NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


PRF realiza reunião com II COMAR para tratar de novo hangar em Pernambuco

Encontro tratou da reativação da Base de Operações Aéreas no estado

Da Redação | Publicada em 19/10/2021 17:17

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma reunião, nesta terça-feira (19), no Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), para tratar da cessão de um novo hangar em Pernambuco, destinado às atividades da Base de Operações Aéreas (BOAR). A iniciativa está alinhada com as tratativas para a instalação da Base de Operações Aéreas do Nordeste na regional, que deverá atender aos estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o superintendente regional, Antonio Vital de Moraes Júnior, esteve acompanhado do integrante do COE e comandante de aeronave, Victor Bondan, e foram recebidos pelo comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e pelo comandante da Base Aérea de Recife (BARF), Coronel Intendente Isaac Cordeiro da Fonseca Neto, que se mostraram favoráveis à cessão de um novo hangar na Base Aérea do Recife. Durante a reunião, foi agendada uma visita da equipe da BOAR para conhecer a estrutura que fica localizada ao lado do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.

“A retomada das atividades aéreas em Pernambuco e a futura instalação da Base de Operações do Nordeste representam uma vitória para a regional, que foi pioneira neste tipo de atividade no país. O estado está localizado em uma região geográfica estratégica e irá atender com excelência às demandas de outras regionais”, reafirmou o superintendente Antonio Vital.

PORTAL DEFESANET


Estado-Maior da Aeronáutica realiza cerimônia alusiva aos 80 anos de criação

Presidida pelo Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o evento aconteceu em Brasília (DF)

Tenente Letícia Faria E Major Oliveira Lima | Publicada em 20/10/2021 06:06

Para celebrar os 80 anos de criação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), foi realizada uma cerimônia militar, nesta segunda-feira (18), em Brasília (DF). A solenidade, presidida pelo Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi marcada por homenagens ao efetivo da Organização Militar.

Participaram também da cerimônia o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica; além de representantes do efetivo do EMAER.

De acordo com o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Damasceno, a trajetória da Organização Militar é marcada por desafios e vitórias que reforçam o cumprimento da missão. “Na data de hoje, o Estado-Maior da Aeronáutica alcança um marco expressivo, a comemoração dos seus 80 anos de existência. Trata-se de uma data de extrema relevância, que nos faz recordar o legado de nossos pioneiros. Somos reconhecidos pela adequabilidade e agilidade tanto na elaboração quanto na execução de nossas atividades. E essa tem sido a essência deste órgão, que já nasceu com a missão de assessorar diretamente o Comandante da Aeronáutica, propondo soluções que garantem a eficiência nos diversos segmentos de atuação Institucional e que levam ao emprego eficaz do poder aeroespacial, visando garantir a soberania de nosso espaço aéreo”, destaca o Oficial-General.

Homenagens

Durante a cerimônia, 15 militares foram agraciados com a Medalha Militar. Criada em 15 de novembro de 1901, a comenda destina-se a reconhecer Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira após 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à Instituição. 

Antes do evento, houve o descerramento na galeria de fotos do EMAER e foram entregues os certificados ao Graduado, Praça e Servidor Civil que se destacaram no ano de 2021. O Sargento Carlos Alberto Galdino de Assis, o Soldado Wesley Pereira de Oliveira e o Servidor Vitoriano Silva Santos Murrieta Junior foram escolhidos pela conduta exemplar, comprometimento e profissionalismo.

EMAER

O Estado-Maior da Aeronáutica foi criado pelo Decreto-lei Nº 3.730, de 18 de outubro de 1941, com a finalidade de elaborar o planejamento de mais alto nível para o cumprimento da missão da Aeronáutica, assessorar o Comandante da Aeronáutica no exercício das atribuições inerentes ao seu cargo e coordenar as ações que envolvam os órgãos de direção setorial.

JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Cerimônia marca dos 50 anos da Base Aérea de Santa Maria


Da Redação | Publicada em 19/10/2021 15:46

Santa Maria está em festa. Nesta terça-feira, foi comemorado o aniversário de 50 anos de história da Base Aérea de Santa Maria. Além dos serviços prestados, a organização militar tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade, pois, junto a ela, também funciona o Aeroporto de Santa Maria.

Com uma cerimônia especial, realizada na Alameda do Comando, estiveram presentes o secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o primeiro comandante da BASM, tenente-brigadeiro do Ar Cherubim Rosa Filho.

Durante o evento, foi feita a entrega da Medalha de Tempo de Serviço para 13 militares da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, além de homenagens aos ex-comandantes da BASM e às instituições que contribuíram, ao longo da história, para a evolução da "Sentinela Alada do Pampa".

Anteriormente, o brigadeiro David Almeida Alcoforado, que hoje atua nos Estados Unidos, comentou que a passagem pela Base Aérea de Santa Maria deixou lembranças pessoais e históricas.

- Me enche de orgulho falar da Base, onde passei 10 anos de minha vida, entre idas e vindas. Essa foi minha primeira unidade, onde cheguei como 2º tenente, em janeiro de 1991, no Esquadrão Centauro. Mais tarde, comandei a Base Aérea. É uma relação muito forte - destaca.

Após a cerimônia, foi exibido um curta-metragem, que traduz em imagens um pouco do significado histórico desta unidade da Força Aérea Brasileira. Além disso, foi feito o lançamento do livro "Base Aérea de Santa Maria, 50 anos no coração do Rio Grande".O coronel aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, atual comandante da BASM, entregou o primeiro exemplar do livro ao tenente-brigadeiro Cherubim Rosa Filho.

Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência em homenagem ao primeiro comandante da BASM, que veio a Santa Maria especialmente para a solenidade. 

História

A criação da Base Aérea começou com a abertura de uma área de pouso para aeronaves do Exército Brasileiro, em 1921, em apoio às atividades nos campos de instrução. O tempo passou e, em 1940, teve início a construção do Aeródromo. Mais tarde, em 1970, a Base Aérea de Santa Maria foi oficializada através de decreto presidencial. A inauguração ocorreu em 15 de outubro de 1971.