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Cerimônia com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico celebra Dia do Aviador e da FAB


Agência Defesa | Publicada em 19/10/2019

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) foram comemorados em solenidade realizada, nesta sexta-feira (18), na Ala 1 (Base Aérea de Brasília). A data marca os 113 anos do primeiro voo do 14 Bis, realizado em 1906, por Alberto Santos Dumont, no Campo de Campo de Bagatelle, em Paris.

A cerimônia contou com as presenças do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez.

“Inspiração, comprometimento e atitude: eis a herança deixada pelo inventor, piloto de espírito altruísta, aos integrantes da Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante da FAB sobre Santos Dumont.

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro, rememoram o primeiro voo do 14 Bis, realizado por Alberto Santos Dumont. Em 1906, no Campo de Bagatelle, centro de Paris, o 14-Bis voou e manteve-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrissou. Foi o primeiro voo homologado de aparelho mais pesado que o ar.

Durante o evento, houve imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico, considerada a mais importante condecoração da FAB. No Distrito Federal (DF), 232 pessoas foram agraciadas. Neste ano, a medalha será destinada a 530 agraciados, sendo 44 no exterior.

Ao final da solenidade, o Presidente Bolsonaro discursou ao lado de Alícia Alves Silva, 9 anos, jovem que recebeu um coração transportado por militares da FAB. “É motivo de honra e satisfação presidir um evento no qual militares e personalidades civis recebem a Ordem do Mérito Aeronáutico”, ressaltou Bolsonaro.

Em discurso, o Presidente enalteceu a dedicação das Forças Singulares ao país. “Fica muito mais fácil o trabalho do Presidente quando tem ao seu lado Forças Armadas coesas responsáveis, e com espírito patriótico”, declarou.

Ordem do Mérito Aeronáutico
A FAB concede a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País. A distinção é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa, o General de Divisão Edson Diehl Ripoli, foi um dos condecorados com a comenda militar. “É uma satisfação receber essa honraria que é a mais alta da Força Aérea Brasileira. Costumamos falar sobre interoperabilidade, e a ligação entre as Forças intensifica-se cada vez mais”, enfatizou o General.

Para Elaine Martins, assessora no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a homenagem representa um importante reconhecimento aos serviços prestados à nação. “A gente fica muito feliz por ter prestado um serviço à nação e ser reconhecida com tão honrosa homenagem”, disse.

Torre Remota
Na ocasião, a Aeronáutica divulgou o início das operações da primeira Torre de Controle Remota da América Latina, situada no aeródromo de Santa Cruz (RJ). Com a nova modalidade de operação, a visualização do controlador de tráfego aéreo da torre de controle convencional será substituída pela visualização em monitores que reproduzem imagens de um conjunto de câmeras posicionadas próximas da pista, proporcionando uma visão de 360° ao controlador.

Na Torre Remota será realizada a mesma atividade de controle prestada em uma torre convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas.

OUTRAS MÍDIAS


TECNODEFESA - Entra em operação a primeira torre de controle remota (R-TWR) no aeródromo de Santa Cruz


Agência Força Aérea | Publicada em 19/10/2019 21:09

O dia 18 de outubro de 2019 ficará marcado para a história do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Neste dia entra em operação no aeródromo de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, a primeira Torre de Controle Remota (do inglês, Remote Air Traffic Services R-TWR) da América Latina.

Para o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o DECEA vem desenvolvendo projetos voltados para a qualidade e a segurança dos usuários. “O objetivo é tornar o setor de transporte aéreo mais rápido, eficiente e econômico”.

A partir desta nova modalidade de operação, a visualização do controlador de tráfego aéreo (ATCO) da torre de controle convencional será substituída pela visualização em monitores que reproduzem imagens de um conjunto de câmeras posicionadas próximas da pista, proporcionando uma visão de 360° ao controlador.

Foram aproximadamente seis meses de construção em um tempo recorde para equipar a torre e tornar exequível esta nova tecnologia, a primeira a ser estabelecida no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

A estrutura fixada em Santa Cruz (Ala 12) é composta por 16 câmeras fixas, sendo duas com a tecnologia Pan Tilt Zoom (PTZ), a partir da qual será possível a mudança de enquadramento, ou seja, o aumento da imagem até 24 vezes para dar mais nitidez a objetos localizados a quilômetros de distância.

Estes equipamentos, fixados na área externa, estão interligados a 14 monitores de 55 polegadas de altíssima definição, que proporcionam uma visão 360 graus da área a ser controlada.

Foi sem dúvida um imenso desafio, que demandou o máximo esforço dos profissionais e das empresas envolvidas. Um ponto positivo dessa solução é a visualização a partir de displays de controle, que permitem a integração entre os sistemas existentes, aumentando significativamente a consciência situacional do controlador de tráfego aéreo”, – detalhou o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos.

Outro benefício com a utilização da R-TWR será a expertise operacional que será agregada à Força Aérea Brasileira, ou seja, este conjunto de habilidades e conhecimentos do sistema e da tecnologia será o suporte técnico para o processo de estruturação normativa.

Em tempo oportuno serão disponibilizadas publicações que norteiem o processo de implantação da modalidade remota do serviço de controle de aeródromo à comunidade aeronáutica.

Na R-TWR será realizada a mesma atividade de controle prestada em uma torre convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas.

No futuro, o novo conceito tornará possível o gerenciamento e controle de tráfego aéreo a regiões de difícil acesso, como nos estados e municípios da Região Norte do país.

“Não devemos julgar nossos dias pela colheita, mas sim pelas sementes que foram plantadas. Hoje, com a inauguração a primeira R-TWR do Brasil, temos a plena convicção de que uma bela semente foi plantada, que renderá excelentes frutos para o futuro do SISCEAB em termos de economicidade e eficiência nas operações”, completou o Major Brigadeiro Fernando.

CAVOK - FAB inicia a operação da primeira Torre de Controle de Aeródromo Remota


Agência Força Aérea | Publicada em 20/10/2019 08:10

O dia 18 de outubro de 2019 ficará marcado para a história do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Nesta data, entrou em operação no aeródromo de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), a primeira Torre de Controle Remota da América Latina.

A apresentação ocorreu durante a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, ocorrida em Brasília (DF).

Para o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o DECEA vem desenvolvendo projetos voltados para a qualidade e segurança dos usuários. “O objetivo é tornar o transporte aéreo mais rápido, eficiente e econômico”.

A partir desta nova modalidade de operação, a visualização do controlador de tráfego aéreo da torre de controle convencional será substituída pelo acompanhamento de monitores que reproduzem imagens de um conjunto de câmeras posicionadas próximas da pista, proporcionando ao controlador uma visão abrangente.

Foram, aproximadamente, seis meses de obras para equipar a torre e tornar exequível esta nova tecnologia, a primeira a ser estabelecida no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

A estrutura, instalada em Santa Cruz, na Ala 12, é composta por 16 câmeras fixas, sendo duas com a tecnologia Pan Tilt Zoom (PTZ), a partir da qual será possível a mudança de enquadramento, ou seja, o aumento da imagem até 24 vezes, para dar mais nitidez a objetos localizados a quilômetros de distância.

O Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz, Major Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, explica que as câmeras PTZ podem, ainda, acompanhar aeronaves, automaticamente, ou bandos de pássaros e animais nas pistas de táxi e de pouso e decolagem, o que contribui para a redução do risco de colisão com a fauna. “O sistema permite, ainda, a realização de vistorias sobre as pistas, além da visualização de posições estratégicas, como, por exemplo, pontos de espera”, acrescenta o Major.

As câmeras, fixadas na área externa, estão interligadas a 14 monitores de 55 polegadas de altíssima definição, que proporcionam uma visão de 360 graus da área a ser controlada.

“Foi sem dúvida um imenso desafio, que demandou o máximo esforço dos profissionais e das empresas envolvidas. Um ponto positivo dessa solução é a visualização a partir de displays de controle, que permitem a integração entre os sistemas existentes, aumentando, significativamente, a consciência situacional do controlador”, detalhou o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos.

Outro benefício com a utilização da torre será a expertise operacional que será agregada à Força Aérea Brasileira, ou seja, este conjunto de habilidades e conhecimentos do sistema e da tecnologia será o suporte técnico para o processo de estruturação normativa.

Em tempo oportuno, serão disponibilizadas publicações que norteiem o processo de implantação da modalidade remota do serviço de controle de aeródromo à comunidade aeronáutica.

Na torre remota, serão realizadas as mesmas atividades de controle de uma torre convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas.

No futuro, o novo conceito tornará possível o gerenciamento e controle de tráfego aéreo em regiões de difícil acesso, como nos Estados e Municípios da Região Norte do país.

“Não devemos julgar nossos dias pela colheita, mas sim pelas sementes que foram plantadas. Hoje, com a inauguração da primeira torre remota do Brasil, temos a plena convicção de que uma bela semente foi plantada, que renderá excelentes frutos para o futuro do SISCEAB, em termos de economicidade e eficiência nas operações”, completou o Major-Brigadeiro Fernando.