NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Trecho de avenida será interditado neste domingo para show da Esquadrilha da Fumaça

Trecho da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, entre a rotatória da Avenida 3 de Março e a Avenida Rudolf Dafferner, será fechado para o trânsito.

Por G1 Sorocaba E Jundiaí | Publicada em 20/07/2019 11:19

Um trecho da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, entre a rotatória da Avenida 3 de Março e a Avenida Rudolf Dafferner, em Sorocaba (SP), será fechado para o trânsito durante o Aerofest 2019, neste domingo (21). O evento tem como principal atração a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A interdição para o tráfego dos veículos visa garantir a segurança do público, estimado em milhares de pessoas, que devem ser atraídas para o Parque do Paço.

O tráfego no sentido bairro-Centro será fechado das 10h às 18h e no sentido oposto, Centro-bairro, das 14h30 às 17h. As interdições para o trânsito serão a partir das rotatórias em frente à Padaria Real e ao posto de combustíveis BR.

Os motoristas têm duas alternativas para trafegar na região com a interdição. É possível, da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, ingressar na Avenida 3 de Março, na Rua Professora Célia Marques Mendes, Avenida Vidal de Araújo e Avenida 28 de Outubro para retornar à Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.

PORTAL R7


Vulcão entra em erupção no Peru e cinzas fazem cancelar voo no Brasil

Vulcão Ubinas entrou em erupção, no sul do Peru, nesta sexta-feira (19). Pelo menos um voo da Azul, de Cuiabá com destino à Curitiba, foi cancelado

Letícia Dauer E Thays Reis | Publicada em 20/07/2019 20:52

Vulcão Ubinas entrou em erupção, no sul do Peru, nesta sexta-feira (19). Pelo menos um voo da Azul, de Cuiabá com destino à Curitiba, foi cancelado

O Brasil sofreu cancelamento de pelo menos um voo por causa das cinzas do vulcão Ubinas, que entrou em erupção, no sul do Peru, nesta sexta-feira (19).

Segundo a companhia aérea Azul, o voo 2934 de Cuiabá com destino à Curitiba e conexão em Campo Grande foi cancelado na manhã deste sábado (20), em razão da previsão da chegada de cinzas vulcânicas.

No momento, a área atingida está localizada em parte dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), não houve necessidade de fechar o espaço aéreo. Os CMVs (Centros Meteorológicos de Vigilância) seguem realizando o monitoramento e coletando informações no caso de alguma mudança.

As companhias Latam e Gol informaram que não tiveram cancelamentos.

A Infraero reitera que todos os aeroportos administrados pela empresa seguem funcionando normalmente. Sendo estes Campo Grande e Corumbá em Mato Grosso do Sul; Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina no Paraná; Guarulhos, Congonhas e São José dos Campos em São Paulo; Cuiabá em Mato Grosso.

AGÊNCIA BRASIL


Maior aeronave militar feita no Brasil entra em fase final de testes

A aeronave lembra o clássico C-130 Hércules

Publicada em 20/07/2019 12:21

A Força Aérea Brasileira (FAB) está em fase final de testes do KC-390, a maior aeronave militar já desenvolvida e produzida no Brasil. Robusta, a aeronave lembra o clássico C-130 Hércules, avião militar de transporte de tropas e cargas. Mas o KC-390 foi desenvolvido para atender demandas acima das já cumpridas pelo Hércules.

Desenvolvido pela Embraer Defesa e Segurança, o KC-390 poderá atuar em diversos cenários e em pistas não preparadas. Após o término da fase de testes, ele poderá cumprir missões de transporte de cargas e tropa, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica. Sua velocidade máxima é de 870 km/h.

Sua capacidade de transporte é um capítulo à parte. São 18,5 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura reservados ao transporte de até 23 toneladas de cargas. O KC-390 pode receber blindados, peças de artilharia, equipamentos de grandes dimensões, armamentos e até outras aeronaves.

O KC-390 tem autonomia de voo de 2.730 quilômetros de distância com a carga máxima. A elevada autonomia de voo será um trunfo em missões de busca. Sem carga, o avião pode percorrer 5.958 km de distância.

De acordo com a FAB, 28 unidades estão encomendadas para compor a frota. As duas primeiras serão entregues ainda este ano e ficarão em uma base em Anápolis. Antes, porém, as unidades passam por uma inspeção, para garantir que seus equipamentos estão aptos ao pleno funcionamento. No espírito da multifuncionalidade da aeronave, foram escolhidos pilotos de diferentes especialidades, como transporte, caça e patrulha.

“A proposta é que possamos agregar os conhecimentos das aviações e consolidá-los à doutrina da aeronave para que ela esteja preparada para executar as ações que a Força Aérea Brasileira precisar”, disse o Major Aviador Carlos Vagner Veiga, um dos selecionados para atuar na operação do KC-390, em entrevista à FAB.

* Com informações da FAB

OUTRAS MÍDIAS


RONDÔNIA DINÂMICA - Museu Aeroespacial da Aeronáutica homenageia Santos Dumont

A programação começou na manhã de hoje, com a chegada de ultraleves, exibição de filmes históricos

Douglas Corrêa | Publicada em 21/07/2019 10:25

Os 146 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, estão sendo comemorados hoje (20) e amanhã (21) com uma série de atividades no Museu Aeroespacial da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, zona oeste do Rio.

A programação começou na manhã de hoje, com a chegada de ultraleves, exibição de filmes históricos sobre Santos Dumont e oficinas educativas para crianças. Às 9h, começou a demonstração aérea, com voos de balões, aeromodelos, aeronaves de combate e salto de paraquedistas.

O ponto alto da festa, que é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, ocorreu no final da manhã. Como é uma das principais atrações a esquadrilha volta a se apresentar a tarde. A programação se estende durante todo o dia, com mais demonstrações aéreas, desfiles de tropas e abastecimento de aeronaves durante voo. Há ainda a apresentação da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos e shows musicais. A mesma programação se repete neste domingo (21).

A entrada para festa é gratuita, mas o visitante deve levar 1 kg de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será doado para o Instituto Casa Viva, uma organização não governamental, que funciona no Jardim Sulacap, bairro vizinho ao Campo dos Afonsos, e que atende a cerca de 500 pessoas,  desde gestantes até idosos, por meio de educação, esporte, arte e cultura, qualificação profissional e empreendedorismo.

Patrono da FAB

Em 4 de novembro de 1984, Santos Dumont foi consagrado como patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas contribuições à locomoção aérea mundial onde se destaca seu grande feito de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, o avião 14-Bis. Na tarde de 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, frente a um público numeroso, recebeu, com um voo de 70 metros, a Taça Archedeacon, destinada a quem voasse mais de 25 metros. Foi o responsável por iniciar a era da aviação mundial com o seu avião Demoiselle nº 20, cujo modelo difundiu-se mundialmente.

TERÇA LIVRE - População mantém as Forças Armadas no topo dos índices de confiança pela quinta vez consecutiva, registra o Instituto Datafolha


Redação | Publicada em 20/07/2019 14:22

As Forças Armadas registraram, uma vez mais, os maiores índices de confiança da população, dentre todas as instituições, na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 8 de julho.

O elevado índice de 80% de confiança registrado reflete o trabalho diuturno e cuidadoso, da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que, por isso mesmo, contam com o carinho, o apreço e a confiança da população.

As Forças Armadas estiveram no topo dos índices de confiança, pela quinta vez consecutiva, desde o início da séria histórica, em 2017, quando passaram a constar das pesquisas de confiança do Instituto Datafolha.

Ao analisar a série histórica das pesquisas, ao longo dos últimos dois anos, verifica-se a consistência dos elevados índices de confiança obtidos pelas Forças Armadas, assim como sua posição em relação às demais instituições.

Como instituições de Estado, as Forças Armadas possuem compromisso permanente com o Nação brasileira, retribuindo a confiança depositada pelo nosso povo.

O Progresso - Esquadrilha ‘faz fumaça’ em céu tatuiano

Aeroclube local recebe apresentação na tarde deste sábado; evento segue no dia seguinte

O Progresso | Publicada em 20/07/2019 18:00

A Esquadrilha da Fumaça é atração no Aeroclube de Tatuí, na tarde deste sábado, 20, às 15h30. Conforme a expectativa do vice-presidente do Aeroclube, Kaio Puertas, mais de 10 mil pessoas devem acompanhar a apresentação aérea.

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), formado por um grupo de pilotos e mecânicos da FAB (Força Aérea Brasileira), que faz demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

Conforme definição do EDA, a missão da Esquadrilha da Fumaça é “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB”.

O EDA foi criado em 1952, porém, a primeira demonstração aérea oficial do grupamento aconteceu somente dois anos depois. A última vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Tatuí foi em 2011, durante as comemorações dos 185 anos do município.

Antes da exibição do EDA, das 10h às 13h, o Aeroclube sedia as últimas disputas do 7o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea. A competição, organizada pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), foi iniciada na manhã de quinta-feira, 18.

No primeiro dia da competição, Puertas, representando o Aeroclube local liderou a categoria “planador”. Os pilotos Trabuco, na “básica”; Medeiros, na “esporte”; Pedro, na “intermediária”; e Christiano, na “avançada”, também terminaram o primeiro dia na primeira posição.

Os resultados do segundo dia de provas ainda não haviam sido divulgados pelos organizadores da competição, até o fechamento desta edição (sexta, às 18h).

Neste domingo, 21, acontece a solenidade de entrega dos troféus aos vencedores de cada umas das cinco categorias e do troféu de campeão brasileiro, seguido de jantar de confraternização.

Ainda neste sábado, a partir das 13h, além da apresentação do EDA, o Aeroclube recebe um show aéreo com os pilotos participantes da competição, exibição do jato “L-39”, acrobacia de planador, aeromodelismo e paraquedismo.

Com entrada gratuita, o público tem à disposição, diariamente, praça de alimentação, espaço kids, venda de suvenires do Aeroclube e da Cidade Ternura, além de estacionamento privado. Neste sábado, também há um palco com shows de bandas locais e uma barraca com itens da Esquadrilha da Fumaça.

Mesmo com o encerramento do campeonato nacional, no domingo, o público ainda pode visitar o simulador de voo e aeronaves e participar de voos de passeio de planador – inclusive, com o sorteio de duas decolagens à população. Entre 10h e 17h30, ocorre um show aéreo, com as aeronaves participantes do evento.

Esta é a primeira vez que o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea é realizado fora da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga. Conforme o piloto Bruno Nogueira Rodrigues, a CBA, em conjunto com o aeroclube local, resolveu realizar a competição em Tatuí porque gostou do espaço oferecido.

“Com essa área plana e aberta e ainda sem as dificuldades de uma instalação militar, a competição poderá receber todo público para ver um verdadeiro show”, expôs.

Nogueira Rodrigues é pai de outro piloto, Eduardo Costa Rodrigues. No mês de março, o filho representou o Aeroclube de Tatuí e conquistou o título da classe “kw1/clube” no 61o Campeonato de Voo a Vela do Sudeste, realizado no município.

“São dois campeonatos diferentes. O anterior era um voo por distância e este é o voo acrobático. Neste, os pilotos precisam fazer a manobra perfeita, formando figuras completas e, desta forma, conquistar a maior pontuação possível”, explicou o pai.

Os competidores decolam, um de cada vez, e têm um perímetro para realizarem as acrobacias, denominado “box” (caixa, em português) de um quilômetro de largura, profundidade e altura, totalizando a área de 3.000 metros cúbicos.

O piloto tatuiano Armando Pettinelli Júnior esclarece que o box é demarcado no chão com uma faixa larga e comprida, mas é possível enxergá-la somente do alto.

“Eles não podem sair do box, senão perdem pontos”, complementou Nogueira Rodrigues.

Apesar de serem pilotos, ambos reconhecem a dificuldade de realizar as acrobacias aéreas e chegam a comparar a categoria com a Fórmula 1.

“Quase todo mundo dirige, mas, com um equipamento de ponta e que necessita de precisão e habilidade, é algo para poucos. Certamente, esses poucos estão competindo em Tatuí”, assegurou Pettinelli Júnior.

O diretor de segurança de voo do Aeroclube, Thalles Coutinho, assim como o piloto “Bolafly”, participarão do show aéreo de planadores. O município ainda é representado pelos pilotos Arthur Mazzucatto e Puertas.

Puertas afirmou que a organização esperava um público de 2.000 a 5.000 pessoas nos primeiros dois dias do evento, mais de 10 mil pessoas no sábado e cerca de 8.000 no último dia de atividades.

O vice-presidente ainda confessou estar com uma “diversão a mais” que os demais competidores, pelo fato de a disputa estar sendo realizada no município. Animado, ele disse ter contado os minutos para voar na quinta-feira.

“O primeiro torneio nacional de acrobacia fora da AFA, sendo sediado no Aeroclube de Tatuí, é muito especial. Considero este local como um berço, pois aprendi a voar aqui”, revelou Puertas.

Na manhã de quinta-feira, 18, a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve presente no Aeroclube durante a reunião com os pilotos, antes do início das disputas do campeonato nacional. Ela afirmou ser uma alegria recebê-los no município, reforçou os destaques locais, como Paulo Setúbal, e citou os títulos de “Capital da Música”, “Terra dos Doces Caseiros” e “Cidade Ternura”.

“É com esta ternura e com este carinho que Tatuí recebe os pilotos e todos os visitantes a partir de hoje”, declarou a prefeita Maria José, na oportunidade.