NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço

Astronauta fez história a bordo da Missão Centenário em 29 de março de 2006

Isabela Barreiros | Publicada em 18/11/2021 13:31

No dia 29 de março de 2006, a tripulação Soyuz TMA-8 chegou até a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) com a Missão Centenário. A operação foi especialmente marcante para os brasileiros, que levaram um representante pela primeira vez ao espaço.

Do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, decolaram na nave Soyuz-TMA 8 o comandante russo Pavel Vinogradov, o astronauta estadunidense Jeffrey Williams e o tenente-coronel Marcos Pontes, que se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço há 15 anos.

A missão, batizada em homenagem ao centenário do voo 14 Bis de Santos Dumont, em Paris, em 23 de outubro de 1906, considerado o primeiro tripulado de uma aeronave, aconteceu devido a um acordo entre o Brasil, com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e a Rússia, a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos).

O evento entrou para a história e fez com que o nome de Pontes ganhasse grande destaque em seu país natal e internacionalmente. Durante a estadia de oito dias na ISS, os astronautas realizaram uma série de experimentos científicos que possibilitaram importantes conhecimentos na ciência.

Apaixonado por aviões

Nascido em 11 de março de 1963 em Bauru, no interior de São Paulo, Marcos Pontes contou ao longo de sua carreira que, desde sua infância, sempre foi apaixonado por aviões e sonhava em pilotá-los. Em uma entrevista à revista UFO em 2010, o astronauta explicou esse contexto:

“Eu sempre tive muitas fotos de aviões pregadas nas paredes do meu quarto. Hoje, quando alguma criança me escreve pedindo fotos de ônibus espaciais ou da estação internacional, fico imaginando o quarto dela e como deve ser parecido com o meu quarto, na minha infância”.

Essa vontade fez com que ele seguisse uma carreira relacionada à área. O paulista se cursou tecnologia aeronáutica na Academia de Força Aérea (AFA), tem experiência como piloto de testes da FAB (Força Aérea Brasileira), formou-se em engenharia aeronáutica no ITA e especializou-se com um mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey (EUA).

Em 1998, ingressou na agência espacial americana Nasa em um concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB). No entanto, o projeto acabou não indo para frente porque o governo brasileiro não seguiu com os compromissos firmados com os Estados Unidos, o que encerrou a parceria, como relatou o UOL.

Ainda assim, Pontes foi consagrado como astronauta pela Nasa em dezembro de 2000, tornando-se o primeiro brasileiro a receber tal título da importante agência estadunidense. Ele falou sobre a sensação à UFO há 11 anos.

“A primeira vez que fui ao Johnson Space Center, em Houston, Texas, vi o foguete Saturno 5 no pátio. Quando cheguei ali, entrando de carro com o funcionário da seleção de astronautas, meu coração bateu forte”.

Depois de receber o título de astronauta, o tenente-coronel se tornou o primeiro brasileiro a embarcar em uma missão espacial a bordo da lendária Missão Centenário, que completa 15 anos em 2021. Atualmente, ele atua como Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações no Governo Bolsonaro.

PORTAL AEROFLAP


O treinamento dos pilotos de teste da FAB para voar o Gripen


Gabriel Centeno | Publicada em 18/11/2021

A Saab publicou nesta quinta-feira (18) o terceiro episódio da 4ª temporada da Websérie Colaboração Real. Neste capítulo, a fabricante do F-39E/F Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira, mostra o treinamento dos pilotos de testes da FAB para voar a aeronave. 

Na Suécia, os pilotos de testes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) passaram por treinamentos de sobrevivência no mar e na centrífuga de força G. Após, os militares fizeram a conversão operacional no JAS-39D. 

“A missão dos pilotos de ensaio na Força Aérea Sueca teve o objetivo de adaptá-los ao sistema, à aeronave e ao programa como um todo”, explica o Coronel Bussmann, comandante do IPEV.

O segundo vídeo da série, publicado no dia 04/11, também mostrou o trabalho dos pilotos de ensaio. Os aviadores da FAB atuam no GFTC (Centro de Ensaios em Voo do Gripen), nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

PORTAL DEFESANET


Conferência do Grupo de Operadores de Gripen é realizada em Salvador (BA)

O evento ocorre semestralmente, sempre em um país diferente dentre aqueles que operam a aeronave Gripen

Da Redação | Publicada em 18/11/2021 09:09

No período de 8 a 12 de novembro de 2021, ocorreu a Conferência do Grupo de Operadores de Gripen (Gripen User’s Group – GUG). O evento foi realizado nas instalações do Centro Militar de Convenções e Habitações da Aeronáutica (CEMCOHA) em Salvador (BA).

O encontro, que está programado para ocorrer semestralmente em um país diferente, o qual está operando a aeronave no momento, estava parado em virtude das consequências da pandemia do COVID-19, e neste mês de novembro, retornou às suas atividades regulares, que ficou sob a responsabilidade do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), gerenciada pelo Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

As reuniões contaram com a participação das delegações do Brasil, Suécia, Hungria, República Tcheca e Tailândia.  Na comitiva brasileira participaram, também, o Chefe de Operações da Terceira Subchefia do EMAER, Coronel Sergio Heitor Carpinteiro Peres Junior; o Gerente do Projeto Gripen na COPAC, Coronel Claucio Oliveira Marques; o Presidente do Grupo de Trabalho Fox (GT-Fox) do COMPREP, Tenente-Coronel Felipe Bombarda Guedes; além de membros do GT-Fox.

O Chefe da 3SC do EMAER, Brigadeiro Soares, enfatizou a importância do encontro. “A reunião do GUG é um evento de grande relevância, ao permitir que os países que operam as aeronaves Gripen possam compartilhar experiências, discutir e buscar soluções para questões relacionadas ao desenvolvimento e acompanhamento do respectivo projeto, além de estreitar os laços entre as nações amigas”, declarou.

Gripen User’s Group – GUG

O GUG é um grupo criado com o objetivo de, semestralmente, reunir os países operadores da aeronave Gripen para discutir e analisar questões referentes à aquisição, desenvolvimento, operação e logística do projeto, de modo a buscar soluções para os óbices encontrados por cada país membro. O Brasil, devido à recente aquisição de 36 caças F-39, começou a participar do GUG a partir do segundo semestre de 2017, vindo a presidir a conferência, pela primeira vez, em 2018, em Brasília (DF).

Adestramento Conjunto Específico de Operações Especiais - Goiânia-GO 2021


Da Redação | Publicada em 18/11/2021 08:08

O Comando de Operações Especiais (COpEsp) conduz, entre os dias 16 e 26 de novembro, o Adestramento Conjunto Específico de Ações Diretas e Reconhecimento em Área Operacional de Guerra Irregular (AOGI), no contexto do Comando Conjunto de Operações Especiais (C Cj Op Esp).

O Adestramento iniciou com palestra ministrada pelo General Pimentel, Comandante de Operações Especiais, e está dividido em 4 fases: 1ª Fase - Nivelamento doutrinário; 2ª Fase - Treinamento de Táticas , Técnicas e Procedimentos (TTP) de Operações Especiais; 3ª Fase - Evento Militar Simulado e 4ª Fase - Análise Pós-Ação.

A atividade conta com a participação de 60 militares Operadores Especiais das Unidades de Operações Especiais das três Forças Singulares: do 1° Batalhão de Forças Especiais (1° B F Esp), do 1° Batalhão de Ações de Comandos (1° BAC) e do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do COpEsp, todos do Exército Brasileiro (EB); do Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMeC) e do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), ambos da Marinha do Brasil (MB), e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS / Para-SAR) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Essa integração visa, entre outros objetivos, possibilitar o emprego conjunto das Forças de Operações Especiais (F Op Esp) em Ambiente de Guerra Irregular e Guerra Não Convencional e viabilizar a interoperabilidade entre as F Op Esp no contexto do C Cj Op Esp e experimentar a ativação da Força Conjunta de Operações Especiais (F Cj Op Esp), a partir da adjudicação de tropas de Operações Especiais da MB e da FAB à estrutura existente no COpEsp, que conta com o CCOp, que é um Estado-Maior Operacional permanentemente ativado, bem como conta com as estruturas de Apoio ao Combate e Apoio Logístico, pertencentes ao Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp), além das tropas das Unidades de emprego já enumeradas.

DECEA realiza reunião com companhias aéreas e concessionárias

A reunião, realizada no Clube de Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ), teve como objetivo o estabelecimento de um canal de comunicação com todos os setores envolvidos com a aviação

Da Redação | Publicada em 18/11/2021 09:20

Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estiveram reunidos, no dia 8 de novembro, com presidentes e representantes de companhias aéreas, concessionárias e associações. A reunião, realizada no Clube de Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ), teve como objetivos a apresentação de projetos em andamento no DECEA e o estabelecimento de um canal de comunicação com todos os setores envolvidos com aviação.

O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, destacou a importância da reunião. “É importante reunir os stakeholders da aviação no Brasil com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo capitaneando esta iniciativa. Sabemos o quanto a aviação vem sofrendo para recuperar os índices anteriores à pandemia do COVID-19, então é simbólico estarmos juntos, os relacionamentos se fortalecem pessoalmente”, ressaltou.

No evento, também estiveram presentes a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A., além de representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB) e Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA).

“Este é um evento para aproximar companhias, associações e concessionárias. Uma oportunidade para atualizar as ações que vêm sendo empreendidas pelo DECEA. O grande objetivo é estarmos juntos e torcendo para a que a vacina alcance e imunize a população”, explicou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.

Os projetos do DECEA foram apresentados pelo Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel, que contou que a ideia é divulgar empreendimentos do DECEA, que têm relação com as companhias aéreas, concessionárias e associações.

Além dos projetos em andamento, o Oficial-General dissertou sobre a visão estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB) e do DECEA, o Plano de Implementação ATM Nacional (PCA 351-3), e o Programa SIRIUS.

Ao final do evento, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini se colocou à disposição para se reunir com empresas aéreas, concessionárias e associações. “Vamos atender de acordo com a disponibilidade, agradeço a presença da Infraero, ANAC, SAC e NAV Brasil, que junto com o DECEA, são órgãos de governo. Analisando a demanda empresarial, tentaremos fazer o melhor dentro da segurança, o melhor para a nossa população e para o nosso país”, concluiu.