NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


FAB eterniza a presença do KC-390 Millenium na frota | Aeroflap


Pedro Viana | Publicada em 18/12/2020 00:01

A cerimônia alusiva à Primeira Ordem do Millennium foi realizada nesta quinta-feira (17), na Ala 2, em Anápolis (GO). Criada com o objetivo de eternizar a chegada da aeronave KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira (FAB).

A ordem sintetiza a transformação tecnológica que circunscreve a FAB e reconhece os esforços dos integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e de personalidades civis e militares que contribuíram e que contribuem para o processo de desenvolvimento, implantação e operação da aeronave no território nacional.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que presidiu a cerimônia, foi acompanhado pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, e recebido pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez.

Durante a solenidade, ocorreu a entrega da distinção de Zeus Honorário. A homenagem, que é concedida a personalidades militares e civis que se destacaram como exemplo de abnegado profissionalismo e dedicação ímpar em prol da implantação, desenvolvimento e atuação operacional da aeronave KC-390 na FAB, foi entregue ao Comandante da Aeronáutica, que torna o Oficial-General o Zeus Honorário 01.

Para o Tenente-Brigadeiro Bermudez, este é um momento de celebração muito importante. “O compromisso, acima de tudo, é para que possamos honrar a Ordem que ingressamos a partir de hoje. Agradeço a homenagem pessoalmente, agradeço pela Força Aérea. Desejo a todos nós, especialmente aos que integram esse Esquadrão, excelentes missões. Sucesso e parabéns!”, destacou.

Foram sagrados, ainda, como Zeus Honorário o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez; e o piloto da Embraer Coronel Aviador da Reserva, Carlos Alberto Vieira de Souza.

O Tenente-Brigadeiro Aguiar disse que essa é, acima de tudo, uma homenagem ao Comando de Preparo. “Essa aeronave faz uma diferença enorme logisticamente e estrategicamente. A homenagem é a comprovação de que a máquina veio para fazer a diferença e mostrar o quanto é valiosa logisticamente. Mesmo com o desenvolvimento de suas capacidades, conseguiu atender às demandas do COMAE [Comando de Operações Aeroespaciais] e do País como um todo”, concluiu.

Cálice

Também foi entregue aos primeiros pilotos do KC-390 o cálice do Olimpo, símbolo da forte união em prol do objetivo comum: elevar ainda mais o nome da FAB pelas asas da aeronave multimissão Millennium.

O Comandante do Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, Zeus 01, foi um dos pilotos que recebeu o cálice.

“Só mostramos realmente o valor que a aeronave tem. Esse momento é de consagração, não só para os tripulantes que batalharam bastante, mas principalmente para mostrar o valor do KC-390 Millennium”, completou.

Apoio

Em pouco mais de um ano de atuação na FAB, as aeronaves KC-390 Millennium já participaram de diversas missões. Na Operação COVID-19, as missões aéreas coordenadas pelo COMAE, junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, o KC-390 Millennium auxiliou no Transporte Aéreo Logístico de materiais e pessoal para o combate ao novo Coronavírus.

Em maio, por exemplo, duas aeronaves do 1º GTT transportaram 5,7 toneladas de material de Guarulhos (SP) para Manaus (AM). 

Em agosto, aeronaves da FAB decolaram da Base Aérea de São Paulo (BASP) com destino ao Líbano em cumprimento à missão de Assistência Humanitária à República Libanesa. 

O KC-390 Millennium, que realizou pela primeira vez uma missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, transportou cerca de seis toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial às famílias afetadas. 

FAB realiza Campanha de Ensaio em Voo com Link-BR2 embarcado no F-5M


Pedro Viana | Publicada em 18/12/2020 17:00

Um marco tecnológico para a Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta quarta-feira (16), a FAB realizou uma demonstração da Campanha de Ensaio em Voo do Sistema Link-BR2: projeto de desenvolvimento que vai ampliar a capacidade de comunicação das aeronaves. O evento ocorreu na Ala 3, em Canoas (RS).

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e a empresa AEL Sistemas apresentaram o desenvolvimento do Projeto Link-BR2 ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que estava acompanhado do Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e de outros Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa.

A aeronave F-5M, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, foi preparada com equipamentos e antenas para a instalação do sistema, que permitirá à FAB a comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle.

A comunicação pela qual o sistema é desenvolvido será realizada por meio de protocolo criptografado e com alto grau de segurança, proporcionando o compartilhamento de mensagens e outras aplicações operacionais, permitindo a ampliação da consciência situacional de todos os participantes da rede, no ar e no solo.

O Comandante da Aeronáutica comentou sobre a importância da implantação do Sistema para a FAB. 

“O Link-BR2 realmente vai ser um divisor de águas nas comunicações mais modernas, de dados e de voz, que muito contribuirá com os exercícios e operações que são realizados pelas nossas Forças: Marinha, Exército e Força Aérea”, informou.

De acordo com o Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, o Projeto Link-BR2 visa à comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle.

“A realização da Campanha de Ensaios em Voo é uma etapa muito importante de todo o projeto, pois concretiza anos de trabalho e desenvolvimento de vários setores da FAB e da Empresa. O sistema Link-BR2 é uma realidade e, futuramente, estará embarcado nos caças F-39 Gripen que atualmente estão sendo desenvolvidos na Suécia e no Brasil”, destacou o Oficial-General.

O piloto de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Tenente-Coronel José Ricardo Drozdz, que pilotou o F-5M com o sistema embarcado nesta quarta-feira (16), explicou sobre os avanços trazidos pela nova tecnologia.

“Para a Força Aérea, o sistema Link-BR2 trará um ganho operacional inigualável, visto que todas as aeronaves que estiverem no Teatro de Operações terão capacidade de receber informações e também enviar mensagens e dados para as estações de solo, de forma a aumentar a consciência situacional de todos os envolvidos nas operações”, disse.

Além da COPAC, o Projeto Link-BR2 conta com as gerências temáticas do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); do Comando-Geral de Apoio (COMGAP); do Comando de Preparo (COMPREP); do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER); do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER); e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Visita às instalações da AEL

Antes do voo de demonstração, na manhã desta quarta-feira (16), a comitiva visitou as instalações da Empresa AEL Sistemas, em Porto Alegre, onde é desenvolvido o Projeto Link-BR2.

Representantes das Forças Armadas conheceram de perto áreas de desenvolvimento e produção de aviônicos e sistemas, bem como assistiram à uma demonstração de interoperabilidade entre equipamentos de comunicação utilizados pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, a exemplo do Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa).

O Diretor de Programas da AEL Sistemas, Leonardo Martins Vegini, comentou sobre o evento.

“A visita do Comando da Aeronáutica, juntamente com representantes do Ministério da Defesa, representa muito para a empresa AEL Sistemas, pois a gente pôde apresentar todos os desenvolvimentos que temos junto à Força Aérea, como o Gripen, o KC-390, o Link-BR2, as aeronaves remotamente pilotadas e a parte de comunicação. Então, foi algo muito relevante, que culminou com a demonstração em voo do sistema do Link-BR2, que trará muitas capacidades adicionais e operacionais para a Força Aérea Brasileira e que nos orgulha muito como brasileiros”, declarou.

Campanha de Ensaios em Voo

Após um extenso período de preparação e planejamento, no dia 1º de dezembro, na Ala 3, ocorreu o primeiro voo de uma aeronave da FAB como participante da Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2, marcando o seu início. 

Durante o mês de novembro, equipes da FAB estiveram no Rio Grande do Sul a fim de verificar as fases de desenvolvimento do projeto e realizar as atividades preparatórias para o início da Campanha de Ensaios em Voo.

O voo foi realizado por equipagem do IPEV que, em coordenação com a empresa e com representantes do COMPREP e COPAC, cumpriu as primeiras avaliações do sistema.

O Piloto de ensaio da FAB e Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, realizou o primeiro voo no F-5M, com o sistema Link-BR2 embarcado.

“A integração do sistema mostrou-se muito robusta, não havendo problemas de interferência com os sistemas já incorporados na aeronave F-5M. É uma grande satisfação poder voar pela primeira vez um sistema concebido por inúmeras pessoas da FAB, desenvolvido por empresa brasileira e que vai contribuir de forma definitiva para prover consciência situacional no Teatro de Operações e geral vantagem tática no combate aéreo”, destacou o Oficial.

A previsão é que o projeto seja finalizado em 2021. O mesmo sistema será aplicado no novo caça da FAB, o F-39 Gripen, e, de forma estratégica, nas demais aeronaves operacionais.

PORTAL AIRWAY


FAB RECEBE SEGUNDO “AVIÃO-RADAR” E-99 MODERNIZADO

Novo radar incorporado na aeronave tem quase o dobro do alcance do equipamento anterior

Thiago Vinholes | Publicada em 18/12/2020 00:01

FAB 6703: modelo incorporou um novo radar e sensores mais potentes (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta quinta-feira (17), na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO) – a segunda aeronave E-99M modernizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), menos de um mês após a entrega do primeiro aparelho com as atualizações. O jato de controle e vigilância aérea é operado pelo Esquadrão Guardião (2°/6° GAV).

“Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, disse o comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, que comandou o jato no traslado de Gavião Peixoto para a Ala 2.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ-145, com mais de 1.200 unidades entregues e 30 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

A Embraer ainda vai atualizar outros três E-99 da FAB.

Atualizações

A principal novidade no E-99M é o novo radar Erieye-ER montado na grande antena sobre a fuselagem da aeronave. Esse equipamento é igual ao utilizado no Saab Globaleye (baseado no jato executivo Bombardier Global 6000), mas adaptada aos requerimento operacionais da FAB.

Os E-99 estrearam com a FAB em 2002; o cinco aparelhos da frota serão atualizados (FAB)

Antes limitado a alvos aéreos e navais, o novo radar do E-99M agora é capaz de detectar objetos em solo. O equipamento atualizado também ficou mais preciso e pode acompanhar alvos menores, como motos aquáticas, botes de borracha e helicópteros em voo pairado. O alcance de detecção do sistema também foi consideravelmente ampliado, passando de 450 km para até 732 km.

Outras modificações na aeronave incluem a incorporação de novos conjuntos de comunicação, sistema de identificação amigo/inimigo (IFF, Identification Friend or Foe) e uma suíte de equipamentos de inteligência e outra de auto-defesa. Partes desses recursos podem ser vistos nas protuberâncias na fuselagem do E-99M.

 

OUTRAS MÍDIAS


REVISTA FORÇA AÉREA - Esquadrão Guardião recebe o segundo E-99M


Publicada em 18/12/2020 00:01

Em 17 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu o segundo E-99M modernizado na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A primeira aeronave foi recebida em novembro, conforme noticiamos aqui.O segundo E-99M, matrícula 6703, foi recebido na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 2°/6° GAV – Esquadrão Guardião, após cumprir voo de traslado tendo como 1P o Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, Comandante do 2º/6º GAV e 2P Capitão Aviador Raoni Miranda.

“Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou o Tenente Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha.

Chegada do segundo E-99M, 6703, da FAB na Base Aérea de Anápolis (Foto: FAB – Sargento Leandro/Ala2).

Atuando em missões de inteligência, o E-99M é capaz de coletar e transmitir em tempo real dados sobre o tráfego aéreo suspeito. A partir das instruções repassadas pelos operadores à bordo dos E-99M, as aeronaves das unidades de Caça da FAB são acionadas e vetoradas para missões de interceptação e identificação do voo suspeito.

As aeronaves E-99M ajudam na continuidade da participação da Força Aérea, com excelência, em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, essas aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais de radares em solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

Militares da FAB e funcionários da Embraer posam em frente do 6703, momentos antes da decolagem de Gavião Peixoto (Foto: FAB).

A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

REVISTA FORÇA AÉREA - 1º GAVCA completa 77 anos!


Publicada em 18/12/2020 00:01

Na data de hoje, há 77 anos, nascia o 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) unidade berço da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Sediado na Ala 12 – Base Aérea de Sana Cruz, no Rio de Janeiro/RJ, a unidade foi criada pelo Decreto Lei nº 6.123 de 18 de dezembro de 1943, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua criação seguiu na esteira da entrada do Brasil na II Grande Guerra e o consequente envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Europa em 1944, composta por tropas de Exército e da recém criada FAB.

Hoje a unidade voa com os F-5EM/FM (Foto: FAB/ SD William Campos).

1o Grupo de Aviação de Caça (1o GAVCA) foi integrado ao 350th Fighter Group (350th FG) da então United States Army Air Force (USAAF) equipado com os Republic P-47D Thunderbolt II, tendo combatido de 31 de outubro de 1944 a 8 de maio de 1945 nos céus da Itália. Em pouco mais de seis meses, o Esquadrão Jambock realizou 2.546 sortidas em 450 missões.

Pela atuação nesse dia, o 1° GAVCA foi recomendado para receber a “Presidential Unit Citation” – também conhecida como Blue Ribbon, condecoração concedida pelo governo norte-americano às unidades que se destacaram por “extraordinário heroísmo de seus homens em combate”. A proposta foi enviada em 17 de maio de 1945 pelo comandante do 350th FG, Coronel Ariel W. Nielsen, mas por motivos desconhecidos, a condecoração demorou 41 anos para ser entregue, sendo recebida oficialmente em 22 de abril de 1986, na Base Aérea de Santa Cruz.

Hoje a unidade voa com os F-5EM/FM (Foto: FAB/ SD William Campos).

Pouco tempo depois de regressar da guerra em 1945, o Grupo de Caça passou a ser composta por dois Esquadrões operacionais – o 1º/1º GAVCA Esquadrão Jambock e o 2º/1º GAVCA Esquadrão Pif-Paf, estrutura que se mantém até os dias de hoje. A unidade começou sua vida operacional no Brasil voando os P-47D até 1953, quando tornou-se a primeira unidade a voar um jato no país ao receber os Gloster F-8/TF-7 Meteor em 1953.

Em 1968 os Meteoros deram lugar a um treinador armado, o Lockheed AT-33 Thunderbird, que foi substituindo no 1º/1º GAVAC pelo AT-26 Xavante. Em 1975 a unidade entrou na era supersônica ao receber os Northrop F-5B/E. Os F-5B voaram até 1995. Já os F-5E deram lugar a partir de 2007 aos F-5M, aeronave que equipa atualmente o Grupo de Caça.

Parabéns a todos os Jambocks e Pif-Pafs de ontem e de hoje! Senta a Púa! Brasil!

F-5M do Grupo de Caça com a Blue Ribbon na deriva, em sua tradicional casa: a Base Aérea de Santa Cruz (Foto: FAB).

PORTAL ESTRATÉGIA GLOBAL - COMANDANTE DA AERONÁUTICA RECEBE A ORDEM DO MILLENNIUM (VÍDEO)


Graan | Publicada em 18/12/2020 00:01

A cerimônia alusiva à Primeira Ordem do Millennium foi realizada nesta quinta-feira (17), na Ala 2, em Anápolis (GO). Criada com o objetivo de eternizar a chegada da aeronave KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira (FAB).

A Ordem sintetiza a transformação tecnológica que circunscreve a FAB e reconhece os esforços dos integrantes do Esquadrão e de personalidades civis e militares que contribuíram e que contribuem para o processo de desenvolvimento, implantação e operação da aeronave no território nacional.