NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Três pacientes com Covid-19 são transferidos do Acre para o Amazonas

Cinco pacientes seriam transferidos, mas um desestabilizou e outro a família desistiu no último momento. Aeronave da FAB levou pacientes para Manaus na noite desta sexta-feira (19).

Aline Nascimento, G1 Ac | Publicada em 20/03/2021 01:21

Com o sistema de saúde em colapso, o Acre transferiu na noite desta sexta-feira (19) três pacientes com Covid-19 para a UTI do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus (AM). A transferência foi feita em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou por volta das 23h20 (pelo horário do Acre).

Cinco pacientes seriam transferidos, mas um deles desestabilizou ainda no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e o outro paciente a família desistiu no último momento e não autorizou a transferência.

Entre os pacientes estão duas mulheres, de 53 e 74 anos, e um homem de 73. As duas mulheres estão intubadas e o outro paciente faz uso da Ventilação Não Invasiva (VNI), segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). A família de paciente, de 33 anos, desistiu da transferência e outro de 49 foi intubado na tarde desta sexta e não pôde embarcar.

A previsão inicial era de que o voo saísse do Acre às 11h desta sexta, mas, devido ao mau tempo, precisou ser adiado mais três vezes. O processo começou após às 20h.

Esta semana governo também transferiu de pacientes de Rio Branco para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ao todo, quatro foram transferidos e uma paciente morreu horas depois de chegar no hospital do interior do estado.

Expectativa

O motorista Thyago Santana estava na porta do Into-AC aguardando a saída do pai, de 73 anos. Edilson Santana estava na unidade há cinco dias. Visivelmente emocionado, o motorista tem esperança de que o idoso volte logo para casa.

"A família estava ansiosa por esse momento. A expectativa é que ele volte. A gente está [mais tranquilo], conseguiu a transferência e aqui a não sabia se ia voltar", destacou.

Ele diz que a família estava há dias buscando um leito de UTI para o idoso, mas sem sucesso. Segundo ele, o sentimento é uma mistura de medo e alívio por saber que o pai vai seguir com o tratamento intensivo. Ele pediu ainda conscientização das pessoas.

"O medo é terrível de perder alguém, que nem meu pai. Estamos há dias tentando conseguir uma vaga para ele e sabendo que estava sofrendo com dor. Que as pessoas se conscientizem usem máscaras, mantenham o distanciamento porque não é fácil. Adquiri o vírus, estou me recuperando, mas não é fácil, não desejo isso nem para o próprio inimigo. A gente tem que demonstrar amor ao próximo e é dessa forma, nos cuidando", aconselhou.

Pandemia no Acre e colapso

O estado acreano registrou nesta sexta 64.878 casos de Covid-19 e 1.168 óbitos pela doença. Na tentativa de reduzir o casos da doença no estado, o governo iniciou no último final de semana a adoção de medidas mais restritivas com o fechamento das atividades consideradas não essenciais no estado.

Nesta sexta (19), o Comitê de Acompanhamento da pandemia suspendeu a coletiva de classificação de nível, mas manteve todas as regionais do estado em bandeira vermelha, de emergência.

No Pronto Socorro de Rio Branco, todos os 30 leitos de UTI disponíveis na unidade continuam ocupados. No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) a situação se repete. São 50 UTIs disponíveis e todas também estão ocupadas.

Rio Branco tem dezenove pacientes com Covid-19 na fila à espera de um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desse total, 12 são da rede pública e sete do hospital particular Santa Juliana.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 7.253,2 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 131% e de letalidade de 1,8%.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 102 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação total chegou a 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Colaborou o repórter Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre.

AGÊNCIA BRASIL


Hospital de campanha do Exército recebe pacientes em Porto Alegre

O espaço tem capacidade para abrigar 12 leitos clínicos e oito de UTI

Felipe Pontes | Publicada em 19/03/2021 11:45

O hospital de campanha montado pelo Exército em Porto Alegre começou a receber os primeiros pacientes hoje (19). As tendas foram montadas anexas ao Hospital da Restinga, na zona sul da capital gaúcha, que encontra-se sobrecarregado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, o espaço de 144 m2 tem capacidade para abrigar 12 leitos clínicos e oito de UTI. A estrutura foi transferida de Manaus para a capital gaúcha pela Força Aérea Brasileira (FAB) neste mês. A transferência atendeu uma solicitação do governo do Rio Grande do Sul.

De acordo com o boletim mais recente da prefeitura de Porto Alegre, divulgado ontem (18), a taxa de ocupação dos leitos disponíveis para tratamento da covid-19 no estado encontra-se em 114,15%, com 276 pacientes em emergências aguardando vaga em leitos.

Até a noite de quinta-feira, Porto Alegre contabilizou 122.876 contaminados pela covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 1.129 foram confirmados nas 24 horas anteriores à divulgação dos dados. Até o momento, houve 2.890 mortes na capital gaúcha, 59 dos quais registradas ontem.

PORTAL AEROFLAP


FAB transporta 11 toneladas de insumos para Rio Branco (AC)


Agência Força Aérea | Publicada em 19/03/2021 10:48

Onze toneladas de insumos foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (18) para Rio Branco (AC). O material faz parte da campanha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) em apoio ao Estado do Acre. O objetivo é atenuar o sofrimento da população local que está em situação de vulnerabilidade decorrente das enchentes, do surto de arboviroses e da pandemia da COVID-19. 

O C-130 Hércules, avião operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo decolou com a carga do Rio de Janeiro (RJ) às 9h36 (horário de Brasília) e pousou na capital acreana às 16 horas. Entre os itens transportados estão máscaras de proteção descartável e de tecido, repelentes, medicamentos, álcool em gel e inseticidas.

Segundo o Presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o apoio da FAB é fundamental para que a ajuda chegue a quem necessita. “A Cruz Vermelha Brasileira não mede esforços para levar ajuda humanitária a todos os lugares, mas não conseguiríamos atender prontamente às necessidades do Acre sem o apoio da Força Aérea Brasileira. Juntos, somamos forças e conseguimos ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.

Na última quinta-feira (11), a FAB transportou cerca de 12 toneladas de alimentos também para Rio Branco, no Acre. O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, para atuar nas missões em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

JORNAL CORREIO DO POVO


Hospital de Campanha começa a receber pacientes na zona Sul de Porto Alegre

Estrutura conta com 17 leitos para tratar pessoas infectadas com a Covid-19

Cláudio Isaías | Publicada em 19/03/2021 12:46

O primeiro hospital de campanha de Porto Alegre, montado pelo Exército, no bairro Restinga, na zona Sul da Capital, começou a receber nesta sexta-feira pacientes em tratamento contra o coronavírus. Por volta das 9h45min, um homem de 39 anos, em tratamento da Covid-19, foi o primeiro paciente a ser colocado no leito de enfermaria pelos profissionais de saúde. Os 17 leitos serão utilizados com a intenção de acomodar melhor os pacientes que chegam na emergência do Hospital Restinga e Extremo-Sul. A estrutura foi instalada no pátio da instituição de saúde. 

"Queremos desafogar a emergência. A unidade está atendendo 80 pessoas, praticamente, somente casos de coronavírus. São cerca de 201 pacientes recebendo tratamento contra a doença", ressaltou o diretor-geral do Hospital, Paulo Scolari, que ontem pela manhã acompanhou a transferência dos pacientes da emergência para o nova estrutura. Segundo ele, os 101 leitos de internação, os 20 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os 80 da emergência estão lotados com pacientes com coronavírus.  

Por volta das 8h, uma equipe de profissionais do hospital da Restinga e Extremo Sul e do Exército realizava os últimos ajustas na estrutura de enfermaria do hospital de campanha, como a colocação de cobertores e travesseiros, arrumação do leitos e checagem dos equipamentos. A estrutura possui no pátio da instituição de saúde possui 144 metros quadrados. Segundo Scolari, as equipes de saúde serão formadas, principalmente, por profissionais do próprio hospital - um total de 60 pessoas entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

O diretor-geral disse que o novo espaço iria abrigar oito leitos de UTI e 12 de enfermaria, mas as unidades de terapia intensiva estão instaladas dentro do hospital Restinga. A estrutura do hospital de campanha ficou para os leitos de enfermaria. "Havendo necessidade poderemos utilizar os equipamentos de uma UTI no hospital de campanha", acrescentou. O espaço de três leitos no hospital de campanha foi utilizado para a colocação de equipamentos, por esse motivo, são 17 leitos de enfermaria. A criação do hospital partiu de uma operação conjunta entre a prefeitura de Porto Alegre, o governo do Estado e Exército, após um pedido feito pelo governador Eduardo Leite ao Comando Militar do Sul (CMS).

Transformação em UTI 

Conforme Scolari, nos últimos dias a emergência do Hospital da Restinga virou uma UTI. "O hospital de campanha é de extrema importância porque vai desafogar a unidade. O funcionamento do hospital de campanha será por tempo indeterminado e enquanto tivermos essa demanda alta decorrente da pandemia da Covid-19", explicou. As estruturas para montagem do hospital de campanha em Porto Alegre chegaram na semana passada a ao Rio Grande do Sul. O material, vindo de Manaus, foi trazido em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

O hospital de campanha foi montado na frente a unidade de diagnóstico do Hospital Restinga e Extremo Sul. A estrutura é composta por três barracas, com um total de 144 metros quadrados. O Exército disponibilizou oito respiradores, 20 camas, 20 monitores, gerador de energia e sistema de ar-condicionado. O material do hospital de campanha, veio de Manaus onde estava no Hospital Militar de Área de Manaus. 

PORTAL DEFESANET


FAB transporta 11 toneladas de insumos para Rio Branco (AC)

Transporte foi realizado nesta quinta-feira (18) pela aeronave C-130 Hércules

Agência Força Aérea | Publicada em 19/03/2021 10:00

Onze toneladas de insumos foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (18) para Rio Branco (AC). O material faz parte da campanha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) em apoio ao Estado do Acre. O objetivo é atenuar o sofrimento da população local que está em situação de vulnerabilidade decorrente das enchentes, do surto de arboviroses e da pandemia da COVID-19.

O C-130 Hércules, avião operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo decolou com a carga do Rio de Janeiro (RJ) às 9h36 (horário de Brasília) e pousou na capital acreana às 16 horas. Entre os itens transportados estão máscaras de proteção descartável e de tecido, repelentes, medicamentos, álcool em gel e inseticidas.

Segundo o Presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o apoio da FAB é fundamental para que a ajuda chegue a quem necessita. "A Cruz Vermelha Brasileira não mede esforços para levar ajuda humanitária a todos os lugares, mas não conseguiríamos atender prontamente às necessidades do Acre sem o apoio da Força Aérea Brasileira. Juntos, somamos forças e conseguimos ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade", destacou.

Na última quinta-feira (11), a FAB transportou cerca de 12 toneladas de alimentos também para Rio Branco, no Acre. O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, para atuar nas missões em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

Tenente-Brigadeiro Bermudez fala sobre a visão estratégica da Aeronáutica

Evento virtual ocorreu nessa quarta-feira (17) e abordou a conjuntura atual do Comando da Aeronáutica

Agência Força Aérea | Publicada em 19/03/2021 09:09

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez participou, nessa quarta-feira (17), de um webinário sobre "A Visão Estratégica da Aeronáutica". A videoconferência foi uma iniciativa do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado no Brasil e, do IREE Defesa & Segurança (ID&S), centro de estudos voltado para a produção de conhecimento sobre Defesa e Segurança Nacional, com a participação de acadêmicos, militares, empresários e policy makers (legisladores).

O evento contou com a mediação do Presidente do Conselho de Administração do ID&S, General Sérgio Etchegoyen e do Presidente Executivo do ID&S, Raul Jungmann.

Para o Tenente-Brigadeiro Bermudez, foi motivo de satisfação participar da live, que foi uma videoconferência com intuito educacional para mostrar a conjuntura atual do Comando da Aeronáutica no contexto dos seus 80 anos de criação. Durante a sua apresentação, o Oficial-General abordou os desafios e as perspectivas para o futuro, destacando as ações realizadas pela Força Aérea na Operação COVID-19. Na oportunidade, ele também detalhou a respeito dos principais Projetos Estratégicos, divididos em três eixos: os Meios de Força Aérea, a Infraestrutura Aeroespacial e a Tecnologia Aeroespacial.

“Todo nosso esforço é voltado para o cumprimento da nossa missão, de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional com vistas à defesa da Pátria. Atendemos aos chamados do povo brasileiro, principalmente em épocas como a que vivemos, em virtude da pandemia da COVID-19”, salientou o Comandante da Aeronáutica.

O Presidente Executivo do ID&S, Raul Jungmann, comentou acerca dos webinários realizados. “Durante nossas apresentações, temos a oportunidade de abordar uma série de questões, bem como analisar os Programas Estratégicos, produzir informação e conhecimento que possam ajudar na defesa da Pátria, que é nosso objetivo maior”, destacou.  

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do ID&S, General Sérgio Etchegoyen, receber o Comandante da Aeronáutica para importantes e necessários debates é motivo de honra. “Com a presença do Tenente-Brigadeiro Bermudez encerramos o ciclo de apresentações dos Planejamentos Estratégicos das Forças Armadas, proposto pelo IREE Defesa & Segurança (ID&S), onde já havíamos recebido o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Tivemos a oportunidade de conhecer A Visão Estratégica da Aeronáutica no ano em que nossa Força Aérea completa seus 80 anos de existência”, finalizou.

OUTRAS MÍDIAS


DIARIOSM (RS) - Hospital de Caridade de Santa Maria recebe doação de 10 respiradores

Doação de equipamentos foi feita pela CVI Refrigerantes. Com isso, será possível abrir mais 10 leitos de UTI

Redação | Publicada em 19/03/2021 15:55

Para reforçar o sistema de saúde local, Santa Maria recebeu na quinta-feira, 10 respiradores. A doação dos equipamentos é do Instituto Cultural Floresta (ICF), por meio de doação da CVI Refrigerantes, em parceria com o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo De Azevedo (HCAA). Conforme o diretor técnico do Caridade, Luis Gustavo Thomé, essa ação possibilitará a abertura de mais 10 leitos de UTI, o que representa uma grande esperança no combate à pandemia.

- Para Santa Maria e para toda a região, essa entrega é um alento. Com certeza, todos nós podemos fazer mais nesta hora tão difícil - reforça o médico. Os equipamentos foram recebidos na Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

O diretor presidente da CVI Refrigerantes, Emerson Vontobel, comenta que a prioridade do momento são as pessoas. Segundo ele, a empresa busca fazer o que é preciso no que se refere a prevenção e proteção da comunidade.

PODER NAVAL - Operação ADEREX – URANO/2021 vai reunir helicópteros da MB, FAB e EB a bordo do NAM Atlântico


Alexandre Galante | Publicada em 19/03/2021 15:15

A fim de contribuir para elevar o aprestamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, a “ADEREX – URANO/2021” será especialmente voltada para as operações aéreas.

No dia 22 de março, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e as Fragatas “Independência” e “União” suspenderão com o propósito de empregar todos os meios necessários para auxiliar na preparação, qualificação e treinamento dos Esquadrões da Força Aeronaval. Ao final da missão, objetiva-se atingir elevados níveis de adestramento e prontidão dos meios e das equipes.

Nesta quinta-feira, 18 de março, uma reunião foi realizada para definir os últimos detalhes do planejamento. Durante a missão, serão realizados exercícios de controle aéreo e esclarecimento, interceptação, trânsito sob ameaça, operações antissubmarino e ataque, além de transferências de carga entre navios (Vertrep e Pick-up). A estimativa é que 107 horas de voo sejam realizadas, contribuindo para a qualificação do maior número de pilotos, bem como para o adestramento das tripulações dos navios empregados.

Durante a “ADEREX – URANO/2021”, o NAM “Atlântico”, Capitânia da Esquadra, atingirá a marca de 2 mil pousos realizados em seu convoo. Essa marca histórica será alcançada em um exercício específico, que contará com a presença de aeronaves de asa rotativa da Força Aeronaval, da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro.

Será mais uma oportunidade para incrementar a interoperabilidade entre as Forças Armadas, que, unindo esforços, contribuem para reforçar a soberania do País na proteção das riquezas naturais da Amazônia Azul, área de interesse político-econômico e estratégico, com cerca de 5,7 milhões de km² ao longo da costa brasileira.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - FAB transporta 11 toneladas de insumos para Rio Branco (AC)


Agência Força Aérea | Publicada em 19/03/2021 08:17

Onze toneladas de insumos foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (18) para Rio Branco (AC). O material faz parte da campanha da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) em apoio ao Estado do Acre. O objetivo é atenuar o sofrimento da população local que está em situação de vulnerabilidade decorrente das enchentes, do surto de arboviroses e da pandemia da COVID-19. 

O C-130 Hércules, avião operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo decolou com a carga do Rio de Janeiro (RJ) às 9h36 (horário de Brasília) e pousou na capital acreana às 16 horas. Entre os itens transportados estão máscaras de proteção descartável e de tecido, repelentes, medicamentos, álcool em gel e inseticidas.

Segundo o Presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o apoio da FAB é fundamental para que a ajuda chegue a quem necessita. “A Cruz Vermelha Brasileira não mede esforços para levar ajuda humanitária a todos os lugares, mas não conseguiríamos atender prontamente às necessidades do Acre sem o apoio da Força Aérea Brasileira. Juntos, somamos forças e conseguimos ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.

Na última quinta-feira (11), a FAB transportou cerca de 12 toneladas de alimentos também para Rio Branco, no Acre. O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, para atuar nas missões em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.