NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Militares realizam 2ª fase da operação Ricardo Kirk

Participaram dos exercícios Marinha, Aeronáutica e Exército

Da Redação | Publicada em 19/08/2021 14:46


Militares da aviação da Marinha, Aeronáutica e Exército realizam a 2ª fase da operação Ricardo Kirk. A coordenação foi do Ministério da Defesa. 

PORTAL G1


Brasil vai enviar bombeiros e insumos para o Haiti, diz Itamaraty

País da América Central foi atingido por forte terremoto no sábado (14), que destruiu edifícios e deixou, até o momento, mais de 2 mil mortos. Bombeiros que o Brasil vai enviar são peritos em resgates urbanos.

Da Redação | Publicada em 19/08/2021 11:38

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira (19) que o Brasil vai enviar bombeiros e insumos para o Haiti em um cargueiro da Força Aérea com partida prevista para o fim de semana.

A missão humanitária multidisciplinar atende a pedido de ajuda do governo haitiano, após o país ser fortemente atingido por um terremoto no sábado.

"O governo haitiano manifestou interesse em receber assistência internacional para atendimento às vítimas e às ações pós-desastre. Em resposta, o Governo brasileiro decidiu enviar missão humanitária multidisciplinar ao Haiti, a ser transportada por aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira. A partida é prevista para o próximo fim de semana", disse o Itamaraty em nota.

Os bombeiros que irão para o Haiti, segundo o ministério, são peritos em busca em destroços urbanos.

"A missão deverá ser composta por equipes de bombeiros peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com "kits" de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde", concluiu o Itamaraty.

Terremoto

O forte terremoto de sábado destruiu 2.868 edificações e danificou 5.410, disseram as autoridades. Depois, outros tremores de menor intensidade atingiram o país. Já são 2.189 mortos. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas.

A situação deixou no limite os hospitais e os danos bloquearam estradas por onde são transportados suprimentos vitais para as vítimas.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

PORTAL R7


Governo brasileiro vai enviar missão humanitária ao Haiti

Aeronave da FAB com especialistas em resgate e kits de remédios vai partir em direção a Porto Príncipe no fim de semana

Da Redação | Publicada em 19/08/2021 21:34

O governo brasileiro anunciou que vai enviar, no próximo fim de semana, uma missão humanitária ao Haiti, atingido por um forte terremoto no último sábado (14). Na ocasião, mais de 2 mil pessoas morreram e mais de 12 mil ficaram feridas.

O envio da missão brasileira foi confirmado em nota conjunta emitida pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores, Saúde e Desenvolvimento Regional (MDR). Segundo o documento, uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, deve partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, "com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária".

Peritos em buscas

A nota informa, ainda, que haverá equipes de especialistas e peritos em buscas e resgates em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com kits de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial doados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o governo, a configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.

Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado nesta quinta-feira (19), o governo brasileiro reiterou, por meio de nota, "sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano" e reafirmou seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.

AGÊNCIA BRASIL


Brasil enviará missão humanitária ao Haiti

País caribenho foi atingido por terremoto no último sábado

Pedro Rafael Vilela | Publicada em 19/08/2021 21:56

O governo brasileiro decidiu enviar uma missão humanitária multidisciplinar ao Haiti. O país caribenho, nação mais pobre das Américas, foi atingido por um terremoto de magnitude 7,2 no sábado (14). Até agora, foram contabilizados cerca de 2 mil mortos e dezenas de milhares de casas destruídas.  

A missão contará com equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com "kits" de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde. Uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), deve decolar com destino à capital do Haiti, Porto Príncipe, no próximo final de semana, levando pessoal e o material de apoio à emergência humanitária.

A decisão de enviar uma missão brasileira foi tomada pelo  Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, articulação que envolve os ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa, Relações Exteriores (MRE), Saúde e Desenvolvimento Regional (MDR).   

De acordo com o Ministério da Defesa, a configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.

BAND TV


Exército realiza operação integrada com uso de aeronaves em Taubaté

Operação Ricardo Kirk é realizada até 20 de agosto e conta com Aviação do Exército, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira

Da Redação | Publicada em 19/08/2021 11:19

 

 

 

 

 

O CAvEx (Comando de Aviação do Exército) realiza uma operação integrada nesta semana com o uso de aeronaves em Taubaté. A segunda fase da Operação Ricardo Kirk será realizada até 20 de agosto. As informações são de Rauston Naves, do Vale Urgente.

A operação é uma atividade conjunta entre a Aviação do Exército, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Durante as atividades, os militares usam uma aeronave modelo H-225M e realizam atividades de incursão aeromóvel noturna.

De acordo com o exército, o objetivo é garantir a interoperabilidade entre as forças, “de forma que elas tenham as mesmas capacidades e possam atuar em sinergia”.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Envio do KC-390 Millennium em Missão Humanitária ao Haiti


Guilherme Wiltgen | Publicada em 19/08/2021 22:15

O Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto.

A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.

A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com “kits” de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.

A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.

Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado hoje, 19/08, o Governo do Brasil reitera a sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.

PORTAL PODER AÉREO


Exercício Conjunto da FAB simula guerra e treina militares em Mato Grosso do Sul

Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria participam de atividades que treinam possível participação da FAB em missões de paz da ONU

Da Redação | Publicada em 19/08/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) inicia, nesta segunda-feira (16), a segunda fase do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul. As atividades operacionais ocorrerão até o dia 3 de setembro e simularão um cenário de guerra. Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-matogrossense.

No cenário do Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para a ordem e a paz mundial e compromissos internacionais; garantindo a soberania, integridade territorial e defesa patrimonial; e provendo ajuda humanitária.

A FAB emprega no Exercício aeronaves das Aviações de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas. Entre elas, estão os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano; os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk; e as aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, E-99, R-99 e C-98 Caravan.

Durante o adestramento, os militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois estados constituídos. Dentre as atividades, estão missões de Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, entre outras.

A primeira fase do EXCON Tápio ocorreu, de 10 a 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo.

Interoperabilidade

O adestramento é coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) da FAB e conta com a participação de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Por este motivo, a atividade, que está na quarta edição, passa a ser denominada EXCON.

O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica que a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a área de Defesa do País. “Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, completa.

O Diretor do Exercício acrescenta que a realização do EXCON Tápio é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição. “Também nos capacita para a pronta-resposta no emprego em diversas missões que são executadas pela Força”, conclui o Brigadeiro Rossetto.

Biossegurança

Assim como na edição do ano passado, o EXCON Tápio implementa o plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Dentre as principais medidas estão a utilização de máscaras, manutenção do distanciamento social e uso de álcool gel. Além desses procedimentos usuais, haverá testes para detecção do novo Coronavírus antes e durante o exercício para os militares que, porventura, não estejam vacinados, como medidas adicionais de controle.

A Comissão de Vigilância em Saúde do Exercício Conjunto Tápio 2021 terá controle dos locais de hospedagem e também das dependências da BACG, por meio de QRCode, para fins de monitoramento. Desta forma, caso seja detectado um militar infectado, será possível recuperar, por meio de rastreabilidade, os locais onde este participante circulou e os horários, permitindo, assim, identificar possíveis contatos com outros militares do Exercício.

Os militares foram orientados a permanecerem em seus locais de hospedagem, saindo apenas quando necessário, para o atendimento das escalas de voo e engajamentos operacionais, e todas as atividades que não exijam, obrigatoriamente, a presença do militar, deverão ocorrer de maneira remota, de forma isolada, nos seus alojamentos. Os militares também seguirão as determinações das autoridades locais quanto ao assunto.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Brasil enviará missão humanitária ao Haiti no fim de semana

País sofreu efeitos do terremoto que matou mais de 2 mil pessoas. Brasil enviará pessoal e material de apoio à emergência humanitária

Raphael Veleda | Publicada em 19/08/2021 20:53 | Atualizado em 19/08/2021 21:58

O Brasil enviará, no próximo fim de semana, uma missão de ajuda humanitária ao Haiti, que sofre as consequências do terremoto do último sábado, que matou mais de duas mil pessoas e deixou muitos prejuízos, além de feridos precisando de socorro.

“O Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública, a Defesa, as Relações Exteriores, a Saúde e o Desenvolvimento Regional, definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto”, informou o Itamaraty, em nota divulgada na noite desta quinta-feira (19/8).

“A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária. A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com kits de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde. A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano”, informou ainda o Ministério das Relações Exteriores.

Os haitianos ainda sofrem com as consequências do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu a região no último sábado (15/8).

Além do tremor de terra, a região foi atingida pelo ciclone tropical Grace na última terça-feira (17/8). Milhares de casas ficaram destruídas.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota Conjunta MJSP/MD/MRE/MS/MDR - Envio de Missão Humanitária ao Haiti


Da Redação | Publicada em 19/08/2021 20:48

O Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto.

A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.

A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com "kits" de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.

A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.

Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado hoje, 19/08, o Governo do Brasil reitera a sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.