NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL METROPÓLES (DF)


FAB: brasileiros que estavam na Venezuela são repatriados

Entre os 48 passageiros, 38 eram funcionários do Itamaraty e 10 eram turistas brasileiros, que visitavam o país vizinho durante a pandemia

Gabriela Vinhal | Publicada em 19/04/2020 08:54

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Brasília na tarde de sábado (18/04) com 48 brasileiros repatriados da Venezuela. Do total, 38 eram funcionários do Itamaraty e adidos militares e civis, que estavam no território venezuelanos para encerrar os trabalhos diplomáticos que o Brasil tinha no país vizinho.

Os outros 10 passageiros eram turistas brasileiros que visitavam a Venezuela e não conseguiram voltar ao país, por causa do cancelamento de voos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Operação envolvendo Ministério da Defesa, CNI e montadoras recupera 201 respiradores


André Pinto | Publicada em 19/04/2020 20:19

A operação de transporte e manutenção de respiradores hospitalares, envolvendo Ministério da Defesa (MD), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e empresas, fechou duas primeiras semanas com a recuperação de 201 aparelhos e 1.290 recolhidos para reparo. A capilaridade conta com 15 pontos de manutenção de respiradores inutilizados em 13 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A missão também conta com o apoio de algumas indústrias automotivas, que alteraram seus processos produtivos para colaborar com tarefa.

Os equipamentos devolvidos foram consertados em montadoras automotivas e unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Várzea Grande (MT), Belém (PA), Curitiba (PR), Gravataí (RS), Joinville (SC) e São Paulo (SP).

Durante este final de semana, a ação, que faz parte da Operação COVID-19, teve prosseguimento. Neste sábado, 18, quatro respiradores danificados foram retirados das instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Macapá (AP), para serem transportados, pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB), ao Centro Tecnológico da instituição de Belo Horizonte, um dos principais centros de manutenção.

A viagem é o retorno do trajeto da aeronave C-95 Bandeirante, do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) - Esquadrão Pégaso que, neste sábado, 18, chegou em Macapá com 10 respiradores reparados, além de cinco impressoras 3D (para fabricação de Equipamentos de Proteção Individual), 2 mil mascaras descartáveis, mil protetores faciais e cem aventais médicos.

A ação logística é promovida pelo MD por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e da Chefia de Logística (CHELOG), e gerenciada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM).

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para que esses avaliem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, poderá ser encaminhada ao Gabinete de Crise, que irá determinar a melhor forma de atendimento.

Militares das Forças Armadas atuam de forma incessante em apoio à população


Margareth Lourenço | Publicada em 19/04/2020 18:51

Enquanto um batalhão de cientistas dos mais diversos países estão unidos por uma única causa: encontrar a cura definitiva para a COVID-19, outras milhares de pessoas não perdem um segundo no enfrentamento imediato à pandemia que se espalhou do oriente ao ocidente. É preciso divulgar informações corretas, prestar atendimento médico de qualidade, bem como providenciar os meios de tratamento adequados, atender rapidamente quem precisa de alimento e, em meio ao desalento, levar esperança e alegria.

Desde 20 de março, quando o Ministério da Defesa lançou a Operação Covid-19, a cada dia são mais e mais militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, de todos os cantos do País, que se envolvem nas ações de apoio ao governo federal, estaduais e municipais. Mais de 29 mil homens e mulheres das Forças Armadas realizam as mais diversas atividades. Eles atuam apoiados por 797 viaturas, 75 embarcações e 18 aeronaves. De lá para cá, foram transportadas quase 40 toneladas de carga em 118 horas de voo, somadas a 140 toneladas distribuídas por via terrestre.

E neste esforço, parceria firmada entre o Ministério da Defesa (MD), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e empresas têm sido essencial no conserto de respiradores que estavam parados. Em duas semanas, 1.290 aparelhos foram recolhidos para reparo e 201 estão recuperados. Esse trabalho conta com rede de 15 pontos de manutenção de respiradores em 13 unidades da Federação.

A missão também conta com o apoio de algumas indústrias automotivas, que alteraram seus processos produtivos para colaborar com a tarefa. No sábado (18), quatro desses respiradores foram retirados das instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Macapá (AP) e levados, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), ao Centro Tecnológico da instituição de Belo Horizonte, um dos principais centros de manutenção.

Em outro ponto do País, no município catarinense de Jaraguá do Sul, o 62º Batalhão de Infantaria, instalado em Joinville, fez o transporte de 50 respiradores até a Base Aérea de Florianópolis da FAB. O material seguiu para Boa Vista (RR) em apoio à Operação Acolhida.

Solidariedade
Na Região Norte, a conscientização da população recebe especial atenção. O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, da Marinha, entregou panfletos na Feira da Providência, localizada na capital paraense. Em outro município, Santarém, trabalho semelhante foi realizado durante inspeção naval da Capitania Fluvial local. Na mesma região, o Comando Conjunto está ampliando a capacitação em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) de militares das três Forças.

Outra ação que envolve os militares por todo o País é a arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios para os mais vulneráveis. Integrantes do 1º Batalhão de Polícia do Exército, em parceria com instituições e amigos da Unidade Militar, participam da Campanha "Covid sem fome". O que é recolhido, inclusive roupas, é distribuído em bairros cariocas. 

No Sul, em Tubarão, Santa Catarina, a 3ª Companhia de Infantaria Motorizada entregou kits de alimentação às famílias dos jovens do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Na mesma região, no município paranaense de Santo Antônio da Platina, o Tiro de Guerra, em parceria com a Secretaria de Assistência Social local, arrecadou 4,5 toneladas de alimentos, para serem entregues a 250 famílias de baixa renda.

Em apoio aos profissionais de saúde, no município de Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul, o Comando Conjunto Oeste, por meio da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, realiza triagem de pacientes em postos de saúde.

E para amenizar um pouco a rotina incessante dos profissionais de saúde, em Itaituba, no Pará, houve uma singela homenagem. A Banda de música do 53º BIS realizou, no sábado, apresentação musical no Hospital Municipal de Itaituba (HMI). A iniciativa levou descontração e alegria aos profissionais que têm se dedicado diuturnamente ao amparo da sociedade.

Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL O PROGRESSO DIGITAL - MS recebe 15 respiradores e 20 mil máscaras após parceria com rede privada


Por Redação | Publicada em 19/04/2020 08:25

Os 15 respiradores e 20 mil máscaras N95 doados pela indústria Suzano à saúde de Mato Grosso do Sul chegaram neste sábado (18) na Base Aérea de Campo Grande, e serão distribuídos entre a Capital e municípios da Costa Leste do Estado, reforçando a rede de atendimento e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

A ação foi articulada pelo Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, instalada em Três Lagoas.

Os equipamentos foram importados da China e transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) de Guarulhos (SP) para Campo Grande, em missão designada pelo Ministério da Defesa e coordenada com o Ministério da Saúde, dentro da “Operação COVID-19”.

Dos 15 novos respiradores, avaliados em R$ 170 mil cada, oito vão atender Três Lagoas e sete irão para o Hospital Regional de Campo Grande. A Suzano doou 80 mil máscaras N95, sendo 20 mil recebidas hoje e que serão distribuídas entre Campo Grande, que receberá 10 mil máscaras; Três Lagoas, que ficará com quatro mil; e os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita, Selvíria. As outras 60 mil máscaras estão previstas para chegar até o fim de abril.

“Nosso papel tem sido de articulação do setor produtivo para manutenção de empregos, renda, linhas de crédito e principalmente montar uma rede de responsabilidade privada em parceria com o setor público e temos encontrado empresas motivadas em encontrar alternativas para salvar vidas e para que o Estado possa passar por esse período preservando vidas e sem danos mais graves”, disse o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde destacou que a rede de apoio construída entre governo e o setor privado tem sido de fundamental importância para a estruturação da rede de saúde no Estado. “Com isso a gente alicerça nossa rede de atendimento da saúde e mostra o compromisso social das empresas com a população de Mato Grosso do Sul. Os equipamentos vem suprir uma necessidade que tínhamos e que é uma demanda mundial destes itens”.

DOURADOS AGORA-MS - Com articulação pública e privada, MS recebe 15 respiradores e 20 mil máscaras


Por Dourados Agora | Publicada em 19/04/2020 08:16

Os 15 respiradores e 20 mil máscaras N95 doados pela indústria Suzano à saúde de Mato Grosso do Sul chegaram neste sábado (18) na Base Aérea de Campo Grande, e serão distribuídos entre a Capital e municípios da Costa Leste do Estado, reforçando a rede de atendimento e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

A ação foi articulada pelo Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, instalada em Três Lagoas.

Os equipamentos foram importados da China e transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) de Guarulhos (SP) para Campo Grande, em missão designada pelo Ministério da Defesa e coordenada com o Ministério da Saúde, dentro da "Operação COVID-19".

Dos 15 novos respiradores, avaliados em R$ 170 mil cada, oito vão atender Três Lagoas e sete irão para o Hospital Regional de Campo Grande. A Suzano doou 80 mil máscaras N95, sendo 20 mil recebidas hoje e que serão distribuídas entre Campo Grande, que receberá 10 mil máscaras; Três Lagoas, que ficará com quatro mil; e os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita, Selvíria. As outras 60 mil máscaras estão previstas para chegar até o fim de abril.

"Nosso papel tem sido de articulação do setor produtivo para manutenção de empregos, renda, linhas de crédito e principalmente montar uma rede de responsabilidade privada em parceria com o setor público e temos encontrado empresas motivadas em encontrar alternativas para salvar vidas e para que o Estado possa passar por esse período preservando vidas e sem danos mais graves", disse o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde destacou que a rede de apoio construída entre governo e o setor privado tem sido de fundamental importância para a estruturação da rede de saúde no Estado. "Com isso a gente alicerça nossa rede de atendimento da saúde e mostra o compromisso social das empresas com a população de Mato Grosso do Sul. Os equipamentos vem suprir uma necessidade que tínhamos e que é uma demanda mundial destes itens".

"Estamos enfrentando uma situação inédita como sociedade moderna e sabemos que a disponibilidade de respiradores e equipamentos de proteção é fundamental para salvar a vida de milhares de brasileiros. Por isso, devemos unir forças para vencer essa batalha contra o Covid-19", afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.

PORTAL RONDONIA AGORA-Operação realiza desinfecção do aeroporto Jorge Teixeira


Por Redação | Publicada em 19/04/2020 08:31

Uma grande operação, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva neste sábado (18), realizou a desinfecção da área do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. A força conjunta contou com especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), habilitados em descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Participaram da operação 145 militares e 29 viaturas. No trabalho foram utilizados 63 kits completos de desinfecção (macacão impermeável, máscara, óculos, bota, luva cirúrgica e luva), 35 bombas intercostais e mais de 30 borrifadores manuais.

A ação de enfrentamento teve a participação da ALA6 (Força Aérea Brasileira - Porto Velho); Capitania Fluvial de Porto Velho, 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (Marinha do Brasil – Manaus), Infraero, Sesdec, Polícia Militar de Rondônia e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

A atividade de desinfecção foi realizada fora do horário de funcionamento do aeroporto, sem concentração de pessoas no local, com o objetivo de facilitar a condução da aplicação dos produtos químicos de forma segura. Além de tornar o ambiente do local seguro ao usuário, a ação buscou ainda, conscientizar a população acerca das condutas de higienização e ética sanitária.

ALÉM DO FATO-MG - Senai Minas recupera respiradores para SUS do Amapá


Nairo Alméri | Publicada em 19/04/2020 12:22

É uma boa notícia. O Sistema Senai, em todo o país, se engajou no esforço nacional pela contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em Minas Gerais, a instituição recuperou dez respiradores hospitalares. Os equipamentos seguiram, na sexta (17/4), via logística montada pela Força Aérea Brasileira (FAB), para Macapá (AP).

Em falta no mundo, os equipamentos são essenciais na assistência e tratamento aos infectados. Na capital do Amapá, o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) também entrou em colapso. Todavia, a precariedade da saúde pública local é anterior à pandemia da Covid-19.

O site da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) informa que os equipamentos receberam manutenção nas instalações do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai, em Belo Horizonte. A operação é parte de ação do Senai Nacional com os Ministérios da Saúde e da Defesa.

No país, o Sistema Senai teria recebido 1.229 desses equipamentos, também tratados por “ventiladores pulmonares”, dos quais 119 devolvidos para uso. Veja aqui a notícia da FIEMG.

Senai com menos 50% dos recursos

No enfrentamento desta pandemia, surgida também na China, em Wuhan, o Governo reduziu em 50% o recolhimento compulsório das empresas em favor do Sistema S. Mas, no primeiro momento, vale por 90 dias. O impacto na receita das entidade foi estimado em R$ 2,2 bilhões, para dar fôlego às empresas.

Todavia, para o caso do Senai, o dinheiro enviado pelas indústrias, definhava desde 2016, em média de 25% anuais, por conta da crise econômica. As alíquotas dos compulsórios para todas entidades do Sistema S são aplicadas sobre as folhas de pagamentos. Portanto, a queda refletia os danos recessão: redução das atividades, achamento salarial e desemprego.

Durante a campanha, em 2018, o presidente Jair Bolsonaro acenou que acabar com a contribuição para o Sistema S. Isso atenderia, então, parte do empresariado que o apoiava. A decisão, porém, continua na mesa do ministro da Economia, Paulo Guedes.

PORTAL FOLHA BV - Governo Federal envia materiais de prevenção ao coronavírus


Por Folha Web | Publicada em 19/04/2020 17:26

O material, que chegou em aeronave da FAB, nesse sábado (18), foi encaminhado ao Esquadrão de Saúde de Boa Vista (ES-BV)

Uma aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesse sábado (18), o transporte de 16 caixas de álcool em gel (184 unidades de 500 ml) e 12 caixas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de Brasília (DF) para Boa Vista (RR). O avião chegou por volta das 16h40 desse sábado, no Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede.

O material foi encaminhado ao Esquadrão de Saúde de Boa Vista (ES-BV), para emprego em iniciativas contra o novo Coronavírus. A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação Covid-19.

AEROFLAP - Bandeirante da FAB transporta vacinas e insumos médico-hospitalares para cidades do sul do país


Publicada em 19/04/2020 23:17

Uma aeronave C-95 da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, neste domingo (19/04), vacinas contra influenza e insumos médico-hospitalares para cidades da região Sul.

O avião do Esquadrão Pégaso (5º ETA), carregado com testes de COVID-19, luvas, viseiras de proteção facial, seringas e máscaras, decolou da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS) às 9 horas (horário de Brasília).

A primeira parada do FAB 2291 foi na cidade de Santo Ângelo (RS), onde pousou às 10h05 e descarregou parte do material. 

Depois, aterrissou no município de São Miguel do Oeste (SC), às 11h05, e desembarcou o restante dos insumos.

Às 13h25, o C-95 pousou de volta na Ala 3 e recebeu novo carregamento. De Canoas seguiu para a Base Aérea de Florianópolis (SC) e, após, para Curitiba (PR), localidades que receberam material para o combate à COVID-19.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19.Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

AEROFLAP - Esquadrão da FAB transporta Equipe DQBRN no C-105 Amazonas


Pedro Viana | Publicada em 19/04/2020 22:23

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico, neste domingo (19/04), no âmbito da Operação COVID-19.

Um C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1º/9º GAV) transportou militares da Marinha do Brasil e cerca de 500 quilos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de Porto Velho (RO) para Manaus (AM).

Os integrantes da Marinha, especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), foram levados de volta à capital amazonense após realizarem ação de descontaminação do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. O C-105 da FAB havia transportado os militares para a capital rondoniense na sexta-feira (17/04).

Um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador André Luiz Parreira de Souza, disse que a missão do Esquadrão Arara é essencial para a união de esforços no enfrentamento à COVID-19.

“É uma ação em benefício da população, da saúde do nosso povo. É uma grande satisfação poder colaborar, cumprindo nosso dever de militar”, completou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

REDE PEPERI - VÍDEO: Aeronave da FAB realiza Transporte de Vacinas H1N1 para SMOeste


Marcos De Lima | Publicada em 19/04/2020 12:03

Uma aeronave C-95 da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste domingo, 19, Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

A aeronave transportou de Canoas/RS 140 doses de vacinas H1N1 e entregou para militares do 14º RCMec. A utilização das vacinas não foi divulgada pela FAB.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população. Até o momento, foram empregadas 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

 

 

AEROFLAP - FAB transporta respiradores de Macapá (AP) para Lagoa Santa (MG) | Aeroflap


Aeroflap | Publicada em 19/04/2020 20:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu, neste domingo (19/04), em Lagoa Santa (MG), o transporte de quatro aparelhos respiradores em apoio à Operação COVID-19.

A aeronave C-95 Bandeirante, que pertence ao Esquadrão Pégaso (5º ETA), decolou com os equipamentos da cidade de Macapá (AP) na noite de sábado (18/04).

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.Após decolar da capital do Amapá, o FAB 2330 realizou pouso técnico em Belém (PA) e chegou a Minas Gerais às 18h10 deste domingo. Os respiradores hospitalares foram entregues para manutenção no Centro de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Minas Gerais (SENAI FIEMG) e, posteriormente, auxiliarão no tratamento de pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Diogo Landim Simões, avalia que a missão foi mais uma oportunidade de contribuir para o combate à pandemia.

“Foi uma honra participar desta ação em benefício da sociedade brasileira”, comentou.

Operação COVID-19

A Operação Covid-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

DIÁRIO ONLINE - Com articulação pública e privada, MS recebe 15 respiradores e 20 mil máscaras


Por Diário Online | Publicada em 19/04/2020 18:00

Quinze respiradores e 20 mil máscaras N95 doados pela indústria Suzano à saúde de Mato Grosso do Sul chegaram no sábado (18) na Base Aérea de Campo Grande, e serão distribuídos entre a Capital e municípios da Costa Leste do Estado, reforçando a rede de atendimento e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

A ação foi articulada pelo Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, instalada em Três Lagoas.

Os equipamentos foram importados da China e transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) de Guarulhos (SP) para Campo Grande, em missão designada pelo Ministério da Defesa e coordenada com o Ministério da Saúde, dentro da “Operação COVID-19”.

Dos 15 novos respiradores, avaliados em R$ 170 mil cada, oito vão atender Três Lagoas e sete irão para o Hospital Regional de Campo Grande. A Suzano doou 80 mil máscaras N95, sendo 20 mil recebidas hoje e que serão distribuídas entre Campo Grande, que receberá 10 mil máscaras; Três Lagoas, que ficará com quatro mil; e os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita, Selvíria. As outras 60 mil máscaras estão previstas para chegar até o fim de abril.

“Nosso papel tem sido de articulação do setor produtivo para manutenção de empregos, renda, linhas de crédito e principalmente montar uma rede de responsabilidade privada em parceria com o setor público e temos encontrado empresas motivadas em encontrar alternativas para salvar vidas e para que o Estado possa passar por esse período preservando vidas e sem danos mais graves”, disse o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde destacou que a rede de apoio construída entre governo e o setor privado tem sido de fundamental importância para a estruturação da rede de saúde no Estado. “Com isso a gente alicerça nossa rede de atendimento da saúde e mostra o compromisso social das empresas com a população de Mato Grosso do Sul. Os equipamentos vem suprir uma necessidade que tínhamos e que é uma demanda mundial destes itens”.

“Estamos enfrentando uma situação inédita como sociedade moderna e sabemos que a disponibilidade de respiradores e equipamentos de proteção é fundamental para salvar a vida de milhares de brasileiros. Por isso, devemos unir forças para vencer essa batalha contra o Covid-19”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.