta Fuzileiro Naval Arthur Assumpção da Costa participou da operação como piloto do helicóptero HU-2, situado em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro. O militar explica os benefícios ao empregar os óculos de visão noturna. “O equipamento melhora, significativamente, a consciência situacional e a segurança no voo, permitindo executar operações em locais que, se não estivesse com os óculos de visão noturna, não poderíamos fazer o pouso”, observou. 

Instrutor do 1º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté, o Major Paulo de Souza Aleixo Júnior relata que o uso de OVN faz parte das instruções da organização militar. “Na maioria das operações executadas no 1º BAvEx, priorizamos o emprego das aeronaves à noite. A utilização desses óculos garante uma segurança técnica e tática maior”, disse.

Otimização de recursos

Denominado H-XBR, o projeto do Ministério da Defesa de aquisição de helicópteros modelo H225M possibilitou transferência de tecnologia à indústria brasileira e preconiza a ampliação da capacidade brasileira de defesa no campo aeronáutico, em particular, a aviação de asas rotativas (helicópteros). Até o momento, foram entregues para as Forças Amadas 38 aeronaves, sendo 11 para Marinha, 13 para o Exército e 14 para Força Aérea Brasileira.

Óculos Especiais

As lentes dos óculos de visão noturna captam um foco de luz ambiente, seja da lua ou das estrelas, e ampliam essa luminosidade por meio de um tubo intensificador de imagem. Dessa forma, mesmo em ambiente escuro, é possível visualizar imagens com o uso do equipamento. O artefato possui formato semelhante a um binóculo e é carregado por pilhas.

PORTAL AEROFLAP


FAB vai enviar o KC-390 para missão humanitária no Haiti


Da Redação | Publicada em 20/08/2021

Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto.

A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.

A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com “kits” de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.

A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.

Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado hoje, 19/08, o Governo do Brasil reitera a sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Cerimônia militar marca passagem de Direção da DIRENS


Redação | Publicada em 20/08/2021 13:26

Foi realizada, nesta segunda-feira (18), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS). O Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad passou a Direção ao Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. A solenidade, realizada em Brasília (DF), foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), além de chefes e diretores de Organizações Militares (OM). Ainda na cerimônia, houve o descerramento da foto do Major-Brigadeiro Mrad na Galeria de ex-dirigentes.

Durante o discurso, o Major-Brigadeiro Mrad agradeceu ao efetivo pelo comprometimento e destacou o privilégio e oportunidade ímpar que foi estar à frente da DIRENS. “O sentimento que sobressai é o de gratidão por tudo que pude vivenciar durante este período. Estar à frente deste dinâmico sistema, além do natural senso de realização profissional, me trouxe satisfação pessoal. A complexidade do mundo atual enseja soluções criativas e inovadoras. E é por isso que o nosso mais valioso ativo continua sendo os militares que vestem o azul. Nesse sentido, podemos afirmar que o aprimoramento destes profissionais é o cerne de tudo o que empreendemos na Diretoria de Ensino”, enfatizou.

Presente à solenidade militar, o dirigente do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, falou sobre as ações do Major-Brigadeiro Mrad à frente da DIRENS e desejou boa sorte ao Major-Brigadeiro Sérgio Bastos. “Gostaria de elogiar a sabedoria e o foco demonstrados pelo Major-Brigadeiro Mrad na gestão de cada uma das organizações subordinadas, observando as especificidades de cada escola em sincronia com os respectivos comandantes, realizando as coordenações necessárias com os demais órgãos do Poder Público. Ao novo Diretor de Ensino, tenho absoluta certeza de que a responsabilidade está depositada nas mãos corretas e que o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos dará adequada continuidade ao que vem sendo realizado”, discursou.

Novo Comandante

Na cerimônia, ao receber o cargo de Diretor, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos afirmou que as expectativas são as melhores possíveis. “Fico muito honrado em assumir um cargo dessa magnitude, que inclui a gestão de todas as nossas escolas de formação e pós-formação. Sabemos que para o País e, especificamente para a Força Aérea, o ensino é um pilar essencial, projeto estratégico e fundamental para a capacitação e desenvolvimento dos nossos Recursos Humanos.” O Major-Brigadeiro Sérgio Bastos é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 01 de março de 1986. Foi declarado Aspirante em 08 de dezembro de 1989 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2018.

DIRENS

A Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) é o Órgão Central do Sistema de Ensino da Aeronáutica e tem como missão planejar, gerenciar e controlar as atividades de ensino, relativas à formação e à pós-formação do pessoal do Comando da Aeronáutica. A Entidade organiza os processos de seleção da Academia da Força Aérea (AFA), do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), entre outras instituições de ensino.

Equipe de robótica do ITA participa de competição internacional de robôs

A RoboCup 2021 contou com a participação de 16 equipes de vários países

Da Redação | Publicada em 20/08/2021 16:27

Entre os dias 22 e 28 de junho, a ITAndroids, equipe de robótica da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participou da RoboCup, competição internacional de robôs realizada virtualmente, em 2021, por conta da pandemia do COVID-19. 

Na competição deste ano, a equipe conquistou o 11° lugar, na categoria Soccer 2D Simulation, e a 8ª posição na classificação geral da Soccer 3D Simulation. Houve ainda a participação na Humanoid KidSize, categoria física que precisou ser adaptada para uma plataforma virtual, novo desafio vivenciado pelo grupo.

Por se tratar de uma competição com a participação de diversas equipes formadas por laboratórios de referência global na área de robótica, os resultados obtidos pela ITAndroids foram considerados expressivos e importantes para a continuidade das atividades do grupo. Para os membros do time, a competição foi uma ótima experiência, conforme explica a aluna de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação, Débora Ferreira, “mesmo com pouco tempo de ITAndroids, poder ter participado da RoboCup foi muito proveitoso, uma grande oportunidade de conversar com o pessoal de outras equipes, trocar experiências e entender as soluções que eles adotaram. Apesar dos desafios que surgiram na competição, ver a aplicação do estudo teórico e o esforço resultando em algo prático é bastante motivador. Agora, é pegar toda essa bagagem e injeção de ânimo e continuar trabalhando para trazer mais resultados”.

Nesta última edição, algumas equipes estrangeiras tiveram a iniciativa de realizar sessões de videoconferência com o intuito de apresentarem seus trabalhos e de compartilharem informações e ideias. “Para a gente, foi uma excelente oportunidade de tirar várias dúvidas técnicas que tínhamos de como melhorar os nossos robôs. Estamos com várias novas ideias de desenvolvimento e pesquisa para as próximas competições”, disse o professor orientador e presidente da ITAndroids, Marcos Maximo, o qual ressalta, ainda, que o suporte dos patrocinadores e apoiadores foi fundamental para essas conquistas.

O próximo desafio da ITAndroids será na Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), que acontecerá em outubro de 2021. 

Mais informações sobre o ITAndroids podem ser conferidas no site do time ou no perfil do Instagram: www.itandroids.com.br/ e www.instagram.com/itandroids.

OUTRAS MÍDIAS


HUNTER PRESS - Um Esquadrão que transforma aviadores, em Pilotos de Caça


Da Redação | Publicada em 20/08/2021 13:38

Com lançamento para dezembro de 2021, a Hunter Press tem a satisfação de anunciar o trailer do documentário Joker - Escola de Pilotos de Caça, que vai retratar o espírito e a operacionalidade da principal escola de formação de pilotos de caça da América Latina, o 2º5º GAV "Esquadrão Joker".

AERO MAGAZINE - Embraer KC-390 vai participar de missão humanitária no Haiti

Avião vai transportar insumos médicos e equipes de emergência para o país caribenho

Edmundo Ubiratan | Publicada em 20/08/2021 13:00

O governo brasileiro confirmou que vai enviar no final de semana ajuda para o Haiti, que sofreu um forte terremoto no último sábado (14). A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é que um KC-390 transporte insumos e equipes de bombeiro para o país caribenho.

A intenção é apoiar os esforços haitianos para atender as vítimas do tremor, assim como oferecer ajuda para busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de medicamentos e insumos farmacêuticos.

O terremoto destruiu mais de 2.800 edificações e danificou outras 5.400, segundo as autoridades do Haiti. Ainda que não exista uma confirmação oficial, por ora, 2.189 pessoas morreram com o abalo sísmico, com 32 consideradas desaparecidas e mais de 12.000 feridas.

“O Governo brasileiro decidiu enviar missão humanitária multidisciplinar ao Haiti, a ser transportada por aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira. A partida é prevista para o próximo fim de semana”, disse o Itamaraty em nota.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por trinta dias. O cenário pós-terremoto deixou os hospitais locais acima do limite máximo de ocupação e de atendimento, visto a falta de insumos básicos em diversos casos. Além disso, as principais vias de acesso a região que sofreu com o abalo estão bloqueadas ou parcialmente destruídas.

A FAB planeja utilizar o KC-390 por sua grande capacidade de carga e alcance. Essa será a segunda missão humanitária com o avião, com a primeira tendo sido para o Líbano, quando uma explosão atingiu Beirute, deixando milhares de vítimas.