NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Satélite desenvolvido no ITA será lançado pela SPACEX

O SPORT foi idealizado com a missão de monitorar a camada superior da atmosfera, coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 18/11/2022 17:43

O satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pela NASA (do inglês, National Aeronautics and Space Administration), pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e por universidades americanas, aprovado pela Instituição Americana e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), está programado para ser lançado na próxima segunda-feira (21/11), por volta das 18h20 (horário de Brasília). O lançamento será feito pela SPACEX, fabricante estadunidense de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações, no Kennedy Space Center, estado da Flórida (EUA). O planejamento das transmissões pode ser visualizado por aqui.

Desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), o satélite é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com dez centímetros de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U. Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial.

"O lançamento do SPORT coroa o trabalho de muitos alunos e pesquisadores do ITA e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Foram anos difíceis pelo número de obstáculos que tivemos que superar, não somente técnicos, mas também programáticos e até de saúde, pois tivemos uma pandemia no meio do caminho. O que tornou isso possível foi a resiliência e a competência dos alunos e pesquisadores do ITA, apoiados por nossos parceiros da NASA, do INPE, da Utah State, da Universidade do Texas em Dallas e da firma Aeroespace. Só com a participação de todos pudemos entregar o satélite pronto para o lançamento. Agora estamos vivendo a excitação e o nervosismo de esperar para ver os frutos deste trabalho conjunto", disse o Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, estiveram presentes no Laboratório de Integração do INPE para observarem a preparação para embarque do nanossatélite brasileiro, em julho deste ano. Acompanhados pelo Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Loures, foram recebidos pelo Diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin e pelo Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Geilson Loureiro.

O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros falou sobre o projeto. “O SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA junto aos técnicos do INPE e a pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o DCTA. Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento. Como resultado ganha o Brasil, ganha o nosso Programa Espacial”, concluiu o Oficial-General.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Entrevista com o Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA)


Por Guilherme Wiltgen | Publicada em 18/11/2022 16:01

O Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Base Aérea de Anápolis (GO), contou para o Saab em Foco sobre o processo de preparação para receber os equipamentos e montagem dos simuladores do Gripen. Agora, os militares se preparam para iniciar os treinamentos com os novos equipamentos do caça.

Saab em Foco: Como foi a construção das novas instalações no 1º GDA para a operação do Gripen?

TC Gustavo: A Base de Anápolis passou por três grandes obras: uma no hangar de manutenção, outra nos hangaretes da linha de voo, e a reforma – de maior impacto – das instalações do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). O prédio foi dividido em duas grandes alas, uma administrativa e outra operacional. Neste último setor, estão sendo instalados todos os sistemas de missão e suporte do Gripen. Na parte central, estão sendo montados os mission trainers (simuladores de voo), e nas salas ao lado, estão os demais sistemas, como as estações de planejamento e de produção de imagens digitais. Compreendida na ala operacional, existe uma área especial, chamada de black box, que foi concebida para abrigar os materiais sigilosos que seguem rigorosos requisitos de segurança.

Saab em Foco: Quais foram os principais desafios dessas reformas?

TC Gustavo: O primeiro desafio foi alinhar os processos administrativos e a própria execução das obras com os marcos contratuais previstos no Projeto F-X2. Com certeza, a segurança também foi um dos maiores desafios, pois faz parte do acordo entre Brasil e Suécia, e precisávamos estar dentro dos níveis de segurança adequados ao projeto.

Saab em Foco: Qual é a expectativa para o início do funcionamento dos simuladores do caça?

TC Gustavo: A montagem dos equipamentos está em plena execução. É um processo complexo, que demanda tempo devido à grande quantidade de componentes recebidos. Planejamos começar o treinamento operacional dos pilotos no final deste ano, o que marca efetivamente o início da operação do Gripen em Anápolis. Este é um marco significativo, pois se trata não apenas do início da operação em si, mas também representa um salto tecnológico e operacional no tocante ao treinamento de alta complexidade para a Força Aérea Brasileira.

Saab em Foco: Como serão utilizados os simuladores de voo?

TC Gustavo: Serão utilizados em diversos tipos de treinamento. Vamos começar pelo estudo inicial da aeronave e suas capacidades, para que os pilotos se familiarizem com os sistemas, sensores e armamentos da plataforma. Depois, teremos treinamentos básicos para introdução e adaptação de voo básico. Em seguida, os simuladores serão utilizados para proporcionar treinamentos avançados, tais como navegação tática, combate aéreo, dentro e fora do alcance visual, e emprego de armamentos diversos.

Saab em Foco: Quão avançados são os equipamentos de suporte que chegaram?

TC Gustavo: O grau de realismo é um grande diferencial dos simuladores. Poderemos replicar com precisão as características de voo da aeronave, os sistemas, o alcance e a potencialidade dos armamentos com dados bastante realistas, que permitirão desenvolver táticas e emprego da aeronave com alto grau de confiabilidade. Além disso, ganhamos uma capacidade inédita que é a de ‘linkar’ os dois simuladores e fazer treinamentos como os de voo em formação e composições operacionais, com destaque para treinamentos de combate BVR (Beyond Visual Range ou Além do Alcance Visual).

Reunindo de maneira eficiente todos os sistemas de dados digitais e dados eletrônicos, necessários para explorarmos todo o potencial operacional das aeronaves, e somando-se o conhecimento da FAB já existente, conseguiremos propor uma série de ações táticas e disruptivas. No futuro, teremos também condições de realizar avaliações operacionais de interesse e atividades de caráter de exploração de novas capacidades.

PORTAL AEROFLAP


Satélite desenvolvido no ITA será lançado pela SPACEX


Por Aeroflap | Publicada em 18/11/2022

O satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pela NASA (do inglês, National Aeronautics and Space Administration), pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e por universidades americanas, aprovado pela Instituição Americana e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), está programado para ser lançado na próxima segunda-feira (21/11), por volta das 18h20 (horário de Brasília).

 

O lançamento será feito pela SPACEX, fabricante estadunidense de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações, no Kennedy Space Center, estado da Flórida (EUA). O planejamento das transmissões pode ser visualizado por aqui. 

Desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), o satélite é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com dez centímetros de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U.

Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial.

“O lançamento do SPORT coroa o trabalho de muitos alunos e pesquisadores do ITA e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Foram anos difíceis pelo número de obstáculos que tivemos que superar, não somente técnicos, mas também programáticos e até de saúde, pois tivemos uma pandemia no meio do caminho. O que tornou isso possível foi a resiliência e a competência dos alunos e pesquisadores do ITA, apoiados por nossos parceiros da NASA, do INPE, da Utah State, da Universidade do Texas em Dallas e da firma Aeroespace. Só com a participação de todos pudemos entregar o satélite pronto para o lançamento. Agora estamos vivendo a excitação e o nervosismo de esperar para ver os frutos deste trabalho conjunto”, disse o Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, estiveram presentes no Laboratório de Integração do INPE para observarem a preparação para embarque do nanossatélite brasileiro, em julho deste ano.

Acompanhados pelo Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Loures, foram recebidos pelo Diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin e pelo Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Geilson Loureiro.

Missão do Nanossatélite

O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros falou sobre o projeto:

“O SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA junto aos técnicos do INPE e a pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o DCTA. Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento. Como resultado ganha o Brasil, ganha o nosso Programa Espacial”, concluiu o Oficial-General.

DEFESA EM FOCO


Alunos do PROFESP visitam Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém

A visita ocorreu no dia 08/11

Por Agência Força Aérea | Publicada em 18/11/2022 16:30

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém (DTCEA-BE) recebeu, no dia 08/11, a visita de 110 alunos beneficiados pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), da Base Aérea de Belém (BABE). Os visitantes foram divididos por turmas nos períodos manhã e tarde.

As atividades tiveram início no auditório do Destacamento e, na ocasião, o Aluno de Dia Davi apresentou o Turno da Manhã ao Comandante do DTCEA-BE, Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Alessandro Stefson Mamede Alves, que presidiu a abertura do evento.

Logo após todos os presentes cantarem o Hino Nacional, foi projetado um vídeo motivacional e apresentado o funcionamento do complexo Sistema de Controle do Tráfego Aéreo Brasileiro. Em seguida, o PROFESP foi dividido em grupos menores, dando início a visitação aos Centro de Aproximação de Área, Torre de Controle (TWR) e Sala Técnica.

Pela tarde, no auditório do DTCEA-BE, a Aluna de Dia Laura apresentou a turma ao Coordenador do PROFESP do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Coronel Aviador Romualdo Barbosa Santos, e as atividades procederam na mesma sequência do turno ocorrido pela manhã.

Por fim, após todos participarem da visitação, o Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Edivaldo Afonso Correa Padilha, representando o Comandante do DTCEA-BE, encerrou o evento proferindo as palavras de agradecimento onde enalteceu a expertise do Programa, a dedicação das crianças beneficiadas e da equipe de coordenação, bem como parabenizou o Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, pela iniciativa.

O Coordenador Esportivo, Tenente Bráulio Nascimento Lima, destacou a importância do projeto. “Atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente matriculados em escolas públicas, é promover o esporte buscando talentos esportivos, aplicando aulas de reforço escolar e trabalhando o fortalecimento de valores”, disse.