NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Instituto Tecnológico de Aeronáutica completa 72 anos

Exposição conta a história da Instituição de Ensino

Balanço Geral Vale | Publicada em 18/01/2022 17:35


Uma das principais Instituições de Ensino do país, o ITA, completa neste mês 72 anos. E para celebrar a data, uma exposição foi montada para mostrar a história do Instituto ao longo de décadas.

Veja na reportagem!

PORTAL AEROIN


Academia da Força Aérea recebe estagiários para início do Estágio de Adaptação Militar 2022


Murilo Basseto | Publicada em 18/01/2022

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga, em São Paulo, recebeu, na quinta-feira (13/01), os aprovados no Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais. No total, 78 estagiários – vindos de diversas regiões do País – serão incorporados ao Estágio de Adaptação Militar (EAM), sendo 18 Aviadores, 36 Intendentes e 24 de Infantaria, que, após o estágio, passarão a fazer parte do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.

O Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel Aviador Celso Eurico Fleck, recepcionou os aprovados, bem como seus familiares, e apresentou os ideais da Academia na formação dos novos líderes da FAB em prol da Nação.

O Coronel ainda elucidou as dúvidas inerentes à formação e reforçou a importância do estágio inicial. “Em cada profissão existem modus operandis específicos e, na vida militar, não seria diferente. Assim, como os filhos dos senhores, eu também ingressei direto na Academia e passei pelo EAM, que é uma adaptação inicial, na qual começaremos a fomentar na mente deles valores e características que são inerentes à nossa profissão. Desse modo, eles estarão habilitados a compreender as especificidades do treinamento a que os estagiários provenientes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) já estão acostumados, fazendo assim o nivelamento do treinamento militar”, pontuou o Coronel Fleck.

A Capitão Intendente Graciella Seibert Lyrio será a Comandante do 1º Esquadrão e atuará diretamente na formação dos estagiários. “Gostaria de destacar que todo o trabalho desempenhado na Academia é muito bem planejado. Toda a estrutura funciona em prol da formação dos seus filhos, para a geração de novos jovens, mais maduros e conscientes de sua participação na sociedade”, salientou.

O EAM tem duração de 40 dias, sendo que, na próxima quarta-feira (19/01), os estagiários oriundos da EPCAR se juntarão ao grupo que se apresentou nessa quinta-feira, finalizando a composição da Turma 2022.

Cuidados com a COVID-19

Devido aos casos de COVID-19 no País, além dos protocolos de segurança já existentes, como o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel, foram adicionadas novas regras sanitárias para prevenção da disseminação do vírus.

Segundo a Primeiro-Tenente Adaiana Ferreira Orlando, do Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS), os alunos passaram por uma triagem que verificou desde os sinais vitais, com a aferição de temperatura, até uma avaliação epidemiológica, por meio de um questionário sintomático. 

Informações da AFA / Força Aérea Brasileira

PORTAL PODER AÉREO


Esquadrão Guardião (2º/6º GAV) completa 23 anos


Da Redação | Publicada em 18/01/2022

Hoje (18/01), o 2º/6º GAV, Esquadrão Guardião, completa 23 anos. Sediado na Base Aérea de Anápolis, o Esquadrão emprega as aeronaves R-99 e E-99M.

O esquadrão realiza ações de Controle e Alarme em Voo, além de atuarem nas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

As aeronaves E-99M modernizadas do Esquadrão Guardião são capazes de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura.

Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação.

Isso permite à FAB a realização com excelência em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.

Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.