NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


FAB leva o maior avião já feito Brasil para exposição em feira militar no Reino Unido


Juliano Gianotto | Publicada em 18/07/2022 23:45

Um jato Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, da Base Aérea do Galeão (RJ), esteve entre os dias 15 a 17 de julho em exposição na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022). A feira de aviação realizada em Fairford, na Inglaterra reuniu militares de dezenas de países, além de visitantes, convidados corporativos e parceiros globais.

Além da presença do vetor de transporte tático e logístico e de reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer, a FAB enviou uma comitiva com Oficiais-Generais e Oficiais para conhecerem as novidades do setor, bem como realizarem a troca de experiências.

Sobre a feira

A feira, que não ocorreu nos anos anteriores em razão das restrições da pandemia da COVID-19, foi retomada este ano com o objetivo de reunir curiosos e amantes da aviação que acompanham atentos nos céus os sobrevoos e manobras. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecerem uma exposição com centenas de aeronaves de todas as formas e tamanhos, épocas e países do mundo, como os aviões militares da Força Aérea Real, Americana, Francesa, Italiana dentre outras.

A RIAT tem este nome em alusão às imagens que as aeronaves formam nos céus com a fumaça durante as manobras que realizam, criando símbolos, formas, círculos, isto é, fazendo uma espécie de “tatuagem ou desenho no céu”.

FAB na RIAT 2022

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, integrou a comitiva que participou do evento. Antes da RIAT, o Oficial-General esteve na Conferência de Comandantes de Forças Aéreas e Forças Espaciais (GASCC, do inglês Global Air & Space Chief’s Conference), onde assinou a Declaração de Intenção para a Colaboração das Forças Aéreas Globais em Mudanças Climáticas.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, acompanhado de demais militares da FAB, participou ainda de reuniões e visitou diversos estandes para conhecer as novidades tecnológicas do setor da aviação.

“São nessas oportunidades que trazemos os produtos brasileiros, o que estamos fazendo em nosso país e com a nossa Força Aérea. Temos aqui um KC-390, produto da indústria brasileira, fruto de uma parceira entre a Embraer com a Força há mais de dez anos, não mais um protótipo, mas um avião de série que está operando na Base Aérea do Galeão com nossa tripulação. Isso gera uma integração com as outras Forças Aéreas que estão pensando em como serão substituídas suas aeronaves de transporte dessa classe, de 20 a 24 toneladas“, comentou.

O Oficial-General destacou, ainda, a oportunidade de estar próximo de representantes da indústria, além de interagir, desenvolver confiança com aliados e apresentar o material necessário para que a FAB continue planejando os próximos programas, sempre com o foco na evolução da Instituição.

Para o Comandante do Comando-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que também esteve na feira, o evento torna-se de relevância ímpar, especialmente pelo momento atual, operacional e logístico, que a FAB se encontra.

“Estamos vivendo um momento único na FAB, com o recebimento dos novos projetos como o KC-390 Millennium, Gripen e felizes com a aquisição de duas aeronaves que serão os futuros reabastecedores estratégicos, os A-330. Essas novidades exigem um complemento tecnológico que uma feira dessas facilita muito o nosso conhecimento”, acrescentou.

RIAT 2022: Treinando a Força Aérea da próxima geração

Neste ano, a RIAT 2022 tem como tema central “Treinando a Força Aérea da próxima geração”. Com intuito de ampliar os conhecimentos, o Comandante da FAB convidou militares que atuam na formação e na especialização dos pilotos da Força Aérea, entre eles o Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso; o Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAv) – Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Aviador Everson Lousano Galvão; o Comandante Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv) – Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Aviador Rosemberg Gomes da Silva; e o Comandante do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian.

O Comandante da AFA, Organização de Ensino da FAB responsável pela formação dos Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, comentou a participação na RIAT 2022. “Estar aqui é uma excelente oportunidade de conhecer os novos conceitos, técnicas e doutrinas voltados à instrução aérea primária e básica da formação do piloto militar, praticados nas demais Forças Aéreas participantes da RIAT, com o propósito de estudar eventuais aprimoramentos na formação do Oficial Aviador do futuro”, destacou o Oficial-General.

Já o Comandante do Esquadrão Gavião, Tenente-Coronel Galvão, que atua na especialização dos pilotos na FAB, ressaltou a oportunidade da participação na feira. “É de suma importância para agregar conhecimento e fomentar a busca pela excelência no preparo dos futuros pilotos de combate da FAB”, acrescentou.

O Comandante do Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Rosemberg também comentou sobre o evento. “Estar presente na RIAT é uma grande oportunidade de ter contato com a doutrina mais atualizada de outros países, que nos possibilitam reflexões sobre a nossa e quem sabe um aprimoramento ou manter o que já está sendo feito”, salientou.

O KC-390 Millennium da FAB

O KC-390 Millennium, em exposição na RIAT 2022, é uma aeronave de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

O Comandante do KC-390 Millennium na missão, Capitão Aviador Romulo dos Santos Pinto, destacou a importância da participação na feira e sua satisfação profissional pela oportunidade de mostrar as potencialidades operacionais da FAB fora do Brasil, por meio do KC.

“O grande diferencial dessa aeronave é que ela consegue, em curto espaço de tempo, ser configurada para realizar vários tipos de missões como tática, navegação a baixa altura, lançamento de carga e de pessoal, combate a incêndio, reabastecimento em voo, busca e salvamento. E, para mim, é um privilégio ter essa oportunidade de participar da feira, não estamos apenas mostrando as capacidades da aeronave, mas também a capacidade do Brasil e do povo brasileiro que é altamente competente, tem desenvolvimento para produzir uma aeronave dessa capacidade e mostrar para o mundo o todo, até porque ela não perde para nenhuma outra que está aqui, ela se destaca sendo uma referência na Royal International Air Tattoo”, finalizou o Oficial.

Durante o período de visitação, entusiastas de aviação conheceram a aeronave e comentaram sobre a oportunidade de estar próximo a uma aeronave fabricada no Brasil e que cumpre diversas missões pela FAB.

“É uma satisfação muito grande a gente estar aqui e ver uma aeronave dessa, com todos brasileiros e a gente conversar sobre o Brasil, mata a saudade e isso nos orgulha de sermos brasileiros“, comentou o visitante, natural de Goiânia, mas que mora na Inglaterra há pouco mais de cinco anos, Giovanni Paolini. 

“Acredito que o KC-390 vai ser uma grande adição para a Real Força Aérea Holandesa, que vai nos suprir bem transportando os suprimentos que precisamos  e também é um avião muito moderno. Então, acredito que vai nos servir bem“, opinou o Militar da Real Força Aérea Holandesa, Jacco Weidenaar. 

A RIAT foi encerrada nesse domingo (17/07) e, assim, a comitiva seguiu na segunda-feira (18) para outra feira, a Farnborough International Airshow (FIA 2022), realizada no Aeroporto de Farnborough, cidade localizada a cerca de 15 minutos de voo a bordo do KC-390, que também estará em exposição para militares, empresários e visitantes de todo o mundo.

Airbus A330 da FAB decola para um curto voo de testes sobre o deserto americano


Carlos Ferreira | Publicada em 18/07/2022 05:59

O primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira foi visto em voo na tarde desta segunda-feira (18) sobre uma região desértica nos Estados Unidos, compreendida entre o sul da Califórnia e o Arizona.

O voo de teste, com cerca de uma hora de duração, compreende uma etapa adicional da preparação da aeronave, antecedendo sua entrega oficial. O motivo do voo, por sua vez, não foi publicamente revelado.

Por ora, o jato ainda pertence à Azul e voa com a matrícula PR-AIS, a mesma que usou por alguns anos na companhia brasileira. No entanto, quando for entregue à Força Aérea, nos próximos dias, o jato será matriculado FAB-2901. A entrega do avião está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 26 de julho, na Base Aérea do Galeão.

Como amplamente divulgado, esta aeronave é uma das duas que a Azul deverá entregar até outubro, após ter vencido uma licitação conduzida pelo adido da FAB em Washington. A Força Aérea, por sua vez, objetiva empregar tais aeronaves em missões táticas em geral, incluindo o transporte de tropas e reabastecimento em voo.

O sistema de rastreamento de voos FlightRadar24 capturou toda a trajetória da aeronave em seu voo de segunda-feira.

 

OUTRAS MÍDIAS


O RIO BRANCO - Operação gota 2022 atende moradores de 12 comunidades rurais e aplica mais de 2.400 doses de vacinas em Sena Madureira


Márcio Nunes | Publicada em 18/07/2022 09:31

Realizada através de uma parceria entre Prefeitura, Governo do Acre, e Governo Federal com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a "Operação Gota 2022" garantiu a aplicação de 2.439 doses de vacina contra a covid-19, influenza, e de rotina nos moradores da zona rural de Sena Madureira.

A ação ocorreu nos dias 14, 15, e 16 de Julho e contemplou os moradores das Comunidades Oriente, Campo Osório, Novo Destino, Recife, São Sebastião, Nova Olinda, Santa Ana, Amapá, Cachoeira, Lua Nova, Granja, e Cuidado, localizadas às margens dos Rios Iaco, Caeté e Macauã.

De acordo com o Coordenador de Imunização, Donizete Fernandes, a ação foi um verdadeiro sucesso, visto que foram atendidas cerca de 1.330 pessoas. "Graças a Deus tudo ocorreu dentro do planejado, a edição deste ano foi bastante produtiva, agradeço o empenho de toda a nossa equipe, e o apoio do Prefeito Mazinho Serafim, do Governador Gladson Cameli e da FAB. O sentimento é de dever cumprido", afirmou.

Segundo os dados repassados pela equipe foram aplicadas 920 doses de vacinas contra a covid-19, 953 doses contra a influenza, e ainda 566 doses de rotina. A ação é de suma importância, sobretudo nesse período em que o índice de casos confirmados de covid-19 e de gripe vem crescendo substancialmente na região.

DEFESANET - Comandante da FAB participa de encontro com Chefes de Forças Aéreas e do Espaço

Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior assinou a Declaração de Intenção para a Colaboração das Forças Aéreas Globais em Mudanças Climáticas

Da Redação | Publicada em 18/07/2022 10:35

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior está em Londres, na Inglaterra, onde participa de uma série de eventos importantes para o desenvolvimento da Instituição. Dentre eles, a Conferência de Comandantes de Forças Aéreas e Forças Espaciais (GASCC, do inglês Global Air & Space Chief's Conference), finalizada nesta quinta-feira (14/07).

Participam 67 Comandantes de Força Aérea, entre eles da Nigéria, da Malásia e do México, além de seus representantes. Na oportunidade, o Comandante da FAB assinou a Declaração de Intenção para a Colaboração das Forças Aéreas Globais em Mudanças Climáticas. De acordo como documento, todas as deliberações devem ser realizadas sem reduzir as capacidades operacionais das Forças Aéreas envolvidas, bem como a legislação e as políticas aplicáveis a cada país.

Para o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a participação na Conferência e a assinatura da declaração ressaltam o compromisso com a constante busca para aumento das capacidades operacionais da Força. "Na Global Air and Space Chief's Conference, os Comandantes das principais Forças Aéreas do mundo abordaram temas estratégicos para o futuro da Poder Aéreo e Espacial, no mais elevado nível. Ao tratarem de assuntos relevantes como características multidomínio (ambientais, ar, terra, mar, cibernética e espacial) dos conflitos modernos e parcerias globais, buscam fortalecer a confiança e pensar o futuro", concluiu. Além disso, ressaltou que a assinatura da Declaração de Intenções para a Colaboração das Forças Aéreas Globais em Mudanças Climáticas representa o nosso compromisso com a redução da emissão de poluentes.

Deliberações da Declaração de Intenção

O documento visa reconhecer que as mudanças climáticas e a decorrente  necessidade de proteção ambiental estão entre os maiores desafios enfrentados pela humanidade.

A Declaração de Intenção tem por finalidade buscar áreas de cooperação, compartilhar as melhores práticas, conhecimentos, recursos e capacidades de pesquisas para acelerar o progresso em direção ao objetivo coletivo de otimizar o uso de energia e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa e as ações que contribuem para as mudanças climáticas.

O documento ainda cita que, sempre que possível, os Signatários considerarão procurar incluir conhecimentos de todos os setores da sociedade e fornecer incentivos para o envolvimento dos setores empresarial, acadêmico e ONGs.

THATHI - Esquadrilha da fumaça se apresenta dia 31 em Ribeirão Preto

Evento será realizado no Parque das Oliveiras, na região do Cristo Redentor

Redação | Publicada em 18/07/2022 09:09

A Esquadrilha da Fumaça, da FAB (Força Aérea Brasileira), vai se apresentar em Ribeirão Preto no próximo dia 31. A demonstração será realizada no Parque das Oliveiras, na região do Cristo Redentor. Como exigência da equipe de demonstração, a entrada do evento deverá ser gratuita.

As demonstrações aéreas da Fumaça acontecem com sete aviões e, consequentemente, sete pilotos. Os aviões utilizados são o A-29 Super Tucano.

A esquadrilha também conta com uma equipe de apoio em solo, com militares realizando a filmagem, fotografando, um piloto fazendo a locução do evento e outros militares na loja de souvenir da Esquadrilha da Fumaça.