NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Buscas por avião que desapareceu após decolar de Jacareacanga se concentram em Monte Alegre

Sinal do celular do piloto foi rastreado pela última vez na região de Monte Alegre.

Sílvia Vieira | Publicada em 18/04/2019 11:29

As buscas pelo avião monomotor Cessna AirCraft-210L, de prefixo PR-RAW, que desapareceu no dia 12, após decolar de Jacareacanga, no Sudoeste do Pará com destino a Laranjal do Jari, no Amapá, estão sendo realizadas desde o início da manhã desta quinta-feira (18) na área do município de Monte Alegre, no oeste do Pará, onde foi rastreado pela última vez o sinal de celular do piloto.

Informações repassadas por uma operadora de celular à família do piloto Leonardo Pereira Machado são de que houve rastreamento do sinal no dia 12, às 12h54 na região do município de Uruará, e às 13h57 em Monte Alegre. Depois, o sinal não foi mais captado.

A informação foi confirmada ao G1 pela esposa do piloto Leonardo Pereira Machado. Além do piloto que é natural do estado de Goiás, viajava na aeronave o itaitubense Tassiano dos Santos Fernandes.

Um familiar do piloto fez contato telefônico na quarta-feira (17) com o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém, no oeste paraense, para auxiliar nas buscas que estão sendo feitas por aeronaves. A corporação aguarda uma solicitação oficial, que a família do piloto ficou de protocolar nesta quinta (18) no quartel do 4º GBM.

De acordo com Corpo de Bombeiros de Itaituba, assim que recebeu a confirmação do desaparecimento do monomotor, as informações foram passadas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e a Força Aérea Brasileira (FAB) fez um levantamento das torres de comunicação com as quais a aeronave poderia ter feito contato.

Na terça-feira (16), uma equipe do Corpo de Bombeiros de Itaituba auxiliou nas buscas na área onde, a princípio, acreditava-se que a aeronave pudesse estar.

Espaços aéreo e marítimo são restringidos para descanso de Bolsonaro em Guarujá, SP

Esquema de segurança envolve Forças Armadas e Polícia Federal. Zonas de bloqueio já vigoram. Presidente ficará no mesmo local onde Lula passou férias em seis oportunidades.

José Claudio Pimentel | Publicada em 18/04/2019 14:00

A Aeronáutica e a Marinha restringiram, nesta quinta-feira (18), os espaços aéreo e marítimo no entorno do Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, em decorrência da viagem de folga do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que chegou à unidade às 13h30. O esquema de segurança é coordenada pelo Exército e também envolve Polícia Federal.

Bolsonaro e familiares estão em viagem sem agenda oficial no Hotel de Trânsito da fortificação, sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, onde também já se hospedaram por seis vezes o ex-presidente Lula e a esposa Marisa Letícia, já falecida. O presidente viaja para descansar durante o feriado prolongado de Páscoa, celebrado a partir de sexta-feira (19).

Pela manhã, Jair Bolsonaro disse em evento em comemoração ao Dia do Exército, no Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, que a mídia é necessária "para que a chama da democracia não se apague". O presidente seguiu ao litoral, após o almoço, a bordo de um helicóptero da Força Aérea. O voo durou 30 minutos e o pouso ocorreu no forte.

Os bloqueios oficializados vigoram até, pelo menos, o próximo domingo (21). Conforme aviso aos aeronavegantes, divulgado pela Força Aérea, nenhuma aeronave pode sobrevoar as instalações da fortificação abaixo dos 500 metros de altitude (1500 pés), limitado a um raio aproximado de 1,6 quilômetro (1 milha) da hospedaria do forte.

No mar, qualquer embarcação também fica impedida de se aproximar da praia e deve estar afastada da costa por, aproximadamente, 2 quilômetros. Avisos-Patrulha do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste e barcos da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) vão monitorar o cumprimento do isolamento diuturnamente.

No único acesso terrestre ao forte, há barreiras na rua Horácio Guedes Barreiros, no bairro Jardim Guaiúba. A área será monitorada por equipes do Exército e da Polícia Federal, que receberão apoio das polícias estaduais e de agentes municipais da prefeitura. A visitação pública à fortificação histórica foi suspensa temporariamente.

Forte dos Andradas

A fortificação foi a última a ser construída no país, em 1942. Inicialmente chamado de Forte do Monduba, em referência ao morro onde está instalada, foi rebatiza de Forte dos Andradas em homenagem ao patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A estrutura integra o Sistema Defensivo da Baía de Santos.

Parte do forte está escavada na rocha do Morro do Monduba, uma área de preservação permanente de 2,1 milhões de metros quadrados. A estrutura preservada e restaurada é aberta à visitação a grupos com agendamento prévio. O local também possui um Hotel de Trânsito para militares e também utilizado por autoridades federais.

A hospedaria tem suítes diversas, um campo de futebol e uma piscina, e localiza-se na praia com uma baía de águas calmas em frente aos fundeadouros onde os navios aguardam para acessar o Porto de Santos (SP). Atualmente, o Forte dos Andradas é sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea "General Samuel Teixeira Primo - 1980", do Exército.

Enquanto presidente, Lula passou pelo menos cinco períodos de descanso no forte, acompanhado da esposa e de outros familiares. A frequência fez com que na época fosse construída uma suíte para autoridades - a mesma que deverá ser usada por Bolsonaro. Em 2011, após deixar a presidência, ele passou férias na fortificação como convidado.

PORTAL DEFESANET


DECEA implementa sistema para agilizar tramitação de informações aeronáuticas

O Sistema de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA) foi desenvolvido para centralizar e intermediar os processos de envio de dados e informações aeronáuticas

Publicada em 18/04/2019 15:40

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) implementou um sistema digital especialmente criado para agilizar o processamento das informações aeronáuticas.

O Sistema de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA) foi desenvolvido para centralizar e intermediar os processos de envio de dados e informações aeronáuticas dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) aos órgãos responsáveis pela tramitação dessas informações.

Simplificado, o SDIA atende às necessidades de envio de dados de operadores de aeródromo, proprietários de aeródromo ou heliponto privado, entidade civil aerodesportiva, explorador ou operador de aeronaves remotamente pilotadas (RPAs), autoridades da aviação civil, empresas proprietárias de aeronaves ou de auxílios à navegação aérea, entre outros.

Assim, a partir de agora, o trâmite de todo documento formal - em formato digital - emitido e assinado por autoridade competente com a intenção de divulgar a inclusão, exclusão ou modificação de informação aeronáutica terá início e fim num mesmo sistema.

De acordo com o Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, o rastreamento e o monitoramento da cadeia da informação viabilizarão o melhor cumprimento dos requisitos de qualidade dentro do processo, além de conferir ao envio dos dados maior conformidade com os requisitos de qualidade, competência e prazo exigidos.

“A automatização, o grau de especialização e o nível de segurança da navegação aérea atual criaram exigências na área da qualidade do dado aeronáutico, que são bem diferentes das praticadas anteriormente no SISCEAB. Com a simplificação do processo, ficará mais fácil atender aos requisitos de qualidade, competência e prazo exigidos no contexto do gerenciamento das informações aeronáuticas”, afirma.

Ainda segundo o oficial, o SISCEAB está vivendo a transição para um modelo de Gestão de Informação Aeronáutica – AIM (Aeronautical Information Management), que proporcionará muitos benefícios para a comunidade aeronáutica nacional e internacional.

“Devemos implementar os meios para obtenção e compartilhamento da informação, com acuracidade, qualidade, temporalidade e com custo-benefício aceitável. Tudo isso deve permitir que os membros da comunidade aeronáutica tomem suas decisões com base nas mesmas informações e essas sejam confiáveis e oportunas”, ressaltou o coronel.

O Sistema de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA) pode ser acessado por meio do endereço https://sdia.decea.gov.br/

JORNAL HOJE EM DIA (MG)


Hospital de Campanha da Aeronáutica atenderá população de Lagoa Santa na próxima semana


Publicada em 18/04/2019 16:03

Os moradores de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contarão com atendimentos gratuitos de médicos dentistas e farmacêuticos em um local diferente do normal entre a próxima segunda-feira (22) e a sexta-feira (26). As consultas serão oferecidas no Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), que será montado na rua Santos Dumont, número 39, no local onde funcionava a antiga FEBEM da cidade. A expectativa é que cerca de 4 mil pessoas sejam atendidas no local.

O hospital itinerante, que será montado em parceria com a Prefeitura de Lagoa Santa, faz parte do treinamento em saúde operacional dos médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos que fazem o Curso de Adaptação Militar, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

A unidade móvel de atendimento, criada para auxiliar comunidades necessitadas e vítimas de catástrofes, é uma estrutura que conta com barracas especiais com climatização que podem ser montadas e desmontadas com rapidez em qualquer lugar do país. O atendimento à população será feito por médicos, dentistas e farmacêuticos especialistas que já possuem experiência em hospitais e consultórios.

De acordo com a FAB, além de preparar os profissionais para atuar em situações de calamidade real e prestar atendimento às vítimas de catástrofes, "a atividade é uma oportunidade de ampliação do atendimento médico-odontológico e dos cuidados gratuitos da saúde à população local".

Atendimento

Durante os dias em que a unidade móvel de saúde estará montada, serão atendidos pacientes que já tinham consultas pré-agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 15 especialidades: dermatologia, pediatria, ginecologia, otorrinolaringologista, oftalmologia, clínica médica, reumatologia, alergologia, cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, ortopedia, geriatria e endocrinologia.

Ainda conforme a FAB, também serão realizados atendimentos odontológicos, incluindo procedimentos de extração dentária e avaliações preventivas. Após a consulta no Hospital de Campanha, os pacientes que precisarem continuar o tratamento serão encaminhados normalmente para a rede municipal de saúde.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Celebrações do Dia da Aviação de Caça na Ala 12 (RJ)


André Magalhães | Publicada em 18/04/2019 10:45

Foi realizada, nesta quarta-feira (17), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. Na Ala 12, localizada no Rio de Janeiro (RJ), a solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, de representantes do Alto-Comando e de oficiais-generais da Força, e homenageou integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) que participaram da Segunda Guerra Mundial e os atuais militares da Aviação de Caça.

Uma homenagem aos militares que morreram no combate foi realizada na Cerimônia do P-47, em frente ao túmulo do Brigadeiro do Ar Nero Moura, comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) durante a campanha na Itália. Os nomes dos nove brasileiros mortos durante a guerra foram lidos durante uma salva de tiros e o Tenente-Brigadeiro Bermudez, acompanhado do veterano Major Especialista João Rodrigues Filho, hoje com 96 anos, depositou flores no túmulo do Brigadeiro Nero Moura. O veterano também hasteou a “Flâmula do Jambock”, utilizada nos acampamentos na Itália durante o conflito.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez falou sobre a importância da homenagem. “A eles, que combateram com muito brio e representaram o Brasil nos céus da Itália, prestamos essa homenagem neste solo sagrado, a Base Aérea de Santa Cruz, hoje Ala 12. É motivo de muito orgulho continuar valorizando nossa história, mantendo nossas tradições”, disse o Comandante.

Em seguida, foi realizado o desfile militar com a participação do efetivo de todas as unidades subordinadas à Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz e integrantes da ativa e da reserva da Aviação de Caça da FAB. Foram entregues, ainda, premiações e condecorações individuais: Prêmio Pacau Magalhães Motta, Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo. 

O Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, falou sobre o futuro da Aviação de Caça, que receberá, em 2021, as primeiras unidades de sua nova aeronave, o F-39 Gripen. “A chegada do Gripen na FAB vai trazer uma grande revolução não só tecnológica, mas doutrinária: nós vamos ter que repensar a forma de preparar os pilotos desde a sua saída da Academia até alcançar o degrau máximo da Aviação de Caça, que é o Gripen. Ele vai nos fazer repensar a forma de utilização do poder aéreo brasileiro”, disse.

As entregas efetivas das novas aeronaves operacionais para a FAB devem iniciar em 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO). Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na Suécia a partir de 2020. O primeiro voo do protótipo da versão brasileira da aeronave deve ocorrer ainda em 2019, na Suécia.

O Dia da Aviação de Caça é celebrado em 22 de abril em alusão à mesma data em 1945, quando uma grande ofensiva do 1º GAVCA contabilizou 44 decolagens em 11 missões em um único dia. Ao todo, o Grupo destruiu mais de 100 alvos. Foi o maior número de missões de combate despachadas em um mesmo dia durante a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial.

Portal Ministério da Saúde - Aldeia Cartucho recebe etapa do Sesai em Ação

Programa leva mais de três mil atendimentos para os indígenas no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM)

Publicada em 18/04/2019 12:10

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde realiza, até sexta-feira (19), uma etapa do Programa Sesai em Ação: Saúde Indígena Brasil Adentro, na aldeia Cartucho localizada no noroeste do estado do Amazonas e atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro.

As ações são coordenadas, executadas e financiadas pela Sesai-MS em parceria com o Ministério da Defesa, a Organização Panamericana de Saúde (Opas), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a sociedade civil. O secretário de Saúde Indígena, Marco Antonio Toccolini, o presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, o comandante militar da Amazônia, General César Augusto Nardi e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM) integraram a comitiva que acompanhou os trabalhos da Expedição na aldeia Cartucho.

A Expedição de Saúde na aldeia é resultado de cooperação entre a Sesai e a associação Expedicionários da Saúde, que reúne médicos voluntários para levar atendimento especializado a populações indígenas que vivem geograficamente isoladas. Essa Expedição prevê mais de trezentas cirurgias oftalmológicas e gerais e mais de três mil atendimentos em diversas especialidades: clínica geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia e odontologia. Alguns indígenas também receberão óculos.

O DSEI Alto Rio Negro disponibilizou mais de cem profissionais que realizaram a etapa de pré-triagem nas aldeias, além de trabalharem efetivamente durante os dias da Expedição nas diversas áreas que compõem o complexo hospitalar: clínicas, acolhimento, alimentação e centro cirúrgico (tanto no pré quanto no pós-operatório).

O Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira ajudam a atender a população indígena local oferecendo apoio, sobretudo, na parte logística. O EB e a FAB realizam o transporte de carga e passageiros – tanto de pacientes quanto da equipe médica – além de operar a comunicação e a alimentação no local. Parte da estrutura de consultórios e recepção de pacientes foi construída em parceria com os indígenas.

Sesai em Ação

O objetivo do Programa é apoiar a oferta de ações complementares à atenção básica e de atenção especializada em áreas de difícil acesso geográfico ou à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em benefício da população indígena. Busca-se evitar o deslocamento de famílias para tratamento de saúde em centros urbanos, pensando ações estratégicas como caminho para a oferta de serviços dignos e de qualidade aos povos indígenas da floresta.

Aldeia Cartucho

A aldeia Cartucho fica localizada no município amazonense de Santa Isabel do Rio Negro, um dos três municípios atendidos pelo DSEI Alto Rio Negro. O DSEI ARN – localizado no extremo oeste do Amazonas, na região conhecida como “Cabeça de Cachorro” que faz divisa com Colômbia e Venezuela – atende uma população de 40 mil indígenas de 25 etnias, dividida em 707 aldeias.

PORTAL FOLHA DO LITORAL - Novo caça supersônico da FAB contribui para desenvolvimento tecnológico brasileiro


Folha Do Litoral | Publicada em 18/04/2019 15:00

O Gripen F-39 é o novo caça da Aeronáutica que está sendo desenvolvido para atuar na defesa do espaço aéreo brasileiro. A escolha pelo Gripen teve início, em dezembro de 2013, quando o governo federal optou pela aquisição do caça sueco e, já no ano seguinte, foi concluído acordo com a empresa sueca Saab para o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen.

A aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) é supersônica, ou seja, voa mais rápido que a velocidade do som. O novo caça será empregado em atividades como policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento. A aeronave Gripen possui, numa única plataforma, funções realizadas hoje em dia por três modelos diferentes de aviões da FAB.

O Gripen foi adquirido com o compromisso de transferência de tecnologia sueca para a capacitação de profissionais das indústrias aeroespaciais brasileiras. O conhecimento transmitido está capacitando os integrantes das indústrias deste segmento, como a Embraer. “A Saab contrata empresas genuinamente brasileiras, selecionadas pela Força Aérea e aprovadas pelo governo brasileiro, para que a tecnologia seja repassada pelos engenheiros da fábrica da Saab”, ilustra o gerente do Projeto Gripen, Coronel Aviador Paulo Roberto de Carvalho Junior.

Na cidade de Linkoping, na Suécia, local onde está localizada a fábrica do Gripen, o Major Aviador da Força Aérea Brasileira Ramon Fórneas acompanha o desenvolvimento das funcionalidades do novo caça. Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da Saab, o Major Aviador Fórneas, relata as expectativas para o início da operação da aeronave no Brasil.

“São as melhores possíveis, não só por parte da nova geração que vai pilotar o caça no futuro, como os Cadetes que se encontram na Academia da Força Aérea, os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, os Estagiários do Esquadrão de Formação de Caça, em Natal”, declarou o Major Fórneas.

Até o momento, 165 brasileiros foram treinados na Suécia, sendo que a maioria deles trabalha atualmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, localizado em Gavião Peixoto (SP). O local é o centro desenvolvedor tecnológico para as empresas Saab, Embraer, além de outros parceiros brasileiros. Segundo o Coronel Aviador Paulo, atualmente 350 engenheiros brasileiros dedicam-se em conjunto com a Saab ao desenvolvimento do Gripen, em Gavião Peixoto.

Segundo o cronograma do projeto, o caça Gripen desenvolvido para o Brasil vai levantar voo, pela primeira vez, ainda neste ano, nas instalações da Saab, na Suécia. A Aeronáutica deve colocar o novo caça em operação a partir de 2021, nas unidades militares localizadas na cidade goiana de Anápolis.

PORTAL PODER AÉREO - VÍDEO: Instalação da tela WAD no primeiro caça Gripen E brasileiro


Publicada em 18/04/2019 15:57

Assista no vídeo abaixo a instalação da primeira tela display WAD – Wide Area Display no primeiro caça Gripen E destinado à Força Aérea Brasileira.

O WAD é um sistema inteligente com tela panorâmica (19 x 8 polegadas) de alta resolução, que permite exibir uma imagem contínua e redundante em toda a sua extensão, e é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.

Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a seleção da AEL Sistemas como parceira para o desenvolvimento dos caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, com a função de desenvolver e fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD). Na ocasião, também foi assinado um contrato entre as empresas para a transferência de tecnologia.

A AEL entregou os modelos A, B e C do protótipo das unidades do WAD para o Gripen do Brasil, respectivamente em 2015, 2016 e 2018. Em maio de 2016, a empresa anunciou a entrega da aplicação de Interface Homem-Máquina (Human-Machine Interface – HMI) para o WAD.

Os 60 caças Gripen E encomendados pela Suécia também passarão a incluir, a partir de 2020, os mais modernos displays desenvolvidos pela AEL Sistemas, permitindo harmonizar os programas brasileiro e sueco.

Os três displays – Wide Area Display (WAD), Head-Up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD) – foram desenvolvidos, inicialmente, para atender as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Como resultado da nova configuração harmonizada das aeronaves, os displays serão também exportados para os caças Gripen E da Força Aérea Sueca.

PORTAL PLANTÃO ENFOCO - Motociclista morto na BR-101 era militar da Aeronáutica


Ezequiel Manhães | Publicada em 18/04/2019 20:00

A polícia identificou o motociclista assassinado na tarde desta quinta-feira (18), durante um assalto na BR-101, altura do bairro Gradim, em São Gonçalo, como pertencente ao Comando da Aeronáutica Brasileira.

Tony Anderson Fernandes Barbosa, de 41 anos, atuava como primeiro sargento no Hospital da Aeronáutica dos Afonsos. Ele acabou ferido pelos criminosos que levaram sua moto modelo Yamaha. Na ocasião, a vítima foi encaminhada ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, a Força Aérea Brasileira lamentou o falecimento do militar e disse estar prestando todo apoio à família da vítima.

Até o momento a data e o local do sepultamento não foram divulgados.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI).

PORTAL AEROFLAP - Esquadrilha se apresenta em Brasília neste domingo em virtude aos 59 anos da capital federal


Publicada em 18/04/2019 13:25

Os brasilienses terão uma surpresa no 59º aniversário da capital federal: no domingo, dia 21 de abril, o público poderá ver de perto a Esquadrilha da Fumaça em ação, na Praça dos Três Poderes, como parte das festividades da cidade.

O aniversário de Brasília e o feriadão de páscoa ficarão ainda mais recheados com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que tem a programação divulgada pelo Governo do Distrito Federal. Uma das atrações principais, a Esquadrilha da Fumaça faz parte de uma programação que conta com cerca de 30 atrações de artistas locais e nacionais, espalhados pelo Complexo Cultural da República – todas as atividades são gratuitas.

Diretamente da Praça dos Três Poderes, após a cerimônia de troca do bandeira nacional, o público poderá acompanhar, às partir das 10h, a demonstração número 3.865 da Fumaça, com os seus sete aviões A-29 Super Tucano. A equipe chega à capital federal no sábado e retorna para a sua cidade sede no interior de São Paulo, Pirassununga, no domingo. 

Essa será a sétima apresentação da Fumaça no mês de abril e a agenda de demonstrações pode ser acessada em seu site oficial. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Via: FAB