NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica visita Embaixador da Espanha

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (14) na Embaixada da Espanha, em Brasília (DF)

Agência Força Aérea | Publicada em 17/12/2020 09:09

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, encontrou-se, nesta segunda-feira (14), em Brasília (DF), com o Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas. A visita à Embaixada visou ratificar a cooperação entre as Instituições.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez falou sobre o encontro. “É importante a Instituição manter um bom relacionamento com os representantes de outros países no Brasil. Somos parceiros e queremos dar continuidade aos projetos de colaboração já existentes”, concluiu.

Também participaram do encontro o Chefe da 2º Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, e o Adido de Defesa da Espanha no Brasil, Coronel Fuzileiro Naval, Manuel Baéz de La Rosa.

LINK-BR2 - A Capacidade de Comando e Controle no Século 21

Caças F-5 testam na Ala 3 marco no desenvolvimento tecnológico nacional, projeto abre portas para a tão projetada interoperabilidade nas Forças Armadas Brasileiras

Publicada em 18/12/2020 19:30

O Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado pelo Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Almirante-de-Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, participou na quarta-feira (16DEZ2020), na ALA 3 em Canoas-RS, da primeira apresentação do Sistema de Enlace de Dados Táticos da Força Aérea Brasileira, o LINK-BR2.

No evento, aviões de caça F-5M do Esquadrão Pampa trocaram informações de combate em pleno voo e enviaram informações para uma estação de controle em terra.

A tecnologia conhecida como Data Link é restrita a poucos países e fundamental para as operações de guerra moderna. O LINK-BR2 está sendo desenvolvido por engenheiros brasileiros na empresa AEL Sistemas, em Porto Alegre.

Esse sistema poderá ser integrado a outro projeto de grande importância para a Defesa Nacional, que é o Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa (RDS-Defesa), programa este liderado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

O LINK-BR2 e o RDS-Defesa são os mais importantes projetos de interoperabilidade conduzidos pelas Forças Armadas e o Ministério da Defesa e devem promover a capacidade de integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica numa rede de comunicação segura via rádio, além de permitir a troca de informações táticas provenientes de diversos sensores.

Com a sinergia dos projetos LINK-BR2 e o RDS-Defesa, o Brasil desponta como um dos poucos países no mundo capazes de desenvolver  tecnologias críticas de Comando e Controle necessárias à operação em ambiente de Guerra Centrada em Redes.

O presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar comemorou o marco histórico do projeto. “Hoje foi o primero voo que demonstrou capacidades operacionais do projeto estratégico LINK-BR2, conduzido pela FAB/COPAC e liderado pela AEL sistemas. Trata-se de um Sistema de Sistemas que implementa um Data Link no estado-da-arte que eleva substancialmente as capacidades operacionais da FAB e evidencia o alto nível de conhecimento técnico da nossa empresa. O voo do Sistema LINK-BR2 reforça a posição da AEL Sistemas, que juntamente com o Programa RDS-Defesa, se coloca como desenvolvedora e fornecedora de sistemas avançados de comunicação para as Forças Armadas Brasileiras.”

O Link-BR2 é um projeto da Força Aérea Brasileira, gerenciado pela Comissão Organizadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) que visa o estabelecimento de um Data Link tático para tráfego de informações em tempo real entre aeronaves e estações de solo.

O programa contempla a instalação em aeronaves F-5M, além de estações de planejamento, comando e controle de missão. Já é prevista a integração do Sistema Link-BR2 no caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, o que vai maximizar suas capacidades de operação e de combate, permitindo operações de pacote e em forças de coalizão, proporcionando o compartilhamento de informações de radares, troca de mensagens, vídeos entre aeronaves e equipes de solo, integrando a comunicação completa entre os caças F-39 Gripen, F-5M, A-1M e A-29, os aviões de comando, controle e alerta aéreo antecipado E-99 e os centros de comando e controle em terra e no mar.

O Link-BR2 tem como contratante principal a AEL Sistemas, que conta com mais duas empresas Brasileiras trabalhando como subcontratadas: Aeromot, na parte de modificações estruturais nas plataformas e a Kryptus, na parte de segurança.

O RDS-Defesa é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D), coordenado pelo Ministério da Defesa e conduzido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEX), que busca empregar a tecnologia de rádios definidos por software para as comunicações militares no Brasil. O objetivo maior do projeto é promover a interoperabilidade nas comunicações rádio das Forças Armadas do Brasil com uma família de rádios táticos nacionais. Ele utiliza arquitetura de software SCA (Software Communication Architecture), que possibilita o desenvolvimento de formas de onda independentes da infraestrutura de hardware adotada. A forma de onda (software) está sendo desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

Em execução desde 2013 pelo CTEX, o projeto entrou em  uma nova fase, quando a empresa AEL Sistemas foi contratada para o desenvolvimento e fornecimento de 16 protótipos do RDS Veicular. Assinado em primeiro de dezembro, o novo contrato terá 18 meses de duração e tem por objetivo a entrega de um produto capaz de ser certificado para emprego operacional pelas Forças Armadas, finalizando a etapa de P & D do projeto e habilitando um rádio militar nacional com alto valor agregado, cuja propriedade intelectual pertence ao Exército Brasileiro.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - CECOMSAER e CENIPA realizam cerimônia de passagem de Chefia


Agência Força Aérea | Publicada em 17/12/2020 09:27

Em solenidade realizada nessa segunda-feira (14), em Brasília (DF), o Brigadeiro do Ar Paulo César Andari passou a Chefia do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) ao Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior. Na mesma cerimônia, o Brigadeiro Adolfo passou a Chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para o Coronel Aviador Marcelo Moreno. As passagens de cargo foram presididas pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Estiveram presentes integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), convidados e representantes do efetivo do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou as atividades do CECOMSAER sob a Chefia do Brigadeiro Andari. “Em 2020, ano atípico para o Brasil e para o planeta, mas pleno em realizações para o Comando da Aeronáutica e, assim, junto com a sua equipe, promoveu uma ampla cobertura do esforço da Força Aérea para socorrer os brasileiros na China e no Peru, e depois nos estados da Federação, no diuturno trabalho de Transporte Aéreo Logístico de insumos, equipamentos e profissionais, realizados em nossas aeronaves”, disse o Comandante da Aeronáutica.

A cerimônia também marcou a despedida do Brigadeiro César Andari do serviço ativo, após 37 anos de dedicação à FAB. Em discurso, o Chefe do CECOMSAER substituído destacou a oportunidade de ser Aviador na Força Aérea e de realizar ações como, por exemplo, a de transportar órgãos que salvam vidas e pessoal da área da saúde que levam esperança e dignidade. “Como Aviador, sinto-me realizado”, disse. O Oficial-General também enalteceu os grandes momentos frente ao cargo. “Ter sido Chefe do CECOMSAER neste período, que contemplou difíceis desafios e também grandes conquistas, tais como a nossa participação em eventos grandiosos da FAB, como a chegada do KC-390 Millennium; a inauguração da torre remota; a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais e da Estação Radar de Corumbá; e a apresentação do F-39 Gripen, entre outros, é motivo de realização e orgulho”, declarou.

O novo Chefe do CECOMSAER possui todos os cursos de carreira e também MBA em Gestão de Processos de Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialização em Gestão para Altos Executivos pelo Centro Universitário de Lins (Unilins). No decorrer de sua carreira, foi Comandante do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV); Adido Aeronáutico na África do Sul; Vice-Chefe do CECOMSAER, Comandante da Base Aérea de Salvador, dentre outras funções.

Ao assumir o novo cargo, o Brigadeiro Adolfo falou das suas expectativas. “A Chefia do Centro é um desafio muito grande, porque estarei à frente da nobre missão de proteger e projetar a imagem da Força Aérea, uma Instituição prestes a completar 80 anos, que é composta por mais de 70 mil pessoas. Mas tenho certeza de que, com o time que tem no CECOMSAER, a missão que me foi atribuída será realizada com muito êxito”, afirmou.

O novo Chefe do CENIPA, Coronel Moreno, também destacou o orgulho e as perspectivas para a nova função. “Primeiramente, gostaria agradecer a confiança em mim depositada. Será um grande desafio, mas, tenho certeza que, juntos, desempenharemos as atribuições e tarefas da melhor forma e continuaremos na missão de levar segurança de voo a todos os lugares desse nosso Brasil”, disse

Galeria de ex-Chefes

Antes da cerimônia de Passagem da Chefia, ocorreu o descerramento da foto do Brigadeiro César Andari na Galeria de ex-Chefes do CECOMSAER. Desde o ano de 1970, quando foi fundado o então Centro de Relações Públicas do Ministério da Aeronáutica, já passaram pela Chefia 35 Oficiais. Entre eles, estão alguns que atualmente ocupam cargos importantes para a Força Aérea, como o Comandante da Aeronáutica e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Na solenidade, o Oficial-General disse ter orgulho de ter ocupado o cargo de Chefe do Centro e agradeceu pelo trabalho do efetivo. “É um momento bastante importante, pois registra o legado daqueles que passaram por aqui”, comentou.

Sala Aurum

Dentre os legados do Brigadeiro César Andari como Chefe do CECOMSAER, está a Sala Aurum (do latim “ouro”), inaugurada também nessa segunda-feira (14). O espaço foi assim denominado por representar o trabalho desenvolvido pelo Centro ao longo de 50 anos. Com foco na modernidade e com tecnologia de ponta, da Sala Aurum, será possível acompanhar, em tempo real, o dinamismo, a velocidade e as novas tendências da informação. Em vídeo wall, a estrutura possibilita um melhor assessoramento ao Comandante da Aeronáutica frente aos assuntos relativos à comunicação.

A ativação do sistema contou com a presença de ex-Chefes do CECOMSAER, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, e o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; e também do Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), Brigadeiro do Ar Julio Cesar Maiello Villela, do então futuro Chefe do CECOMSAER, Brigadeiro Adolfo, além de representantes do efetivo da Organização Militar.

CECOMSAER

Criado em 1970, com a designação de Centro de Relações Públicas do Ministério da Aeronáutica (CRPA), o CECOMSAER completou, em 2020, o seu Jubileu de Ouro. Sua estrutura e sistemas foram se modernizando para acompanhar as evoluções tecnológicas e a velocidade da comunicação. Com uma completa e integrada estrutura de comunicação e profissionais capacitados, o CECOMSAER conta com as plataformas Rádio Força Aérea, Revista Aerovisão, FAB TV no Youtube, Jornal NOTAER, Portal FAB, Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Whatshapp), FabCast no Spotify, dentre outras.

DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Força Aérea divulga Aviso de Convocação para seleção de Oficiais temporários


Agência Força Aérea | Publicada em 17/12/2020 12:31

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou Aviso de Convocação que visa selecionar Profissionais de Nível Superior para prestação do serviço militar temporário para o ano de 2021. Serão distribuídas vagas para diferentes áreas, em diversas localidades do Território Nacional. As Inscrições Eletrônicas ocorrerão entre 10:00h do dia 21/12/2020 e 23:59h do dia 02/01/2021, por meio da página https://convocacaotemporarios.fab.mil.br/.

Há vagas para profissionais das áreas de Administração, Serviços Jurídicos, Análise de Sistemas e Medicina Veterinária. A seleção envolve avaliação curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste de avaliação de condicionamento físico, entre outras etapas. Os Requisitos Específicos e as condições para a participação no Processo Seletivo constam no Aviso de Convocação.

Requisitos e Recomendações

Os voluntários deverão dar especial atenção aos documentos necessários à comprovação dos Requisitos Específicos e dos Parâmetros de Qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na Validação Documental e Avaliação Curricular. É importante, ainda, que os voluntários se atentem aos exames e atestados a serem apresentados nas datas previstas no Aviso de Convocação.

COMANDO MILITAR DO LESTE - O novo gigante

KC-390 Millennium decola da Base Aérea dos Afonsos para realizar os primeiros saltos de Oficiais-Generais

Publicada em 17/12/2020 22:46

O dia 15 de dezembro ficou marcado na história da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt). Em uma manhã ensolarada, o KC-390 Millennium decolou da Base Aérea dos Afonsos, na Zona Oeste da capital fluminense, para cumprir uma missão inédita: pela primeira vez, Oficiais-Generais saltaram da nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na zona de lançamento dos Afonsos.

O KC-390 Millennium foi desenvolvido em uma parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer e é considerado o maior avião militar produzido no Brasil. A aeronave foi incorporada há pouco mais de um ano à FAB para o cumprimento de diversas missões e desde o dia 12 de dezembro foi acrescentado às suas capacidades o salto aeroterrestre.

O Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, logo após a sua aterragem, falou sobre as suas primeiras impressões a respeito na nova aeronave: “Nós estamos fazendo um salto de confirmação da aeronave, chamamos de amostragem técnica do salto. Estamos saltando com os paraquedistas que que estão sendo credenciados para a Operação Culminating que será realizada nós EUA. São poucos os paraquedistas que saltaram dessa aeronave e eu me sinto privilegiado. O salto foi de porta, como saltávamos do [C-130] Hércules, porém a porta tem um defletor que o salto parece como o de rampa. A gente não sente muito vento e não precisa empurrar a porta. Você realiza o salto com muito mais emoção”.

Além do Comandante Militar do Leste, realizaram o salto do KC-390 Millennium, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), General Helder de Freitas Braga, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins e outros oficiais generais convidados.