NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Apresentador do `Repórter Record Investigação` é homenageado pela FAB

Luiz Fara Monteiro mantém blog no R7 com informações e serviços sobre aviação

Da Redação | Publicada em 20/01/2022 14:59

A FAB (Força Aérea Brasileira) homenageou, nesta quinta-feira (20), o repórter especial e apresentador do Repórter Record Investigação, Luiz Fara Monteiro, com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. A solenidade que homenageou Fara também celebrou os 81 anos da criação do Ministério da Aeronáutica.

Fara mantém o blog Aviação no R7, em que aborda notícias e informações do setor aéreo, pelo qual relata ter uma paixão pessoal. O apresentador do Repórter Record Investigação afirmou também que o título mostra o reconhecimento da instituição à seriedade do trabalho feito por ele em seu blog. “Vejo como uma homenagem da FAB, não só à minha paixão pessoal pela aviação, como um reconhecimento à seriedade do nosso blog no R7, que traz informação e serviços sobre o setor", afirmou.

O título de Membro Honorário da FAB é uma homenagem voltada a brasileiros ou estrangeiros que não fazem parte dos quadros da força, ou a militares que já estejam na reserva mas não fazem parte dos quadros do comando da Aeronáutica. São reconhecidos aqueles que, por sua atividade ou interesse por assuntos da FAB, tenham prestado cooperação valiosa às organizações do comando da Aeronáutica.

“É cada vez maior o número de pessoas que utilizam aeronaves para se locomover. O objetivo do blog é justamente traduzir a aviação em linguagem simples e, principalmente, mostrar o altíssimo nível de segurança do setor", destacou Fara após receber o título.

Luiz Fara Monteiro também ressaltou o serviço prestado pela FAB em situações graves, como as enchentes causadas pelas chuvas na Bahia. “A Força Aérea transportou tropas e mantimentos recentemente para as vítimas das enchentes no sul da Bahia. É um trabalho primoroso de segurança das nossas fronteiras e, sobretudo, de demonstração de presença onde a sociedade precisa", completou.

O título foi entregue em Brasília, durante a celebração dos 81 anos da FAB, no Pátio de Solenidades da Base Aérea de Brasília (BABR). O evento foi presidido pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que entregou a homenagem a Fara e a outros civis.

A força comemorou nesta quinta os 81 anos da criação de sua primeira formação. O Ministério da Aeronáutica foi estabelecido em 20 de janeiro de 1941 com o objetivo de estudar e despachar todos os assuntos relativos à atividade da aviação nacional, dirigindo-a técnica e administrativamente. Ao longo de sua existência, também passou a gerir os assuntos ligados à política aeroespacial, à indústria aeronáutica, à infraestrutura aeroportuária, à aviação civil e ao gerenciamento da FAB, que é seu braço armado.

PORTAL DEFESANET


COMPREP realiza a Primeira Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial

Participaram do encontro representantes do Comando de Preparo e representantes das Organizações Militares da Força Aérea

Agencia Força Aérea | Publicada em 20/01/2022 09:00

Iniciou nessa segunda-feira (17/01), em Brasília (DF), a Primeira Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (I RAES) do Comando de Preparo (COMPREP). O evento contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O encontro, que vai até a próxima sexta-feira (21), na Escola Superior de Defesa (ESD), tem por objetivo dar continuidade na discussão dos temas relativos a estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica no que se refere às  Bases Aéreas, ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) e aos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), visando ao emprego e ao preparo da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Reunião conta com a participação dos Comandantes dos Comandos Aéreos, de Bases Aéreas, de Grupos Operacionais de Serviços de Base, na modalidade presencial; e dos Comandantes de Grupos de Segurança e Defesa, de Logísticas e de Saúde, na modalidade remota, por meio de videoconferência, além de palestrantes das seguintes Organizações Militares: Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER), Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Comissão de Promoção de Oficiais da Aeronáutica (CPO), Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e Comando de Preparo.

“É uma oportunidade ímpar para apresentarmos aos novos Comandantes de Unidades e Subunidades, incluindo os cinco grupos que fazem parte das Bases Aéreas, um esclarecimento detalhado de como vai funcionar essa estrutura, baseada em um estudo realizado pelo Alto-Comando. Para tanto, utilizamos um projeto piloto em Campo Grande (MS) como referência e, após esse estudo ter sido trabalhado, estabeleceremos para toda a Força”, salientou o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, enfatizou a importância do encontro em seu discurso. "Nesta semana, estamos discutindo o futuro e planejando cuidadosamente os próximos passos, para que tenhamos uma estrutura organizacional adequada às necessidades para o preparo e emprego da Força. O COMPREP está de parabéns pela iniciativa", discursou.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA EM FOCO - EPCAR recebe nova turma do CPCAR


Agência Força Aérea | Publicada em 20/01/2022

Os 134 candidatos aprovados no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2022 iniciaram sua jornada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Os alunos se apresentaram na Escola, também conhecida como Nascente do Poder Aéreo, para início da realização do Estágio de Adaptação, no dia 15/01. A Organização Militar tem a missão de preparar os alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

O evento foi acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, além dos militares que integram o efetivo de Corpo de Alunos e da Comissão responsável pelo processo seletivo. Para receber os adolescentes, a EPCAR montou uma grande estrutura, seguindo todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde no combate à COVID-19. Todos os candidatos foram submetidos ao teste rápido antígeno (Swab Nasal), realizado pelos militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ).

O Brigadeiro Daniel falou sobre o quanto é significativa e importante essa recepção, para a Escola e para os alunos, e destacou a preocupação quanto a saúde dos jovens. “A EPCAR preparou-se para receber os novos alunos do CPCAR 2022, mantendo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades, com o objetivo de bem acolher nossos alunos, com a mais absoluta segurança. Estamos proporcionando os meios necessários para que as atividades de adaptação à vida militar possam ser conduzidas em ambiente absolutamente controlado”, disse o Oficial-General.

Os alunos iniciaram o Estágio de Adaptação Militar (EAM), assumindo a condição de estagiários e passando a receber instruções de Ordem Unida, Doutrina e Regulamentos com a finalidade de adaptá-los à rotina militar.

Olimpiada Todo Dia - Débora Costa e Gil Justino reforçam o Ituano para a LBF 2022

Débora Costa e Gil Justino já passaram pelo Ituano Basquete em outras temporadas e foram anunciadas como reforços para a disputa da LBF 2022

Da Redação | Publicada em 20/01/2022 17:32

O Ituano Basquete anunciou, nesta quinta-feira (20), mais dois reforços para a disputa da LBF 2022. Tratam-se da armadora Débora Costa, atleta da Seleção Brasileira, e da pivô Gil Justino, que integra a Seleção Militar da Força Aérea Brasileira (FAB).

Débora vestiu a camisa do Galo pela primeira vez no Campeonato Paulista do ano passado e, após seu encerramento, seguiu para a Espanha, onde atualmente defende o CB Jairis e permanecerá até o final da “Liga Femenina Challenge”.

A armadora tem 1,64m, atuou também pela Seleção Militar, é bicampeã da LBF, campeã pan-americana, bicampeã sul-americana, duas vezes dois bronzes da AmeriCup, campeã Mundial Militar e tetracampeã paulista; com passagens por Sesi Araraquara, Lulea Basket (Suécia), Unicaja (Espanha), Sampaio Basquete, entre outros clubes.

“[Estou] muito feliz em estar de volta ao Ituano e a minha expectativa é a melhor possível. Mesmo sabendo que será um campeonato difícil e competitivo, vamos com tudo, brigar por este título”, afirma Débora.

Gil Justino chega para o garrafão

A pivô Gil, que tem 1,85m, também defendeu o Ituano Basquete anteriormente, no Campeonato Paulista de 2020, e retorna à equipe após defender o Vera Cruz Campinas no último estadual.

A atleta busca seu terceiro título da LBF e é também octacampeã paulista, bicampeã da Liga Nacional, campeã sul-americana por clubes; pela Seleção Brasileira, conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos, foi campeã pré-olímpica, campeã sul-americana, vice-campeã sul-americana e bicampeã Mundial Militar pela FAB.

“Eu estou feliz por estar de volta. Tive uma experiência anterior muito positiva no Ituano, gostei bastante da cidade e da estrutura que o clube nos fornece”, comenta Gil sobre seu retorno. “A expectativa é sempre a melhor, já estou me preparando, fazendo alguns trabalhos na academia; espero demais agregar na equipe, estou retornando para somar e me preparando da melhor forma para ajudar o Ituano a estar no topo da tabela. Sabemos que será um campeonato muito difícil e nossa preparação na pré-temporada será extremamente importante”, completa ela.

Apesar de ter jogado no rubro-negro quando o atual treinador, Bruno Guidorizzi, era assistente técnico, essa será a primeira experiência da atleta sob seu comando e ela se mostra confiante no que produzirão juntos: “eu já conhecia o Bruno, mas nunca trabalhei com ele diretamente como técnico, somente como assistente, na seleção e na minha passagem pelo Ituano no Campeonato Paulista. Sempre gostei muito da filosofia dele e tenho certeza que faremos um excelente trabalho”.

Gil deve se apresentar juntamente com o restante da equipe para o início dos treinamentos em 07 de fevereiro. Débora, por sua vez, permanece na Espanha até o fim de seus compromissos com o CB Jairis e tem ainda a disputa do Pré-Mundial da Austrália, entre os dias 10 a 13 de fevereiro, em Belgrado, na Sérvia, para o qual foi convocada para defender o Brasil.

DEFESA EM FOCO - 81 anos da Criação do Ministério da Aeronáutica


Agência Força Aérea | Publicada em 20/01/2022 14:29

Celebrar o aniversário de uma instituição é bem mais do que simplesmente comemorar uma data.

Significa reconhecer o valor que ela enseja, revivendo os feitos dos brasileiros que, com civismo e amor à profissão, devotaram suas vidas em prol do bem comum. São homens e mulheres abnegados, verdadeiros guardiões do interesse coletivo, que entraram para a história pelo brilhante e profícuo trabalho, a fim de resguardar o bem e a grandeza do futuro desse País.

Foi assim que uma das personalidades emblemáticas de nossas páginas, o estadista brasileiro Joaquim Pedro Salgado Filho, liderou, com maestria, a instigante missão de aproximar as asas da Aviação Naval e da Aviação Militar, permitindo que, em 20 de janeiro de 1941, surgisse uma nova e promissora instituição: O Ministério da Aeronáutica.

Este, desde seu início, foi muito além da competência de uma Força Armada, pois, somado à nossa Força Aérea Brasileira, coube ao novo Ministério liderado por Salgado Filho o desafio de desenvolver a Indústria Aeronáutica, a Aviação Civil e a Infraestrutura Aeroportuária em um País de dimensões continentais, elementos essenciais do Poder Aéreo e que tiveram um grande avanço à época.

Eram tempos difíceis… Uma conjuntura de beligerância e um período marcado por grande tensão geopolítica, especialmente em razão da Segunda Guerra Mundial.

Nesse cenário, quando o conflito chegou às profundas águas do Atlântico Sul, Salgado Filho – nosso primeiro Ministro da Aeronáutica – presenciou uma Força Aérea aguerrida, nascida no fragor da batalha.

Logo no ano seguinte à criação do Ministério, a FAB teve seu batismo de fogo. A bordo da aeronave B-25, atacou o submarino italiano Barbarigo, o qual havia realizado diversas incursões em nossas águas territoriais, aterrorizando os navios mercantes que por lá trafegavam.

Já no velho continente, nos frios e sangrentos campos da Itália, os integrantes do 1o Grupo de Aviação de Caça atuaram com altivez e eficiência, deixando também um legado de valioso exemplo de conduta às gerações futuras, tornando a FAB reconhecida mundialmente pela desenvoltura e pelo arrojo de seus pilotos e mecânicos.

Nas palavras de nosso Patrono da Aviação de Caça, Nero Moura: “Na história dos povos, coube-nos assim a honra de sermos a primeira Força Aérea Sul-Americana que cruzou oceanos e veio alçar as suas asas sobre os campos de batalha europeus”. Essa frase traduz o sentimento de patriotismo e coragem de nossos militares.

Com o passar dos anos, muitas foram as conquistas que nos fizeram sentir orgulho por pertencer às fileiras de uma Instituição tão nobre em seu passado e que vive o presente com dedicação e perseverança para concretizar cada vez mais feitos, sem temer as adversidades.

Somos uma instituição que possui pronta-resposta. Diante das necessidades, como o ocorrido recentemente nas enchentes dos estados da Bahia e de Minas Gerais, garantimos o transporte de insumos, de bombeiros e de outros profissionais. Nosso efetivo, nossos aviões e helicópteros estão e sempre estarão prontos para atender ao chamado do povo brasileiro: na paz ou na guerra.

É por meio de nossas asas que continuamos combatendo a pandemia, transportando vacinas, repatriando brasileiros, evacuando doentes para tratamento e assim protegendo nossa população.

Para isso, temos a convicção de que devemos permanecer irmanados. Nós, que envergamos o azul, estamos na labuta por uma Força Aérea mais moderna, cada vez mais preocupada com a renovação de nossa frota.

Nesse sentido, além da implantação do Sistema F-39 Gripen e da consolidação do KC-390 Millennium, serão incorporadas, em breve, novas aeronaves não tripuladas, do tipo RQ-900, alinhando-os à moderna técnica de emprego militar para as ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

Para DEFENDER nossa Soberania do Espaço Aéreo, a FAB fez a recente aquisição de eficientes mísseis de última geração, os consagrados METEOR e IRIS-T, dando continuidade ao compromisso de modernização de nossos armamentos.

Ademais, seguimos com tenacidade e com bons resultados no desenvolvimento do primeiro veículo hipersônico aspirado construído no País, o Projeto 14-X, que colocará o Brasil no rol das nações com domínio da tecnologia capaz de impulsionar um vetor a velocidades superiores a cinco vezes a velocidade do som, revolucionando a indústria aeronáutica nacional.

Tudo isso nos dá a certeza de que estamos na proa correta.

Meus comandados, Passados 81 anos da criação do então Ministério da Aeronáutica, verifico com prazer que, a partir dos exemplos de nossos antecessores, a Aeronáutica Brasileira continua dando soluções inovadoras e eficientes aos desafios futuros, seja com respeito à Indústria Aeronáutica, seja pela Infraestrutura Aeroportuária ou, ainda, pelo gerenciamento de sua Aviação Civil e de nossa Força Aérea Brasileira.

Neste dia, em que celebramos o aniversário do Comando da Aeronáutica, nossa reflexão do passado deverá servir para focarmos no futuro que iremos construir, com civismo e amor à profissão, como aquele apresentado por nosso Primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, e por tantos outros que devotaram suas vidas em prol do bem comum.

A eles, nosso eterno respeito. Aos que nos sucederão, nosso eterno compromisso!
Parabéns, Comando da Aeronáutica!

Parabéns a todos os integrantes das Asas que Protegem o País!

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida BAPTISTA JUNIOR Comandante da Aeronáutica