NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeronave carregada com 165 quilos de drogas é interceptada pela FAB no AM

Avião de pequeno porte fez um pouso forçado em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo. Droga foi apreendida por agentes da Polícia Federal.

Por G1 Am | Publicada em 19/02/2022 20:22

Um avião de pequeno porte que transportava 165 quilos de drogas foi interceptado por caças da Força Aérea Brasileira, neste sábado (19), no Amazonas. A aeronave fez um pouso forçado em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo. Não há informações sobre prisões durante a ação.

Segundo nota divulgada pela FAB, a aeronave de modelo PA-34 Seneca foi detectada na região central do Amazonas, sem plano de voo e cumpria rota conhecida para o tráfico de drogas.

Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal. Após o pouso da aeronave, o helicóptero desceu no local com a equipe policial, que apreendeu a droga transportada.

 

PORTAL AEROIN


Força aérea monta estação-rádio em Petrópolis para ajudar as aeronaves de resgate


Por Carlos Ferreira | Publicada em 19/02/2022

Em apoio à operação de resgate às vítimas do desastre ambiental em Petrópolis (RJ), a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou efetivo e recursos tecnológicos para dar suporte e garantir a segurança das aeronaves envolvidas nas ações de busca e salvamento na região.  Entre as ações, foi providenciada a instalação de uma Unidade de Serviço de Informações Aeronáuticas (AFIS, do inglês Aerodrome Flight Information Service) – também conhecida como estação-rádio.

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC – Esquadrão Profeta) iniciou o deslocamento de material e pessoal para a região serrana na quinta-feira (17/02), com um caminhão e duas viaturas, onde realizou a montagem de uma AFIS. O serviço tem dado suporte às aeronaves que atuam diretamente no socorro e apoio às vítimas

A estrutura montada na região conta com quatro toneladas de equipamentos, como gerador, antena para enlace via satélite, computadores interligados em rede e sistemas de rádios de comunicação VHF, com antenas de transmissão e recepção, estação meteorológica, dentre outros. 

Sob a coordenação do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), todo o suporte na comunicação entre as aeronaves é dado por  14 militares do Esquadrão Profeta e um do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ). Com o auxílio de operador de estações aeronáuticas e dois controladores de tráfego aéreo do 1º GCC, a equipe será responsável pela navegação na área do local das buscas.

A FAB criou, ainda, uma “No Flight Zone” (uma zona de exclusão aérea) para proibir o voo de outras aeronaves que não estão envolvidas diretamente com o resgate como também os voos com drones não autorizados, afim de não afetar a segurança das operações.

O Comandante o 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Diego Ilvo Hennig, explicou que a missão tem sido essencial para colaborar com a segurança das aeronaves e os profissionais embarcados que labutam diuturnamente para resgatar e ajudar às famílias na tragédia em Petrópolis. “Os nossos militares demonstraram mais uma vez a mobilidade e, principalmente, a pronta-resposta em atender a sociedade brasileira, o mais rápido possível, instalando Sistemas de Comunicação e de Comando e Controle nos locais desprovidos desses meios”, completou. 

Por Tenente Wanessa Liz e Major Oliveira Lima

Informações da FAB – Fotos: 1º GCC e 1º/1º GCC (Esquadrão Profeta) 

PORTAL AEROFLAP


Operação da FAB para retirar brasileiros da China em 2020 vira Artigo Científico

O artigo científico intitulado “Air Evacuation of Citizens During the COVID-19 Epidemic”, produzido por militares do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), foi publicado pela revista americana Aerospace Medicine and Human Performance.

Por Pedro Viana | Publicada em 19/02/2022 14:10

O trabalho falou sobre a evacuação aérea de brasileiros e familiares que estavam na China durante a proliferação de casos do novo coronavírus (momento anterior à decretação da pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde), realizada no dia 04 de fevereiro de 2020, por meio da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, uma ação interministerial integrada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Publicado em 2022, o artigo foi produzido pelos autores: Tenente-Coronel Médica Michelle Abati Bordeaux Rego Ronconi, Major Médica Elga Dias Gomes, Major Médica Mônica Barreto Santos, Capitão Médico Paulo Pires Júnior, Capitão Médica Aline Zandomeneghe Pereira Franco, Tenente Enfermeira Débora Fernanda Haberland e Tenente Enfermeira Letícia Lima Borges e teve como inspiração o resgate de 34 cidadãos brasileiros e familiares que estavam na província de Wuhan, China, local considerado epicentro global do coronavírus naquele ano.

O transporte de pacientes potencialmente contaminados por agentes biológicos reiterou a necessidade de uma ação planejada. Neste sentido, o IMAE foi designado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) para a missão, uma vez que esta unidade é considerada referência no ensino de ações concernentes à evacuação aeromédica envolvendo acidentes biológicos, químicos, radiológicos e nucleares.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos, a operação contou com duas aeronaves EMBRAER 190 e com uma equipe de saúde composta por três médicos, dois enfermeiros, um elemento de controle (militar responsável por manter o controle de biossegurança a bordo), além de um médico do Ministério da Saúde a bordo de cada aeronave.

Segundo os autores, a utilização de medidas adequadas de isolamento e proteção, somada a qualificação e formação contínua da equipe são os principais fatores para o sucesso de qualquer tipo de missão de evacuação aeromédica, especialmente as que envolvem produtos acidentes biológicos, químicos, radiológicos e nucleares.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CM7 - Força Aérea Brasileira flagra avião com mais de 160 kg de drogas no Amazonas


Por Sthefane Campos | Publicada em 19/02/2022 19:43

Amazonas – A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta de 13h40 (horário de Brasília) deste sábado (19), no estado do Amazonas, uma aeronave modelo PA-34 Seneca que transportava 165 quilos de drogas. Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

A aeronave foi detectada na região central do Amazonas sem plano de voo e cumpria rota conhecida para o tráfico de drogas, estando então sujeita às medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

A aeronave fez um pouso forçado em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo (AM). O helicóptero H-60 da FAB pousou no local com a equipe da Polícia Federal, que cumpriu as Medidas de Controle de Solo (MCS), apreendendo a carga ilícita.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, comentou o sucesso da operação conjunta. “A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse.

Ação permanente

As ações deste sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.