NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Rio Branco (AC) recebe réplica da aeronave F-39 Gripen – AEROFLAP


Agência Força Aérea | Publicada em 18/06/2021

Foi realizada, no dia 15 de junho, a abertura da exposição em comemoração ao aniversário de 59 anos de elevação do Acre à categoria de Estado, no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco (AC). O evento, que celebra os feitos da Aeronáutica Brasileira no desenvolvimento e integração do estado acreano, conta com a réplica do caça  F-39 Gripen, novo vetor da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além de conhecer mais detalhes do caça F-39 Gripen, os visitantes têm a oportunidade de conversar com militares da FAB sobre as funcionalidades da nova aeronave, contribuindo para a compreensão da importância do projeto FX-2 para o Brasil.

O Diretor Técnico do SEBRAE-AC, Lauro Santos, destacou a importância da exposição para o comportamento empreendedor do setor empresarial, como também para as crianças. “As crianças que por aqui passarem poderão vislumbrar não só uma carreira na aviação, mas também seguir comportamentos empreendedores”, pontuou.

Condecoração

Como parte das comemorações pelos 59 anos da elevação do Acre a Estado, o Comandante do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, foi condecorado com a Medalha da Ordem da Estrela do Acre. Em seu discurso, o Brigadeiro Magarão atribuiu a deferência aos homens e mulheres da FAB que trabalham na missão de controlar, defender e integrar a Amazônia Ocidental.

“Ser agraciado com a Ordem da Estrela do Acre é uma honra, e considero um reconhecimento por todo o empenho dos homens e mulheres que compõem as fileiras da FAB, em especial aos militares da Amazônia, pelo profissionalismo e patriotismo demonstrados em todas as ações em prol do desenvolvimento e integração da Região, com destaque para os esforços dedicados no combate à pandemia do COVID-19, quando todos os nossos militares, destemidamente, foram para a linha de frente, seja operando nossas aeronaves, seja prestando o essencial apoio à população”, afirmou.

O Governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, destacou os feitos da Força Aérea Brasileira desde a constituição do território do Acre, culminando, nos dias atuais, no combate à pandemia da COVID-19, quando a FAB transportou as primeiras doses de vacinas ao Estado. “Com a Força Aérea, diminuímos as distâncias, pousamos naqueles locais que muitos não pousariam, trazemos a integração do nosso Estado ao Brasil. Eu quero agradecer de coração a esses homens arrojados que superaram grandes dificuldades para trazer a aviação para o nosso estado. Aproveito para estender minha gratidão aos tripulantes da FAB que voaram 18 horas para trazer o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 que, trazidas pelas Asas da FAB, deram esperança de dias melhores ao povo acreano”, disse.

PORTAL DEFESANET


Organizações Militares da FAB formam novos Aspirantes a Oficial

Militares atuarão na área da saúde das unidades

Agência Força Aérea | Publicada em 18/06/2021 09:30

No dia 11, foi realizada a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço 2021 (EAS) de Aspirantes a Oficial, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença de representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), do Graduado-Master Suboficial Celeste José Discaciatti, e da equipe de instrutores do Estágio. São oito novos militares que atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), em especialidades médicas e de odontologia.

O primeiro colocado do Estágio, o Aspirante Médico Josué Monteiro Pereira, recebeu sua espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes e externou a alegria pela conclusão da preparação. “Sou natural de Barbacena e vejo uma forte ligação da EPCAR com a cidade. A oportunidade de servir aqui é a realização de um sonho. Posso dizer que evoluí muito na capacidade de organização e na otimização do uso do tempo, que são características que levarei por toda a vida”, afirmou o militar. "Diante de tantos desafios que enfrentarão, esforcem-se para que a chama do entusiasmo, vibração e dinamismo na busca pelo aperfeiçoamento se mantenha sempre acesa. A Força Aérea deposita muita confiança em cada um dos senhores”, disse o Comandante da EPCAR.

Base Aérea de Salvador

A Base Aérea de Salvador (BASV), em Salvador (BA), também concluiu o EAS 2021. Treze novos militares receberam o Certificado de Aspirante a Oficial. A turma é composta por nove médicos, três dentistas e um farmacêutico. A Aspirante Dentista Juliana Oliveira Araújo Cunha Mota foi homenageada por ter sido a primeira colocada. Ela revelou que possui grande admiração pela Força Aérea. “Sempre foi meu sonho. É uma glória estar aqui”, ressaltou a Aspirante.

O Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Borges da Costa,  falou da importância do momento. "Os militares devem ter comprometimento e dedicação para servir à sociedade e entregar o que ela espera de nós', declarou.

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), também realizou, no dia 11, solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço de 2021. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, acompanhado do Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Aviador Alexandre da Costa Cunha. Nove Aspirantes a Oficial receberam a espada, símbolo do oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. O ato simboliza a aceitação das obrigações e deveres militares.

O Comandante do CIAAR, Brigadeiro Max, parabenizou os formandos. "É um orgulho poder entregar à FAB e ao Brasil militares que vão contribuir com a missão da Força. Este é um momento de agradecimento, de orgulho e de superação", disse.

O primeiro colocado do Estágio, o Aspirante Alan Rodrigues de Almeida Paiva, da especialidade Clínica Médica, externou a sua alegria pela conclusão do curso. “Estou extremamente feliz de cumprir essa missão. Tenho admiração enorme pelos amigos que conheci durante essa jornada. Nessa formatura, realizo o sonho de menino do meu pai, isso torna tudo mais especial para mim e minha família”, disse.

Ala 5

A Ala 5, em Campo Grande (MS), também realizou, no dia 11, a conclusão do EAS 2021 de Aspirantes a Oficial na área da saúde. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 5, Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade, e contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira, e dos Comandantes das Organizações Militares sediadas na Guarnição.

Segundo o primeiro colocado da turma, Aspirante Médico João Vitor de Souza Teixeira, o período de treinamento serviu de muito aprendizado. “Aprendemos os preceitos inerentes ao militarismo. Hoje entendemos a importância da correta vigilância dos pilares da Instituição: Hierarquia e Disciplina”, disse.

O Comandante da Ala 5 parabenizou os formandos pela dedicação e enfatizou os princípios basilares do bom militar. “Respeitem o compromisso assumido; honrem a confiança depositada em vocês; comprometam-se com a Instituição; apliquem os valores aqui cultuados e demonstrem seu amor à Pátria”, declarou.

Estágio

Durante o Estágio, a turma é submetida a um período de adaptação à vida militar e aos valores de hierarquia e disciplina, de modo a propiciar a compreensão e a valorização dos elementos básicos norteadores da vida castrense. Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER). Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduziram-se os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções de Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).

OUTRAS MÍDIAS


ASSUNTOS MILITARES - Parque de Material Aeronáutico do Galeão completa 82º anos.


Ricardo Pereira | Publicada em 18/06/2021

Uma cerimônia militar marcou os 82 anos do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) sobre o comando do Diretor do Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, no Rio de Janeiro nesta sexta-feira 18. Na solenidade, presidida pelo Comandante-Geral de Apoio Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, houve homenagens aos ex-diretores, aos graduados e servidores padrão da unidade.

Na verdade, o aniversário dessa importante Organização Militar da Aeronáutica é comemorado a partir da data de inauguração de suas instalações fabris e de manutenção, originadas nos galpões das Oficinas Gerais de Aviação Naval, sediadas na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.


Uma faceta não tão conhecida da trajetória do PAMA-GL é que durante muito tempo a OM desenvolveu não só atividades de manutenção de aeronaves como também de produção e/ou montagem de aviões, como: Focke Wulf FW44 e FW58B, Fairchild PT-19, Niess 5FG, Fokker S-11 e S-12, Gloster TF-7 e F-8 e jatinhos C-41 Paris.

A partir de 1962, o PAMA-GL concentrou-se exclusivamente na manutenção de aeronaves da Força Aérea Brasileira, cumprindo com competência sua missão de prestar o apoio logístico nas áreas de suprimento, manutenção, engenharia e assistência técnica aos sistemas, subsistemas e itens de material aeronáutico do Comando da Aeronáutica, bem como atualizando os conhecimentos técnicos de pessoal.

A importância do PAMA-GL para a operacionalidade da frota de aeronaves da FAB pode ser aquilatada pelo leque de modelos que lá são manutenidos atualmente, entre eles: KC/C-390, A-1, KC/C-130, VC/C-99, R-99. E-99, VC-1, VC-2, P-3, C-105 e IU-50.