NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Agências da Previdência Social vão receber ações de desinfecção pelo Comando Conjunto Nordeste


Da Redação | Publicada em 17/08/2020 18:25

O Comando Conjunto Nordeste, formado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realiza nesta terça-feira, 18 de agosto, ações de desinfecção em Agências da Previdência Social. O Exército também fez desinfecção nas estações do metrô do Recife desde o inicio da pandemia.

As ações acontecem na cidade de Recife de 8h às 12h na Agência da Previdência Social Casa Amarela (Estrada do Arraial, Nr 3515 – Tamarineira) e na Agência da Previdência Social da Encruzilhada (Avenida Mário Melo, Nr 343 – Santo Amaro).

Estas ações tem o objetivo é realizar desinfecção sanitária das instalações públicas com grande número de circulação diária de pessoas, com a finalidade de mitigar uma possível disseminação do novo coronavírus nesses locais, evitando o contágio do maior número de pessoas.

PORTAL DEFESANET


Alunos do ITA são destaque em Olimpíada Internacional de Matemática

A equipe era composta por dez alunos e conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze

Capitão Fábio Cox E Capitão Oliveira Lima | Publicada em 17/08/2020 11:11

Ao todo, 546 estudantes – entre eles alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – de cerca de 100 universidades do mundo disputaram a 27th International Mathematics Competition for University Students (IMC), que tradicionalmente é realizada na Bulgária, mas neste ano ocorreu de forma online. O evento aconteceu entre os dias 25 e 30 de julho.

O desafio foi solucionar, em duas sessões de quatro horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item teve que ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

A equipe do ITA, composta por dez alunos, teve nove premiados, conquistando quatro medalhas de ouro (first prize), quatro de prata (second prize) e uma de bronze (third prize).

A classificação por equipes leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, o ITA ficou na 14ª posição na classificação geral por universidades. Esse resultado colocou a equipe no primeiro lugar da América Latina.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Professor Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. “O ótimo resultado alcançado deveu-se ao preparo e competência dos alunos”, conta.

Neste ano de 2020 participaram da IMC alunos das seguintes universidades brasileiras: ITA, IME, FGV-Rio, PUC-Rio, UFAL, UFMG, UFPE, UFRJ, UFRN, USP e Unicamp, num total de 52 estudantes brasileiros.

C-97 transporta profissionais e materiais de saúde para Barra do Garças (MT)


Tenente Letícia Faria E Capitão Oliveira Lima | Publicada em 17/08/2020 10:30

As aeronaves C-97 Brasília, pertencentes ao Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, sediado em Brasília (DF), e ao Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, com sede em Manaus (AM), participaram, nesta segunda-feira (10), do transporte de profissionais de saúde e materiais da Missão Xavante, de auxílio à população indígena. O embarque ocorreu na Ala 1 – Base Aérea de Brasília com destino a Barra do Garças (MT).

Um dos pilotos do C-97 do 6º ETA, Capitão Aviadora Bruna Nascentes Teles, comenta sobre a importâcia da missão. “A Força Aérea permanece apoiando a Missão que leva auxílio de médicos, enfermeiros e insumos para as aldeias indígenas que precisam de ajuda neste período de pandemia”, disse.

Xavante

A Missão Xavante é uma ação interministerial das pastas dos Ministérios da Defesa, da Saúde e da Justiça, e ocorre na região Centro-Oeste do Brasil. Em função da extensa área de abrangência populacional e territorial, a missão foi dividida em três fases. A previsão de término da última fase é no dia 16/08. As populações atendidas são definidas de acordo com o estudo do perfil epidemiológico realizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.

JORNAL CORREIO DO ESTADO (MS)


FAB reforça sistema de radar na fronteira a partir de Corumbá

Equipamentos serão usados para ajudar na interceptação de voos clandestinos a serviço do tráfico

Thiago Gomes | Publicada em 17/08/2020 07:30

Peça principal no combate ao tráfico internacional de cocaína boliviana na região de fronteira para o Brasil a partir de Corumbá, a Aeronáutica vai reforçar o seu sistema de radares. É por meio da rede de monitoramento que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem conseguido reprimir ações do tráfico aéreo. 

Somente neste ano, por exemplo, já foram interceptadas mais de 3,5 toneladas de cocaína em voos clandestinos da Bolívia para o Brasil. O resultado faz parte de ações de unidades de caça, na maioria das vezes interceptações do Esquadrão Flecha, da Ala 5 (antiga Base Aérea de Campo Grande).  

Na tentativa de aperfeiçoar a sua malha de equipamentos de controle, nesta terça-feira, em Corumbá, e em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab) com o objetivo de aprimorar o controle do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, a Força Aérea inaugura uma nova estação de radar composta de radares primário e secundário. 

A cerimônia de inauguração da Estação Radar de Corumbá está prevista para as 10h30min, em área do aeroporto internacional da cidade.

RADARES

A Força Aérea adquiriu três sistemas de radar, ao custo de R$ 127 milhões, para ampliar a vigilância na fronteira do Brasil com países vizinhos. Segundo as informações, os sistemas, com raio de alcance de aproximadamente 463 quilômetros, são para instalação nas cidades de Corumbá, Ponta Porã e Porto Murtinho. 

Os locais foram escolhidos em virtude do número de aeronaves observadas entrando em território brasileiro de maneira irregular pela região.

Cada sistema de radar é composto de duas unidades: um radar primário LP23SST-NG e um radar secundário RSM970S. Cada um funciona, de maneira simplificada, da seguinte maneira:

Radar primário ou alvo: é aquele que pega qualquer coisa no caminho. É uma onda eletromagnética que bate no obstáculo (aeronave, prédio, bando de pássaros, montanha) e retorna, registrando os dados na tela do operador. Se assemelha ao sonar de um submarino e tem grandes áreas de cobertura.

Radar secundário: funciona associado ao radar primário e faz a comunicação com o transponder do avião. Ele troca informações eletrônicas com o transponder para descobrir dados com altitude, velocidade e outros itens.

INTERCEPTAÇÕES

As interceptações de voos clandestinos, muitos deles a serviço do narcotráfico, geralmente são feitas por aeronaves de caças A-29 Super Tucano, com o apoio da aeronave E-99, radar que participa das atividades de controle do espaço aéreo brasileiro. 

O efeito da instalação dos radares na fronteira no combate ao tráfico de drogas pode representar um aumento no número de apreensões. A existência destes radares vai diminuir a frequência de voos transportando drogas no País”. 

Situação semelhante foi registrada na Colômbia, que instalou diversos desses radares em seu território, o que diminuiu drasticamente o transporte de drogas pelo meio aéreo.